TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Resenha do filme "To Verdener" (com Spoilers!!!)
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Filmes e as Testemunhas de Jeová
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jerry
forista sênior - 2º fase
Usuário: OffLine
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 12:21 pm    Assunto: Resenha do filme "To Verdener" (com Spoilers!!!) Responder com citação

Finalmente assisti ao filme. Fiz questão que meu namorado assistisse comigo, para ter também a opinião de alguém relativamente neutro, que nunca passou pela Torre de Vigia. Assim eu teria outra percepção tanto sobre o filme enquanto arte, quanto sobre a temática trabalhada.

Quero antecipar que na minha análise haverá SPOILERS, ou seja, revelarei alguns pontos do filme. Quem não quiser saber, pare aqui e depois de assistir ao filme leia. Se bem que eu acho que este filme não deve ser visto meramente como entretenimento, mas como ferramenta a ser utilizada pela apostasia para atingir membros da Torre. Neste sentido, não haveria mal nenhum em ler o que vou escrever. O que vale é a trajetória, e não o destino.

Bem, a cena de batismo da irmã da Sara é bem emblemática. Mostra como a protagonista está feliz pela inserção da irmã biológica mais nova nessa comunidade religiosa. Sara é uma TJ padrão: vai ao campo, dirige o estudo com seus irmãos, etc. Mas ainda no começo do filme há um drama familiar: o pai de Sara cometeu adultério, e não é perdoado pela esposa, o que resulta em divórcio, bíblico segundo as TJ's. Os pais perguntam com quem os filhos querem ficar e, instigados por Sara, resolvem ficar com o pai. Sara chega a passar na cara da mãe que é um dever perdoar. Mal saberia ela que não teria acesso ao perdão do pai e de outros TJ's no decorrer do filme.

Sara tem uma amiga, Thea, que diz haver três tipos de jovens testemunhas-de-jeová:

Citação:
O primeiro quebra todas as regras. O segundo experimenta as coisas sem falar muito a respeito. E o terceiro, são os nerds. Eles vão a todas as reuniões, bebem chá com seus pais e nunca fazem nada errado.

Sara diz ser do terceiro tipo, e sua amiga diz que em breve ela será do segundo. Estão ambas numa festa "mundana", e Sara mentiu para o pai para estar lá. Quer dizer, disse uma meia-verdade. Não disse exatamente que tipo de festa era. E foi lá instigada por sua amiga Thea, também testemunha. É lá que ela conhece Teis, por quem virá a apaixonar-se.

Para mim um dos momentos mais bonitos do filme, em se tratando de fotografia, é quando Sara perde o trem e é obrigada a dormir na casa de Teis, que mora distante dela. Sara reluta, mas concorda em dormir na cama, e Teis no chão. O enquadramento da câmera, com Sara em primeiro plano, cheia de dúvidas e desejos, e Teis mais ao fundo, no chão, é simples, bonito e emblemático.

Bom, a questão é que o filme vai se desenvolvendo, mostrando a rotina familiar TJ de Sara, por um lado, e seu envolvimento amoroso, de outro. Situações constrangedoras também acontecem, como quando Sara e Teis estão numa loja, e lá ela encontra seu irmão biológico mais velho. Mal se falam, e o mal-estar é notório. Quem foi TJ mata logo a charada: o irmão de Sara é desassociado, e ela só fala com ele para não parecer anormal diante de Teis. Mas ele percebe, e fica estupefato diante de uma religião que submete irmãos a isso. E num dos momentos altos do filme, começa a questionar que Deus amoroso é esse. Aponta aleatoriamente para pessoas da loja, mulheres e um bebê, e pergunta se Deus vai destruí-los caso não se convertam à fé de Sara. Constrangida ela se mantém firme, e diz que sim, vai. Evidentemente tudo isso, dito de forma tão crua, por uma pessoa de fora, a quem ela ama, começa a mexer com suas certezas mais íntimas.

O que ocorre é que, tanto por se envolver emocionalmente, como por analisar e ver como de fato funciona a organização, Sara vai se distanciando, mas tem medo de se tornar como o irmão mais velho, um pária social, alguém abjeto diante dos outros. Afinal, não são só os amigos que Sara vai perder caso deixe a Torre: a própria família lhe iria virar as costas. É por isso que ela e Teis pensam estratégias para enganar as pessoas, e não deixar elas perceberem que já estão morando juntos. Sara conta inclusive com a ajuda da mãe, que lhe confessa que também tinha suas dúvidas sobre a organização. A maior preocupação de Sara é não se distanciar de seus irmãos.

Teis até que tentou estudar a Bíblia. Foi a um congresso. Mas simplesmente a "verdade" não lhe entrava na cabeça. E, justiça seja feita: ele em momento nenhum exigiu que Sara abandonasse sua fé por causa dele. Mas também nunca deixou de falar com ela sobre o que pensava.

Os anciãos insistem em procurar Sara e ela passa por duas comissões judicativas. Na primeira foi ela mesma quem procurou os anciãos, sob instâncias do pai.

Quando meu namorado viu como funciona uma comissão judicativa, ele soltou uma exclamação: "Que perversão!". Palavras dele. Ele achou um absurdo o grau de intimidade das perguntas. E disse até que na confissão católica a confissão pode ser anônima, e não há todo aquele massacre psicológico. A todo momento ele me perguntava: "É assim mesmo? Como você se submeteu a isso?"

Finalmente Sara é desassociada, contra a sua vontade. Repito: não que ela quisesse permanecer na Torre. O que ela não queria era perder o contato com os irmãos. Sua irmã, que se batizou no começo do filme, reage como a própria Sara já havia tratado o irmão desassociado: vira-lhe a cara. O caçula (nessa parte eu me emocionei muito) quer entender por que Jeová vai destruir sua irmã a partir de agora. E Sara lhe fala: não acredite, é tudo mentira!

Foi triste e real também ver Sara no funeral da amiga, que morreu por rejeitar transfusões de sangue. Confesso que nesse momento do filme, quando ela chegou ao Salão do Reino, pensei (na verdade, desejei profundamente) que ela fosse fazer um discurso e dizer umas verdades. Mas ela simplesmente sentou, ouviu o discurso, e foi embora, sendo vista como um E.T. por todos os seus ex-"irmãos". E para piorar, seu pai ainda lhe disse que ela era egoísta por ter abandonado a Jeová e à família. Sara responde com uma pergunta que para mim valeu o filme inteiro. Essa eu vou deixar para vocês conferirem.

Bom, muitos não gostaram do filme porque Sara terminou seu relacionamento com Teis. Outros, porque ela se torna atéia no final, outro ápice do filme, sua última oração. Eu acho que já valeu muito a pena pelo fato de ela ter se libertado, e agora, finalmente, poder escolher seus caminhos, sem culpa. Achei muito positivo isso. Penso que devemos abandonar o pendor hollywoodiano que temos, de ansiar por "finais felizes". Por mais contraditório que possa parecer, esse filme segue a máxima de Herbert Viana: "A vida não é filme, você não entendeu!". Sim, esse filme é baseado em fatos reais, na vida de pessoas como nós. E não há nada mais de original desde que Aristóteles escreveu na sua obra Arte Poética, milhares de anos atrás: a arte só é arte quando imita a vida...

Editado pela última vez por Jerry em Sex Set 12, 2008 10:04 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Jerry não assisti ao filme mas Jean tinha me adiantado algumas coisas e até comentei com ele que achava que iria ser bem produtivo ver o filme ou mesmo selecionar partes dele para montar um vídeo explicativo sobre a vida de uma TJ!

Quero também aproveitar e agradecer em nome do Fórum TJs Livres todos que participaram em conseguir o filme, baixá-lo, traduzí-lo e disponibilizá-lo! Como não estive nas entrelinhas dessas coisas agradeço de um modo geral, mas quem participou e gostaria de comentar eu agradeceria, pois simplesmente foi fantástico o que fizeram. Wink

Jerry sua resenha para mim foi muito boa...e quero depois publicá-la no Blog do Fórum...em breve vou adquirir esse filme para ver e com certeza irei fazer muitas cópias e entregá-las a muitos TJs e Ex-TJs gratuitamente...pretendo ir num cinema de arte daqui de Fortaleza e levar uma proposta para o cinema adquirir o filme original para passá-lo e desenvolvermos um debate sobre isso.
onça banguela
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente sua resenha... eu vou querer a cópia. Pego no fim de semana!

Rainer Maria Rilke
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
naamangomes
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

Conseguiram o filme? Cadê o link pra eu baixar? estou muito ansioso pra assistir.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Disney
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

pascoalnaib escreveu:
em breve vou adquirir esse filme para ver e com certeza irei fazer muitas cópias e entregá-las a muitos TJs e Ex-TJs gratuitamente...

Pascoal, gostaria de te ajudar nessa empreitada. Como posso?

“Uma verdade apresentada pelo próprio Satanás é tão verdadeira quanto uma verdade declarada por Deus.... Aceite a verdade onde quer que a encontre, não importa o que ela contradiga.” Charles Taze Russell
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fabio
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 8:43 pm    Assunto: Re: Resenha do filme "To Verdener" (com Spoilers!! Responder com citação

Jerry escreveu:

Citação:
O primeiro quebra todas as regras. O segundo experimenta as coisas sem falar muito a respeito. E o terceiro, são os nerds. Eles vão a todas as reuniões, bebem chá com seus pais e nunca fazem nada errado.

Está faltando pouco para baixar o filme, vou assistir ainda hoje. Mas eu acho que passei por todos os estágios... hehehe
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Acabei de assistir o filme. Apesar de muitos não terem gostado, eu gostei do filme.

Uma coisa que eu gostaria de salientar é o caso da amiga da Sara, que segundo ela mesma era do grupo que fazia as coisas e "escondia", e a Sara era do grupo dos "nerds". No final essa mesma amiga acaba virando as costas para a Sara, mostrando bem a atitude de algumas TJs, que levam uma vida dupla e mesmo assim tem a cara de pau de virar a cara quando vêem um desassociado.
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Fabio escreveu:
Uma coisa que eu gostaria de salientar é o caso da amiga da Sara, que segundo ela mesma era do grupo que fazia as coisas e "escondia", e a Sara era do grupo dos "nerds". No final essa mesma amiga acaba virando as costas para a Sara, mostrando bem a atitude de algumas TJs, que levam uma vida dupla e mesmo assim tem a cara de pau de virar a cara quando vêem um desassociado.

Fantástico seu comentário, também pensei no mesmo qdo vi o filme!!
Só não gostei do final, e não porque queria que fosse feliz, mas porque ela se tornou atéia, abandonou a crença em Deus. Seria melhor se ela abandonasse apenas a torre, pois assim ficaria mais claro que seguir a Torre é uma coisa, seguir a Deus é outra. Mas é um bom passo.

Alguém tem mais informações sobre o autor do filme?

Osvaldo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Disney escreveu:
pascoalnaib escreveu:
em breve vou adquirir esse filme para ver e com certeza irei fazer muitas cópias e entregá-las a muitos TJs e Ex-TJs gratuitamente...

Pascoal, gostaria de te ajudar nessa empreitada. Como posso?

Disney vou entrar em contato contigo via MP ok? Abraços!
Fabio
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Osvaldo escreveu:
Fabio escreveu:

Fantástico seu comentário, também pensei no mesmo qdo vi o filme!!
Só não gostei do final, e não porque queria que fosse feliz, mas porque ela se tornou atéia, abandonou a crença em Deus. Seria melhor se ela abandonasse apenas a torre, pois assim ficaria mais claro que seguir a Torre é uma coisa, seguir a Deus é outra. Mas é um bom passo.

Alguém tem mais informações sobre o autor do filme?

Fica tão claro que ela virou atéia? Ela diz que não acredita mais em Jeová. Mas talvez seja da mesma forma que alguns dizem aqui, que não acreditam no Deus do sentido bíblico.
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 3:55 am    Assunto: Responder com citação

Concordo Fábio.
Não necessáriamente acho que foi isso que aconteceu. Penso que ela abandonou sim o deus das TJs, na forma como ela o conhecia e a quem orava, mas isso não significa que não tenha preservado uma outra visão de Deus.
De qualquer forma pode ter sido apenas uma fase, devido ao choque da morte da amiga e todos os problemas e pressões que ela viveu.

No tôdo gostei muito do filme. Ainda estou digerindo. Quando acabei de assistir fiquei deprê. Só de lembrar como sofri toda aquela lavagem cerebral, me senti mal, e senti uma grande responsabilidade em relação a quem está lá sendo oprimido e subjugado. Infelizmente é um sistema muito poderoso.
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Isso que eu ia perguntar para quem assistiu: como ficou depois de assistir ao filme? Velhas lembranças ainda doem?
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Sim, Pascoal, velhas lembranças voltaram. No meu caso, como não nasci numa família de testemunhas-de-jeová, é claro que muito do drama pessoal de Sara não foi sentido por mim. Mas tive amigos ali dentro que passaram pelo que ela passou.

Além disso, o conflito psicológico pessoal, de fazer entre o que acha certo e o que a Torre afirma ser o certo, é algo comum a todos nós.

Posso dizer que fiquei aliviado, ao final do filme. Aliviado por não estar mais preso naqueles esquemas de pensamento.

Mas fiquei também angustiado, pelas pessoas que continuam lá dentro, sem se dar conta das realidades múltiplas que existem para além da Torre. Angustiado especialmente por minha irmã. Meu namorado disse: "Você tem de tirá-la de lá!" Eu lhe respondi que socializar com ela a informação sobre a podridão que é aquilo tudo é o meu dever. Tirar, não. Se eu tirar, ela volta. Ela tem de decidir sair.
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Set 12, 2008 2:36 am    Assunto: Responder com citação

pascoalnaib escreveu:
Isso que eu ia perguntar para quem assistiu: como ficou depois de assistir ao filme? Velhas lembranças ainda doem?

Sabe, Pascoal, é complicado esse lado de nos sentirmos enganados e usados. A Torre deixa-nos essa sensação. A mim faz-me sentir que fui tão ingênua, que me passa uma enorme fragilidade. Como pudemos acreditar em tudo aquilo? Como nos anulamos tanto em nome duma religião? Como impedir que algo semelhante nos volte a acontecer?
Eu só fiquei 5 anos na Torre (embora tenha tido algum contacto com as TJs desde a infancia), mas penso que era uma das pessoas da minha ex-congregação, que vivia tudo aquilo mais intensamente, como tudo o que faço na vida. Me entreguei. Apostei. Me decepcionei.

Me doeu também no filme ver todo o esforço que a Sara fez para levar uma vida dupla que lhe permitisse não perder os familiares que ela amava, nem o homem que amava. E como no final ela se sentiu pouco amada pelo pai, o pai que ela sempre apoiou e amou.
Aquela familia foi desfeita pelas TJs, e não sabiam.
Fiquei pensando no percurso dos outros dois filhos que ficaram vivendo com o pai - a criança e a adolescente - e imaginando os dramas que ainda viverão, tendo em conta que a história é baseada em factos reais.

Para mim essa religião constrói lobos em pele de ovelhas, que devoram ovelhas.
Dói saber que não tem ninguém capaz de defender essas ovelhas, e que elas se deixam devorar a troco duma ilusão.
É um jogo tão desleal, que até as pessoas mais lúcidas e amorosas lá dentro, vivem cegas pela doutrina, e acabam se omitindo em questões de justiça, por "obediência a homens", ops, a "Deus".
Às vezes acho que não existe maior solidão do que a de algumas TJs.

(Passado 5 anos de afastamento, as lágrimas ainda me escorrem pelo rosto. Mas são lágrimas que lavam a alma.)
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Uma coisa que não ficou muito clara para mim: por que Sara abandonou Teis?

Se ela, que tentou levar uma vida dupla em nome da família, foi expulsa pela Torre, e abandonada pela família (com exceção da mãe, e do caçula, que não podia decidir, mas não queria abandoná-la), por que Sara não continuou morando com Teis, agora sem precisar esconder nada?

Será que ela precisava de um tempo só para digerir tudo?

E afinal, onde está hoje a jovem cuja história inspirou o filme? Tabita, se não me engano...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Filmes e as Testemunhas de Jeová Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: