Enviada: Ter Ago 14, 2007 11:26 pm Assunto: Faculdade - Ajuda Prática
Achei conveniente colocar esse tópico em "Não sou mais uma TJ e agora?"
Todos sabemos que a Torre não incentiva seus adeptos cursarem uma faculdade.
Mas e agora que saímos de lá e temos que enfrentar o mundão, o que fazer?
Estavamos acostumados com a idéia que logo viria o Armagedom e fazer uma faculdade só iria atrapalhar nossos "interesses teocráticos", e agora que saimos de lá ficamos perdidos. O que fazer da vida?
Sei que muitos aqui já se decidiram antes de sair da Torre, ou mesmo depois que sairam. Mas como podemos ajudar aqueles que se sentem pedidos em relação a que carreira seguir, o que fazer da vida?
Sei tb que já falamos no forum sobre o assunto "Faculdade", mas achei interessante e de grande ajuda criar um topico para ajudar quem ainda está perdido.
Como resgatar um interesse que nos foi tirado pela Torre de Vigia?
O que fazer agora?
Por onde começar?
Drika, legal o tópico...
Acho que o primeiro passo, é a pessoa ver o que gosta de fazer...Se possível fazer uma orientação vocacional, isso é ótimo pois te dá uma vertente, mas também é possível fazer pela net, uns testes vocacionais para saber qual área vc se relaciona melhor(humanas, exatas, etc).
Sabendo disso, no caso da área, tente ver dentro dela , qual carreira lhe é mais atraente, se possível converse com pessoas na carreira com a qual se identifica, pesquise o mercado de trabalho, faça pesquisas para saber o que tal carreira realmente faz....
Tente visitar uma empresa que ofereça o serviço que quer....
Depois disso é só prestar o vestibular, estudar e rezar pra passar e então começar a cursar a faculdade.
O importante é dedicar-se ao que quer e tentar escolher algo que tenha a ver com vc. :wink:
Acrescentando um pouquito mais daquilo que a Rossana já salientou muito bem, sugiro tb dar uma pesquisada nos cursos profissionalizantes!
São de curto período, oferecem às pessoas uma profissão legal, da qual sem dúvida ajudará a custear a facul. posteriormente, já que nem todos possuem a sorte de ingressar nas universidades públicas.
Sabemos que, dependendo do curso a ser escolhido na facul., a mensalidade será alta, portanto, requer um custo da parte do estudante. Caso a pessoa já tenha uma profissão, aí tudo bem!
Basta dar uma olhada nos testes vocacionais e conferir o mercado...
Sei lá, nem tudo aquilo que sonhamos ser é o que se encontra em alta, aí a coisa pegará tb no futuro próximo, não é? A vida não é brincadeira, infelizmente! :wink:
Editado pela última vez por Jeza em Sex Ago 17, 2007 10:59 am; num total de 2 vezes
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Qua Ago 15, 2007 2:06 pm Assunto:
Existe também a possibilidade de cursar uma faculdade particular com um fundo do governo federal...é só entrar no site do ministério da Educação que existem alternativas bem interessantes...o negócio é não ficar parado e ir atrás de informações, pois informação é dinheiro e quase ninguém divulda certos programas federais...tem que fuçar! :wink: _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Faça como o Pascoal disse... tente o FIES do Governo Federal.
Faça qualquer faculdade, nem que seja a mais meia boca do mundo.
Eu fiz duas. Ganho bem, não me arrependo. Se tivesse seguindo o conselho dos macacos da congregação tava pintando paredes que nem eles. Não que seja demérito, mas o foda é não ter grana no fim do mês e depois ficar jogando a culpa no diabo e no "velho sistema de coisas" como eles fazem.
Na realidade, há muitos profissionais técnicos em falta no mercado, enquanto que há certas profissões de nível superior de que o mercado está saturado. A pessoa tem que, dentro do possível, buscar saber como será o mercado de sua atuação. Mas na maioria das vezes isso não é possível saber ou a pessoa vai por indicação de alguém ou por vontade de fazer determinado curso superior mesmo.
A questão é que nível superior não significa sucesso profissional nem curso técnico significa insucesso. Dependerá muito da pessoa, do mercado, da área de atuação e outros fatores. O que é condenável na Torre não é o incentivo de cursos profissionalizantes, mas a proibição ao curso superior, de modo que a pessoa possa se dedicar à pregação. É importante que a pessoa seja livre para fazer suas escolhas.
Eu acho que cursos profissionalizantes são válidos. Mas o importante é ter a liberdade de escolha como disse o Willian.
Se for para fazer curso profissionalizante, que faça, mas porque quer. Na verdade há uma grande demanda para profssionais técnicos, e grandes empresas procuram esse tipo de mão de obra. _________________ Deus é uma invenção da Rede Globo para alienar os pobres.
Na realidade, há muitos profissionais técnicos em falta no mercado, enquanto que há certas profissões de nível superior de que o mercado está saturado.
A questão é que nível superior não significa sucesso profissional nem curso técnico significa insucesso. Dependerá muito da pessoa, do mercado, da área de atuação e outros fatores. O que é condenável na Torre não é o incentivo de cursos profissionalizantes, mas a proibição ao curso superior, de modo que a pessoa possa se dedicar à pregação. É importante que a pessoa seja livre para fazer suas escolhas.
Concordo Willian!
Cursos profissionalizantes são válidos sim! Ainda mais qdo a pessoa não tem condições financeiras para pagar afacul. ou conseguir acesso nas universidades públicas, o que é não é tão fácil assim tb...
Qq universidade que seja, o aluno terá gastos e gastos.
Para isso convém ter um trampo mais ou menos decente, a não ser que os pais custeiam numa boa a facul. aos seus filhos.Mas olhando pelo pârametro social de nossa sociedade atual, penso que nem todos conseguem realizar essa empreitada.
Neste caso, encaro como imprescindível a pessoa ter uma profissão que o ajude a bancar os estudos, pelos menos um pouco. Foi aí que citei o valor do curso profissionalizante.
Lembrando que tudo é uma questão de sorte e dinheiro. Qdo se é rico, "papai" favorece tudo...
Por outro lado, já vi muita gente com o canudo debaixo do braço, vendendo hot dog na esquina, pq não conseguiu um lugar no mercado de trabalho e tb já vi muita gente que cursou escola profissionalizante, sem beira nem eira, pq tb não encontrou o espaço devido. :-/
Editado pela última vez por Jeza em Qui Ago 16, 2007 6:40 pm; num total de 2 vezes
Pessoal, mto obrigada pelas dicas de todos!!
Eu entrei nessa fase de acordar depois de um tempo longe da Torre, e apesar de me sentir perdida as vezes, estou mto animada tb. Grande parte da minha melhora se deve a vcs
O povo tá mesmo seguindo a orientação de não fazer facul?
Na minha época, pleo menos aqui em Curitiba, a maior parte do pessoal jovem fazia facul... inclusive os mais "teocráticos". Ninguém tava nem aí pra esta orientação.
Inclusive nunca vi um ancião seriamente desmotivar alguém pra não fazer facul. Lógico que faziam recomendações sobre manter o alvo, não associar-se com mundanos além do necessário e talz... Seriam progressistas? rs...
Agora quem não fez tem q ir atrás. O posso dizer que os anos de faculdade, são os melhores da vida. Além de vc estar aprendendo, as amizades ficam pro resto da vida.
Abraços!!!
Veja o que realmente se encaixa no seus objetivos profissionais, levando em conta tb sua aptidão e sonhos. Pq não realizar os próprios sonhos?
Tem muita gente ganhando "rios de dinheiro", mas completamente infeliz e angustiado (a), pq não é aquilo que realmente lhe agrada...:-[
Boa sorte!
Editado pela última vez por Jeza em Sex Ago 17, 2007 10:58 am; num total de 1 vez
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Sex Ago 17, 2007 12:46 am Assunto:
wwbecker na maioria das congregações onde a faculdade não é colocada como empeçilho ao desenvolvimento espiritual é onde existem mais pessoas formadas....ou seja...se a maioria dos anciãos ou servos e publicadores fazem ou fizeram é muito difícil haver obstáculos reais! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Isso é verdade!!!
No interior do RJ , sempre teve discriminação com quem faz ou fez faculdade...Qual não foi minha surpresa, qd numa congregação na Ilha do Governador, a maioria dos jovens faziam, eram filhos de ancião e ng desaconselhava não.
Pessoal, mto obrigada pelas dicas de todos!!
Eu entrei nessa fase de acordar depois de um tempo longe da Torre, e apesar de me sentir perdida as vezes, estou mto animada tb. Grande parte da minha melhora se deve a vcs
E nunca é tarde! Eu comecei a fazer faculdade com 26 anos. A maioria dos meus colegas tinha por volta de 20 anos, mas tinha gente de 30, 40 anos.
O importante é fazer como diz o Raul:
"Eu que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, esperando a morte chegar
Porque por trás das cercas que separam os quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador".
Os cristãos têm, geralmente, a mania de se resignar, pregar a bunda no sofá e esperar as providências do bom Deus. Quando eu era TJ, era completamente relapso quanto ao futuro. Ganhava uma mixaria e estava satisfeito. Hoje não. Hoje eu sei que o importante é que: se queremos alguma coisa temos que nos empenhar por ela. É bom termos alvos, pq quando os alcançamos nós nos sentimos realizados e sabemos que podemos mais. Isso não tem nada a ver com ganância ou nunca estar satisfeito com nada. Pelo contrário, é estar satisfeito com todas as conquistas, mesmo as pequenas.
Que bom que vc está animada, Drika. Chute todos os baldes que estorvarem o seu caminho e alcance grandes coisas para a sua vida! Um abraço.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum