TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Preconceito

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Depoimentos de Ex-TJ's & Cartas de dissociação
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Europe
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 9:00 pm    Assunto: Preconceito Responder com citação

Preconceito

Prezados colegas, por motivos envolvendo terceiros fiquei sem poder postar por um tempo...
Mas estou aqui de volta.
Alguns vão encarar como uma choradeira, alguns como um desabafo e alguns, bem nem saberão o que dizer, com certeza não concordarão com tudo o que escrevi, mas para mim faz parte de uma constante terapia para encontrar forças para acordar todos os dias... mas para mim esta sendo como tirar uma tonelada de cima dos ombros...
Mas somos todos livres para nos expressar, não é?Ou pelo menos desabafar...

Pois bem, há umas semanas atrás meio a contra gosto fui a um dia de assembléia.
Por motivos profissionais, já cheguei no local por volta do meio dia. Encontrei minha mãe que já estava me aguardava, almoçamos e tentei passar o mais despercebido possível. Não estava nem um pouco a fim de ter de olhar para a cara de certas pessoas.
La pelas tantas eu estava andando e um dos anciãos de minha congregação, apesar de estar já afastado a cerca de um ano, por motivos de trabalho, me abordou e perguntou se o veiculo que ele vira estacionado era meu. Eu disse que sim e ele ficou fazendo algumas perguntas meio sem pé nem cabeça.
Ai pelas tantas ele me deu um abraço e disse assim: “Você merece essas conquistas, pois ate preconceito dentro do salão já passou...” Mas que diga se de passagem ninguém faz nada para melhorar ou amenizar a situação...
Ai fiquei pensando, o que ele quis dizer com isso... E dias depois fiquei refletindo o que foi dito... preconceito.... ai eu pensei, lógico, preconceito por:

Preconceito por ser pobre: Meu pai era opositor, faleceu quando eu tinha 10 anos e deixou eu e minha mãe largados na m... nem os parentes nos visitavam ou procuravam ver como estavamos... foram anos sem qualquer assistência por parte de anciãos ou irmãos da fé muito pelo contrario, muitas críticas e como ele disse, preconceitos...
Quantas vezes eu lembro eu não podia ir aonde os outros irmãos de minha idade iam por que não tinha dinheiro no bolso, não tinha uma bike legal, não tinha carro e às vezes não tinha uma roupa mais maneira e quando ia a alguma festinha, nunca tinha algo de bom para levar e às vezes voltava com uma forma de um doce que ninguém queria, pois sabiam quem trouxe... as vezes comia sozinho em casa e chorava de raiva, pensando nunca mais... hoje eu tenho um trauma de festas, sejam as organizadas pelos irmãos, seja na casa de alguém, ou no trabalho...

Preconceito por ser esquisito: sempre sofri preconceito por ser diferente fisicamente por ser em resumo esquisito, por ter um rosto feio, por ter sofrido um acidente na infância que me deixou com algumas seqüelas... você não atinge aquele padrão de beleza ideal e junto com tudo o que já escrevi...

Preconceito por ser órfão de pai: Para alguém na congregação é o mais pesa, pois não se tem o ideal masculino a ser seguida, aquela pessoa que vai te ensinar (no caso dos meninos e adolescentes) aquilo que por natureza, eles devem estar preparados para saber... E alem de ser órfão de pai, acho pior ainda se você tem um pai vivo, mas o mesmo ou não é TJ ou é TJ, mas não é ancião ou coisa do gênero... pois os jovens que tem esse “ privilegio” de ter um pai ancião, sãos os melhores vistos por todos, são convidados a todos os eventos, eu vejo em meu caso, tem um estudante muito bem de vida e quando os irmãos vão a uma assembléia ou congresso, se hospedam numa praia próxima a que ele tem um apartamento, TODOS os influentes já foram e conhecem o apartamento, eu comentei isso com minha mãe e ela me disse, “ e você vai ser convidado quando...” já sabendo que a resposta a isso é nunca...

Preconceito por ter tendências homossexuais: Sofri muito com isso desde a infância, e a falta de alguém para se abrir ou se entender dificultou muito as coisas... me batizei, mas sabe quando você esta com algo não resolvido em sua mente que você tenta empurrar pra debaixo do tapete, achando que com o tempo as coisas se resolvem e milagrosamente Jeová vai te livrar disso, arrumando um casamento perfeito?...podem imaginar a carga de preconceito... ate uma ex namorada me disse, “estou terminando com você pois eu preciso de um Homem de verdade”... “ai eu falei, em tom de revolta, então procura um no balcão do BIG (A rede de supermercados) quem sabe você acha lá um...” Sei que o que falei não é o certo, mas chega numa hora em que ninguém agüenta ser constantemente comparado aos outros e nunca atingir esse padrão que a outra pessoa sonha em encontrar...

Preconceito por não ser o puxa saco dos anciãos: lembro que meu primeiro emprego eu arrumei sem a ajuda de ninguém... certa vez pedi a ajuda a um influente irmão que tinha um cargo de supervisor de Recursos Humanos em uma grande empresa da região, para o meu primeiro emprego... pois bem, ele disse que não podia fazer nada e que eu fosse procurar emprego em outro lugar... os filhos dos anciãos conseguiram uma semana depois e eu fui a Sala B para ouvir que isso não pode fazer etc. etc. etc. que eu estava me prevalecendo do cargo do irmão e etc... eu disse por que seus filhos podem... e eu fui repreendido na frente do salão inteiro... mais preconceito, ele não presta ele não vale nada é péssima companhia...
Lembro que minha ex namorada vivia me jogando na cara o quanto ela era paparicada pelos anciãos e ninguém ia a minha casa me visitar ou me perguntar como ia o namoro ou dar um conselho legal... eles passavam em frente de minha casa e nem sequer apareciam para dar um olá... e o problema era eu, segundo ela...
Nesse quesito eu fui vítima de preconceito por numa época estudar a noite (estudei muitos anos, me formei, fiz meus cursos) por ser bombeiro voluntario (todos reclamam, mas quando o calo aperta é a mim devidamente fardado e pronto pra atender as 02 da manha de uma noite chuvosa e fria com um sorriso no rosto e muito sangue frio... quando o telefone do quartel toca)

Preconceito por ser diferente dos demais: muitas coisas na vida me fizeram ser mais duro, mais firme e não se abater frente a situações tristes... sofri preconceito por não conseguir chorar em frente a um velório, em ser forte em situações criticas...e isso faz parte hoje de meu trabalho no bombeiro, mas no SR fica a impressão que eu não sou cristão, que eu não demonstro amor pelos outros e etc...

Preconceito por gostar de outras coisas, alem de Jeová: Sofri muito preconceito por não ser aquele TJ fanático, que não vai a um cinema, não vai a um parque de diversões, que não viaja não vai a lugar algum , que não freqüenta academia, que não quer saber de estudar e se especializar, que não gosta de carros e computadores e etc... e não tem outro assunto a falar senão sobre o Reino... respeito que tem essas decisões, mas descobri que a minha vida é muito mais do que o SR ... confesso que já tive planos de Betel, Circuito, etc, mas não sei... sofri por gostar de assistir os Simpsons, Casseta e Planeta, por gostar de ser bombeiro...de anos 80, de passear na vídeo locadora, ir ao Camelódromo, etc...

Preconceito por não ser obrigado a gostar de outras pessoas: Muitos me criticam, e minha namorada também, que eu não gostava de muitas pessoas, ou melhor, eu aturava a maioria, mas que não era obrigado a viver na casa delas e ser amigo de todos... não acho que por serem TJs eu sou obrigado a aturar todos... Já ouvi centenas de discursos falando a mesma ladainha que na grande tribulação devemos nos unir, pois dependeremos uns dos outros... de quem? Deles? Dos que tratam os demais com preconceito e frieza? Desculpe, mas aprendi a me virar sozinho... faço isso até hoje e não vou mudar...
Preconceito por ser um pouco mais lerdo que a maioria: Eu sofri e ouvi coisas horríveis de meus ex instrutores, sobre a minha capacidade de ser mais lento no raciocínio... aprendi assim a me fechar em meu mundo, em procurar os meus amigos fora do Salão do Reino, em gostar das coisas que os outros torciam o nariz, mesmo essas não sendo imorais e nem espíritas... aprendi no meu trabalho a ficar mais quieto, mais na minha, a divulgar as coisas nas horas certas, a correr atrás e fazer o meu trabalho não pedir ajuda... pois todas as vezes que eu pedia ajuda no SR eu só levava
toco...e vi o quanto de preconceito eu sofria e ainda sofro...
Certa vez eu conheci um cara muito legal na net, estávamos fazendo planos, mas o maldito Orkut, visto por um espião dos anciãos, me colocou em situação complicada, fui obrigado a fazer de conta que tudo acabou, apaguei meu Orkut, troquei meu n de celular, apaguei meus contatos no MSN, tudo para que o preconceito ficasse só ali numa salinha B e eu não matasse minha mãe do coração...
Ai eu tive de ouvir a eterna ladainha “mas irmão, existe milhares de irmãzinhas na cong loucas pra casar” e eu completei, “com um cara com dinheiro, carro novo, bem empregado e com status no SR... um deles que foi fisgado por uma assim que não tinha aonde cair morta e hoje se acha, quase que quis me dar um soco na cara... sai de lá tendo de sufocar os meus sentimentos... e de novo ser mal visto pelos outros...
Só que se você não faz parte do seleto grupinho dos puxa sacos dos anciãos, você não é apresentado a ninguém, você sofre e cada vez que se defende é taxado de rebelde e outras coisas mais...

Estar com quase 33 anos e ser o arrimo da família: desde que eu me conheço por gente sofri preconceitos por ter de ser Burro de carga da família, deixei meus planos para trás, sabendo ou pensando que sabia que era isso que Jeová queria de mim... e de-lhe preconceito... sofri ate de minha ex namorada, que não aceitava isso, que não entendia a minha situação...

Preconceito por chegar aos 30 anos e não ter namorada: enquanto a maioria trocava de namorada como se trocasse de camisa, eu ficava a ver navios, e ai tive de ouvir que um casal os anciãos fizeram questão de aproximá-los... e quando eu gostava de uma menina de uma congregação próxima, fui covardemente afastado dela...
Preconceito por mergulhar de cabeça no trabalho nos estudos: horas e horas de trabalho extras que me salvavam no fim do mês... e que me deram a oportunidade de estudar e se especializar...

Preconceito por não querer ser mais o burro de carga da congregação: com o objetivo de priorizar o reino, gastei muita gasolina, estraguei meu carro diversas vezes e deixei de fazer muitas coisas por que tinha de ir ao campo e como sempre sobrava para mim levar todos... e alguns que tinham mais posses não iam de carro, economizavam a gasolina e o babaca aqui que se lascasse... e um tempo depois eu com meu carro destruído e alguns belezas andando de carrinho novo... e nem olhavam na minha cara...
Ai uma vez me convidaram para ir a um churrasco na chácara desse estudante... mas só fui convidado com uma questão, se eu pudesse ir buscar o filho de um estudante la- no buraco- do –caixa- prego- aonde- Judas- perdeu –as- meias-e-os-calos, para levá-lo junto, pois coitado ele não tinha carona... disse que não, que tinha um almoço na casa de minha irmã e não podia ir... e uma semana depois veio com a mesma ladainha e eu falei, eu tenho de ir viajar domingo, tenho de voltar a trabalhar, não dá... disse por que ele não vai apé ou fica em casa como já aconteceu milhares de vezes comigo quando eu tinha a idade dele... ele ficou me olhando e fez de conta que não entendeu nada... mas ele sabe das muitas vezes que eu também nunca fui convidado a ir à casa dos influentes... preconceito e mais preconceito... e maior deles, o de algumas vezes na vida pensar mais um pouco em mim mesmo do que nos outros...como eu ja relatei as vezes eu deixo de pensar em mim mesmo e me dou aos outros o que no fim me deixa esgotado e triste de ver que tudo o que fiz pelos outros virou em preconceito...

Bem aqui segue o meu pequeno desabafo, estava precisando e espero que todos compreendam...

Em meu trabalho como bombeiro, quando vou atender alguma ocorrência, consigo por incrível que pareça, vencer todo e qualquer preconceito , pois tem coisas que o dinheiro não compra mesmo.... o agradecimento de um pai ou de uma mãe por ter salvo seu filho, ou um filho por termos atendido de forma gentil e sem preconceitos seu pai ou sua mãe... como certas pessoas deviam aprender o que eu aprendo em meu dia a dia...
E para alguns, eu estou canalizando as energias de forma errada... não é esse o trabalho salvador que devo fazer... ir de casa em casa , tentando convencer as pessoas de algo que eu já não consigo mais acreditar.... de verdade não é mais pára mim...
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2008 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Preconceito por não ser o puxa saco dos anciãos(...) ninguém ia a minha casa me visitar (...) passavam em frente de minha casa e nem sequer apareciam para dar um olá... (...)
Preconceito por ser diferente dos demais: muitas coisas na vida me fizeram ser mais duro, mais firme e não se abater frente a situações tristes... sofri preconceito por não conseguir chorar em frente a um velório, em ser forte em situações criticas...e isso faz parte hoje de meu trabalho no bombeiro, mas no SR fica a impressão que eu não sou cristão, que eu não demonstro amor pelos outros e etc...
Preconceito por gostar de outras coisas, alem de Jeová: Sofri muito preconceito por não ser aquele TJ fanático, que não vai a um cinema, não vai a um parque de diversões, que não viaja não vai a lugar algum , que não freqüenta academia, que não quer saber de estudar e se especializar, que não gosta de carros e computadores e etc... e não tem outro assunto a falar senão sobre o Reino...
Preconceito por não ser obrigado a gostar de outras pessoas: Muitos me criticam (...) que eu não gostava de muitas pessoas, ou melhor, eu aturava a maioria, mas que não era obrigado a viver na casa delas e ser amigo de todos... não acho que por serem TJs eu sou obrigado a aturar todos...

Europe, eu me identifico com muita coisa do que você escreveu, principalmente o que sublinhei. Não sei se algum dia você acreditou na Torre, mas eu nunca... sempre fui ateu, obrigado a viver como TJ... então era recriminado por não demonstrar o mesmo zelo, o mesmo interesse que outros na congregação. Minha mãe sempre me recriminava porque eu não era convidado para festas em que outros jovens eram convidados, e ficava falando na minha cabeça que era porque eu não demonstrava amor à verdade que os anciãos não me convidavam.
Eu também sou "duro", como você descreveu a si mesmo. Quer dizer, não sou nem um pouco emotivo, e nunca sorrio, porque não tenho motivos para isso. E quanto que eu já escutei por causa disso...
Não tenho nada prático para te sugerir, no que se refere à mudar sua situação. A única coisa que posso fazer é expressar minha solidariedade e meu apoio. Sinceramente, acho que você deve sair, já que não acredita. Acho que pelo menos sua família não vai se afastar de você, já que você é arrimo de família... se eles quiserem que você continue os sustentando, vão ter que te tratar bem. Se não fizerem, simplesmente vá embora e deixe eles sofrerem as conseqüências de te ignorarem. É o que eu penso. Que a força esteja com você!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rossana
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2008 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

\Europe:
Bem vindo ao mundo da torre!

É exatamente isso que a torre faz!Se v tem pai ancião, ou se tiver boa situação financeira, ta bem...Se não....
Eu sofri uma fase assim qdo meu pai foi desassociado....Efrentei alguns problemas,mas dei a volta por cima!

Espero que vc consiga resolver os seus problemas!E ainda bem que existe gente como vc pra nos salvar de muitas situações!
Eu sou tec. em enfermagem e não tem nada no mundo que pague a satisfação de fazer algo de útil pelo proximo sem ter a obrigação!

Se vc não pode sair da torre, tente não se estressar tanto com algumas pessoas hipocritas, aki fora tb tem disso, a diferença é que ninguem acha que vai ser salvo por fazer parte de uma seitinha miseravel!

Fique bem!!!Se precisar desabafar: romlsouza@hotmail.com

Como não sou muito de ficar no MSN, me mande uma msg...

Um beijo pra vc!
Europe
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2008 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos. Manterei contato. Muito obrigado mesmo eu estava precisando ouvir umas palavras de encorajamento.
Obrigado mesmo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Depoimentos de Ex-TJ's & Cartas de dissociação Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: