O que motivaria um ateu convicto a dar sua vida por um ideal? Falar de exemplos é brincadeira, basta ver quantos comunistas de carteirinha, ateus convictos foram mortos pela ditadura militar. Mesmo estes que tem o tal primeiro princípio, como o Gustavo definiu, deram e dão a vida em prol da evolução da sociedade, por mudanças que ele não desfrutará, mas a sociedade sim, com sua contribuição e só, sem recompensas eternas, o nada como retribuição.
Bem, acho que sua observação possui uma falha... No final você diz que estes ateus não esperavam nada como recompensa, ao contrário de religiosos. Você está tentando mostrar que ateus fazem o bem de forma desinteressada, não é?
Bem, se é assim, então você jamais poderia dizer que o ateu dá a vida por um ideal. Pois se você dizer isto, estará dizendo que o ateu deu a sua vida para que seu ideal se concretizasse. Esta é a recompensa do ateu. Ou talvez sua recompensa seja a evolução da sociedade.
Ou então, ele deu sua vida por nada. Simplesmente a deu. Creio que esta opção não seja muito realista.
Mas o exemplo é interessante. Ele ilustra bem como a vida de um ateu seria descartável. Ele dá sua vida por um ideal, e não para si mesmo. O ideal é mais importante que a vida das pessoas que morreram por ele. Ele não estabelece uma relação bilateral. Homens morrem por ele, mas ele não fornece nada para eles. Ele mata para continuar vivendo.
Para o religioso, pelo menos, há a relação bilateral. O religioso pode morrer, mas ele consegue obter algo em troca.
Abenildo G. Florêncio escreveu:
O que motiva um "crente" nós sabemos... O paraíso com cem virgens eternas dos mulçumanos, após um atentado suicida, a recusa de sangue na perspectiva de ressurreição em outro paraíso, os heróis das cruzadas, devolvendo Jerusalém às mãos dos cristãos...?
Não sou ateu por definição, estou mais para o agnosticismo, mas tenho muitos amigos que o são, e poucos deles que sei que dariam a vida única deles só por um avanço social relevante!
Bem, eu diria que poucos hoje dariam sua vida para um avanço social relevante. Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas. Religiosos e não religiosos. _________________ (Mat 5:46) Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Esses dias estava pensando nesse tópico e enfim pensei em alguma coisa para responder. Lá vai:
Se você acredita em Deus, que Ele é todo-poderoso e bondoso, e que se importa com os seres humanos, simplesmente aceite o fato de que, ao menos até o presente momento, Ele não tomou nenhuma atitude para remediar a situação com seu poder. A partir daí, você pode adotar duas posturas:
1-> Aguardar o dia em que Deus usará seu poder e sobrenatural e milagrosamente resolverá todos esses problemas. Quem adotar esse ponto de vista (como as TJs) deve parar de reclamar e ter paciência.
2-> Adotar um pensamento igual ao de "Deus", interpretado por Morgan Freeman no filme "Todo-Poderoso", com Jim Carey: "As pessoas sempre querem que eu faça tudo por elas, quando elas não percebem que, na verdade, elas é quem têm o poder de mudar sua situação."
O ponto de vista expresso na segunda atitude me parece mais razoável. É melhor partir do pressuposto que não haverá qualquer intervenção divina para a solução destes problemas, e nos juntarmos para os resolvermos nós mesmos, através de tentativa e erro. Quem sabe não seja exatamente isso que Deus queira? Quem sabe, se fizermos isso, Ele não abençoe nossos esforços? (até parece um TJ falando...)
Agora, se você for ateu, como eu, então já não aguarda solução sobrenatural para nada na vida. Só resta adotar a segunda opção, ou se tornar indiferente.
Sabe aquela histórinha do policial bom e do mal, quando te pegam inrregular numa blitz? Pois é tem que haver o "desgraçado", o "mal" e o "bonzinho" para voçe sair daquele momento horrível. É duro, principalmente para quem tem filhos, aceitar as coisas como "parte de um plano divino". Pimenta nos olhos dos outro é refresco!
E eu sempre me questionei sobre como foi escolhido o corpo governante se Jeová não interfere nos assuntos humanos, e lá só tem humanos. _________________ A HONESTIDADE É A MELHOR ARMA PARA DESMASCARAR A TENDENCIOSIDADE!
Obrigado Apostolakis e a todos os demais foristas. Não sabia ser necessária essa apresentação, sou novo em fóruns, tive até dificuldade em entrar, rsrsrs. Mas como eufaço essa apresentação, é aqui mesmo? Desculpem todos a minha ignorância. _________________ A HONESTIDADE É A MELHOR ARMA PARA DESMASCARAR A TENDENCIOSIDADE!
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 1551 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qua Out 15, 2008 5:19 pm Assunto:
DOWNTOWER escreveu:
Obrigado Apostolakis e a todos os demais foristas. Não sabia ser necessária essa apresentação, sou novo em fóruns, tive até dificuldade em entrar, rsrsrs. Mas como eufaço essa apresentação, é aqui mesmo? Desculpem todos a minha ignorância.
fique a vontade _________________ "O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
O que motivaria um ateu convicto a dar sua vida por um ideal? Falar de exemplos é brincadeira, basta ver quantos comunistas de carteirinha, ateus convictos foram mortos pela ditadura militar. Mesmo estes que tem o tal primeiro princípio, como o Gustavo definiu, deram e dão a vida em prol da evolução da sociedade, por mudanças que ele não desfrutará, mas a sociedade sim, com sua contribuição e só, sem recompensas eternas, o nada como retribuição.
Bem, acho que sua observação possui uma falha... No final você diz que estes ateus não esperavam nada como recompensa, ao contrário de religiosos. Você está tentando mostrar que ateus fazem o bem de forma desinteressada, não é?
Bem, se é assim, então você jamais poderia dizer que o ateu dá a vida por um ideal. Pois se você dizer isto, estará dizendo que o ateu deu a sua vida para que seu ideal se concretizasse. Esta é a recompensa do ateu. Ou talvez sua recompensa seja a evolução da sociedade.
Bom, o que eu queria dizer era que o ateu não espera ter realização pessoal, ou seja, ele não espera que vá desfrutar de bênçãos particulares por ter dado sua vida por seu ideal, ou como o senhor disse, pela evolução da sociedade. Mas ele, o ateu, sabe muito bem que não vai viver para ver.Como diria o "apóstolo Paulo" sobre o amor, -"não procura seus próprios interesses...não leva em conta o dano",(1Cor. 13:5) isso elevado ao plano qual é o maior dano para um ateu, perder a única coisa que ele acredita, a vida, o sangue que corre em suas veias. Diferentemente do crédulo, que espera uma reciprocidade...
Citação:
Ou então, ele deu sua vida por nada. Simplesmente a deu. Creio que esta opção não seja muito realista.
Mas o exemplo é interessante. Ele ilustra bem como a vida de um ateu seria descartável. Ele dá sua vida por um ideal, e não para si mesmo. O ideal é mais importante que a vida das pessoas que morreram por ele. Ele não estabelece uma relação bilateral. Homens morrem por ele, mas ele não fornece nada para eles. Ele mata para continuar vivendo.
Para o religioso, pelo menos, há a relação bilateral. O religioso pode morrer, mas ele consegue obter algo em troca.
Na minha ótica, isso se chama altruísmo, o antônimo de egoísmo. O morrer por outros, sem espectativas de recompensa, em comparação com quem quer "algo em troca".
Gustavo escreveu:
Abenildo G. Florêncio escreveu:
O que motiva um "crente" nós sabemos... O paraíso com cem virgens eternas dos mulçumanos, após um atentado suicida, a recusa de sangue na perspectiva de ressurreição em outro paraíso, os heróis das cruzadas, devolvendo Jerusalém às mãos dos cristãos...?
Não sou ateu por definição, estou mais para o agnosticismo, mas tenho muitos amigos que o são, e poucos deles que sei que dariam a vida única deles só por um avanço social relevante!
Bem, eu diria que poucos hoje dariam sua vida para um avanço social relevante. Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas. Religiosos e não religiosos.
Discordo meu querido! Aqui mesmo, neste fórum, temos muitos exemplos de ateus que lutam ferrenhamente por um ideal em comum, e pode ter certeza, muitos já sacrificaram e sacrificam do seu para o próximo, só por estar nesta batalha. Alguns podem até dar sua vida por um companheiro, (lógico, em circunstâncias que fosse inevitável o sacrifício, ateu normalmente não é burro).
O que quero dizer é que o crente diz:"Venha a nós o vosso reino", outros: "Que façamos aqui na terra como se fosse um céu", mesmo não tocando arpas nele. _________________ Pela evolução do pensamento, sem grilhões, na busca do divino !
Abenildo, muito obrigado por me confirmar! _________________ (Mat 5:46) Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Pelo que eu aprendi lá, o sofrimento humano é advindo da escravização ao pecado, pois "homem tem dominado homem para seu próprio prejuízo" e Jeová faz ouvido de mercador. Eu acho que ele não tá nem aí mesmo pra gente. Lembram que certa vez ele deplorou ter criado a humanidade? É isso aí, o deus que assassinava criancinhas na antiguidade hoje não passa de um véio esclerosado e sonolento. O homem que se lixe sozinho. Azar o nosso! _________________ Blá-blá-blá
Acho que o deus da bíblia age como um muleque mimado que tem o brinquedo tomado por outro e fica fazendo birra. Vejam o caso envolvendo Jó, quando Jeová e o Diabo, em sua briguinha idiota, ferra o véio todo, fazendo ele ficar na miséria e cheio de feridas pelo corpo. Eu penso igual a mulher de Jó, pois numa situação dessas, eu tbm "amaldiçoaria a deus e morreria" de uma vez. Também é notório o caso em que Jeová pede pra Abraão matar seu filho sobre a fogueira. Ora, antes ele decretou: "não matarás" e, depois, para satisfazer suas vontades e sede de sangue (igual aos deuses pagãos da época, que exigiam sacrifícios humanos), induz Abraão a se tornar um asasssino. Para mim, no mínimo, é falta de coerância de um deus que se diz "misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e verdade". Acredito que esse deus marrento, pueril e tolo nunca existiu, não passa de imaginação de escritores mal intencionados.
Eu penso igual a mulher de Jó, pois numa situação dessas, eu tbm "amaldiçoaria a deus e morreria" de uma vez.
Suícidio?
Tem um monte de gente aqui que só tá fazendo a primeira parte! ( amaldiçoando )
E a Segunda???
Zuera, pessoal!!!
Vou me dar sem argumentos e dizer....o famoso, blá,blá,blá!
Sempre haverá pessoas fervorosas que acreditarão em Deus e por outro lado sempre haverá quem não acredita. Então cada um fique na sua e faça sua parte para melhorar...!!!
Quem acredita em Deus: Que continuem a acreditar e se ajudem e ajudem ao próximo!
Quem não acretida e tem "evidencias" que continuem em não acreditar e digam: Se foda...Já que nao tem um deus para ajudar eu vou fazer a minha parte...e cada um faz a sua historia, porra!!!! rsrs
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página Anterior1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Página 8 de 8
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum