pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:42 pm Assunto: Apostasia, Palavrões e Fóruns
Participo de muitas listas de discussões sobre Ex-Tjs (na maioria só leio), participo da Lista da Rosa Azul, Libertos da Torre, TJ Livres, Liberdade Cristã, a minha própria ExTestemunhas de Jeová Brasil.
Nessa semana tive um diálogo com um dos listers da "Liberdade Cristã" sobre Apostasia....aliás, ele escreveu um texto sobre apóstatas e coloco aqui nosso diálogo para uma avaliação de vcs, pois de certo modo nosso fórum foi citado por ele.
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:44 pm Assunto:
O INÍCIO - Post de Fábio Pacheco da lista "Liberdade Cristã"
Na minha opinião pessoal, a definição da Biblia que melhor exprime a questão da apostasia é a de 2 João 8-11
8 Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. 9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Eu entendo a apostasia como uma corrupção doutrinal, moral. São pessoas que uma dia tiveram um entendimento correto da fé em Jesus Cristo e em seu resgate, mas não quiseram mais essa doutrina e modo de vida, de modo que não perseveraram. Essas pessoas se adiantam e começam a estabelecer suas próprias doutrinas, entendimentos particulares e regras morais, e procuram forçar isso em outros, levando à duvidas e até mesmo ao ateísmo. O conselho do apostolo João é que fiquemos atentos, para não perder as promessas e o favor de Deus.
Essa é apenas uma faceta da apostasia, basta digitar apostasia no Google para ver a enorme quantidade de definições e comentários a respeito, mas esse texto de João é o que melhor define para mim.
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:47 pm Assunto:
Resposta de Pascoal Naib!
Resta saber que VERDADE cristã é a correta....aliás a doutrina de Cristo prega o amor, então os cristãos deviam humildemente perceber que existem uma enorme variedade de crenças e a auto-plocamação exclusivista de um favor divino só faz trazer mais confusão e por vezes totalitarismo e proselitismo!
O respeito pela diversidade religiosa...um bom começo...a ética e a boa moral não são sinônimos de Religião...existe vida eticamente proveitosa fora da doutrina cristã e dentro dela! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:50 pm Assunto:
2º Rodada - Fábio Pacheco
Citação:
Resta saber que VERDADE cristã é a correta....
A verdade cristã correta, caro amigo, é aquela que reconhece que a verdade a Deus pertence, e Ele nos revelou por meio de Cristo, a doutrina e os ensinamentos de Jesus estão hoje disponiveis no NT em quase todas as linguas.
Citação:
aliás a doutrina de Cristo prega o amor, então os cristãos deviam humildemente perceber que existem uma enorme variedade de crenças e a auto-plocamação exclusivista de um favor divino só faz trazer mais confusão e por vezes totalitarismo e proselitismo!
Claro.
Citação:
O respeito pela diversidade religiosa...um bom começo...a ética e a boa moral não são sinônimos de Religião...existe vida eticamente proveitosa fora da doutrina cristã e dentro dela!
Eu entendo que a diversidade religiosa é um fato, mas não induz ao respeito, dado o absurdo que envolve as questões religiosas mundo afora. As pessoas sim, elas merecem respeito, independente da convicção particular que abracem.
Concordo com você Pascoal, uma pessoa pode ter boa moral e ética mesmo sem participar de uma religião. Deus colocou Sua imagem dentro do Homem, alguns chamam isso de "consciência".
Mas participar de um grupo cristão é um agente motivador para manter e aprimorar os bons costumes.
Aproveitando seu comentário sobre ética e boa moral, é triste ver em grupos e fóruns, aqui no Brasil e fora, ex-companheiros de fé, ex-TJs usando palavras de baixo calão, grosseiras e obscenas, que são um mau exemplo e trazem descrédito aos criticos da Sociedade Torre de Vigia _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:52 pm Assunto:
2º Rodada - Pascoal Naib
Bem vc coloca a VERDADE cristã como a que foi revelada na Bíblia....infelizmente o apropriamento da mesma fez surgir as "verdades" impostas e doutrinárias, com isso se vê um pseudo-cristianismo onde a competição pela melhor interpretação dessa "verdade" é uma das maiores causas de sofrimento do ser humano.
Que bom que vc concorda que pode existir ética fora de uma religiosidade e respeito seu ponto de vista sobre Deus colocar isso dentro do Homem...Santo Agostinho tb pensava assim, vc está bem acompanhado no seu raciocínio, porém não esqueça que uma boa educação, uma boa formação familiar e até mesmo a questão social influenciam e muito o ser humano, pois ele é um eterno reconstruir de si mesmo, não é algo só imanente (dons de Deus) é algo dialético e nisso entra o famoso livre arbítrio!
Participar de um grupo cristão pode ser algo motivador, assim como participar de um grupo budista, um grupo de leitura, e por aí vai!
E sobre sua tristeza sobre ver "palavrões" em fóruns vou te dizer uma coisa com toda sinceridade, ninguém consegue controlar ninguém.
Não adianta querer julgar ou ser santo nas palavras e por dentro ser um cínico (estou falando de uma forma geral ok?). Já vi gente tatuada, ateu, gótico ser mais altruísta que muitos cristãos (e o mesmo ao contrário).
Mas, como afirma o pilar do cristianisno, devemos nos adequar ao que vemos, Paulo não fez isso e por quê? Porque através da conduta e de bons exemplos as pessoas mudam seu foco e se julgo uma pessoa por falar palavrão não estou querendo ser por demais justo? Só Deus para tanto!!!
E falando em fórum, o TJ Livres continua crescendo...infelizmente (ou felizmente) existem "palavrões" em algumas mensagens, mas que bom que lá não existe vulgaridades ou obscenidades, aliás essa última é uma qualidade mais bem vista na Torre de Vigia....pois é...sem palavrões a Torre destrói a vida de milhares....as vezes devemos nos alargar amigo, o amor não é tão estreito assim não!!!! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:57 pm Assunto:
3ª Rodada - Fábio Pacheco
Citação:
Bem vc coloca a VERDADE cristã como a que foi revelada na Bíblia....infelizmente o apropriamento da mesma fez surgir as "verdades" impostas e doutrinárias, com isso se vê um pseudo-cristianismo onde a competição pela melhor interpretação dessa "verdade" é uma das maiores causas de sofrimento do ser humano.
Fábio: Eu creio de fato, Pascoal, que a verdade cristã está revelada na Bíblia. Nós sabemos da pesada oposição que as Escrituras tem recebido da alta crítica, principalmente da ala ateísta, estima-se que são mais de 3.000 criticas. Mas creio que os resultados positivos na vida das pessoas que a tomam como guia tem sobrepujado em muito os fatores negativos apontados.
Você há de convir que o surgimento do pseudo-cristianismo e o que se seguiu a isso, como você mencionou, causas para o sofrimento humano, não é em decorrência dos ensinos de Jesus ou de seus apostolos em si, como apresentados no NT.
Citação:
Que bom que vc concorda que pode existir ética fora de uma religiosidade e respeito seu ponto de vista sobre Deus colocar isso dentro do Homem...Santo Agostinho tb pensava assim, vc está bem acompanhado no seu raciocínio, porém não esqueça que uma boa educação, uma boa formação familiar e até mesmo a questão social influenciam e muito o ser humano, pois ele é um eterno reconstruir de si mesmo, não é algo só imanente (dons de Deus) é algo dialético e nisso entra o famoso livre arbítrio!
Fábio: Já que você citou Santo Agostinho, foi um exemplo de humildade e dedicação ao próximo, e amor aos animais.
Citação:
Participar de um grupo cristão pode ser algo motivador, assim como participar de um grupo budista, um grupo de leitura, e por aí vai!
Fábio: Claro, Pascoal, só que eu acredito e a maioria aqui também, que Cristo é o redentor da humanidade e o messias enviado por Deus, ao passo que Buda, Confúcio, Kardec e muitos outros, são filosofos humanos.
Citação:
E sobre sua tristeza sobre ver "palavrões" em fóruns vou te dizer uma coisa com toda sinceridade, ninguém consegue controlar ninguém. Não adianta querer julgar ou ser santo nas palavras e por dentro ser um cínico (estou falando de uma forma geral ok?). Já vi gente tatuada, ateu, gótico ser mais altruísta que muitos cristãos (e o mesmo ao contrário).
Fábio: Não estou julgando, Pascoal, nem aceite isso por favor como uma critica pessoal. De fato nós não somos responsáveis pelas atitudes de outras pessoas. Eu já participei de muitos grupos e fóruns de ex-TJs na web e sou sincero em dizer, os resultados foram mais negativos que positivos. Para quem quer seguir o Cristianismo, eu não recomendo a maioria dos fóruns e grupos criados por ex-TJs, são na maioria um motivador para o ateísmo e niilismo. Desnecessário dizer que essa é minha opinião particular.
Citação:
Mas, como afirma o pilar do cristianisno, devemos nos adequar ao que vemos, Paulo não fez isso e por quê? Porque através da conduta e de bons exemplos as pessoas mudam seu foco e se julgo uma pessoa por falar palavrão não estou querendo ser por demais justo? Só Deus para tanto!!!
E falando em fórum, o TJ Livres continua crescendo...infelizmente (ou felizmente) existem "palavrões" em algumas mensagens, mas que bom que lá não existe vulgaridades ou obscenidades, aliás essa última é uma qualidade mais bem vista na Torre de Vigia....pois é...sem palavrões a Torre destrói a vida de milhares....as vezes devemos nos alargar amigo, o amor não é tão estreito assim não!!!!
Fábio: Como disse acima, Pascoal, peço a você que não tome como pessoal, mas acredito mesmo que os fóruns criados por ex-TJs tem sido causa motivadora para o atéismo e Niilismo, não recomendado para os cristãos e para as Testemunhas de Jeová que estão a investigar a Torre de Vigia.
Não é questão de se alargar ou estreitar o amor, Pascoal, os comentários e posts colocados nos fóruns, não é só aqui no Brasil não, lá fora também, estão além do bom senso.
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:59 pm Assunto:
3º Rodada - Pascoal Naib
Fábio, longe de mim querer que uma pessoa renegue ou passe a duvidar
de tudo, tenho a convicção e a responbsabilidade de nunca destruir a
fé de ninguém, inclusive de uma TJ, acredito que isso é um caminho
pessoal e por isso a preocupação de como se divulgar
certas "verdades". Do mesmo modo que vc detesto um ateísmo
proselitista como detesto um cristianismo exclusivista, isso mostra
que a humanidade ainda vai ter que evoluir muito, pois a não
satisfação de seguir sozinho uma religião ou ideologia e a
necessidade de colocar uma fé ou uma ideologia acima de outros cria
como a Torre de Vigia ou outra denominação um canal ou tendência de
uma "proteção" maior por parte de uns em detrimentos dos outros.
Se essa interpretação da VERDADE ficasse num âmbito pessoal que
ajudasse a pessoa a suportar a vida e fazer que todos os outros
fossem seus próximos independentes do que cressem, poxa, seria muito
bom, mas as pessoas parecem ter um vírus de idéias, onde não adianta
só existir tem que se propagar eliminando todo o resto.
Sobre a não participaçao de fóruns por parte de uma cristão, não
leve isso como pessoal, mas acho uma bobagem. Um cristão é gente
como outra qualquer e tem pensamento crítico e tem sua fé. Quem
participou de uma seita como as TJs tem o dever de participar e
expor o que é esse modo de vida preso a Torre. Um fórum é composto
por vários tópicos, entre no que lhe convier, responda como vc achar
melhor, o importante nesse momento não é isolamento é aprimoramento,
se fosse assim o cristianismo nunca teria chaegado aos gentios, que
segundo os judeus só falavam "palavrões" e eram más companhias.
Convido a todos a sempre procurarem amigos das mais variadas
vertentes, isso nos faz crescer como pessoa, a amor suporta todas as
coisas!
Abraços cordiais Fábio, como vê o diálogo é sempre bom! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Eu também estou nesse fórum Liberdade Cristã. Mas eu só acompanho alguns tópicos.
Esse dias eu me indignei e me segurei para não entrar com tudo, num tópico sobre a Teoria da Evolução. Mas a resposta que o Fábio deu para o tópico eu achei satisfatória.
Somente uma coisa que você não respondeu Pascoal:
Citação:
Fábio: Claro, Pascoal, só que eu acredito e a maioria aqui também, que Cristo é o redentor da humanidade e o messias enviado por Deus, ao passo que Buda, Confúcio, Kardec e muitos outros, são filosofos humanos.
Essa declaração está certa mas incompleta.
Krishna é adorado como o salvador da humanidade pelo menos uns 2000 anos antes de Cristo e ainda é até hoje por milhões de pessoas.
E se formos colocar a mitologia de Krishna e Cristo numa balança, a mitologia hindu é infinitamente mais rica e consistente que a mitologia cristã.
Não vejo nenhuma razão para considerar Cristo superior a Krishna.
Mas antes tenho razões justamente pelo contrario!
Eu sou conhecedor de ambas as mitologias e digo sem reserva nenhuma que os ensinamentos de Krishna são muito superiores aos de Cristo.
Se eu tivesse que acreditar em um ou outro, minha escolha seria certa:
HARE SRI KRISHNA!
Como os cristãos encaram alguém que aceita um outro salvador da humanidade?
A resposta é simples:
QUEIME NO INFERNO, SEU HEREGE!
hehe!
Mas um adorador de Krishna encara outros deuses apenas como mais uma manifestação (Avatar) de Vishnu.
Krishna foi um Avatar de Vishnu para os hindus.
Jesus foi um Avatar de Vishnu para os hindus.
Buddha foi um Avatar de Vishnu para os hindus.
Hórus foi um Avatar de Vishnu para os hindus.
Como os hindus encaram alguém que aceita um outro salvador da humanidade?
A resposta é simples:
Ele é meu irmão, porque adora um Avatar do meu Deus.
Preciso dizer mais alguma coisa??????
O hinduísmo está anos-luz na frente dos raivosos cristãos.
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:55 am Assunto:
Para mim o nome do forum já disse tudo:livres
Somos livres p/ acreditar no q quizer.
Cada um aqui tem seu modo de ver e se algum tem a falar da nova fé penso q seria sensato e aproveitar p/ aumentar seu conhecimento respeitando e sendo respeitado na suas opinião.
Ofenças,claro deve ser combatida.Porém, certas palavras já estão inceridas no nosso cotidiano e não são necessariamente grosseiras,mesmo porque penso aqui somos todos adultos.
E é claro q tem pessoas do mais variado jeitos e educação.Só não concordo com falsos puritanismo.
Penso q ninguém entrou aqui procurando uma nova religião seja cristã ou não.Muito pelo contrário estão é saindo de uma e procurando apoio.Se quizessem teriam entrado numa comun. própria.Portanto sou pela liberdade de se crer ou nem crer no q quizer,e nos mantermos unido no q somos :extj
Tjs fiéis e cascudas ou ex-tjs rançosas que saem da Torre, mas preservam fortes traços do fanatismo religioso e moralismo barato.
Esses sim deveriam decidir em que mesa comer, pq é visível que ainda possuem um pé no esquema tejoteano, embora não façam mais parte do rebanho. Qualquer tj que realmente deseja sair da Torre, pesquisará em vários sites as informações contidas e chegará numa decisão que seja apropriada para ela.
Não será meia dúzia de dissidentes desbocados e sem máscaras, que atrapalharão o esquema de SAÍDA, pq quem realmente deseja dar o fora daquele lugar, não verá nenhum empecilho que possa atrapalhar sua decisão.
Outra coisa, adoro este espaço pq dá liberdade para que sejamos os mais verdadeiros possíveis.
Há consideração o bastante para que todos os membros sintam-se realmente à vontade sem a necessidade criarem "caras e bocas" para atrairem tjs indecisos.
Isto sim seria uma grande hipocrisia nos moldes tejoteanos, acostumados a enganar outros com táticas de "santidade " e "perfeição" extrema.
Estamos em pleno século 21, onde as pessoas cada vez mais se encontram livres para assumirem o que são sem rodeios, então penso que certos questionamentos como os citados acima pelo Fábio, sejam tremendamente démodé.
O que esperam dos dissidentes? Que continuem mascarados, agindo como rôbos as ordens dadas pela Torre?
Ah, faça-me o favor! Dá até vergonha de mostrar esse tipo de questionamento a outras pessoas fora do meio tejoteano... :-!
Vão pensar que vivíamos em plena época da Inquisição, onde tudo era proibido e pecado. E não é que isso era pura verdade? hehehe.
Bem fez a Rossana de ficar quieta durante a aula de História, na facul., onde poderia ter abordado sua experiência como tj.
No mínimo, ela seria alvo de chacotas o ano inteiro!
É isso aí Rô! Não pague mico ... SHARE UP!
Editado pela última vez por Jeza em Qua Ago 29, 2007 9:36 pm; num total de 2 vezes
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:20 pm Assunto:
Quando resolvi colocar esse meu diálogo com Fábio foi um certo incômodo que senti na transferência da VERDADE do mundo TJteano para o Cristianismo fundamentalista, e quando digo fundamentalista não é na intenção de generalizar como "perigoso" mas expor a falta de humildade com relação a outras crenças.
Longe de mim querer converter alguém ou mudar seu modo de pensamento, agora com certeza vou bater de frente quando uma pessoa tem sua fé e não contente com isso deseja que todos pensem e creiam como ele....isso é um absurdo!
Acredito ainda nas religiões, principalmente aquelas em que se mostram abertas para diálogos, é nesse tipo de adoração e fé que ainda acho bonito e motivador para o ser humano evoluir....sim a uma luz no fim do túnel! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Registrado: 25/05/07 Mensagens: 654 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Qua Ago 29, 2007 10:05 pm Assunto:
Pascoal:
_________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06
Acabei de voltar da missa, realizada na Catedral Metropolitana de minha cidade, por sinal, uma maravilhosa obra de arte a ser vista!
Recepcionando uma amiga que mora em outra cidade, lá fui eu mostrar um pouco do espírito da cidade de Campinas. Diante do templo majestoso, perguntei se ela gostaria de conhecer o interior da igreja, já que é católica praticante. Bem, entramos e acabamos assistindo a missa...
Como espiritualista, deixei o clima rolar sem neuras. Orei, fiz o sinal da cruz, ajoelhei-me qdo preciso, acompanhei alguns cânticos (até cantei!), observando atentamente o clima de tudo ali.
O assunto destacado foi sobre o martírio de João Batista, mas o que me chamou atenção foi algo sobre o fundamentalismo religioso.
O padre local até citou o caso do evangélico que mutilou o próprio orgão genital.
Enfim, é preciso ter uma certa empatia com pessoas de outras religiões, para que assim possamos viver sem cultivar esse hábito feio de "forçar nossas verdades" a outros!
Quem de nós detém a verdade absoluta?
O fato é que saí leve e solta da missa, sem questionar absolutamente as pessoas por lá ou até mesmo o padre, aparentemente tão gentil. Pessoalmente não perco tempo com gente tacanha... :-X
Pessoas preconceituosas, blasé, que insistem em criar uma aura de santidade para si, desejando dar a entender que são politicamente correto, são produtos da decadência do espírito crítico!
que c*r*lh*! eu fico puto com estes TJtinhas moralistas de cuecas. enquanto dizem que nós falamos essa porra de palavrão, a STV fica fudendo a nossa vida enviando os macacos pra riba de nós. ah, vão tomate-cru, pô!
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3, 4Próximo
Página 1 de 4
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum