31/08/2008 Testemunhas de Jeová, descrentes de mudanças, anulam seus votos
Adilson Camargo
Oficialmente, as Testemunhas de Jeová mantêm posição de neutralidade diante das eleições. Eles procuram não se envolver em política. Na prática, isso significa uma enxurrada de votos em branco e nulos. Somente em Bauru são quase 3 mil votos desperdiçados. Esse é o número aproximado de testemunhas existentes na cidade.
De acordo com o ancião Leandro Pascoal, 29 anos, a doutrina de neutralidade seguida por eles é baseada nos ensinamentos de Jesus. Ele lembra que Cristo recusou-se a intervir em assuntos políticos em diversas ocasiões. Uma delas foi quando Satanás ofereceu todos os reinos da Terra em troca de Sua fidelidade. Jesus rejeitou a oferta. Depois, Ele teria se recusado a discutir sobre o pagamento de impostos (“dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”). Em outra passagem, Jesus retirou-se quando um movimento popular quis torná-lo rei.
Leandro cita ainda um trecho da Bíblia que justificaria o posicionamento das testemunhas. O texto diz: “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos (Jeremias 10:23)”.
Por esses e outros motivos, as Testemunhas de Jeová fazem uma campanha permanente de conscientização para que seus seguidores mantenham-se longe das eleições e da vida política. Leandro diz que a igreja não prega o voto branco ou nulo, mas essa tem sido a opção da maioria.
“Nossa fé se baseia no princípio de que os problemas que enfrentamos só Deus pode resolver. Nós cremos que o homem não é capaz dessas mudanças”, argumenta. Conseqüentemente, a igreja não permite que candidatos ocupem o templo para propaganda política.
"Dai a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus".
A César tem que ser dado o "voto".
Tudo bem que as TJ esperem o governo de Deus... mas enquanto ele não chega, algum humano tem que por ordem na casa, não tem?!
Imaginem se o mundo atual não tivesse governantes... Como seriam as escolas e hospitais públicos (existiriam?)... policiamento, etc , etc... _________________ Não há nada melhor do que a liberdade.
Eu gosto da Teoria desse negocio. Não se envolver em politica pois ninguém resolve... todo mundo é corruptível. Acho realmente a teoria linda e concordo.
Mas também concordo com o Aribagachi que alguém tem que governar esta merda, não dá para viver na anarquia.... Se toda a terra fosse TJ, ninguém governaria?
Detalhe interessante que no Brasil, o dever é o de votar, mas não necessariamente escolher um candidato. Dever esse que nos EUA por exemplo, até onde sei, é um direito. Acredito que deveria ser assim mesmo. Devido ao maravilhoso Livre Arbítrio, os TJ'S podem legalmente se eximir de escolhas governamentais...
Para refrescar as memórias, a linha de raciocínio do capítulo 13 de Romanos nos versículos iniciais, esclarece q apesar de não escolherem particularmente um candidato se propõem a respeitá-lo. As testemunhas como qualquer cidadão entendem que ao fazerem uso desse direito não estão sendo um impecílho na escolha dos governantes, afinal, como disse Jesus: Deixam que os mortos enterrem seus mortos...
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Dom Ago 31, 2008 7:18 pm Assunto:
Eu já comentei isso antes aqui no Fórum mas... na minha opinião a "neutralidade" das testemunhas de Jeová nos assuntos "polítcos" do mundo é um grande erro.
Nos últimos 150 anos muitas coisa mudou. Os problemas da humanidade não foram todos resolvidos por meio dos esforços humanos mas muitas coisa simplesmente melhoraram radicalmente.
Quando Russel estava escrevendo as suas primeiras falsas profecias, países como Brasil ainda mantinham escravos.
Mesmo em países ricos da Europa os trabalhadores não tinham direitos trabalhistas algum. Cumpriam longas jornadas de trabalho, sem previdencia social, sem saúde pública, sem descanso semanal ou férias remuneradas, etc. Até crianças de 5 ou 6 anos trabalhavam em fábricas, segundo relatos até 16 horas por dias.
A segregação racial era legal, mesmo em países que haviam abolido a escravidão. Nos EUA até há cerca de 40 anos elas exisitiam. Na Africa do Sul existiam até por volta da década de 80.
Durante todo esse tempo as testemunhas de Jeová foram neutras. Mas hoje elas se beneficiam dos esforços de pessoas que resolveram questionar, protestar, milhares até sacrificando a própria vida.
Outra coisa contraditória é a vantagem que elas contam por terem sido neutras durante a Segunda Guerra Mundial. Fazem intensiva propaganda por terem sido perseguidas durante o regime nazista e terem em seu meio pessoas que foram presas e que até morreram nos campos de concentração.
Mas se não fossem os soldados, os exércitos que lutaram contra o nazismo e países aliados, quem as teria livrado do nazismo? Anjos?
talvez a questão não seja em não se tornar um empecilho, mas em não contribuir para alguma melhoria em seu município, estado ou país.
As Testemunhas de Jeová não contribuem em nada para melhorar sua sociedade por decidirem anular o voto. Uma coisa é a decisão autônoma de anular o voto, talvez até como símbolo de protesto frente a tantos candidatos despreparados. No entanto, não é isso que acontece com os "filhos da Torre de Vigia". Como já argumentei na questão do sangue, o mesmo fundamento se dá aqui.
Não dá para se falar em autonomia. Não porque a decisão de anular o voto não vem a priori de sua iniciativa, mas sim é mais uma imposição de uma organização que obriga seus membros a aceitar a visão de que qualquer tentativa de escolher seu administrador é uma forma de apoiar a Satanás.
A Testemunha de Jeová quando anula seu voto não pode ser enquadrada na mesma situação de alguém que de maneira autônoma decide anulá-lo.
A diferença esta entre outras coisas, de que a Testemunha de Jeová pouco se importa com quem será o seu administrador de seu município. Não se importa com qualquer movimento político em sua sociedade, e quando uso o termo política aqui, o faço em sentido Latu, não se reduzindo a uma ação partidária. Não se importam com os rumos de sua comunidade. Simplesmente cruzam os braços desinteressadamente esperando a solução cair do céu. Literalmente.
E viva a cidadania. _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Dom Ago 31, 2008 7:36 pm Assunto: Votar agora pode? Quem paga a conta?
Atualmente a Torre de Vigia tem abrandado bastante essa coisa de não votar. Perguntas dos Leitores, da revista A Sentinela de 1 de novembro de 1999, chega a colocar o assunto como decisão pessoal. Mas e quanto às pessoas que sofreram perseguição e até torturas no passado por parte de regimes totalitários devido a essa questão? O site Observando o Mundo da Torre apresenta um artigo muito interessante abordando isso.
Vejam em http://observandoomundo.org/artigo.php?cod=45
Eis um trecho:
Mulheres foram agarradas e espancadas. Uma delas foi espancada tanto, que perdeu o fôlego cinco vezes. Algumas das que foram maltratadas estavam doentes e talvez não sobrevivam. Homens foram espancados impiedosamente até perderem os sentidos. Um deles recebeu vinte golpes, depois mais cem, e depois foi espancado pela terceira vez. Centenas foram presos sob falsas acusações. Alguns foram mantidos presos por mais de uma semana em celas sem sanitários. Doze foram metidos numa cela de uns 2,5 x 2 x 3 metros — havendo apenas dezesseis buraquinhos para deixar entrar o ar. Outros não receberam alimentos nem cuidados médicos para as feridas, durante dias a fio."
Com as palavras acima, a Sentinela de 15 de Abril de 1971 abre seu longo relato do que aconteceu àquelas pessoas. À primeira vista têm-se a impressão de que aquelas pessoas eram um grupo de baderneiros ou de revolucionários contra o regime vigente. Nada poderia estar mais longe da verdade! Aquelas pessoas eram... Testemunhas de Jeová! Mas por quê estariam elas recebendo aquele tratamento?!!! Esta é a parte mais triste: Porque elas se recusavam a... votar!
André Felix
Realmente desconhecia essa revista Felix, valeu pela indicação.
Mas pelo menos aqui na região os irmãos não têm conhecimento dessa "nova luz" não, tanto que eu me batizei em 2002, passei 5 anos devorando as publicações da Torre e desconhecia essa posição. Cabei de ler o artigo e talvez tenha entendido o porquê disto.
O artigo enuncia 5 argumentos que devem fazer a Tj "pensar":
"Primeiro, Jesus Cristo disse a respeito dos seus seguidores: “Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:14) As Testemunhas de Jeová levam a sério esse princípio. Visto que “não fazem parte do mundo”, são neutras nos assuntos políticos do mundo. — João 18:36.
Segundo, o apóstolo Paulo referiu-se a si mesmo como “embaixador” representando a Cristo para as pessoas dos seus dias. (Efésios 6:20; 2 Coríntios 5:20) As Testemunhas de Jeová crêem que Jesus Cristo é atualmente o Rei entronizado do Reino celestial de Deus, e que, como embaixadores, devem anunciar isto às nações. (Mateus 24:14; Revelação [Apocalipse] 11:15) Espera-se que os embaixadores sejam neutros e não interfiram nos assuntos internos dos países a que são enviados. Como representantes do Reino celestial de Deus, as Testemunhas de Jeová sentem que têm a mesma obrigação de não interferir na política dos países onde residem.
Um terceiro fator a considerar é que os que participam em eleger uma pessoa para um cargo político podem tornar-se responsáveis pelo que tal pessoa faz. (Note 1 Timóteo 5:22.) Os cristãos devem analisar cuidadosamente se desejam assumir tal responsabilidade.
Quarto, as Testemunhas de Jeová dão muito valor à sua unidade cristã. (Colossenses 3:14) Quando uma religião se envolve na política, o resultado muitas vezes é a divisão entre seus membros. Imitando a Jesus Cristo, as Testemunhas de Jeová não se envolvem na política e, conseqüentemente, preservam sua unidade cristã. — Mateus 12:25; João 6:15; 18:36, 37.
O quinto e último fator é que, por não se envolverem na política, as Testemunhas de Jeová sentem-se livres para apresentar com franqueza a importante mensagem do Reino a pessoas de qualquer ideologia política. — Hebreus 10:35.
Com base nesses princípios bíblicos, as Testemunhas de Jeová em diversos países decidem, por si só, não votar em eleições políticas, e sua liberdade para tomar essa decisão é apoiada pelas leis do país."
Apesar da ênfase dada ao assunto ser de questão pessoal, podemos ver nas entrelinhas que as coisas na verdade não mudaram. Apenas taparam o sol com a peneira para dar a entender que estão mais tolerantes.
Como podemos ver nas partes em negrito, a decisão mais uma vez já está tomada pela WT. A decisão de fato é de consciência... Consciência do Corpo Governante. _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
Sem comentários ... Essa questão é simplesmente ridícula quando se fala no posicionamento das Tjotinhas. Aquele bandinho de mugidos diz que " " e o rebanho aceita .... Fale o que quiser, mas pra mim até animais "pensam" mais do que esses infelizes .... _________________ imagine there's no heaven ... and no religion too ... I hope some day you'll join us ... John Lennon
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Dom Ago 31, 2008 9:53 pm Assunto:
Forista "servo" eu gostaria de fazer uma pergunta para vc: o que é ser neutro politicamente? Na prática o que significa isso? Existe no mundo vários tipos de políticas...política de uma empresa, de uma religião, de um partido político, uma política fiscal...o que vc entende que é proibido segundo as TJs e o que faz validar tal pensamento...esperando sua resposta! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Entendo, até onde sei, que a proibição na participação imposta aos TJs refere-se somente a politica no sentido de participação direta/indireta, na política como governo humano, entraría nos méritos de partido político como vc exemplificou.
Para mim esse argumento parece ser válido. Acredito sinceramente que mesmo não fosse TJ, jamais me envolveria nesse meio que ao meu ver é o mais corrupto da sociedade.
Também entendo haver uma lógica Bíblica nesse raciocínio. Se os governos humanos haverão de ser eliminados, que participação, mesmo que indireta iría eu querer ter neles? Não escolhería como meu representante nenhum humano a títulos de governo, trata-se ao meu ver duma apropriação indevida dum título que de direito só pertence a Cristo.
Acredito que minha decisão pessoal de me eximir desse direito de escolha tem pouca, ou nenhuma, influencia no resultado da escolha dos efetivos políticos. Evidentemente, tento fazer a minha parte em ajudar a comunidade, sem necessariamente envolver-me na política.
Enviada: Dom Ago 31, 2008 10:45 pm Assunto:
Servo cita:
Citação:
Entendo, até onde sei, que a proibição na participação imposta aos TJs refere-se somente a politica no sentido de participação direta/indireta, na política como governo humano, entraría nos méritos de partido político como vc exemplificou.
Então sendo mais específico a denominação religiosa mediante seu Corpo Governante não participa de política partidária...você poderia citar aqui algo concreto desse Corpo Governante explicando para seus adeptos as diferenças sobre "políticas"? Era o mínimo que uma religião poderia fazer.
E você poderia me mostrar proibições baseadas na Bíblia em não haver envolvimento político?
Servo cita:
Citação:
Para mim esse argumento parece ser válido. Acredito sinceramente que mesmo não fosse TJ, jamais me envolveria nesse meio que ao meu ver é o mais corrupto da sociedade.
Certo...não se envolver em corrupção eu também nunca iria querer...porém seguindo seu argumento devemos então fechar os olhos e cruzar os braços...deixem eles lá fazendo o que quiserem e roubando o que puderem, ou seja, virei um omisso frente a algo vergonhoso. Seguindo essa mesma teoria no século passado os negros não eram cidadãos em diversos países...imperava uma política racista e novamente seguindo seu raciocínio isso é uma política imunda e corrupta...então também deveríamos ter ficado de braços cruzados?
Servo cita:
Citação:
Também entendo haver uma lógica Bíblica nesse raciocínio. Se os governos humanos haverão de ser eliminados, que participação, mesmo que indireta iría eu querer ter neles? Não escolhería como meu representante nenhum humano a títulos de governo, trata-se ao meu ver duma apropriação indevida dum título que de direito só pertence a Cristo.
Vão ser eliminados num futuro segunda sua esperança...mas e o presente? Tua carteira de trabalho vem de decisões políticas...se vc usa a saúde pública nas suas doenças isso vem de decisões políticas...se vc é roubado ou alguém é assassinado vc terá que recorrer a polícia que tem verbas e políticas decididas por políticos, se vc comprou algo e deu defeito vc tem o direito de ser reembolsado mediante o código do consumidor criado por políticos, se vc vai se aposentar e contribuiu com anos de trabalho é seu direito ter esse benefício que foi decidido por políticos...e agora?
Servo cita:
Citação:
Acredito que minha decisão pessoal de me eximir desse direito de escolha tem pouca, ou nenhuma, influencia no resultado da escolha dos efetivos políticos. Evidentemente, tento fazer a minha parte em ajudar a comunidade, sem necessariamente envolver-me na política.
Imagina uma população toda dizendo isso...um por um que que se faz o todo...e como atuar para melhorar a sociedade sem se envolver em políticas? Poderia nos ajudar nisso? _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Manifestei meu ponto de vista e não o do CG, acredito que nem todos no mundo terão o mesmo ponto de vista que eu por isso até o tempo devido continuarão a ha ver os políticos. Mesmo dentre os apóstatas há aqueles que procuram não participar da politica e fazem isso em base conscienciosa, não por coação. Esse é o meu caso e o de outros TJs tbém...
Estou certo de que vc conhece os motivos pelos quais não participam mas dentre eles cito:
Jesus sabendo que estes estavam para vir e apoderar-se dele para o fazerem rei, retirou-se.” (João 6:10-15) Jesus recusou-se a ficar envolvido na política, apesar de suas habilitações, assim, O cristão verdadeiro, portanto, não pode transigir na sua devoção a Deus por se envolver no mundo corrupto de política e de poder, de Satanás. — 2 Coríntios 4:4; Tiago 4:4; 1 João 5:19.
Outro ponto, em nenhum momento, disse q particularmente desconsiderava quaisquer benefícios a mim concedidos pela política. Como diz a Bíblia em Romanos, estão lá por autorização, note que não por vontade, de Deus...
Enviada: Dom Ago 31, 2008 11:13 pm Assunto:
Servo cita:
Citação:
Manifestei meu ponto de vista e não o do CG, acredito que nem todos no mundo terão o mesmo ponto de vista que eu por isso até o tempo devido continuarão a ha ver os políticos. Mesmo dentre os apóstatas há aqueles que procuram não participar da politica e fazem isso em base conscienciosa, não por coação. Esse é o meu caso e o de outros TJs tbém...
Gostaria apenas de entender seu ponto de vista, pois vc disse que era igual as das TJs então seria interessante vc responder algumas questões levantadas no meu post anterior escolhendo assim o que realmente seriam suas idéias para um melhor entendimento de suas colocações!
Servo cita:
Citação:
Estou certo de que vc conhece os motivos pelos quais não participam mas dentre eles cito:
Jesus sabendo que estes estavam para vir e apoderar-se dele para o fazerem rei, retirou-se.” (João 6:10-15) Jesus recusou-se a ficar envolvido na política, apesar de suas habilitações, assim, O cristão verdadeiro, portanto, não pode transigir na sua devoção a Deus por se envolver no mundo corrupto de política e de poder, de Satanás. — 2 Coríntios 4:4; Tiago 4:4; 1 João 5:19.
Se Jesus era o Rei e iria se sacrificar como ser humano é óbvio que não ficaria aqui como governante político. Então seu exemplo não pode se configurar algo concreto, pois ele mesmo disse as coisas de CÉSAR e as coisas de Deus...trabalhar num banco público que serve a um Governo Federal como o Banco do Brasil não é se beneficiar de uma política mundana? Mais uma questão dentre tantas esperando sua resposta!
Servo cita:
Citação:
Outro ponto, em nenhum momento, disse q particularmente desconsiderava quaisquer benefícios a mim concedidos pela política. Como diz a Bíblia em Romanos, estão lá por autorização, note que não por vontade, de Deus...
Se pararmos pra analisar dessa ótica, o próprio Jesus não fez tudo quanto podia em melhorar a vida de seus consanguineos por libertá-los da "escravidão" do sistema romano. A pessoa q fez essa proeza, sequer é lembrado pela maioria.
No que diz respeito a escravidão, podemos estar certos de que foi um benefício e tanto, que certamente não foi decidido por um voto isolado...
Quanto a benefícios e direitos bem como deveres eles cumprem com o objetivo a que se propõem e nós os apoiamos afim de usufruirmos desses benefícios desde que ao nosso ver isso não se interponha em nossa adoração a Jeová. Deveres cumprimos, o voto em sí,trata-se de um deles, a escolha é que é opcional.
Visto que sou adepto da troca de idéias mas não da discussão, que não acho proveitosa, encerro por aqui, manifestando meu respeito aqueles que procuram eleger o melhor dos piores.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum