Registrado: 30/09/08 Mensagens: 69 Localização: Bessemer, AL EUA
Enviada: Sex Out 03, 2008 10:28 am Assunto: Nunca fui TJ, mas escrevi 'O Desafio da Torre de Vigia'
Olá, amigos
Sou autor de O Desafio da Torre de Vigia, um livro que foi prefaciado pelo conhecido intelectual e autor evangélico, Rev. Caio Fábio d'Araújo Filho.
Eis o que ele diz no prefácio com que nos honrou:
O livro O Desafio da Torre de Vigia, de Azenilto Guimarães Brito, é sem dúvida o mais forte em provas, o mais denso em argumentos e o mais preciso em dados históricos que já foi escrito no Brasil, a respeito da questão das “Testemunhas de Jeová”.
Além disso, o que muito me impressionou no texto foi o sentimento externado inicialmente, de que a intenção do livro é revelar amor e misericórdia para com as “Testemunhas de Jeová”. Todavia, para o leitor atento apenas aos arrazoados desenvolvidos no livro, pode parecer que os poderosos e esmagadores argumentos de Azenilto contradigam sua intenção inicial: revelar amor às “Testemunhas de Jeová”. No entanto, é justamente pela razão de haver arrazoados tão demolidores que se pode medir a intenção amorosa do livro.
O livro é acompanhado de várias fotocópias de livros raros da Soc. Torre de Vigia, tanto em inglês quanto em português. Nas minhas pesquisas a respeito, descobri na Biblioteca Municipal de São Paulo um exemplar de Milhões Que Agora Vivem, Jamais Morrerão, que antecipa que em 1925 dar-se-ia a ressurreição de Abraão, Isaque, Jacó e outros heróis bíblicos (págs. 110, 111 e 122) iniciando o reino milenial sobre a Terra então.
Aqui estamos para dar nossa contribuição às pesquisas sobre o tema das doutrinas e práticas das "testemunhas", que para mim são vítimas de uma tremenda lavagem cerebral imposta sobre elas pela sua sociedade.
Também tive oportunidade de entrevistar pessoalmente Raymond Franz e terei prazer em postar aqui a entrevista, que realizei em sua casa, no vilarejo de Winston, no vizinho Estado da Georgia (eu resido no Alabama), e que foi publicada num jornal evangélico de Belo Horizonte, MG., onde residi por muitos anos.
Mas falando em "lavagem cerebral", diria que há outras que impõem idéias incorretas na mente de muitos religiosos de outras convicções. Recomendo que cuidem bem para não trocarem uma lavagem cerebral por outra, ou outras. . .
Abraços
_________________ "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor". Isa. 1:18.
Editado pela última vez por Brother A em Qua Out 08, 2008 9:46 am; num total de 3 vezes
Enviada: Sex Out 03, 2008 10:49 am Assunto:
Olá, Bernardo
Eu sou um que mudou de fé também, depois de muito estudo, e mesmo conflito de idéias com parentes, amigos e irmãos da Igreja a que pertencia. Assim, não sou condicionado a tradições familiares. Examinei muito bem as questões todas, inclusive na época tive contato com as TJ's, o que me ampliou o campo das pesquisas a respeito de que caminho seguir, dentro do ensino escriturístico.
Grato pelas boas-vindas.
Olá Brother A, seja bem vindo, e sinta-se a vontade para postar.
Parabéns pelo seu trabalho, vc teria como scanear apenas a capa do livro só para os foristas saberem como ele é e identificálo caso queiram adquiri-lo?
Enviada: Sex Out 03, 2008 11:16 am Assunto:
Olá Francisco, grato pela acolhida. O livro não existe mais em papel. Eu o tenho promovido, em edição até ampliada, em formato eletrônico. Daí, remeto por correio as fotocópias de páginas de livros raros (como The Finished Mystery, Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, Salvação [com foto da casa Beth Sarim], The Way to Paradise, O Juiz Rutherford Expõe a 5a. Coluna, etc., com textos ressaltados devidamente traduzidos, quando o original é em inglês).
Os que quiserem saber como adquirir o livro nessa base (formato eletrônico, com fotocópias mandadas por correio) podem comunicar-se comigo pelo meu e-mail, atalaiadesiao@yahoo.com.br
E a entrevista com Raymond Franz está postada com acesso pelo seguinte link:
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Sex Out 03, 2008 12:05 pm Assunto: Re: Nunca fui TJ, mas escrevi "O Desafio da Torre de Vi
Citação:
... o que muito me impressionou no texto foi o sentimento externado inicialmente, de que a intenção do livro é revelar amor e misericórdia para com as “Testemunhas de Jeová”. Todavia, para o leitor atento apenas aos arrazoados desenvolvidos no livro, pode parecer que os poderosos e esmagadores argumentos de Azenilto contradigam sua intenção inicial: revelar amor às “Testemunhas de Jeová”. No entanto, é justamente pela razão de haver arrazoados tão demolidores que se pode medir a intenção amorosa do livro...
Rev. Caio Fábio d'Araújo Filho
Eu acho que o grande obstáculo que existe no diálogo entre evangélicos e testemunhas de Jeová é justamente esse - falta de amor e misericórida por parte dos evangélicos. As testemunhas de Jeová de um modo geral acreditam com sinceridade naquilo que aprenderam e ensinam, por isso é necessário separar "aqueles que acreditam", "daqueles que enganam".
O corpo governante foi quem estabeleceu datas proféticas falsas, ele é quem publica graves desonestidades intelectuais em suas publicações, ele é quem induz ao erro. Claro que existem testemunhas de Jeová que simplesmente não querem "dar o braço a torecer", que não são sinceras e sequer estão preocupadas ou comprometidas com a verdade. Mas a maioria não é assim. A questão é saber dialogar. Sobre isso David A. Reed comenta na introdução do seu livro "As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo":
E tão fácil pensar nas Testemunhas de Jeová como a encarnação do mal e expulsá‑las de nossa porta com uma áspera repreensão. Ocasionalmente, é exatamente isto o que acontece. Minha esposa Penni, que foi criada como Testemunha de Jeová, certa vez bateu à porta de um senhor que se identificou como cristão (ela estava acompanhada de um jovem estudante das Testemunhas de Jeová). Tão logo este senhor descobriu quem eles eram, os expulsou de sua propriedade gritando: "enganadores", "mentirosos", o mais alto que podia, condenando‑os ao inferno no seu mais alto volume.
(Penni usou este episódio para demonstrar ao seu jovem acompanhante como realmente são os membros de igrejas cristãs.)
...A maior parte das Testemunhas de Jeová está, com toda a sinceridade, fazendo o melhor que pode para servir a Deus....
Talvez com menos freqüência, ouçam: "Sinto muito. Sou metodista" (ou outra designação denominacional qualquer). A este último a testemunha‑de‑Jeová responderá ocasionalmente: "eu também sinto muito que você seja metodista"
Quem ajudará as testemunhas de Jeová a ouvir o verdadeiro evangelho de Cristo? A cada semana elas batem a muitas portas e encontram muitas pessoas, inclusive muitos cristãos. Mas raramente encontram alguém que domina a "espada do Espírito" (Ef. 6:17) de forma a poder penetrar sua fortaleza mental ‑ aquelas paredes quase impenetráveis de raciocínios torcidos, que a Sociedade Torre de Vigia erigiu em seus cérebros. Nós cristãos enviamos missionários às mais distantes partes da terra e os treinamos nos mais difíceis idiomas, para alcançar o perdido para Cristo. Não deveríamos fazer, no mínimo, algum esforço para falar eficientemente a estas almas perdidas que vêm bater às nossas próprias portas?
Mesmo achando a linguagem do David A. Reed, que já foi ancião das testemunhas de Jeová, irritantemente fundamentalista, concordo com ele em essência. Falta tato, preparo, amor mesmo no contato dos evangélicos e demais cristãos com as testemunhas de Jeová.
Enviada: Sex Out 03, 2008 12:50 pm Assunto:
Eu tive o prazer de contribuir para a tradução do livro de Reed. Eu fui até convidado para ser o tradutor, mas na época não podia. Daí indiquei uma amiga, que trabalhava na mesma instituição assistencial interconfessional onde eu atuava, mas comprometi-me a fazer a revisão final, pois tinha muito mais experiência no trabalho de tradução, e isso eu fiz como prometido.
Realmente temos que separar as pessoas do sistema. Eu sempre digo, quando lidando com TJ's, que não tenho dúvida quanto a seu elevado nível ético e moral, e sua sinceridade, etc., mas que o que combato são as idéias erradas que a "Sociedade" lhes transmite.
Por exemplo, eu sempre pergunto a TJ's como entendem certo trecho do livro A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, que chegou a ser o livro mais traduzido do mundo, pág. 90, onde levantam aquela velha conversa fiada de que "mais de 30 anos antes de 1914" as testemunhas de Jeová já previam que aquele seria um ano marcado, com grandes mudanças a partir de então, etc., etc.
As "testemunhas" são induzidas a crer que realmente a sua organização previu tudo quanto se daria em tal "ano marcado", com as muitas mudanças decorrentes da 1a. Guerra Mundial. Não sabem que isso é uma sutil reengenharia da história. As "testemunhas" NÃO PREVIRAM GRANDES MUDANÇAS coisa nenhuma, e sim UMA SÓ MUDANÇA--da Terra para o céu. Em 1914 Russell esperava que haveria o arrebatamento da Igreja russelita para o céu, enquanto o resto do mundo ia pro beleléu (isso dá samba. . .).
Mas as TJ's em geral não percebem a realidade histórica aí por detrás e são induzidas a repetir a toada falsa da Torre de Vigia, convictas de que seus líderes são tão grandes e competentes estudantes da Bíblia que até previram, com base em profundos estudos das profecias bíblicas, que o mundo enfrentaria tais "mudanças" a partir de 1914. Pura balela. . .
Aliás, é interessante que no próprio livro Testemunhas de Jeová--Proclamadores do Reino, pág. 136, é declarado:
A Watch Tower de 1o. de fevereiro de 1916 chamava especificamente atenção para 1o. de outubro de 1914 e dizia: "Este foi o último ponto relacionado com o tempo que a cronologia bíblia nos indicava com respeito às experiências da Igreja. Disse o Senhor que seríamos levados para lá [para o céu]? Não. O que disse Ele? Sua Palavra e o cumprimento das profecias pareciam indicar inequivocamente que essa data marcou o fim dos Tempos do Gentios. Nós deduzimos disso que a 'mudança' da igreja se daria nessa data ou antes".
Vejam o contraste com o que diz o primeiro livro citado. Lá fala que esperavam "grandes mudanças" a respeito de 1914. Neste trecho, fala de 'mudança', singular. Claramente é uma linguagem ambígua para induzir as pessoas a pensarem sobre acontecimentos bem diversos do que os antecipados.
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sáb Out 04, 2008 9:01 am Assunto:
Pazrabéns pelo seu trabalho e empenho, continue assim. Admiro pessoas que se dedicam a uma causa, e pesquisam a fundo isso. Precisamos de pessoas com o teu conhecimento e dedicação. _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Enviada: Sáb Out 04, 2008 9:24 am Assunto:
Brother A escreveu:
Se estou contando experiências pessoais, que pronome pessoal devo usar?
. . . Pronome na 1a. pessoa. . .
Engraçado que ontem eu tinha visto a mensagem do Marvel e não tinha entendido o "espírito da coisa".
Brother A, seja bem vindo ao fórum. Já conhecia o seu site de algum tempo.
Acredito que os evangélicos tradicionais muitas vezes mostram um 'falso amor' para com as TJs. Na aparência aquele 'eu quero te ajudar a conhecer Jesus', mas deixa transparecer lá no fundo aquele 'queime no inferno, russelita herege!'
Evidentemente que uma TJ percebe essa falsidade e pensa que o mundo em geral a odeia por fazer o que realmente Deus exige dela. Aí entra mais um tijolinho para ajudar a erguer o paredão mental que as TJs constróem ao passar dos anos.
Enviada: Sáb Out 04, 2008 11:38 am Assunto:
Uma coisa que ocorre com freqüência também é os evangélicos subestimarem o conhecimento, as experiências e vivências de quem é ou já foi testemunha de Jeová. Quem leva ou levou a sério a proposta religiosa da Torre de Vigia possui uma bagagem formidável de vivência espiritual ou mesmo maturidade, sensibilidade. Não estou me referindo aos que apenas desenvolveram a oratória ou almejaram cargos, "pivilégios de serviço", os também chamados "organizacionais". Falo do que leram, pesquisaram, oraram e, de uma certa forma, cresceram.
Ao digitar isso lembrei da figura do Erreve. Já idoso, após décadas como ancião, ele pediu dissociação e passou a professar até mesmo o ateísmo. Ele freqüentemente se queixava da falta de sinceridade e até do desprezo de alguns foristas aqui, testemunhas de Jeová e de alguns evangélicos, que o tratavam como se ele fosse um "moleque", como se eles tivessem mais "visão" do que ele.
André Felix
Editado pela última vez por André Felix em Sáb Out 04, 2008 5:47 pm; num total de 1 vez
Ele freqüentemente se queixava da falta de sinceridade e até do desprezo de alguns foristas aqui, testemunhas de Jeová como o Cabral Destroyer e de alguns evangélicos, que o tratavam como se ele fosse um "moleque", como se eles tivessem mais "visão" do que ele.
Andre Felix
Nao entendi, por favor queira explicar melhor _________________ Esperança é decidir pela vitoria em cada circunstancia que a vida nos coloca.
Andre Felix
transcreva o post onde mostra q eu agia conforme vc afirma ai eu cima.
no aguardo. _________________ Esperança é decidir pela vitoria em cada circunstancia que a vida nos coloca.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum