Aliança -XN-
Forum do da aliança Xiu Noob

HomeHome   FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples

Pauta de Historia da comida

Novo tópico   Responder tópico    Aliança -XN- - Índice -> Tutoriais
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Caiio
Mais que Fodao
Usuário: OffLine
Mais que Fodao

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 4:19 pm    Assunto: Pauta de Historia da comida Responder com citação

Jorge: O programa não tinha acabado?
Caio: Porque acabado?
J: não tem mais podcat novo, nem poste no Blog e muito tempo.
C: mas acontece q NOS VOLTAMOS!!!!! (@musica foda tocando no fundo)
Jorge e Caiio: AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAHHHHHHH (gritos histéricos!)

@Vinheta.

C: Gama, Gama, Gama, De Rio Claro interior de São Paulo aqui é Caio Cabelo.
J: De Goiânia Goiás Aqui é Jorge e você esta ouvindo o retorno do PodCast Cozinhando com o Cabelo.

C: Agente esta devendo , uma explicação, para os nossos milhares de fãs, de nossa ausência. E a verdade é que depois de tamanha exposição na mídia, digo do sucesso que o programa ganhou. que eu teve muitos problemas e fui passar um tempo num espa para colocar a cabeça no lugar.
J: Seja cério, quem vinha acompanhando deve estar puto com a ausência.
C: então fala você primeiro Jorge.
J: (fale que você começou a faculdade, e depois abriu o seu negocio. E que sua vida mudou radicalmente)
C: Na época que o podcast parou, eu estava trocando de emprego, comecei a trabalhar nos finais de semana e isso dificultava o horário em que agente se encontrava para gravar, ainda q meu computador teve vários problemas. Mas em fim, agora eu estou começando a faculdade de engenharia mecânica, estou com um computador novo e é uma nova faze da minha vida.
Jorge e caio: (talvez agente podia falar do Lineage, que agente se conheceu pelo jogo)

Jorge: Vamos ler os e-mais acumulados?
Caio: vamos lá: primeiro uma canelada, no ultimo podcast, Matheus Sousa falou que existe 25mil variedades de arroz, no ultimo programa eu afirmei ser apenas 7! Já conferi o Matheus realmente esta certo, mas um desconto, porque são apenas 7 características fundamentais de acordo com o livro q eu usei de referencia.
J: tem alguns e-mais anônimos reclamando do sumiso
C: se é anônimo nem da bola, manda o próximo.
J: Lucas Ervo que foi ouvindo e comentando,prometeu divulgar para 20 pessoas, Elogiou as musicas...
C: ta vendo e você reclama da trilha sonora.
J: Só falei q você coloca as musicas q você curte, eu só quero algumas q que fazem mais meu estilo (pode falar com as suas palavras)
C: quem faz edição é que escolhe as musicas
J: depois agente discute isso, posso ler meus e-mais?
C: manda ver
J: Lucas tambem divide abitos alimentares grotescos, sugere de pauta falarmos sobre alimentos industrialisados, e dis que descobriu o desabiu "Tri Gama" que voce fala ao comesar cada podcast, que segundo ele vem do PodCast NerdCast onde "Tri-Lambida" é falado na abertuda de cada programa.
C: Infelizmente nao foi ainda, o NerdCast é a grande referencia, o Poscaste deles sobre empreendedorismo foi q me motivou a comesar este pod cast. A referencia é esta, mas nao é o siguinificado.
J: q merda quer dizer tri-Lambida.
C: existe um filme chamado "os nerds Contra atacam" onde os nerds que entram para a uma faculdade e nao sao aceitos em nenhuma fraternidade, que sao tipo as republicas estudantis estadunidences montam a propria fraternidade chamada Tri-Lambida e apartir de então se comprimentao com o Tri-Lambida (lambida lambida lambida). O NerdCast é um PodCast voltado para os nerds, faz muito sentido sele comprimentar os ouvintes assim. ate pq so quem eh nerd vai entender.
J: que porcaria!
C: é assim que agente descobre quem é nerd é quem nao é!
J:mas o filme é bom?
C: é comedia. é engrasado, tem duas continuaços, os nerds saem de ferias, e o casamento tambem aman. O que vale a pena é o primeiro, o ultimo ainda se salva, mas nao é grande coisa.
J: so para nao esquecer o Lucas reclama q a trilha sonora esta muito alta frente ao som de nossas vozes.
C: ja estamos tentando corrigir.
J:e diz q quer comer a carne de "whatever"
C: Henrique do Carmo disse... que o nosso pod cast é informativo.
J: maria diss: que se interesou pelo nome do blog e que vai olhar tudo.
C: Lucas Adonai disse... a mesma coisa
J: e um abraço para Ágatha Alves que gostou do blog
C: e um abraço tambem para Annelise, que pediu por historinhas no Podcast.

J: Mas qual o tema de hoje?
C: A Historia Da Comida.
J: mas nos focar apenas na europa, da idade media em diante.
C: ate porque isso nao caberia num programa só.

(se você quiser a partir deste ponto agente coloca musicas suas, mas dai vc tem q me passar a lista de musicas um o quanto antes)

J: Faz um começo contextualizando como era a Europa na idade media.
C: o fim de Roma siguinificicou o fim das grandes cidades e de um grande poder centralizador, fora a Igreja, e sensivelmente menor comercio. Dentre outras coisas as muitas regiões ficaram isoladas, foi principalmente por isso que o Latim (língua oficial do império romano) evoluiu de tanta formas diferentes (português, espanhol, Frances, italiano) e se a língua mudou tanto os hábitos alimentares também. De modo q para fiz de discutição vou fazer uma generalização grosseira. (quando agente falar Idade media, agente esta generalizando)
Jorge: O mais importante para ressaltar é que não existia industria nesta época, portanto não existia panelas, como as conhecemos hoje. Também não existia porcelana e nem talheres. As casas nem tinham cozinha. e fogão é um conceito moderno! (era tudo bem diferente)
C: Os utensílios diferentes, tornavam tudo diferente. Os pães eram asados num forno comum a toda a vila. portanto vc preparava o seu pão em casa e ele era asado por estranhos!
O pão constituía a base alimentar, se a família fosse rica, poderia também ter queijo dentro do pão, e um asado (asado no forno comunal).
J: As refeições era asadas ou cozidas, não existiam outras alternativas
C: o ferro e outros metais eram tão caros q era impensável usar-lo para fazer uma panelas e mesmo assim. claro q também existiam panelas de barro e de pedra, mas simplesmente não era costume.
J: as panelas eram de madeira por mais entranho q isso possa parecer, pareciam um balde, algumas pedras quentes (pedras de fogueira) são jogadas dentro da panela esquentando a água, fazendo dos ensopados, com muitos legumes, o principal prato depois dos pães.
C: somente hoje em dia que o consumo de sopas diminuiu. inclusive ainda existe uma receita tradicional espanhola chamada "sopa de pedra" embora as pedras já não esteja mais na sopa!
J: Existia um pão de massa muito dura q era usado como prato, a sopa era despejada lá dentro. O pão serve de recipiente, apos ser usado algumas vezes ele amolece e é consumido! tipo a casquinha do sorvete!
Paes e Ensopados vão ser o padrão ate o fim da idade media.
C: então veio as causadas, os vários reinos e feudos da Europa se juntando para atacar o oriente médio. A criação de rotas de comercio com o Oriente. o fortalecimento dos estados nacionais (o surgimento dos paises). Na região da antiga Roma, que ainda conservava as antigas entradas romanos, surgem cidades super poderosas, que controlavam o comércio e possuíam esquadras e exércitos mais poderosas que os países do resto da Europa.
Foram nestas Cidades onde começou o chamado Iluminismo. as famílias que governavam estas cidades e controlavam o comércio tinha muito dinheiro, para patrocinar artistas, para comprar e usar especiarias vindas de lugares longínquos na comida dentre outras coisas. A etiqueta a mesa foi inventada nesta época, assim como os talheres de metal q conhecemos hoje. Fato importante é que a família dos Medicis, que governavam Veneza, casaram sua filha "Catherine de' Medici" com o rei da França, Carina muito rica levou cozinheiros, talheres e tudo o mais para a corte francesa que a imitou, mais tarde a França iria difundir estes hábito para todo o mundo ocidental.
(agente pode comentar sobre verdades e mitos de vários ingredientes, como Batatas, tomates vindos do novo mundo, e também sobre marco-polo que alega ter levado varias delas para a europa e é mentira! e também sobre sobre a historia da pizza)
J: Dai vem a revolução francesa que vai mudar as coisas.
C: calma q vc esta queimando etapas.
J: o q eu esqueci de falar?
C: que estas cidades na península italiana, ainda não era Itália, entram em guerra pelo monopólio pelo controle do comércio no mar mediterrâneo (se pelo mediterrâneo, também era pelo oriente médio, rota para o oriente). Com a guerra, o comércio ficou vários anos interrompido. O q motivou os poucos estados que tinha poder centralizando e dispunham de recursos para procurar novas rotas. No caso Portugal e Espanha, e mais tarde Inglaterra e Olanda, e por ultimo a França.
J: E oq isso tem haver com comida?
C: tem haver q Portugal q tinha o novo monopólio das especiarias e tanto dinheiro e tantas especiarias que cozinha portuguesa virou sinônimo de cozinha carregada no tempero. Os Franceses bem metidos, mas q não podia dinheiro para comprar especiarias, tinham um discurso desdenhoso "os portugueses colocam tanto tempero na comida que não se sente o gosto da mesma"
J: Portugal comia com tempero pq tinha, frança não, onde q eu estou queimando etapa? se agente parar para cada coisinha desta agente não chega em lugar nenhum!
C: mas é a mentalidade dos franceses, que vão influenciar o mundo...
J: e agora vc esta falando a minha parte.
C: intao fala.
J: você vai deixar?
C: fala, por favor!

(agora vc fala a da revolução francesa, eu posso falar sobre o papel da batata neste contesto!)
J: vem a revolução francesa, que todo mundo estudou na escola e eu não vou explicar aqui. A partir de então a França toma seu papel de estaque. Algum tempo depois (uns 100 anos depois) temos o começo da revolução industrial na frança e o Escoffier. Escoffier, este cara mudou a frança e portanto mudou o mundo! Ele é o "Chuck Norris" da gastronomia!
Um resumo de sua vida: Depois de uma infância sofrida, trabalho em cozinha de hotel, depois trabalho no exercito como cozinheiro e virou chefe de cozinha de vários hotéis, muitos dos quais era dono! Ele organizo a cozinha da mesma forma que o exercito era organizado, decidiu as tarefas da cozinha pelos cozinheiros por Brigadas, criou uma cadeia de comando clara, com um chefe para cada brigada e um chefe de cozinha que respondia por todos. Mandou todos os cozinheiros vestirem fardas, igual os soldados, mas estas eram brancas, para refletir a limpeza que esperava de seus cozinheiros. Caio, como você chama esta farda mesmo?
C: Dólmã
Jorge: e ate hoje a organização ainda é assim?
Caio: não mudou nada. quer dizer, cozinha de restaurante é muito pequena, então acontece de não ter algumas das brigadas, ou de pessoas acumularem funções. Mas nos hoteis ainda é assim.
J: qual são as tarefas de cada brigada?
C: tem a Confeitaria, responsável pelos doces. a legumeria responsável por preparas os legumes. o açougue responsável pelas carnes etc. Cada brigada tem mais ou menos cozinheiros dependendo do trabalho, mas todos tem um Chefe, e um chefe não manda no outro, cada um só cuida de seus cozinheiros. O chefe dos molhos quase sempre não tem nenhum cozinheiro, é chefe mas não manda em ninguém! A principal Brigada é a "cozinha quente", aqui que é finalizando os pratos, é para onde a produção das outras brigadas convergem e o chefe desta brigada manda nos outros Chefes.
J: Igual no filme do Ratatulle
C: aquela cozinha era ate q bem grande. mas aquela é a organização francesa clássica.
J: e você era sou-Chefe. onde você fica nesta coisa toda.
C: Sous-Chefe é o segundo em comando, quando o chefe nao esta quem manda é o Sous-Chefe.
J: o Caio era o vice presidente da cozinha!

C: Mais Escoffier não foi importante só por isso, ele simplificou os processos na cozinha, deu renome a profissão e mudou a dieta de todo mundo.
J: ele mudou a dieta da seguinte forma, trocando os alimentos embutidos e conservados, por frutas e legumes das épocas , que eram muito mais baratos. porque a principio esta foi a motivação. Mas inventar novas formas de preparar e apresentar, estes pratos leves e saudáveis ganhando a aceitação geral.
C: uma de suas publicações mais importante foi a Carta dos molhos, onde todos milhares de molhos existentes eram obtidos a partir da combinação de 5 molhos Mãe. Da mesma forma que todas as cores são obtidas a partir de 3 cores primarias.
J: da um exemplo.
C: Os molhos Mães são, Molho vermelho (de tomates), molho Bechamel (branco), Espanhol, Olandes... Se eu quiser fazer outro molho, por exemplo o molho Rose, basta misturar o molho Vermelho com o Bechamel. e outras combinações outros molhos.
J: O cara era tão foda q era chamado de Chefe dos Reis e Rei dos Chefes!

C: uma curiosidade, é de como surgiu o primeiro restaurante de todos, quando os trabalhadores estavam saindo do trabalho e voltando para casa cansados e com fome, no final da tarde quando se esta escurecendo, um homem resolveu vender caldos (um tipo de sopa) para os trabalhadores. Como nao existia nenhum tipo de comércio semelhante, não avia nome para este tipo de estabelecimento. e este Homem escreveu em sua fachada "aqui vende-se caldos restauradores" ou seja para restaurar a energia dos trabalhadores. Entendeu?
J: Caralho! "Restaurante" dai q vem o nome. Os franceses estão de parabéns! caramba.

C: é isso então?
J: tem q ser, se não o programa fica grande demais.
C: ficou faltando falar bastante coisa (mentira deslavada!)
J: fica para um próximo programa.
C: Este foi o programa da retomada, é um teste ainda, provavelmente agente comente sobre outros assuntos que não comida nos próximos programas
J: Mandem e-mais (ccc@hotmail.com) e comentarios no nosso blog (Cozinhandocomocabelo.blogspot.com.br) sobre oq estao achando, comente oq agente falou aqui e tudo mais.
C: e divulguem para 20 pessoas e você vai ficar rico, se você não fizer isso vai morrer triste e sozinho!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Aliança -XN- - Índice -> Tutoriais Todos os horários são GMT
Página 1 de 1

Ir para: