Na minha opinião, o Cid fez e faz um trabalho muito louvável. O que eu percebi é que houveram falhas na moderação da lista. Nem sempre um bom forista será um bom moderador.
E eu nem mesmo nunca conversei com o Cid Miranda, mas o considero como o maior pioneiro da apostasia brasileira, por ter traduzido o livro de Raymond Franz.
Mas quanto ao fórum que ele tinha, alguns dos nossos companheiros daqui, me disseram que virou uma espécie de ditadura cristã.
Penso que esse foi o motivo de ter "caído" o fórum.
A culpa é desse vírus memético, desse memeplexo chamado cristianismo, que infecta o intelecto do individuo hospedeiro de tal forma que o mesmo passa a ser um zumbi que só tem por objetivo fazer oque os comandos meméticos ditam.
O cristianismo é intolerante, hipócrita, ignorante e tem por objetivo alastrar o medo.
Infelizmente o fórum do Cid morreu por infecção generalizada por esse vírus memético.
Foi esse fato que nos fez ter a idéia de fazer um fórum que fosse imune a qualquer vírus memético. Então surgiu esse fórum.
O memeplexo que comanda esse fórum é formado pelos memes que podem ser vistos na seção "Objetivos do Fórum".
Nosso cuidado foi estabelecer memes que contenham comandos próprios e que se sejam auto-corretores.
E estamos tendo exito, porque a moderação desse fórum é praticamente automática, não precisamos interferir em muita coisa, e todos os problemas e impasses são resolvidos facilmente.
Posso dizer que o fórum tem vida própria no sentido de se auto-moderar.
Lembrando que o fato de não existir mais o fórum do Cid não quer dizer em nada que ele não deu certo, pelo contrário, são pessoas como o Cid e foruns como o dele que nos possibilitou hj termos o TJ Livres.
Assim como o Johannes eu tb nunca conversei com o Cid, mas o considero mto por tudo que sempre fez por nós, é mto fácil alguem da "Geração TJ Livres" estar aqui hj devido a todo o trabalho que os que vieram antes fizeram. Se temos tudo o que temos hj é graças a essas pessoas.
Mas se o fórum dele teve alguns problemas no final que isso sirva de exemplo para nós e todos que vierem depois, aos poucos vamos tentando driblar essas coisas e melhorar o máximo possivel, mas nunca esquecendo de agradecer nossos "pioneiros apostatas"
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Sex Ago 17, 2007 2:53 pm Assunto:
E-MAIL DO CID EXPLICANDO PORQUE ELE ACABOU A LISTA DE DISCUSSÃO: PALAVRAS DO PRÓPRIO CID!
Amigo, o grupo Testemunhas foi extinto hoje 09/04/07, pela manhã e por mim, conforme já havíamos conversado antes. Afinal de contas, ele não estava mais se prestando para o que havia sido criado, i.e., ajudar as vítimas da Torre de modo emocional e psicológico. Era um "Deus-nos-acuda" de gente se mordendo por causa de umas regras bobas que fizemos exatamente com o objetivo de evitar essas mesmíssimas farpas de uns contra os outros. Desde maio de 1999 que eu gastava tempos e tempos (e metade um tempo -- rsrsrs) para moderar os ânimos, mostrar o objetivos da lista, etc. Ridículo! De repente, lá vem um novato ou novata e já entrava de novo com idéias de movimentos ou pensadores ateus, espíritas, ou o que o valha, e lá iam vomitando suas novas "crenças" pro grupo todo (cheio de gente que queria distância de tais coisas), e vomitavam com uma vontade enorme de jorrar tudo que tinham aprendido de novo sobre "Deus" e haja discussão boba sobre esse tipo de tópico que NÃO leva a NADA, como se aquilo ali fosse uma praça pública e não uma lista CRISTÃ, sim, apenas UMA LISTA cristã solidária à vítimas da Torre. As próprias regras da lista terminavam sendo criticadas de tempos em tempos, intermitentemente, mesmo que nessa mesma lista estivessem desde de seu início, explicitamente declarados os objetivos e estatutos para cada candidato novo. _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 1551 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sex Ago 17, 2007 2:59 pm Assunto:
Falou tudo Johannes! O fórum do Cid caíu mesmo por causa de um moderador que na minha opinião ele era arrogante e abusava do poder fazendo ameaças através de mensagens particulares.
Tenho grande consideração pela pessoa do Cid que merece aplausos pelo excelente trabalho que vêm fazendo a anos ajudando ex-tjs. O fórum dele me ajudou bastante no ano de 2005 quando passei a fazer amizades com outros ex-tjs.
Mais após o rompimento do fórum do Cid surgiu outros muito bons também como o "Libertos da Torre" e o "Livres pra pensar" ambos do Evangelista Aguiar, não poderia deixar de mencionar a lista do Pascoal Naib "Ex-Testemunhas de Jeová Brasil" e claro esse fórum excelente que na minha opinião tá sendo uma grande iniciativa de sucesso graças a participação de TODOS nós. _________________ "O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
Enviada: Sex Ago 17, 2007 3:05 pm Assunto:
Na época dei a seguinte opinião:
O grande problema da lista do Cid não foi como ele colocou, como sendo a vontade de desfigurar o ESTATUTO da lista, essa não foi a questão da indignação de muitos. Não vi ali pessoas "vomitando" ateísmo, espiritismo (como se isso fosse o fim do mundo), o que vi foi um DESMODERADOR chamado José da Silva que se intitulou o dono da VERDADE e que se intrometia em tudo que achasse errado, como se tivesse tratos com crianças! Outro ponto era as expulsões sumárias feitas por esse DESMODERADOR, sem uma consulta prévia dos outros moderadores e infelizmente o Senhor CId apoiava essse desmandos.
Com certeza Cid tem uma grande contribuição na divulgação de erros da hipócrita Torre de Vigia, mas não necessitava de frases tipo:"Vejamos quantos escreverão, traduzirão e publicarão livros e sites revelando as safadezas de uma religião hipócrita e mentirosa como a Torre de Vigia".
Todos temos uma responsabilidade perante o próximo! Agora me digam: por que acabar com um grupo de 173 pessoas sem ao menos lhes darem a chance de se reunir de novo construindo um outro local? Por que não foi colocada uma enquete na lista se isso era o que todos queriam? Por que não foi perguntado sugestões de todos na lista visando uma melhora do grupo?
Reafirmo aqui minha admiração pelo que o Cid fez pró Ex Tjs e não torci para que ninguém caisse ou acabasse o grupo, somente que essa decisão foi mais uma vez AUTORITÁRIA e sem consulta prévia!!! _________________ Estamos de mudança...acessem:
E como sempre a religião (no caso cristianismo), é a causa final para todo tipo de preconceito e intolerância.
Como a Drika falou, esse fórum pode ser considerado como uma evolução do fórum criado pelo Cid.
Eu gostaria que ele participasse aqui.
Para evitar o problema que assolou o fórum do Cid, nós resolvemos fazer esse fórum LAICO e DEMOCRÁTICO.
Vamos ver se este modelo vai sobreviver. É um modelo novo, mas eu levo fé nele e penso que é o modelo que vai ser mais significativo em alcançar o objetivo, lutar contra a Torre.
Afinal, só os mais aptos sobrevivem a seleção natural!
E a coisa mais gritante que detectamos como negativa e causadora de intrigas foi a religião.
Como eliminar esse problema?
De duas formas:
1- Não aceitar nenhuma religião.
2- Aceitar todas as religiões.
Como a primeira é obviamente inviavel, decidimos pela segunda opção.
Resolvido o problema.
Enviada: Sex Ago 17, 2007 3:14 pm Assunto:
Apenas reafirmo, como disse bem Johannes a admiração por todos os pioneiros questionadores da Internet e nesse quesito incluí-se Cid. Ele é de Fortaleza, minha cidade, e conversei algumas vezes com ele por telefone e sempre demonstrou um equilíbrio muito grande nas suas palavras. Sua lista foi frequentada por mim no seu início e me serviu como apoio nas horas mais difícieis...infelizmente alguns anos depois ela estava completamente desfigurada do seu contexto inicial.
Acredito que Cid passava ou passa por algum problema pessoal ou mesmo cansaço de tantos anos como um dos pioneiros da "apostasia" na Net...eis aí talvez o seu erro: delegar responsabilidades para pessoas despreparadas e com o vírus do autoritarismo. No mais meu respeito e admiração continuam o mesmo...mas isso não significa que ele não possa ser criticado de forma construtiva! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Sex Ago 17, 2007 3:17 pm Assunto:
_________________ "O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras."
Pois é.. eu participei da lista do Cid durante um bom tempo como "ouvinte.
Esse tal José da Silva realmente contribui por derrubar o que na minha opinião iria cair de qualquer forma.
O objetivo de "dar apoio" a que estava saindo nunca foi cumprido na minha opinião.
Muitos dos que saiam queriam sim dizer pelo quê estavam passando, qual a nova religião que estavam frequentando, ou simplesmente mandar tudo a pqp (opps..palavrões eram proibidos por lá).
Na minha opinião a lista dele acabou se transformando naquilo que ele tanto temia. Uma organização de homens, regida por homens e que tentava ditar a verdade (José da Silva).
Aqui encontro o verdadeiro apoio. Aqui posso falar o que realmente estou fazendo depois de ter saído da Torre. Tudo sem moderações, sem "conselhos amorosos" e sem alguém pra bancar o ancião e dar puxão de orelha...
Nosso fórum começou no Orkut e teve seus reveses também.
Inclusive a própria expulsão do Pascoal! o_O
Mas soubemos evoluir e aprender com nossos próprios erros.
E agora sim, penso que temos finalmente uma base para organizar a apostasia aqui no Brasil.
Esse fórum é a nossa pedra angular, a nossa pedra filosofal!
Mas eu gostaria muito que o Cid participasse aqui, seria uma honra!
Afinal todos os pesos pesados da apostasia estão aqui no fórum! Entre eles o Osarcif e o ÍndiceTJ!
Mesmo se ele quiser falar sobre cristianismo, esse fórum tem uma seção reservada para isso. Não há problemas!
Aqui só não é permitido a repressão da liberdade de expressão! E argumentos ad hominens também não!
O resto, vale tudo!
P.S. não gostei desses ecomotions não! eu gostava mais dos outros!
Enviada: Sex Ago 17, 2007 3:55 pm Assunto:
Duas coisas Johannes:
A Cartilha de novo não!!!!!!!!! :-X (motivo da minha expulsão)
A segunda: fiz uma cagada com os emotions antigos!!!! Sem querer deletei... :-! Tô vendo aí a restauração dos antigos........mea culpa! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Sex Ago 17, 2007 3:56 pm Assunto:
Eu também gostava mais dos outros Johannes
Eu também gostaria muito que viesse pra cá o Cid, o William Gadêlha, o Odracir e outros conhecidos no "Movimento "Apóstatas" do Brasil" hehehe. Seria um prazer tê-los aqui conosco! _________________ "O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras."
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3Próximo
Página 1 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum