Enviada: Ter Out 07, 2008 11:05 am Assunto: Estratégia da "Morte Social" para Dissociados/Desa
Muitos aqui, como eu, ou foram desassociados ou se dissociaram da Torre por algum ou vários motivos. Sabemos perfeitamente que a Torre emprega a doutrina (mesmo que eles não usem este termo) de "Morte social", ou isolamento completo por parte do grupo religioso. é como se uma pessoa estivesse em um navio e fosse lançado ao mar, sendo deixado à deriva.
O argumetno aplicado baseia-se que, o resultado do isolmento por parte dos "anteriores amigos" e parentes façam com que a pessoa dis/desassociada sinta falta, arrependa-se e volte a Torre.
No meu caso, isto tem tido um efeito contrário! A cada ex-irmão que vejo na rua e percebo sua indiferença para comigo, me faz entender ainda mais a robotização que aquelas pessoas sofrem (que inclusive eu sofri). Qualquer tipo de amizade ali existente é mera fachada, pois por detras existe uma robô muito bem programado, que a programação sempre diz: "Obedecer a Organizaçao...Obedecer a Organizaçao...Obedecer a Organizaçao..." e por aí vai.
Eu fico com raiva de mim mesmo, pois pessoas em quem confiava e achava que eram amigos, não passam de meros robôs da Torre. Ou seja, isto me afasta cada vez mais desta coisa, me faz entender com muito mais clareza a furada em que eu fui cair. Embora eu tenho analisado o cristianismo com uma visão diferente e muito mais crítica, percebo que que esta seita (por promever sectarismo social e religioso) tem mais características medievais, insanas e dasarrazoadas do que muitas seitas destritivas e exclisivistas existentes por aí...
Fazem isto, não por obediência a Deus, mas por unica e exclusiva obediência a esta organização - (corpo governate?).
Postem suas experiências como Dissociados ou Desacossiados, como reagiram a este efeito, com seus familiares, ex-irmãoes, como superaram e deram a volta por cima, se esta técnica da Torro funcionou com vc ou se aconteceu um efeito contrário.
Em fim, digam o que acham desta doutrina das TJs... _________________ Eu amo a VERDADE! Pois ela realmente Liberta!!!
Editado pela última vez por wesleywws em Ter Out 07, 2008 1:03 pm; num total de 1 vez
Eu creio que principal função da "morte social" é conter a contra-propaganda no caso dos "apóstatas". Se ninguém puder falar com eles, é possível conter a disseminação da verdade sobre a Torre.
Para quem está dentro, fica a impressão que há esperança da pessoa se arrepender (sabemos que é impossível se arrepender por descobrir a verdade dos fatos), deixando implícito que a pessoa errou de algum modo.
Para terceiros sucetíveis, fica a impressão de que as TJ são imaculadas, já que prontamente expulsam os "pecadores".
Eu fico me perguntando, quem foi o cidadão que teve essa maravilhosa idéia de promover a morte social, pois ela é FANTÁSTICA! O maravilhoso argumento de que a pessoa precisa ser humilhada para se arrepender é umas das coisas mais bizarras e claro manipuladoras que já pude ver na minha vida! E sem contar tambem que é uma morte "social" e "emocional" tambem, cansei de ver e dar anúncios de desassociação e ver dezenas de irmãos chorando inconsolavelmente
As "justificativas" apresentadas para o uso deste método são as seguintes:
1-> NÃO CONTAMINAR: manter a organização pura, por remover dela alguém que não esteja em conformidade com o padrão, porque manter tal pessoa poderia ser "pedra de tropeço".
2-> PROVOCAR VERGONHA: ao passar por conhecidos até então "amigos" e ver eles lhes virarem a cara, a pessoa se sente envergonhada. É mais que interessante para a Torre que quem esteja fora dela não seja feliz, mas viva sentindo-se um lixo. A chance de voltar é maior.
3-> PROVOCAR MEDO: o medo de ser removido do convívio dos seus "únicos" amigos, bem como de familiares, é uma arma poderosa para manter a todos quietos no seu canto.
Tem mais algumas, mas não me lembro. Só sei que no meu caso é o seguinte: não há motivos para me isolar, porque não ameaço a fé de ninguém, pois jamais discutiria com uma pessoa, de qualquer religião, suas doutrinas, de modo a questionar. Não faria propaganda do ateísmo, nem da Evolução. Também, não tenho nada de que me envergonhar. Não vou deixar a Torre me fazer me sentir um lixo porque saí de seus portões. Quanto ao medo de perder os "amigos", bom, eu nunca tive amigos lá dentro, na verdade, eu não gostava de quase ninguém, não suportava nem falar com eles, de tão aborrecido que eu era lá dentro, por isso, ao virarem a cara para mim na rua, eles me fazem um favor: menos gente chata para eu ter que conversar.
Eu não odeio as TJs como indivíduos, de forma nenhuma. Compreendo que eles também são vítimas. Mas, não os quero perto de mim, nem falar com eles. Um ou outro que conheci tenta puxar conversa comigo, mesmo sabendo que sou dissociado. Outro dia um deles que nada entende de informática comprou um notebook e queria que eu o ensinasse a mexer nele. Eu já fiz favores relacionados à informática para ele no passado, inclusive escrevi e digitei a monografia dele. Mas eu não estava com vontade de falar de novo com qualquer TJ, muito menos ajudar ou ensinar qualquer coisa a alguma delas. Dei uma desculpa e recusei.
Se as TJs podem parar de falar com outros, porque eu não posso parar de falar com elas? Só porque alguma delas quer falar comigo, por algum motivo, eu tenho que aceitar? Não. Se as TJs podem desassociar os outros, os outros também podem desassociar elas. E é assim. Com excessão de parentes, eu não falo com TJs, mesmo as que falam comigo.
Citação:
No meu caso, isto tem tido um efeito contrário!
Eu sempre disse estas mesma palavras que voce: isto surte efeito contrário em mim!! Eu nunca obedecí ao "supremo CG" com relação a esta ordem, sempre cumprimentei e tb conversei com pessoas dessassociadas e não estava nem aí! Não sei porque nunca fui chamado a atenção por esta desobediencia, acho esta atitude uma das piores dentro desta "organização". Já imaginou se alguma vez Jesus Cristo faria uma coisa dessas com alguem?? Hoje eu sou assim, se quiserem me cumprimentar é um favor se não é dois!!
Me dissocie, eu e meus familiares estamos muito bem, inclusive estou muito feliz, pois já estou restabelecendo minha vida ao normal (dia 2 minha irmã, também recem dissociada fez aniversário e comemoramos muiiiito, nesta eleição tive o imenso prazer de votar, execer meu direito/dever de cidadão, etc)
Mas....
Como meus pais ainda não se dissossiaram, com frequencia vão "irmãos" lá em casa "consolar" meus pais por minha dissciação (tenho muito orgulho de meus pais, nestas conversas com irmãos, eles dizem que estamos muito felizes e não tivemos nenhum problema na harmonia da família) isto deixa os irmãos encolerizados, pois aconselham meus pais a nos castigar evitando conversar conosco (ABSURDO!) Mas eles (meus pais) revidam dizendo que nossa relação nunca vai mudar, somente pelo fato, de nós termos escolhido não mais ser TJ.
Até aí tudo bem, mas uma coisa me encomoda muito: é o fato de ter que aturar estas pessoas indo lá em casa somente para falar da nossa dissociação, ficam com coxixos e jogando indiretas para eu escutar e servir para mim, ficam tirando toda a minha liberdade. Chega a momentos que dá vontade de expulsá-los de minha casa (só não fiz ainda pois sou extremamente educado, pois meus pais estão morrendo de raiva desta situação tbm)
O que vcs acham? Devo pedir, educadamente para estas pessoas se retirarem ou não comparecer mais se o assunto for eu e minha irmã, ou tenho que aguentar este pessoal pro resto da vida?
Cofesso que minha paciência está esgotando, pois na minha carta de dissociação havia deixado claro que não queria mais nenhum tipo de contato com as Testemunhas, que era para eu basicamente ser "esquecido" por eles!!! Mas isto não está sendo respeitado Minha liberdade de escolha religiosa não está nem um pouco sendo respeitada!
Teve um dia destes que meu pai perdeu a paciência e falou em um tom de voz bem forte: "Não quero saber mais deste assunto em minha casa! Isto é algo muito particular e gostaria que fosse encerrado por aqui msm!" Mas ainda percistem quando meu pai não está! Pelo menos uma vez por semana um ancião vai lá, pois temem que eu esteja influenciando o restante da família (estou msm, não vou para enquanto não ver todos fora de lá).
Para mim também é um favor este pessoal não ter nenhum tipo de conversa comigo, mas não suporto que vão em minha casa e me tratem com esta falta de aducação. Se tem a cara de pau de ir na minha casa quando eu estou, tinham que pelomenos ter a educação de agirem como pessoas civilizadas e cumprimentarem, etc. Mas tentar aplicar a lei da "morte social" em minha casa, não vou tolerar!
Então, como vcs acham que devo agir? _________________ Eu amo a VERDADE! Pois ela realmente Liberta!!!
Como você está numa situação relativamente "confortável", tendo apoio dos seus pais, você deve sim, com toda a educação, encará-los de frente e se impor, afinal você está na sua casa. Eu não admitiria ninguém falando a meu respeito debaixo do meu teto. Diga o seguinte: "Você não é bem-vindo em nossa casa quando o assunto for a minha pessoa e minhas escolhas pessoais. Não insista, pois eu não desejaria ter que desrespeitar os meus pais e pedir que você saia."
Registrado: 28/07/08 Mensagens: 88 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Enviada: Ter Out 07, 2008 3:15 pm Assunto:
Engraçado que falar com criminosos e assassinos na cadeia pode, mas falar com uma pessoa honesta que cometeu um deslize "organizacional" ou simplesmente quis parar de frequentar as reuniões não pode...
Sabe o que eu acho mais interessante nisso? É a forma como a torre conseguiu dominar a mente das pessoas de tal forma que achem natural jogar fora décadas de amizade e convívio familiar de um dia para a noite... na congregação vizinha, a filha de um ancião é obrigada a esperar todo mundo jantar para só depois se recostar à mesa, sozinha...
Argumentos de como a desassociação é um "ato de amor":
Citação:
*** g96 8/9 pp. 26-27 Por que a desassociação é um ato de amor ***
Defende o nome de Deus
Jeová é um Deus santo. Ele não tolera o pecado deliberado da parte dos que afirmam adorá-lo. O apóstolo Pedro escreveu aos cristãos: “Tornai-vos santos em toda a vossa conduta, porque está escrito: ‘Tendes de ser santos, porque eu sou santo.’” (1 Pedro 1:15, 16) Portanto, desassociar pecadores não-arrependidos defende o nome santo de Deus; mostra amor por esse nome. — Note Hebreus 6:10.
...
Deus providenciou ajuda espiritual na congregação, de modo que, se um cristão der “um passo em falso” ou mesmo cometer um pecado sério, ele pode ser amorosamente ‘reajustado’ num espírito de brandura. (Gálatas 6:1) Se aceitar os conselhos da Palavra de Deus e demonstrar tristeza sincera e arrependimento genuíno, a pessoa que se desviou do caminho da justiça poderá ser ‘sarada’ espiritualmente. — Tiago 5:13-16.
Mas, se um cristão batizado cometer um erro grave e todos os esforços para restaurá-lo forem inúteis? Em outras palavras, que dizer se ele obstinadamente se recusar a corrigir o seu proceder pecaminoso?
Mantém segura a congregação
A Bíblia ordena aos cristãos: “[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem.” — 1 Coríntios 5:11.
... a congregação cristã tem bons motivos para expulsar de seu meio transgressores não-arrependidos. Por quê? Porque ela tem de ser um refúgio contra predadores imorais e outros praticantes deliberados do pecado.
Protege as pessoas
A desassociação também protege os membros da congregação. Ilustremos: Imagine ser acordado pelo forte ruído da buzina ou do alarme de um carro. É difícil ignorar esse som estridente; de fato, ele o sobressalta! Assim também, quando alguém é expulso da congregação, é de esperar que essa medida capte a atenção de todos os membros do rebanho. Isso mexe com os seus sentimentos. Não pode ser ignorado. Como pode isso ser uma proteção?
“A primeira vez que ouvi no Salão do Reino um anúncio de desassociação, minha reação inicial foi de choque”, diz certa Testemunha de Jeová. “Daí me humilhou. Fez-me ver que eu também poderia cair.” Como indicam suas palavras, a desassociação pode induzir outros a avaliar a sua conduta. — 1 Coríntios 10:12.
Retorno a Deus
“Por mais duro que fosse”, disse uma cristã ex-desassociada, “a disciplina que recebi era imprescindível e muito necessária, e foi a salvação da minha vida”. Isso destaca outro aspecto importante da desassociação. Ela pode induzir ex-pecadores não-arrependidos a dar os primeiros passos na reconciliação com Deus.
...
Foi o que aconteceu com Ricardo. Depois de quase dois anos desassociado, ele se arrependeu, emendou a sua conduta que desonrava a Deus e foi reaceito na congregação cristã. Recordando a experiência, ele diz: “Sei que eu tinha de ser desassociado e que foi bem-merecida a punição que recebi. Era realmente necessária e ajudou-me a ver a gravidade do meu proceder e a necessidade de buscar o perdão de Jeová.”
Pode não ser fácil suportar a disciplina. Exige humildade aceitá-la, mas aqueles que aprendem dela colhem frutos abundantes.
Notem como o argumento "protege as pessoas é terrorismo puro!
E no artigo acima, pouco (ou nada) se falou sobre o fim do convívio de desassociados com membros de sua própria família TJ e amigos lá dentro...
Ocultando os pontos mais sórdidos e cruéis fica fácil camuflar a desassociação como um "ato de amor". _________________ []'s
Essa estratégia é muito similar à campanha nazista contra os judeus. Hitler fez o povo alemão acreditar que a crise econômica e até as doenças eram culpa dos judeus. Fez isso a ponto de insensibilizar o povo para as matanças e crueldades atrozes cometidas contra aquele povo. Hoje, de forma similar, as TJ's matam socialmente seus semelhantes.
Eu fico me perguntando, quem foi o cidadão que teve essa maravilhosa idéia de promover a morte social, pois ela é FANTÁSTICA! O maravilhoso argumento de que a pessoa precisa ser humilhada para se arrepender é umas das coisas mais bizarras e claro manipuladoras que já pude ver na minha vida! E sem contar tambem que é uma morte "social" e "emocional" tambem, cansei de ver e dar anúncios de desassociação e ver dezenas de irmãos chorando inconsolavelmente
COISAS DE BABILÔNIA A GRANDE A SERVA DE SATÃ
eu não acredito que isso foi invenção da torre, eles devem ter copiado.. é muito fácil ver o uso dessa tecnica por aí, na idade média existia algo muito parecido com a desassociação
Eu acho que antes de falar com qq tj é importante que converse com seus pais, que o fato de as tjs irem a casa de vc, o deixa chateado....
Peça para eles avaliarem a situação e deixe-os decidir, afinal vc mora com eles.
Caso eles tb não estejam suportando a situação, mas não queiram ser indelicados, fale que vc deseja falar com eles. Exponha seus sentimentos e tenho certeza que seus pais te apoiarão!
Vc realmente é muito educado, pois eu não aceitaria tamanha indelicadeza dessas pessoas. Mas como Rossana falou os seus pais devem tomar uma atitude. _________________ A verdade conduz à liberdade.
aliás, tenho que dizer o quão privilegiado você é, ser desassociado e ver seus pais respeitarem é o sonho de milhões de jovens que são forçados a ir às reuniões, só na minha congregação, contando comigo, tem 7 jovens que se não fossem pelos pais nunca iriam às reuniões, um dia eu fiz um teste: falei pra o meu pai que eu tava com muitas dúvidas, sabe o que aconteceu? ele me falou depois que nem conseguia dormir só de pensar na possibilidade de eu deixar a organização, além do mais se eu fosse desassociado:
a: ele ficaria chorando e me implorando pra voltar
b: ele ficaria totalmente violento me castigando o tempo todo e provavelmente nem iria querer falar comigo
A Desassociação é uma arma poderosa que a Torre tem pra não perder seus adeptos, pq vejam meu caso, estou dissociada(logo conto a história kkk), mas minha mãe e minhas irmãs estudaram com as tjs, elas assim como eu sabem e conhecem "a verdade" deles, mas elas são cumprimentadas pelas tjs, e todas falam com elas...Já comigo ninguém fala, agora a diferença é que elas estudaram mas não trouxeram benefícios nenhum pra Torre, já eu, dei meu dinheiro, minhas energias, ou seja, a Torre ganhava comigo, pq AS TJS NÃO PODEM ME CUMPRIMENTAR MAS PODEM CUMPRIMENTAR PESSOAS Q SABEM DE TUDO O QUE EU SEI E QUE PIOR DO QUE EU NÃO SERVIRAM A JEOVÁ, AÍ É QUE TÁ A JOGADA DA TORRE...vc não é afastada do contato dos irmãos, pra vc sentir "remorso" e voltar, mas sim, pra não "contaminar" os outros com suas novas idéias, e não trazer mais preju p Torre Mor!!!
Se o pensamentos das tjs fossem mesmo se separar de vc, por vc não compartilhar da mesma fé, ou não acreditar mais em Jeová da mesma forma que eles, teriam tb que se afastar daqueles que estudaram "a verdade" e não aceitaram tb pois dá na mesma! não acham???
DINHEIRO E TRABALHO ESCRAVO...é isso que está por trás da Desassociação...
Se vc não serve p isso, bybye suma e não contamine outros!! pq a Torre precisa disso p se manter em pé!
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum