Enviada: Sex Set 19, 2008 9:27 pm Assunto: Alguém já ouviu falar do bandejão dos congressos?
Lembro-me que certa vez, numa assembléia de circuito, foram colocados à venda uns bandejões de alumínio, iguais àqueles que se usam em refeitórios de empresas, com as divisões para o feijão, arroz, etc. Minha tia me disse que eram utilizados para servir comida nos congressos. Eu achei estranho, pois fui acostumado a comer hambúrguer com refrigerante, que eram trocados por umas fichinhas que a gente comprava, e determinado lanche valia tantas fichas. Eu nunca entendi direito aquele sistema das "fichas", pois no final eu sempre me sentia lesado. Alguém, por acaso, lembra do tempo em que se usavam os tais bandejões nos congressos? Sabe me dizer como eram feitos os "arranjos de alimentação" naquela época?
Editado pela última vez por byribeiro em Sex Set 19, 2008 11:29 pm; num total de 1 vez
Registrado: 16/10/07 Mensagens: 118 Localização: São José do Rio Preto - SP
Enviada: Sex Set 19, 2008 10:23 pm Assunto:
Quando criança nas assembleias e congressos além de refeições , tinha também esfirra, empadas, sonhos etc.
Na minha juventude trabalhei muito em congressos e assembleias, quando tinha refeições.....muitas vezes na minha casa (nesta época eu ainda era solteira) alguns dias antes ajuntamos varios irmãos e irmãs para escolher arroz, feijão.... para adiantar.
Dava muito trabalho...... era muita comida e feita em lugares sem estrutura para isso, as cozinhas eram improvizadas em baixo das arquibancadas nos campos de futebol muitas vezes o chão era de terra e para lavar aquelas grandes panelas não tinha nem torneiras era com mangueiras esticadas e as vezes com pouca agua, era feito mesas bem compridas de tabuas para os irmãos comerem em pé. Quanto sofrimento!!!
Um detalhe as assembleias era o dia todo é á noite também, e os congressos começavam na quarta-feira com serviço de campo de manhã e os discursos a tarde. _________________ A MENTIRA TEME A VERDADE! COMPROVE TUDO - SEMPRE!
(Raymond Franz)
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Sáb Set 20, 2008 10:12 am Assunto:
Eu lembro de ver as luzes do estádio do Pacaembu, aqui em São Paulo, acesas. Era noite. Eu era criança e achava lindo quando acendiam! Também lembro dos anúncios para o serviço de campo e para convidar pessoas para o discurso público. Fico imaginando como os publicadores lidavam com os moradores das mansões ao redor dos estádios do Pacaembu, Morumbi e do ginásio do Ibirapuera. Minha mãe nunca foi. Preguiçosa!!!
Eu gostava dos congressos no ginásio do Ibirapuera por ser coberto. Não gostava do estádio do Morumbi. Achava muito mais desconfortável e desumano do que o Pacaembu. Lembro que no Pacaembu as privadas eram daquelas antigas que ficavam enterradas no chão. Tinha até as marcas para os pés. Tinha que ficar agachado para usar! Uma coisa boa era a feira livre que existe até hoje em frente do Pacaembu, na Praça Charles Muller. Uma das melhores de São Paulo, com pastéis deliciosos...
Lembro que uma vez nós entramos numa fila para o bandejão no Pacaembu que dava uma volta do campo! Quando chegamos tinha apenas feijão, um picadinho e queijo ralado! Eu estava com tanta fome que achei gostoso. Pior que até hoje eu gosto! Feijão frio com queijo ralado é muito bom. Uma vez o Jô Soares falou que também gosta de comer feijão frio, gelado, com queijo ralado, só que ele acrescenta azeite de oliva. É uma delícia!
Também lembro de uns anúncios durante o programa solicitando carpinteiros, pintores, enfim, trabalhadores, para montarem o palco para o drama de domingo. Eu era criança e não entendia. Durante o programa, nos dias anteriores, eles ficavam montando o palco para o drama. Porque não faziam isso antes do início do congresso?
André Felix
Editado pela última vez por André Felix em Sáb Set 20, 2008 10:15 am; num total de 1 vez
Esses pesadelos ocorreram também aqui na Fonte Nova e no "Parque de Congressos do Cabula" que a Torre de Vigia vendeu para a Telebahia, que virou Telemar, que agora é Oi Fixo.
Lembro-me que venderam por um fortuna para comprarem o Terreno do Salão de Assembléias na Estrada CIA/Aeroporto.
Fiquei sabendo até que houve desvio de dinheiro e que alguas estrelas caíram por conta disso. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Eu perguntei sobre o bandejão, e não sobre picuinhas da Torre!
Editado pela última vez por byribeiro em Qua Set 24, 2008 12:38 am; num total de 1 vez
Enviada: Sáb Set 20, 2008 10:36 am Assunto: Re: Alguém já ouviu falar do bandejão dos congressos?
byribeiro escreveu:
... Alguém, por acaso, lembra do tempo em que se usavam os tais bandejões nos congressos? Sabe me dizer como eram feitos os "arranjos de alimentação" naquela época? [/b][/size]
Eu sou saudosista incorrigível e lembro com carinho dessa época. Ao menos aqui em São Paulo a comida era feita com muito zelo por voluntários que, dependendo do tamanho do congresso, varavam a noite preparando.
No Salão de Assembléias de Ribeirão Pires, durante o programa da manhã, quando aperta aquela fominha, as vezes o cheiro da comida invadia o auditório. Aquele cheirinho da alho frito. Uma delícia. No bandeijão vinha sempre arroz, feijão, alguma carne ou picadinho, salada e uma sobremesa que podia ser um doce ou uma fruta. Depois, no programa da tarde, era possível escutar o barulho das bandeijas sendo lavadas. Com a simplificação do arranjo de alimentação elas passaram a ser usadas para acomodar os lanches. Soube de voluntários que preparavam o almoço e que, em alguns casos, não assistiam os programas dos congressos e assembléias com o restante da família já há décadas. De certa forma a simplificação do arranjo de alimentação foi uma medida de bom senso. Mas que era saudoso, isso era.
Minha mãe trabalhava fora e nunca levava nada de comer, como as outras "irmãs", comprava tudo lá. Tinha hamburguer, cheese salada, pastéis, bolos, sonhos, refrigerante, uma bomboniere com chocolates da nestlé, garoto, sorvete da kibon .... era de fato uma festa ... a festa de Jeová! Ao menos aqui em São Paulo tudo era de marca.
Na hora do almoço, em Ribeirão Pires, era inevitável o passeio para dar uma olhada na represa Billings. Isso apesar dos constantes anúncios sobre os perigos. Soube de uma garoto que morreu afogado. Uma vez a gente tirou um "pega-pega" e um dos moleques da minha congregação caiu rolando no chão, quase caiu na represa! Voltou com a roupa toda suja de terra vermelha. O terreno do Salão era totalmente aberto nas décadas de 70 e 80. Não era murado, não tinha cercas!
Lembro que mesmo com tanta abundância de comidas e lanches tinha gente que ainda ia na churrascaria que ficava ao lado do Salão e num quiosque à beira da rodovia Tibiriçá especializada em pamonhas! Minha mãe era uma que me pedia para comprar milho cozido! Uma vez eu flagrei um ancião bebendo uma dose de cachaça lá. A cena é inesquecível. Aquele sujeito de terno, com pinta de crente, pedindo cachaça! Só sendo tejota mesmo! Eu achei até bacana. Pensei - tejotas não são iguais os crentes chatos. E ele não estava fazendo nada escondido! O local estava repleto de tejotas.
Já fazem alguns anos que a Torre comprou o terreno da churrascaria e transformou no estacionamento.
Tá vendo? Sou um saudosista incorrigível!
André Felix
Represa Billings - Ribeirão Pires, SP
Enviada: Sáb Set 20, 2008 11:07 am Assunto: Que bom que não se fala só mal
Apesar de não fazer mais parte das TJs, ainda existe um pouco de nostalgia entre a gente né? Lembro-me dos irmãos pobrinhos que vinham do interior e traziam vasilhas plásticas com comida. Alguns repartiam o pouco que tinham. Eu admirava a humildade dos irmãos do interior do Pará, que viajavam centenas de km de ônibus para assistir aos congressos. Alguns se hospedavam em ksa e era lindo compartilhar experiências com eles. Desses irmaõs eu realmente tenho saudade. Havia uma família de São Miguel do Guamá (PA) que conquistou meu coração de tão bacana que era. Soube depois que o filho mais novo deles, que na época era pré-adolescente, se desencaminhou, virou alcoólatra e drogado. Fiquei muito triste quando soube disso, pois criei um vínculo muito forte e adorava os meninos deles. É uma pena que tenha havido falhas na criação do garoto.
Um bandejão típico daquela época, pelo menos onde eu morava: arroz, feijão, picadinho de carne de oitava, batatinha cozida e salada de repolho. Para quem não tolerava o cardápio da haute cuisine française tejoteana, havia sandubas, tortas salgadas, bolos e doces diversos (quase tudo doado pelas amorosas irmãs).
Às vezes o plat du jour dava caganeira no povo. Era um deus-nos-acuda dos infernos...
Enviada: Seg Set 22, 2008 11:26 am Assunto:
livreefeliz escreveu:
Um bandejão típico daquela época, pelo menos onde eu morava: arroz, feijão, picadinho de carne de oitava, batatinha cozida e salada de repolho.
Às vezes o plat du jour dava caganeira no povo. Era um deus-nos-acuda dos infernos...
Engraçado. Aqui em São Paulo, principalmente no Salão de Assembléia de Ribeirão Pires, lembro da comida ser de ótima qualidade (o único que eu conhecia). No nosso circuito lembro até de "mamas" e "nonas" gorduchinhas e sorridentes preparando a refeição. Mas é que também existia infra-extrutura para isso. Para os padrões da época a cozinha era muito bem equipada. Nada era improvisado. Era uma verdadeira cozinha industrial.
Sempre ouvi dizer que o Salão de Assembléias de Cosmopolis, SP, era uma temeridade. Nunca fui lá.
Ouvi falar de um cricuito que um dia serviu feijoada. A sessão da tarde foi sonolenta .....
Eu também, quando criança na década de 80, frequentei alguns congressos e assembléias tanto em estádios quanto em Ribeirão Pires. Lembro que a comida no bandeijão (não era de aço inox, não?) era uma delícia. Parte da minha família sempre ajudou a fazer a comida e eu vivia na cozinha. Também lembro que em Ribeirão Pires tinha uma casinha de fibra de vidro da Kibon, branca e azul. Eu era doido pra entrar nela, mas nunca deixaram. "Quando eu crescer", sonhava, "vou trabalhar no sorvete". Hehehehe.
Também sou muito nostálgico. Tenho muitas saudades da minha infância e, a cada dia, me convenço que foi a melhor época da minha vida. Que pena que não dá pra voltar. Gostaria de passar mais um dia por lá.
Putz... Só lembro vagamente do Morumbi, o que eu lembro melhor foi aquele congressão que teve no Ginásio do Ibirapuera parecia o inferno na terra gente pra tudo lado, e eu voltei de ônibus urbano pra casa. Depois fizeram uma papagaida dessas recentemente lá no Sambodromo mas eu não fui não, acho que isso faz uns 4 ou 5 anos já.
Agora eles tem Cosmópolis, Ribeirão Pires, Vargem Grande e o lixo de Mairiporã, e em breve um la pra zona leste, não precisão mais desses mega power blaster eventos
Mairiporã e seu salãozinho a melhor DOIS Salões vagabundos no meio de um barranco perto do Tunel da Mata Fria que comporta 5 mil pessoas +/- cada um, faz um frio do diabo, e em dias quentes parece uma saúna, com seus telhadinhos de metal, mais parece uma fábrica abandonada do que qualquer coisa
A propósito as publicações ficam estocadas lá, os irmãos que saiam de Sp e arredores pra ir lá buscar
Fizeram! Era uma reunião especial, não me lembro exatamente o que era... Capaz que era a visita de um membro do Corpo Desgovernado. Algum dissidente paulista ai pode dar informações mais exatas. Na época eu nem cogitei em ir, se chovesse tava todo mundo ferrado, teve uma época que eu fugia dessas roubadas
Eu lembro dos bandejões nas assembléias. Eu era bem pequeno, mas lembro sim. Ler os relatos aqui dá saudade do tempo que a gente era criança. Era um tempo que a gente não via maldade nas coisas...
Ler os relatos do André é igualzinho assistir um filme. Parece que eu revejo a minha infância neles. Quem nunca brincou de pega-pega nos intervalos das assembléias quando era criança? Todos voltavam imundos pra casa mesmo... _________________ Deus é uma invenção da Rede Globo para alienar os pobres.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3Próximo
Página 1 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum