TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Religião organizada
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Crenças, Doutrinas e Práticas
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fenix
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 5:02 pm    Assunto: Religião organizada Responder com citação

Qualquer religião organizada tolhe a liberdade do homem.
Certo ou errado.Por que?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

A religião organizada tem como objetivo duas coisas:

O seu dinheiro e/ou sua liberdade.
André Felix
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho que não. Muitas religiões organizadas agem com bastante ética e respeitam a liberdade das pessoas. É que existem diversos graus de envolvimento. Eu posso, por exemplo, querer ser budista, mas não sou obrigado a ser monge. Posso querer ser presbiteriano mas do tipo vai que na igreja uma vez por bimestre. Mas eu também posso querer ser pastor, estudar teologia e tudo. Existe essa abertura. O problema aparece quando a religião passa a exigir uma dedicação igual para todos.
Quanto à parte financeira o problema é que a gente vive numa sociedade de base monetária. O dinheiro sempre aparece em qualquer relação que a gente estabelece. Por exemplo, eu gasto energia elétrica, gasto com o provedor de banda larga. Tenho despesas quando participo desse fórum. Se um dia programarmos um encontra, como aliás tem sido proposto, haverá dinheiro envolvido. Se alguém tiver uma história interessante para contar, como o Raymond Franz, por exemplo, que foi do corpo governante e tudo, é justo que ele publique um livro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

André Felix escreveu:
Eu acho que não. Muitas religiões organizadas agem com bastante ética e respeitam a liberdade das pessoas. É que existem diversos graus de envolvimento. Eu posso, por exemplo, querer ser budista, mas não sou obrigado a ser monge. Posso querer ser presbiteriano mas do tipo vai que na igreja uma vez por bimestre. Mas eu também posso querer ser pastor, estudar teologia e tudo. Existe essa abertura. O problema aparece quando a religião passa a exigir uma dedicação igual para todos.
Quanto à parte financeira o problema é que a gente vive numa sociedade de base monetária. O dinheiro sempre aparece em qualquer relação que a gente estabelece. Por exemplo, eu gasto energia elétrica, gasto com o provedor de banda larga. Tenho despesas quando participo desse fórum. Se um dia programarmos um encontra, como aliás tem sido proposto, haverá dinheiro envolvido. Se alguém tiver uma história interessante para contar, como o Raymond Franz, por exemplo, que foi do corpo governante e tudo, é justo que ele publique um livro.

Em se tratando de sistemas empresariais, não existe nenhum problema em se lidar com dinheiro.

Mas oque dizer de um sistema que alega ser estruturado por bases sobrenaturais?

Onde está o maná? Onde estão as roupas que não gastam? Onde está a nuvem de fogo? Onde estão os pães e peixes? Onde está a água que cura a sede para sempre?

E aí que me refiro!
kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

O que seria uma religiao natural?
Se deixassem uma pessoa sozinha, sem que ela nunca aprendesse sobre religioes?
Cultuaria a natureza? Dançaria? procuraria musicas que lhe desse extase? amaria o sol e a força dos animais? o perfume das flores? chuva, sol...
Isso não escraviza e nem custa nada...

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fenix
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Tolhe porque dita normas tirando-nos o direito de escolha.
Brother A
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

As regras não são para "tolher a liberdade" e sim para pôr ordem nas coisas, pois na falta de regras há uma falsa liberdade que tolhe o progresso. Lembram-se do movimento "hippie" da décado dos 60 e 70? Que fim levou? Não evoluiu para nada, pois não havia ordem e sim pura "liberdade de expressão" levada a extremos.

Não havia lideranças, nem regras, nem planos, nem visão alguma de realização de algo superior. Apenas um individualismo irreverente e irresponsável. O movimento se desfez e a nada de bom realmente conduziu, a não ser a invenções de uso de drogas novas, como LSD, e problemas e mais problemas para famílias e sociedades.

Tiago fala da lei de Deus como "lei da liberdade" (Tia. 2:12). No contexto ele fala da "lei real" que é o amor ao próximo, além de ressaltar princípios do Decálogo.

Um trem só pode rodar célere e avançar se estiver "bitolado" nos seus trilhos. Fora dos trilhos, um trem não vai a lugar nenhum.

Assim, temos que saber separar regras positivas, reguladores do bem, com normas particulares que não têm fundamentação na "lei da liberdade" divina. No tempo de Cristo havia regras e mais regras, e o que Cristo condenou não foi o sistema legal, pois até disse que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la (Mat. 5:17-19). Ele condenava era a deturpação das regras devidas dadas as "tradições dos anciãos":

6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim;
    7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
    8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens
    . -- Mar. 7.

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor". Isa. 1:18.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Brother A escreveu:

As regras não são para "tolher a liberdade" e sim para pôr ordem nas coisas, pois na falta de regras há uma falsa liberdade que tolhe o progresso. Lembram-se do movimento "hippie" da décado dos 60 e 70? Que fim levou? Não evoluiu para nada, pois não havia ordem e sim pura "liberdade de expressão" levada a extremos.

Ah o movimento hippie!!!
Sim, muita coisa ocorreu em decorrencia disso...
A musica e a arte sofreram influencias.
O comportamento humano também, a pilula, as relações sexuais, quebra de tabus... e disso podemos dizer que o fato de a nivel mundial, as mulheres terem vindo para o mercado de trabalho, conseguido mais espaço e liberdade, tem a ver com esse movimento.
Foi sem duvida uma quebra de paradigmas...
Os hippies nao existem mais... mas a liberdade que eles cultuavam nos influencia ate hoje.

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Yosef Ben Yosef
forista
forista

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Religião organizada é organização mafiosa!!!!
forista
forista

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Johannes escreveu:
A religião organizada tem como objetivo duas coisas:

O seu dinheiro e/ou sua liberdade.

Huum, pensando bem concordo com isso de um jeito ou de outro eles vão querer sugar algo de você e acrecentando ao pensamento supra citado a compaixão com seu semelhante também, então são três coisas e não apenas duas.
forista
forista

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

Não. Tem religiões que até incentivam a liberdade. E a libertinagem, também...
chamusca
forista 1000
forista 1000

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

O que eu acho interessante sobre as "grandes religiões" é que ninguém escreveu nada, sempre os discípulos ouviam e resolviam "eternizar" o que os mestres falaram (nem sei por que não criaram a religião de Sócrates-Platão); dizem que o único que escreveu algo foi Moisés (Mósis), mas como questiono até sua existência*, imagine seus escritos... para mim foi coisa dos escribas pós-exílio e sua necessidade de criar heróis míticos; Mas esta questão da liberdade é fácil de explicar: quanto mais um povo é instruído, menos é manipulado!!!

*para maiores esclareciemntos ler "Moisés e o monoteísmo" ou "O futuro de uma ilusão", ambos de Sigmund Freud.

Cora Coralina
fenix
forista
forista

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Se recebessemos uma educação de verdade nas escolas; aprendessemos o que significa ser cidadão; conceito de ética,respeito,solidariedade.Não precisaríamos nem de placas para não pisarmos na grama quanto mais de bíblia para nos guiarmos.
As pessoas que realmente viveram o movimento de Paz e Amor tinham um objetivo,sabiam o que queriam; conseguiram coisas,liberdades que os jovens hoje usufruem.Foi um grande momento para a humanidade.
Muitos teem uma visão deturpada dos hippies.O cabelo grande era apenas um protesto contra a guerra do Vietinã.A confecção do artesanato pelas ruas era pra suprir a falta de trabalho por perderem seus documentos por não participarem da guerra.Não eram rebeldes sem causa.
Ainda temos a queima de sutiens,os movimentos gays e muito mais.
A ditadura atrasou muito a sequencia disso tudo. Os filhos dessa ditadura, com o atraso na educação e informação, estão cada vez mais sem objetivo sendo presa fácil das drogas e das religiões organizadas.
Como disse meu colega Chamusca: povo instruído,menos manipulado. W00T
Romeu
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

O movimento hippie foi um movimento anárquico, que é o regime perfeito, pois não são necessárias leis para que cada um faça a sua obrigação, sem prejudicar o próximo. O motivo dele sucumbir, como movimento, é muito simples, o regime capitalista jamais vai permitir que qualquer outro regime, de ordem social, se projete e seja a base das lideranças mundiais. E a religião não é diferente. É um regime capitalista mais do que selvagem, pois eles não se contentam em tirar apenas os bens materiais de seus adeptos, precisa tirar a vida deles também.

E como disse a Fenix, o movimento hippie, como outros movimentos e regimes que existiram, deixaram muitas coisas e conquistas positivas. Já o capitalismo só deixou herança para o filho do dono do capital.
Brother A
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oh, não se esqueçam que o movimento hippie também produziu Charles Mason, que assassinou várias pessoas, inclusive a artista de Hollywood Sharon Tate (se não me engano é esse o nome).

E quanto a dizer que não são necessárias leis, ou que basta educar devidamente, que não se terá mais crimes e atitudes aéticas, será que é assim mesmo? Eu vi certa vez numa parede do Colégio Batista Mineiro uma inscrição que dizia: "Eduquem-se as crianças e não será necessário punir os homens". Será mesmo tão simples assim?

Os grandes safados que deram os maiores prejuízos à população são pessoas muito bem educadas, com doutorados e mestrados. Vide a crise econômica atual gerada por simples manipulações e especulações aéticas das finanças. Adultos bem educados estão sendo mais e mais conduzidos à prisão por pura e simples ganância.

Se não houver uma educação transformadora do indivíduo, nada se conseguirá, apenas o pecado em forma mais sofisticada. E essa transformação é aquela que Cristo propôs a Nicodemus: "Importa-vos nascer de novo . . . da água e do Espírito".

Não conheço nenhuma outra fórmula mais eficaz, independentemente da falha de organizações religiosas em diferentes pontos.

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor". Isa. 1:18.

Editado pela última vez por Brother A em Ter Nov 11, 2008 1:36 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Crenças, Doutrinas e Práticas Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: