TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Quanto tempo sobrevive a religião Cristã? e o q a sucederá?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc)
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
kooboo
Moderador(a)
Usuário: OffLine
Moderador(a)

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 11:22 pm    Assunto: Quanto tempo sobrevive a religião Cristã? e o q a sucederá? Responder com citação

Como a volta de Cristo esta sendo constantemente adiada, quanto tempo mais o culto a Cristo sobrevivera?
200 anos? 500 com muita generosidade...
daqui a alguns seculos talvez seja apenas um objeto de estudo nas escolas, junto com a mitologia grega.
Qual religião tem potencial para sustentar a espiritualidade da humanidade?
Como nem todos conseguem ser ateus, muitos terão de se apegar em algo, nesse aspecto o Budismo até que cai bem.
O Hinduismo tb deverá cair, nao sobrevivera esse esquema de castas, à medida em o ocidente se aproximar e infiltrar na india, em alguns anos a religiao oficial tenderá a queda.
Talvez a Wicca e o xamanismo, por buscarem os primordios da adoração, tenham uma sobrevida... e serão sempre resgatados por estudiosos.
A religiao cristã, sorry, no way!
A Judaica? não sei... mas acredito que perdera mais ainda a força, existe mais por tradição do que por fé.
O Islã, apesar de estar em franco crescimento hoje, não poderá se justificar no futuro, as mentes estão abrindo, globalização, absorção de novos conceitos,... não havera espaço para uma religiao tao dogmatica e fechada.
As testemunhas de jeova... ah sim... esses devem acabar em 50 anos caso nao haja uma reformulação completa dos ensinos, não havera como sustentar 1914 ou 607 daqui ha 50 anos.

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seqüelado Pela Torre
Banido
Banido

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Kooboo, eu pessoalmente acho que a maioria das religiões já se apresentaram e fizeram 90% do seu papel. Vou me direcionar mais as ocidentais, por não ter conhecimento profundo das demais citadas por ti.
As ditas cristãs perderam credibilidade. Voce falou bem em 50 anos essa geração abitolada já terá deixado de existir, e duvido muito que a globalização não vai descaracterizar a maioria delas.
Quanto a Torre, acho que ela já não mete mais medo em ninguém. O termômetro?
O crescimeto da dissidência, e a desmorslização do CG que não consegue diminuir as baixas nas suas fileiras. Eu acho o futuro muito sombrio, mas muito sombrio mesmo. Mas também acho que estamos vivendo um momento histórico! Wink
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 6:40 am    Assunto: Responder com citação

Acabar, terminar...

Depende do conceito.

Acabar mesmo não irá, mas as religiões, como sistemas que são, estão sujeitas ao algoritmo darwiniano também.

Isso significa que elas estão em constante evolução, e algumas de desfiguram radicalmente ao passar do tempo (as TJ's são um exemplo).

O cristianismo em si, não é algo original. Mas sim a continuação de diversas religiões, algumas que nem mesmo existem mais.

Oque se ve hoje é uma taxa de mutação bem maior em cima do cristianismo.

Aqui no Brasil, o cristianismo está se dividindo em duas vertentes: o espiritismo e a IURD.

Penso que o cristianismo por aqui, irá se dissolver entre essas duas vertentes.

No resto do mundo, irá por um caminho que o neo-pentecostalismo está abrindo. Um palpite meu, é que os mórmons irão ser a vertente dominante nos países do hemisferio norte.

Isso tudo considerando a tendencia das massas. Quanto as pessoas mais instruídas (e com uma necessidade de conforto emocional), penso que o budismo, e as religiões mais "natureba" serão as mais requisitadas.

E no geral, eu vejo um futuro repleto de ateus e não-praticantes (o famoso "espiritual, mas não religioso").

Como disse o joão 222: o futuro parece promissor....

Venham para o lado negro da força!

HAHAHAHAHAHAHA!!!!!! (risada insana e diabólica! hehe!)
João Paulo
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 7:43 am    Assunto: Re: Quanto tempo sobrevive a religião Cristã? e o q a sucede Responder com citação

kooboo escreveu:
Como a volta de Cristo esta sendo constantemente adiada, quanto tempo mais o culto a Cristo sobrevivera?
200 anos? 500 com muita generosidade...

Kooboo, nem todas as religiões professamente cristãs, incutem em seus adeptos o senso de uma iminente Segunda Volta de Cristo. Na verdade as que fazem isso são uma minoria. Há muito que a Igreja Católica já resolveu o "problema" dessa "demora" da Segunda Vinda, por catequisar os fiéis a terem um vida de piedade com vistas a bem-aventurança celestial ou caso contrário o eterno suplício.Contudo, quando nos voltamos para as escrituras, não temos como fugir que a bíblia de fato fala repetida vezes de um fim iminente e coloca os cristãos em estado de alerta. O que consigo deduzir disto, entre outras coisas, é que como a bíblia promete vida eterna, na lógica dela , os que ganharem a vida eterna, quando se lembrarem o quão efêmera e fútil era a vida nesse sistema, entenderão que em comparação com o Reindo de Deus tudo nessa vida era breve. É minha modesta opinião.
alex
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Acabar de vez não acaba, mas eu acho que o cristianismo tende a diminuir, pois ele esta perdendo cada vez mais a credibilidade. Hoje com a midia e acesso as informações os podres das religiões cristãs esta cada vez mais evidente como pedofilia, falsas expectativas com relação ao fim, pastores corruptos,verdadeiras aberrações com esteria e gritaria, a meu ver tudo isto contribui para um crescente descrédito do cristianismo, paralelo a isso observa-se um crescimento das igrejas neo-pentecostais e teologia da prosperidade entre as camadas mais desesperadas da população na sua maioria onde as pessoas buscam uma solução imediata, ou seja muitos que almejam ser servidos por Deus do que servirem a Deus, muitos destes são presas faceis para embarcarem em um tipo cada vez mais radical de fanatismo religioso. A meu ver o cristianismo tende cada vez mais a ser uma religião dos desesperados.
Prova disso é a Europa e o canada onde as religiões cristãs estão em declinio, onde em alguns meios se fala de uma europa pós-cristã.
Particularmente acho que o cristianismo não acabará, mas que o ambiente religioso se tornará cada vez mais grobalizado e onde religiões radicais e dogmaticas perderão cada vez mais se espaço, esta é minha humilde opnião!!
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com João Paulo, muita gente vai a igreja católica por ir, nem sabe de nada, vai só pelo ritual, acham que quando morrer é que algo vai acontecer.
Quando a ciência ganhou destaque muita gente achava que as religiões chegariam ao fim, mas isto não ocorreu.
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Vamos todos nos converter ao neopaganismo! E voltar a adorar Zeus, Hera, Poseidon, Ares, Athena, Odin, Thor, Rá, Isis, Osíris, Aton, Tupã...

Eu citaria os deuses mesoamericanos, mas é difícil escrever o nome deles...
Predador
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 11:52 am    Assunto: Responder com citação

eu acho que os adeptos vao aumentar devido ao crescimento populacional mundial
onde mais pessoas ficarão pobres e pobres precisam de esperanças imediatas. Tem uma serie no sbt chamada Carnivale que mostra um lider religioso americano que faz sucesso aproveitando a fase economica pessiva dos Estados Unidos nos anos 30.
kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

RX escreveu:
Vamos todos nos converter ao neopaganismo! E voltar a adorar Zeus, Hera, Poseidon, Ares, Athena, Odin, Thor, Rá, Isis, Osíris, Aton, Tupã...

Esses aí eu acho dificil...
não duvido de um ressurgimento do culto a Baphomet (me perdoem se escrevi errado).
Ou um culto à Deusa (Babalon ou a deusa wicca).

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acredito que exista uma tendência do fanatismo e intolerância religiosa se propagarem de maneira assustadora!
As Igrejas tradicionais cada vez mais perdem adeptos para Igrejas que tendem a afzer uma salada de teologias.
Aqui no Brasil para mim isso é assustador, pois ao ligar minha televisão de manhã vejo a enxurrada de programas da linha teologia da prosperidade e do dinheiro rolando fácil. Vejo em especial no Rio de Janeiro algo que irá daqui a pouco se expandir para o país todo que é o poder político também indo para as mãos de evangélicos radicais.

A economia também direciona muito a religião e nesse sistema predador o que vende é mantido vivo...vcs acham que as religiões que alimentam toda uma logística capitalista irá acabar?
Na minha opinião nunca! Wink
Gustavo
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 10:08 am    Assunto: Responder com citação

RX escreveu:

Há algum tempo atrás, eu tinha ouvido dizer que o culto a Zeus tinha sido reestabelecido...
(Mat 5:46) Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
shurelambers
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Estou fundando a Igreja de Jabba The Hut...

Heil Jabba!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RX
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Ou então, todos irão se tornar adeptos da Igreja do Monstro Espaguete Voador.

kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

pascoalnaib escreveu:

A economia também direciona muito a religião e nesse sistema predador o que vende é mantido vivo...vcs acham que as religiões que alimentam toda uma logística capitalista irá acabar?
Na minha opinião nunca! Wink

Acabar não...
mas ser redirecionada.
É muito grande a quantidade de livros que existe hj numa Siciliano ou outra livraria que fala e apresenta a verdade sobre o cristianismo (assim como é avassalador o contrario).
Mas o fato é que isso esta ficando disponivel.
Filmes que mostram a fragilidade dessa crença. (como o proprio Código da Vinci, Zeitgest e etc).
O cristianismo esta sendo minado.
O Budismo na sua essencia, o ensino de buda sem mitologias se mostra mais consistente.
O paganismo e a bruxaria em uniao com lemas de Salve o Planeta, pode crescer tb...
e o comercio pode trabalhar lado a lado com qualquer um deles.

www.kooboo.blogspot.com
André Felix
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

O cristianismo vai mudar como sempre fez. O João Paulo tem razão. Nós que sofremos a influência de uma denominação que se diz uma "restauração do cristianismo primitivo" conhecemos pouco da história do cristianismo. Parece que tudo se resume ao cristianismo do primeiro século, passando de leve pelo concílio de Nicéia e pela Reforma Protestante, que reformou pouco para os padrões da Torre de Vigia e, depois, a gente cai na "restauração" do Charles Taze Russel, que plagiou, isso sim, muita coisa.
Já nos primeiros séculos do cristianismo se discutia a demora na "volta de Cristo", quando os desastres do Apocalipse ocorreriam, o milênio.... Para sobreviver a igreja católica inventou mesmo muitas coisas. Mas se não fosse isso acho que nem Bíblia a gente teria hoje. Ela escolheu os livros do canon bíblico e garantiu a sobrevivência desses registros.
E o cristianismo já está se reinventando. É que no Brasil as inovações não chegam e, quando chegam, são tratadas como heresia por apologistas retrogrados. A desgraceira do cristianismo são eles.
Eu simpatizo muito com o site abaixo. Se um dia eu entrar para uma igreja vou entrar para a igreja desses caras. Isso se eu descobrir qual é!
http://www.estudosdabiblia.net/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc) Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: