Enviada: Qui Out 30, 2008 2:00 pm Assunto: Apresentação - Rico
Olá a todos.
Meu nome é Ricardo, me chamam de Rick ou Rico. lklk, 35 anos, e trabalho como professor de inglês.
Estou à procura de minha reforma íntima. Busco o auto-conhecimento, rompendo idéias arraigadas e condicionamentos. Erro, erro muito, mas coloco a cabeça no travesseiro todas as noites e, antes de dormir, além de agradecer ao grande Arquiteto do Universo, também procuro rever minhas atitudes e tento aprender para crescer e evoluir sempre.
Procuro aproveitar dos momentos o suficiente para ser feliz; procuro ser bondoso e estar sempre analisando minhas verdadeiras intenções ao realizar qualquer coisa, para assim poder realmente descobrir quem eu sou e o quanto ainda posso ser.
Encontrei o fórum por um acaso navegando mesmo. Fui criado como TJ, tendo me batizado aos 13 e me dissociado aos 18. Meu avô era ancião, meu pai servo ministerial, eu e minha mãe fomos pioneiros. Hoje, somente minha avó continua na tal "verdade", como ela insiste. Minhas tias, primos, irmãos, tio, pai e mãe já não são há um bom tempo. Minha mãe e irmã frequentam o centro onde trabalho. Tenho um primo que virou pai de santo de candomblé e sua irmã, minha prima, também segue a religião.
Dos 16 pra 17 comecei a me afastar por já não concordar com alguns ensinos desta religião e da Bíblia. Nesta época passei por muitos problemas por ter sido justamente o ano em que meus pais descobriram sobre minha orientação sexual. Foi uma época muita difícil para mim em que sofri muito. Fui convidado a me retirar pelo meu pai (e moro só desde então) por quem passei a ter um sentimento antagônico incrível, mas que com a ajuda do que venho aprendendo dentro da doutrina espírita estou trabalhando cada dia mais e voltando a me afeiçoar aos poucos. É um trabalho muito árduo e cansativo.
Por sorte, nesta época conheci a doutrina espírita e comecei a estudá-la. Passei a freqüentar o grupo de estudos de um centro espírita o qual até hoje sinto muita saudade por ser um centro sério e muito dedicado aos estudos. Onde tivesse um estudo lá estava eu. Adorava. Infelizmente tive que sair deste centro pois o meu horário não estava batendo. Comecei a freqüentar outro que batia com meus horários e lá comecei a trabalhar a mediunidade que começou a aflorar muito espontaneamente e rápido. De repente me vi trabalhando na mesa de desobsessão e na sala de pronto-socorro como médium de psicofonia e vidência. Também tive que largar este centro por motivos de horário e por ter que trabalhar mais para conseguir o pão de cada dia.
Há cerca de 6 anos atrás comecei a ter sonhos me chamando para a Umbanda. Ao pisar pela primeira vez num centro de Umbanda recebi um caboclo que até hoje me acompanha e auxilia. Resolvi trabalhar na Umbanda onde estou até hoje, aprendendo cada dia que passa e amando cada vez mais esta religião e estas entidades tão amorosas e trabalhadoras. Continuo sendo espírita mas como o espiritismo para mim não é religião e sim uma filosofia, tenho como religião a Umbanda. Graças ao Espiritismo e à Umbanda pude realmente aprender o que é o verdadeiro amor e a caridade.
Gosto muito de ler, ir a praia, meus amigos, psicologia, coisas simples da vida, malhar, nadar, andar de bike, doce, chocolate, sorvete, rock progressivo, Pet Shop Boys, Enya, Marisa Monte, Betânia, Alanis Morissette, viajar, montanhas, cachoeiras, jogar baralho, sinuca, totó, xadrez e sair pra dançar com os amigos (de preferência música eletrônica ).
Seja bem vindo Rico!!!
Gostei da sua apresentação...vai gostar muito do fórum...
Tenho muito amor e carinho pela Umbanda...Foi uma das religiões que após minha "desplugada" mental da Torre, eu passei a estudar, e aprendi coisas maravilhosas. Mesmo não sendo uma seguidora, eu admiro muito a Umbanda! Saravá!
Enviada: Qui Out 30, 2008 3:40 pm Assunto:
Obrigado a todos pelas boas vindas.
joão 222, o que vc considera como evidências? somente as palpáveis? as cientificamente comprovadas? quando digo cientificamente, refiro-me àquelas que seguem o rigor da ciência atual.
Não posso dizer que minhas evidências sejam cientificamente provadas porque ainda não as comprovei pelos métodos científicos. Mas o que passei e o que vi foram o suficiente para provar pra mim mesmo a existência do mundo espiritual. Há várias experiências no meio espírita. Infelizmente, essas experiências acabam sendo muito pessoais e acabam se tornando mera certeza de cunho pessoal. Principalmente as experiência mediúnicas.
A partir daí, quem passa por essas experiências tende a acreditar com mais firmeza em certas experiências científicas que tentam comprovar a existência do mundo espiritual. Os que não passaram por essas experiências e já tem opinião embasadas já tem a tendência a não aceitar certos experimentos.
Devido a isso, creio que a melhor coisa a fazermos é respeitarmos a crença de cada um, já que para uns isto está comprovado enquanto para outros faltam argumentos e comprovações mais, digamos, palpáveis.
Posso dizer, também, que concordo com muitos dos argumentos dos agnósticos e os admiro muito pela audácia em questionar e não aceitar tudo de qualquer forma. Tenho alguns amigos agnósticos com quem converso muito e sempre batemos longos papos, onde praticamente aprendemos muito uns com os outros. O importante é mantermos a mente aberta e não nos permitirmos fanatizarmos e nos prendermos a certos ensinos ou certas coisas dadas como certas, pois sabemos que o certo hoje foi errado no passado e nada é certeza. Principalmente se partirmos do princípio filosófico de que tudo é interpretação do indivíduo.
É como diz aquela velha máxima filosófica: só sei que nada sei.
Oi Rico, seja bem vindo.
Temos algumas coisas em comum, tbm gosto da Marisa Monte, Bhetania, e Enya....
e tambem me interessei pelo espiristismo, tbm não o considero religião, e sim filosofia de vida, a minha mediunidade surgiu desde pequena, e por se TJ sofria muito mais, porque eu rezava, rezava e não adiantava nada , e como eu achava que era o Satã, que me testava, sofria muito, que por mais que eu fosse super teocratica, passava por situações que não compreendia, somente muito tempo depois de estudar a doutrina dos espíritos, vim a entender que o que eu tinha se chamava mediunidade.
Hj convivo bem, comigo mesma.
Sei que teremos muito o que conversar.
Um abraço!
Desculpe as perguntas, tenho muita curiosidade a respeito disso. Conversando a respeito com um amigo que já foi pai de santo, ele me disse que tem certeza da existência do plano espiritual e inclusive já compartilhou experiências visual de espíritos com outras pessoas, que descreveram o mesmo ser.
Rico escreveu:
joão 222, o que vc considera como evidências? somente as palpáveis? as cientificamente comprovadas? quando digo cientificamente, refiro-me àquelas que seguem o rigor da ciência atual.
Evidências pessoais suas mesmo. Até o momento a ciência não comprovou nada sobre o assunto, porém, isto não quer dizer que este plano não exista.
Rico escreveu:
Não posso dizer que minhas evidências sejam cientificamente provadas porque ainda não as comprovei pelos métodos científicos. Mas o que passei e o que vi foram o suficiente para provar pra mim mesmo a existência do mundo espiritual. Há várias experiências no meio espírita. Infelizmente, essas experiências acabam sendo muito pessoais e acabam se tornando mera certeza de cunho pessoal. Principalmente as experiência mediúnicas.
Quais foram as evidências que você teve?
Aquelas histórias que sempre escutamos de alguém que escreveu com a letra da pessoas falecida e etc, e que sempre é respondida pelas TJ's como sendo coisa dos demônios... Neste respeito, você já presenciou algum episódio onde o espírito contou algo que só o falecido e outra pessoa sabiam ou te indicou algo no plano físico e você foi até o local e comprovou?
Rico escreveu:
Devido a isso, creio que a melhor coisa a fazermos é respeitarmos a crença de cada um, já que para uns isto está comprovado enquanto para outros faltam argumentos e comprovações mais, digamos, palpáveis.
Posso dizer, também, que concordo com muitos dos argumentos dos agnósticos e os admiro muito pela audácia em questionar e não aceitar tudo de qualquer forma. Tenho alguns amigos agnósticos com quem converso muito e sempre batemos longos papos, onde praticamente aprendemos muito uns com os outros. O importante é mantermos a mente aberta e não nos permitirmos fanatizarmos e nos prendermos a certos ensinos ou certas coisas dadas como certas, pois sabemos que o certo hoje foi errado no passado e nada é certeza. Principalmente se partirmos do princípio filosófico de que tudo é interpretação do indivíduo.
Sem dúvidas!
Editado pela última vez por joão 222 em Seg Ago 29, 2011 10:35 am; num total de 1 vez
Tb sou do RJ, mas hj moro no interior( Penedo).
Moro com uma pessoa que acredita no espiritismo, reencarnação, etc...
Antigamente achava bobagem(mesmo tendo saído das tjs), e minha cunhada me emprestou vários livros da Zibia, e passei a gostar da doutrina.
Já fui num centro pelo meu marido ,mas ainda sou receosa, por causa de algumas experiências vividas....
Enviada: Qui Out 30, 2008 4:41 pm Assunto:
Oi, Manu, que bom que vc se encontrou.
Rossana, todo tipo de experiência espiritual se não for bem direcionada pode causar sérias consequências. O ideal é vc procurar estudar as obras espíritas antes de tentar fazer contatos mediúnicos. Bom, acho que to falando do que não sei, afinal não sei que tipo de experiências foram vividas por vc.
joão 222, minhas evidências foram através da vidência e do trabalho dentro da sala de desobsessão, onde via muita coisa acontecendo e muita ajuda sendo prestada. Atualmente a minha experiência com o mundo espiritual através da mediunidade na Umbanda é muito grande também, principalmente pelo que conversamos com as entidades.
Fora as minhas experiências tenho de outras pessoas também. No centro em que trabalhei por muitos anos, a irmã de uma amiga minha recebeu uma mensagem de seu marido através de um médium e de um grupo que não tinha nenhum conhecimento do seu marido e as informações que vieram foram todas precisas.
Uma amiga minha tem tios que trabalharam com uma entidade que levava as pessoas nos locais onde estavam enterrados certos trabalhos de magia negra para poder desfazer a carga negativa que estava sobre a pessoa à qual aquele feitiço havia sido enviado.
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Qui Out 30, 2008 4:41 pm Assunto:
Rico escreveu:
... Principalmente se partirmos do princípio filosófico de que tudo é interpretação do indivíduo.
Seja bem vindo Rico.
O Jerry também segue uma religião afro-brasileira e já postou muita coisa sobre o assunto.
O que você quer dizer com "tudo é interpretação do indivíduo?" Eu acho que as coisa do mundo espiritual são inefáveis e que sempre quando alguém tenta colocar em palavras o que sente sobre esse mundo acaba de certa forma contaminando a descrição com a sua cultura, personalidade, crenças. Parece que esse "outro lado", se existir, tem muito haver com os simbolismos do incosciente. O que você acha disso?
Editado pela última vez por André Felix em Qui Out 30, 2008 4:50 pm; num total de 2 vezes
Enviada: Qui Out 30, 2008 4:46 pm Assunto:
Concordo plenamente, André.
Quanto à Umbanda, diz-e que ela é uma religião brasileira com influências africanas, kardecistas, esotéricas e mais algumas outras. Abri, inclusive, um tópico sobre ela para tentar dirimir algumas dúvidas.
Á propósito, obrigado pelas dicas com os links. Já participei do tópico aberto pelo Jerry sobre o candomblé, deixando meu parecer..
Enviada: Qui Out 30, 2008 4:55 pm Assunto:
Rico escreveu:
Concordo plenamente, André.
Quanto à Umbanda, diz-e que ela é uma religião brasileira com influências africanas, kardecistas, esotéricas e mais algumas outras. Abri, inclusive, um tópico sobre ela para tentar dirimir algumas dúvidas.
Á propósito, obrigado pelas dicas com os links. Já participei do tópico aberto pelo Jerry sobre o candomblé, deixando meu parecer..
É difícil ser politicamente correto!
Brincadeira ...
Mas essa da umbanda ser denominada apenas de "brasileira", sem o "afro" é novidade pra mim. Eu sempre achei ela mais "afro" do que "brasileira" ou "kardecista". Se bem que eu conheço essas religiões apenas teoricamente.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3Próximo
Página 1 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum