Enviada: Sex Nov 21, 2008 11:53 pm Assunto: Por que as TJ não têm divisões e seitas?
Este tópico visa fomentar um debate que eu considero válido. Há muito tempo questiono o motivo de quase todas as igrejas ditas cristãs terem suas subdivisões. Até as mais reacionárias, como a Assembléia de Deus, já estão divididas. Se olharmos o panorama religioso, veremos que o racha geralmente não provoca a criação de uma nova igreja, mas apenas subgrupos dentro da mesma denominação. Com as Testemunhas de Jeová parece ser diferente, pois eu desconheço ramificações da religião que tenha se firmado como pertencente ao mesmo ramo da Torre de Vigia como a conhecemos. Seria a desassociação o fator determinante nessa exclusividade das TJ? Bem, vamos ao debate. Comentem!
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sáb Nov 22, 2008 8:09 am Assunto:
Existem ramificações sim de Testemunhas de Jeová, eu tomei conhecimento pesquisando na internet há alguns anos atrás. Realmente o´índice é bem menor que entre outras denominações, mas existe. _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Ao meu ver isso se dá devido a arrogância da Watchtower mesmo, eles querem ver seus fiéis se vestindo iguais a eles, pensando iguais a eles, não questionando e nem discordando deles. Isso faz com que na desassociação muitos não queiram mais voltar.
Já as outras religiões que permitem essas subdivisão sabem que é impossível um ser humano pensar exatamente igual ao outro, então para não perder fiéis eles toleram a separação desde que o dízimo continue indo para eles... hehe
Ela fica em Mauá, perto de um salão do Reino convencional.
A ingreja chama-se "Testemunhas de Jeová Sem Corpo Governante".
É um grupo dissidente que formou esta "congregação" sectária à congregação local. Va´rias Testemunhas de Jeová da localidade sempre criticaram, os chamaram de apóstatas, etc...
Embora eles tentem fazer as coisas por suas próprias pernas, sem o corpo governante, as doutrinas são praticamente as mesmas. No entanto, paresse que removeram a história do sangue, 144000 e outras diretrizes organizacionais que não me lembro...
Não sei se tem futuro não, pois é a única que conheço!
Mas convenhamos. As testemunhas de Jeová não é um tronco principal de uma religião, mas ela mesma é um galho, ou uma ramificação dos estudantes originais da bíblia, fundado por Russel. As testemunhas de Jeová, podemos dizer que é uma seita originada da Religião de Russel. As Testemunhas de Jeová de hoje, seus ideais, doutrinas, etc, foi Rutherford quem instituiu. Por tanto este é atualmente uma ramificação. E conforme comentado, devido a arrogância e centralização absoluta de poder no corpo governante, aqueles que tendem a separar-se ou dividir, é imedatamente cortado como apóstata. Mesmo que este funde uma nova religião, esta não é reconhecida como ramificação das Testemunhas. _________________ Eu amo a VERDADE! Pois ela realmente Liberta!!!
Registrado: 05/09/08 Mensagens: 297 Localização: CENTRO DA ARRUANDA
Enviada: Sáb Nov 22, 2008 4:44 pm Assunto:
Acho que a desassociação conta muito. _________________ Orações, rezas ,despachos, bençãos, maldições sacrificios, vitórias e derrotas, tudo termina no nada.
Bem, examinando as "seitas" que vc chama de "dissidentes" no site que vc citou, não vi nenhuma que seja uma ramificação oficialmente reconhecida pelas Testemunhas de Jeová, que use suas publicações, adote o mesmo sistema de pregação, além de suas crenças singulares. Portanto, continua a não existir uma dissidência de verdade, pois todos que se atrevem a pensar diferente daquilo que Brooklin encara como verdade, são sumariamente expulsos, tornando-se seus inimigos declarados, ou seja, a partir daí são tidos como apóstatas.
não vi nenhuma que seja uma ramificação oficialmente reconhecida pelas Testemunhas de Jeová,
Rsrs. Você nunca verá Russelita, uma ramificação reconhecida pela liderança das Testemunhas de Jeová, hoje! Não é da politica da WT ficar divulgando esse tipo de assunto aos seus fieis! Mas, teve uma vez em que ela foi obrigada a mencionar.
O livro " Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus", no Cap 6 pagina 68, diz: O que aconteceu com os opositores e seus apoiadores? Depois da reunião anual de 1918, os opositores se separaram, e até mesmo resolveram celebrar sozinhos a Comemoração da morte de Cristo, em 26 de março de 1918. Qualquer união que porventura tinham durou pouco, e logo se dividiram em várias seitas. ( Vimos em negrito uma confirmação oficial da Torre ).Na maioria dos casos, o número deles caiu e a sua atividade diminuiu ou cessou por completo.
No entanto logo cedo na historia da organização já se fez um empenho em anular qualquer possibilidade de ramificação das Tjs.
Os lideres não queriam que os seus seguidores soubessem dessa possibilidade! Mas como disse foram obrigados a dar uma "justificativa"!
Veja um congresso recentes de ex-TJ. Dissidencia Organizada!
Ué, cadê o meu post?
De qualquer forma, ouvi um ancião dizer, num discurso, de uma congregação do Rio de Janeiro: "Salão do Reino das Verdadeiras Testemunhas de Jeová". Ele disse isso num discurso em que se falava sobre a necessidade de sermos tolerantes uns com os outros. Ele disse: "só lá que vocês encontrarão testemunhas de jeová perfeitas". Ele estava sendo irônico, claro.
Mas ele fez referencia ao que, RX? A uma dissidencia organizada que leva o nome de verdadeira testemunhas de Jeová?
A uma congregação que deu a si mesma esse nome, "Verdadeiras Testemunhas de Jeová". Não sei se ainda existe e se tem gente suficiente para encher mais que um Salão. Mas sem dúvida são dissidentes.
Logo me veio à mente que uma congregação de forma independente tenha mudado aquela placa que fica no salão do reino. E que o ancião ridicularizou essa atitude!.rs
Citação:
Mas sem dúvida são dissidentes.
Mas como você disse...acabei tirando minha dúvida!!! Vlw
Belo debate! Foristas bem informados, tragam à tona as seitas e ramificações das TJs! Mas não vale "arremedos" nem "imitações", tem que ser uma seita que conserve todas ou quase todas as crenças singulares das TJs, semelhante às igrejas Adventista do Sétimo Dia, Adventistas da Promessa, Assembléia de Deus, Assembléia de Deus de Madureira, de Anápolis, etc. Isso sim é seita e ramificação. Se alguém mostrar uma subdivisão das TJs ganha um doce!
Não sei se me entenderam... Tipo assim, uma congregação que rompeu com o CG e com a Torre de Vigia e passou a fazer estudos independentes da organização, consevando, porém, doutrinas, crenças e rituais. Certo?
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Ter Nov 25, 2008 8:13 am Assunto:
Qual a diferença entre a "Olararia de Cristo" e a "Santíssima Trindade", ambas igrejas evangélicas aqui perto de casa? Absolutamente nehuma! Elas ensinam exatamente a mesma doutrina evangélica tradicional e são pentecostais. Não são portanto "seitas". Uma pessoa já batizada na Assembléia de Deus, por exemplo, que também é uma igreja evangélica pentecostal, que desejar freqüentar uma dessas duas que eu citei acima não vai sequer precisar de um novo batismo. Agora, se a mesma pessoa desejar ser testemunhas de Jeová, mormon ou "crente" da congregação Cristã no Brasil, aí sera batizada novamente. Até igrejas não-pentecostais como a Presbiteriana do Brasil não batizam novamente membros de outras denominações protestantes. Basta que a igreja anterior aceite doutrinas chaves como a trindade, por exemplo.
Onde eu quero chegar? A divisão sectária entre os evangélicos é menor do que aparenta. Isso faz com que grupos sectários como as testemunhas de Jeová, os mormons ou a congregação cristã no Brasil, que se auto-entitulam a "Verdade", pareçam coesos, quase indivisíveis. Uma pessoa doutrinada hoje na igreja batista, por exemplo, pode ouvir críticas dirigidas ao pentecostais já que a batista convencional não aceita essas manisfestações mas jamais vai escutar que as demais igrejas evangélicas sejam todas falsas, parte de "Babilônia, a Grande", e que a Batista é a única certa e que os cristãos das outras igrejas evangélicas não serão salvos.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum