Enviada: Dom Ago 31, 2008 7:24 pm Assunto: Como sería sua nova religião?
Suponhamos, que você tenha desistido da organização devido a discordância de alguns aspectos peculiares das TJ'S. Digamos, que você tivesse motivações genuínas de servir a Deus de uma maneira aceitável, e acreditasse que a melhor maneira de fazê-lo seria por estabelecer uma frequente associação pessoal ( HEBR 10:24,25); partindo-se da premissa que ainda continua a ter um ponto de vista favorável a Bíblia, que conceitos, princípios ou ensinos mantería nessa sua nova religião?
As expressões, suponhamos, e digamos usadas na questão proposta já esclarecem essa condição!!!
Para ser mais claro, caso, vc tivesse a intenção de formar uma nova religião cristã, como ela sería???
O Amigo parte do pressuposto que para agradar ao deus Jeová, precisariamos estar agregado a uma religião, ou como dito explicitamente "formar uma nova religião cristã". Existe mesmo essa necessidade de pertencer a uma organização para se agradar ao criador? Pra que formar uma nova religião cristã? Se estou descontente com as Testemunhas de Jeová saio e monto outra?...afinal de contas PARA QUÊ?!!! _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Dom Ago 31, 2008 8:06 pm Assunto:
Religião organizada e institucionalizada é desnecessária.
Eu sinto falta de um novo mito que abrangesse a visão cosmológica extremamente mais abrangente que temos hoje do universo e do lugar que ocupamos nele do que aquele que existia no início do cristianismo, por exemplo.
Uma religião que tentasse ao máximo não permanecer limitada à cultura ou ao conhecimento científico de uma região ou de uma época.
André Felix
Acho que seria bem interessante essa idéia Felix, pena que o Cristianismo e o Cientificismo acabaram com grande parte da imaginação do homem _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
Sei que em sua maioria os frequentadores do fórum, hoje rejeitam a ideía de serem pertencentes a um grupo religioso. Mas se encararmos sob um outro prisma estarmos aqui debatendo assuntos de ordem espiritual não consiste em sí mesmo numa forma de religião? Certamente, há aqueles que apreciam o companherismo de outros e acreditam que a associação com pessoas mais experientes pode lhes ser instrutivo, edificante, prestativo, e dessa forma gostariam de que esses laços de amizade genuína, e amor, seguindo princípios delineados nas escrituras, saíssem do que é virtual e atingissem o campo do material. Por entenderem não encontrar isso nas TJ'S, mas não terem desistido dessa idéia de uma união fraterna poderíam vir a formar um grupo de intima associação em termos de espiritualidade, no entanto, sem as grandes pretenções das atuais "grandes" religiões. Nesses casos, a questão gira em torno de quais seríam os princípios que ao seu ver manter-se-iam nesse meio?
Sinceramente não acho que o termo fosse religião. Esse negócio de associção, companheirismo e etc é coisa de Tj. Já saímos de lá. Então cai tudo na falácia. Acredito mais nos meus amigos aqui do que os de lá. Segundo: tem que acreditar na Bíblia o que é outra coisa complicada. É difícil responder a sua questão. Vai do gosto .... e o meu é fora de lá e fora de qualquer outra. _________________ imagine there's no heaven ... and no religion too ... I hope some day you'll join us ... John Lennon
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
O problema não é a religião ou a falta dela como outros tantos falam. Tudo isso é algo criado por nós, são representações do nosso convívio social.
Com certeza o convívio entre as pessoas é algo muito natural de nossa espécie, o homem um animal social. Quem não gosta de ouvir uma boa piada ou um bom ombro amigo, então isso independe de religião.
Esse novo “redescobrir” do seu eu, da sua VERDADE, não pode, porém ter o mesmo vício da religião anterior. Buscar a VERDADE pode se tornar uma busca pessoal de impor suas verdades aos outros, assim baseado no amor é melhor que nossa verdade não sucumba a essa tentação, e quem somos nós pra dizer que achamos a estrada certa?
Um colega meu certa vez citou:"Os desinformados sofrem com ou sem religião, pois a opressão social não escolhe métodos específicos. O que servir ideologicamente será usado".
Também não tenho pretensão de ser um novo formador de religião. Minha pergunta tem como motivação maior, entender que princípios e crenças ficaram, que coisas aprenderam q foram valorizadas.
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Dom Ago 31, 2008 11:20 pm Assunto:
Servo escreveu:
Também não tenho pretensão de ser um novo formador de religião. Minha pergunta tem como motivação maior, entender que princípios e crenças ficaram, que coisas aprenderam q foram valorizadas.
A religião cristã pode ser tolerante com outras formas de se crer ou mesmo não crer em Deus?
O cristianismo está nos moldes atuais mais fundamentalista? Pode haver uma esperança de melhora? _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Enviada: Seg Set 01, 2008 9:16 am Assunto:
Coitado do forista Servo, ninguem se dispõe a responder a questão dele.
Bem servo, na minha opnião, não precisamos de uma nova religião cristã, pois já temos a antiga, que nunca deixou de existir, pois Jesus falou que as portas do inferno não prevaleceriam contra sua igreja e que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos; e esta é suficiente.
1Co 3:11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Abs
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Seg Set 01, 2008 10:27 am Assunto: Re: Como sería sua nova religião?
Servo escreveu:
...partindo-se da premissa que ainda continua a ter um ponto de vista favorável a Bíblia, que conceitos, princípios ou ensinos mantería nessa sua nova religião?
O problema é que o conceito do que seja um "ponto de vista favorável a Bíblia" é bastante relativo. Uma pessoa pode achar que alguém somente tem um "ponto de vista favorável a Bíblia" se aceitar o que as igrejas tradicionais ou fundamentealistas ensinam sobre ela.
Eu acho que a Bíblia é um livro de mitos que contém verdades psicológicas. E eu ainda acho que estou sendo bastante favorável e até benevolente com ela.
O cristianismo, bem como o budismo, por exemplo, inovaram quando tentaram universalizar a verdade religiosa. Antes as religiões eram nacionais - havia a religião dos judeus, dos gregos, dos egipicios, etc. Pensando especificamente no cristianismo, ele ultrapassou essa visão e criou uma esperança para todas as nações. Não tenho dúvidas de que ele se inspirou na filosofia grega e na própria mentalidade "internacional" do Antigo Império Romano. Católico significa universal.
Hoje a visão que temos do universo é bem mais ampla do que a que existia no início do cristianismo. Eles pensavam apenas na terra, morada dos homens, e nos céus morada de Deus e dos anjos. Tinham também uma mentalidade um pouco servil - pensavam em Deus como um monarca que observa o grau de fidelidade dos seus súditos para recompensá-los ou puni-los. Naquela época, mesmo assim, o cristianismo inovou quando comparamos ele com as outras religiões que então exisitam. Deus pune ou recompensa de acordo com um código moral e ético claro, escrito, expresso em textos (herança do judaismo, entre outras). Os deuses das religiões antigas eram mais imprevisíveis, cheios de caprichos ou mesmo aéticos. Por esse e por outros motivos mais complexos o cristianismo tornou-se mais viável, conseguindo atender melhor as necessidades das pessoas do que as outras religiões que competiram diretamente com ele.
Eu estou simplificando bastante pois sou incapaz de sintetizar eficazmente o que penso sobre o assunto. Espero que esteja sendo compreensível.
Agora, respondendo a questão do tópico....
A proposta universalista e ética do cristianismo é válida e foi útil para ampliar a visão que a humanidade tinha do mundo e do lugar que ela ocupa, mas a sua visão cosmológica está hoje ultrapassada. E essa proprosta religiosa cristã fica pior ainda quando interpretada de forma literal pelos cristãos fundamentalistas.
André Felix
Enviada: Seg Set 01, 2008 7:13 pm Assunto: Re: Como sería sua nova religião?
André Felix escreveu:
Servo escreveu:
...partindo-se da premissa que ainda continua a ter um ponto de vista favorável a Bíblia, que conceitos, princípios ou ensinos mantería nessa sua nova religião?
O problema é que o conceito do que seja um "ponto de vista favorável a Bíblia" é bastante relativo. Uma pessoa pode achar que alguém somente tem um "ponto de vista favorável a Bíblia" se aceitar o que as igrejas tradicionais ou fundamentealistas ensinam sobre ela.
Eu acho que a Bíblia é um livro de mitos que contém verdades psicológicas. E eu ainda acho que estou sendo bastante favorável e até benevolente com ela.
O cristianismo, bem como o budismo, por exemplo, inovaram quando tentaram universalizar a verdade religiosa. Antes as religiões eram nacionais - havia a religião dos judeus, dos gregos, dos egipicios, etc. Pensando especificamente no cristianismo, ele ultrapassou essa visão e criou uma esperança para todas as nações. Não tenho dúvidas de que ele se inspirou na filosofia grega e na própria mentalidade "internacional" do Antigo Império Romano. Católico significa universal.
Hoje a visão que temos do universo é bem mais ampla do que a que existia no início do cristianismo. Eles pensavam apenas na terra, morada dos homens, e nos céus morada de Deus e dos anjos. Tinham também uma mentalidade um pouco servil - pensavam em Deus como um monarca que observa o grau de fidelidade dos seus súditos para recompensá-los ou puni-los. Naquela época, mesmo assim, o cristianismo inovou quando comparamos ele com as outras religiões que então exisitam. Deus pune ou recompensa de acordo com um código moral e ético claro, escrito, expresso em textos (herança do judaismo, entre outras). Os deuses das religiões antigas eram mais imprevisíveis, cheios de caprichos ou mesmo aéticos. Por esse e por outros motivos mais complexos o cristianismo tornou-se mais viável, conseguindo atender melhor as necessidades das pessoas do que as outras religiões que competiram diretamente com ele.
Eu estou simplificando bastante pois sou incapaz de sintetizar eficazmente o que penso sobre o assunto. Espero que esteja sendo compreensível.
Agora, respondendo a questão do tópico....
A proposta universalista e ética do cristianismo é válida e foi útil para ampliar a visão que a humanidade tinha do mundo e do lugar que ela ocupa, mas a sua visão cosmológica está hoje ultrapassada. E essa proprosta religiosa cristã fica pior ainda quando interpretada de forma literal pelos cristãos fundamentalistas.
André Felix
Suponhamos, que você tenha desistido da organização devido a discordância de alguns aspectos peculiares das TJ'S. Digamos, que você tivesse motivações genuínas de servir a Deus de uma maneira aceitável, e acreditasse que a melhor maneira de fazê-lo seria por estabelecer uma frequente associação pessoal ( HEBR 10:24,25); partindo-se da premissa que ainda continua a ter um ponto de vista favorável a Bíblia, que conceitos, princípios ou ensinos mantería nessa sua nova religião?
Bem, Caro Servo, partindo da hipótese de que eu continuaria sendo cristão, minha visão seria a seguinte:
1 - O princípio da bondade e amor ágape.
2 - Assumiria alguns preceitos morais mais adaptáveis dentro de um contexto pré-estabelecido, como, por exemlo: Não matar, no sentido de não se tirar uma vida se não for absolutamente necessário.
3 - Ênfase de prática religiosa baseada no sermão do monte. Talvez até mesmo com repetição do mesmo como forma de treino para concentração e absorção destes ensinamentos. Não que o resto da bíblia deva ser despresada, mas considero este conjunto de ensinamentos o mais importante da bíblia.
4 - Selecionaria apenas alguns livros para considerar a "bíblia de verdade". Algo como os 4 evangelhos, provérbios e reflexão sobre os mesmo. "Chutaria para longe" livros com foco em profecias e afins...
Acho que era isso e batizaria a ordem religiosa de:
Dicípulos Sagrados! _________________ A verdade esta dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum