Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Sex Out 17, 2008 7:45 pm Assunto: Imposição de Músicas Evangélicas em Transporte Coletivo
A promotora de justiça Guiomar Miranda de Oliveira Melo, em documento datado de 29 de setembro de 2008, solicitou ao responsável pela Secretaria Municipal de Transporte de Vitória da Conquista, Bahia, "providências em relação à denúncia de freqüente utilização de músicas religiosas (estilo gospel) no interior dos veículos das empresas que fazem o transporte coletivo desta cidade de Vitória da Conquista."
Em anexo foi enviada cópia de Representação Pública com abaixo-assinado, recolhido na cidade, cujo objetivo declarado era resolver o problema de "linhas de ônibus [que] desrespeitam a diversidade religiosa dos usuários", uma vez que não raro "vários motoristas de linhas de coletivo urbano de Vitória da Conquista, de ambas as empresas, têm veiculado músicas religiosas, sempre em estilo gospel, com som alto no interior dos veículos, durante as viagens, principalmente, naqueles horários de maior movimento."
O documento afirma ainda que "tal atitude [fere] frontalmente o caráter laico de nosso Estado, a liberdade religiosa e os direitos de grande parte dos passageiros que não necessariamente professam o mesmo credo dos motoristas e cobradores, uma vez que, sendo um serviço de utilidade pública, não procede todos os passageiros serem submetidos a uma audição involuntária de canções com cunho fortemente confessional, doutrinário e proselitista."
Em resposta, o SIMTRANS, no dia 08 de outubro de 2008, informou que as duas empresas de transporte coletivo foram notificadas das seguintes providências:
"1. Redução do volume do som no interior dos ônibus, de forma a não causar ruído excessivo e desconfortável aos usuários;
2. Que os motoristas atendam imediatamente às solicitações dos usuários como de mudança de estação de rádio e, se isto causar qualquer irritabilidade entre usuários, que o som do veículo seja imediatamente desligado;
3. Que não sejam veiculadas músicas que, de alguma forma, causem constrangimento aos usuários." _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Registrado: 05/09/08 Mensagens: 297 Localização: CENTRO DA ARRUANDA
Enviada: Sáb Out 18, 2008 12:24 am Assunto:
Em Curitiba tem musica clássica nos bi articulados eu gosto, pois assim não fico ouvindo conversas sem nexos dos passageiros perto de mim já tem gente que odeia essas musicas e ficam gritando no onibus para o motorista desligar bom gosto é gosto e não se descute. _________________ Orações, rezas ,despachos, bençãos, maldições sacrificios, vitórias e derrotas, tudo termina no nada.
Também acho que música evangélica é chata, principalmente quando é daqueles grupos parecidos com duplas sertanejas. Quando eu entro num ônibus com música de crente em volume alto, eu peço pra desligar, se o cara não atende, eu desço e pego outro. _________________ Blá-blá-blá
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sáb Out 18, 2008 6:42 pm Assunto:
Na minha opinião, gosto é gosto. Eu gosto de música góspel. existe umas lindas tanto em letra como em harmonia e melodia. Há exelentes grupos gospel. Mas existe o lixo gospel.
A comercialização da música religiosa em geral, e principalmente a evangélica me irrita.
Eu acho que qualquer música, gospel ou não, em lugares públicos, deve ter um volume agradável, nada alto e irritante.
E também temos que aprender a conviver com o gosto de cada um, se cada um for impor sua vontade e querer que o trasnsporte coletivo toque a sua música preferida ou estilo, é melhor que não tenha nem som, porque o motorista ao invés de dirigir vai ter que se preocupar em ficar trocando a estação de rádio para agradar cada passageiro. Tenha dó! _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Eu concordo plenamente com Miriane,
Gosto é gosto e não se discute.
Mas o gosto de cada um não pode, de forma alguma ser imposto á outras pessoas alheias a sua própria vontade.
Nesse caso, eu acho que o melhor seria colocar musicas neutras, como clássicas, ou instrumental, que eu gosto demais.
Portanto, eu acho que a proibição é bem colocada. Mas como Miriane disse, o melhor mesmo, seria que não houvesse som nenhum para não causar confusão. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Dom Out 19, 2008 12:32 pm Assunto:
Nesse caso tb concordo com Miriane...ou coloca somente músicas estilo instrumental ou clássica num volume aceitável ou não se coloca nada.
Particularmente não gosto de música gospel como tb não suporto ouvir forró moderno com essas bandas repetitivas (pé de serra eu gosto como bom cearense), sertanejo moderno, pagode e axé. _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Dom Out 19, 2008 1:21 pm Assunto:
Bom, mas muitas músicas clássicas foram compostas com temas religiosos. Vide a belíssima "Jesus, Alegria dos Homens", de Bach. Embora atualmente tenham perdido muito de seu caráter sacro, entretanto, na ótica de uma tj cascuda, continua sendo música de Babilônia, a Grande.
Há aí um outro problema: a imposição do padrão europeu erudito de música como algo neutro. Como assim, neutro? Além de impor o eurocentrismo, impõe-se a cultura dita de elite.
Enfim, não há neutralidade musical. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Dom Out 19, 2008 1:33 pm Assunto:
Jerry uma solução simples seria os orgãos de cultura de cada município incentivarem a cultura local com músicas do folclore regional....e nisso somos riquíssimos...aí poderia ser dado um maior valor a artistas locais. E olha que temos folcloricamente um abundância de ritmos e tudo isso poderia ser convertido no estilo instrumental. _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Pessoalmente, acho que cada um deveria levar seu aparelhinho (hoje é muito fácil comprar um), e escutar o que quiser... Eu não gosto de música gospel, e adoraria ouvir música clássica. Aqui em Goiânia até algum tempo atrás, se escutava Rádio Terra, ou seja, só música sertaneja, que eu detesto...
Curiosamente ninguém fala nada sobre os horóscopos que se costuma passar nestas rádios... Vão acabar com isto também? _________________ (Mat 5:46) Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Enviada: Seg Out 20, 2008 9:34 am Assunto: Re: Imposição de Músicas Evangélicas em Transporte Coletivo
Jerry escreveu:
"vários motoristas de linhas de coletivo urbano de Vitória da Conquista, de ambas as empresas, têm veiculado músicas religiosas, sempre em estilo gospel, com som alto no interior dos veículos, durante as viagens, principalmente, naqueles horários de maior movimento."
Desculpem se soar preconceituoso, mas isso nada mais é que a versão "classe D/E" dos carros de boyzinhos com som no volume máximo...
O gosto musical, nos dois casos acompanha o nível educacional do ouvinte.
Não que eu goste ou escute música clássica, porém, duvido que um dia veremos alguém que gosta, escutando Bach no máximo dentro do seu carro.
A equação é: O volume da música é inversamente proporcional ao da educação do dono do aparelho.
Editado pela última vez por joão 222 em Seg Out 20, 2008 10:30 am; num total de 1 vez
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Seg Out 20, 2008 10:20 am Assunto:
Também concordo contigo Kernel32, vc tem razão, a questão do volume do som realmente tem haver com a educação, o senso de saber respeitar o espaço de cada um, coisa que a maioria não tem. No geral, as pessoas querem impor o seu gosto, e o resto que se dane. _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Quanto aos que botam aqueles falantes enormes no porta-malas do carro para ficar tocando músicas na maior altura, cito a explicação do autor do site charges.com.br: a antiga geração tentava impressionar pelo sentido da visão, usando roupas bonitas e de marca, maquiagem etc. Da mesma forma, a atual geração tenta impressionar pelos ouvidos.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum