TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Padrões caducos - partilhe a sua descoberta e opinião
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fenix
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Sáb Ago 23, 2008 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

As vezes me acho Dona da verdade.Penso ter herdado isso de lá.
Felismente estou trabalhando isso e outras coisas com psicólogo e tenho melhorado muito.Arrogância faz parte de um tj e muitas das vezes carregamos após saída.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
chamusca
forista 1000
forista 1000

MensagemEnviada: Sáb Ago 23, 2008 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Farol, muito bom teu tópico; dá o que pensar, e confesso, ainda estou a pensar sobre o que escreveste e sobre os comentários postados. Alguns apectos me deixaram bastante reflexivo. Como estou a viver um momento muito incomum, onde minhas certezas ruíram, estou como que num limbo, numa zona de fronteira. Ou seja, não sei exatamente no que creio, não tenho mais convicções firmes. Tenho consciência (!?) de que tudo o que vejo, o que leio, a complexidade da vida não pode vir do acaso cego; por outro lado os deuses antropomórficos, machistas, pusilânimes, vingativos, exclusivistas, já não os posso aceitar. Insultam minha inteligência. E aí? o que fazer? continuar procurando, com uma sensação esquisita de que a busca pode dar em nada. Entende? mas que as religiões tradicionais já estão caducas, isto com certeza!!

Cora Coralina
Kali
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

André Felix escreveu:

....
Não vejo pessoas comuns desejando a morte de bilhões de pessoas no armagedom, não vejo pessoas comuns chamando os de fora do grupo de "incrédulos", "mundanos", membros do "império mundial da religião falsa", a fogosa meretriz, Babilônia a Grande. Não vejo pessoas comuns morrendo ou permitindo que os seus filhos morram em virtude de convicção religiosa.
As testemunhas de Jeová vivem num paraíso espiritual? possuem uma posição especial perante Deus quando as comparamos com outras religiões?Claro que outros grupos religiosos possuem a mesma mentalidade. Uma mentalidade doentia que divide e enfraquece a humanidade.
...
André Felix

Me sinto muito mal quando lembro que um dia já pensei e desejei algum mal pra outro ser humano...não que isso não possa acontecer com nossos sentimentos...mas por motivos religiosos chega a ser desumano, hj vejo que como uma tj, tive mente semelhante à um "terrorista" que "mata em nome de Deus" rsrs Como pude deixar-me levar??!! Frown
Os irmãos sempre falavam que se a religião das Tjs não fosse verdadeira, Deus não estaria abençoando a "obra"... e que com certeza já teria acabado com as tjs, eu concordava cegamente...
Hj com certeza penso que se for assim, todas as outras religiões tb são "verdadeiras" pois continuam existindo e crescendo em membros!

Como ex-tj, ainda sinto dificuldade de confiar em pessoas, mas já deixei meu lado "tj CRICRItíco" faz tempo. Que maravilha!! Rolls Eyes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
apostolakis
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Aristoteles disse: A dúvida é o principio da sabedoria.

Ora dúvidas é o que muitos de nós temos. Isso significa que estamos a entrar no parametro da sabedoria.
Ora segundo a Torre, sabio é aquele que pratica o que aprende.
Todos nós vimos aprendendo que a torre não é aquilo que se pensa.
Daí o que praticamos a sabedoria.

Porém muitos de nós temos que lidar com traumas que a torre durante anos nos carinbou na mente. E isso não é facil...

Sentimentos de que estamos a fazer o que esta errado nos acompanham constatemente pois nossa consciência foi calejada com ensinos muito pesados.

Por vezes podemos nos sentir como uma pessoa que esteve preso durante longos anos e quando sai para a realidade tem medo de a encarar e muitas vezes não sabe como viver.Parece de outro mundo.

,,,???,,,

Abs
Marvel
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, o que eu carrego até hoje é a falta de confiança nas pessoas. Com certeza foi um padão que me incultiram durante esses anos, confiar apenas nas Tjs. E mesmo la aprendi que nem todas são confiáveis. Ainda hoje luto para vencer isso. Mesmo afastado, ainda dentro de mim, me preocupo com as amizades do meu filho, sempre pensando que não tiveram os mesmos princípios e por isso talvez não sejam boas companhias. Será que um dia vou ter uma visão diferente da que ainda tenho? espero que sim...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 4:12 am    Assunto: Responder com citação

Chamusca,

outra caracteristica que considero típica de quem saiu da Torre é que nalguns aspectos nos tornamos pessoas com muito menos certezas, com algumas convicções menos firmes. Mas isso também é bom. Dá-nos menos condicionalismos, e mais liberdade. Imagine que vc tinha a certeza/convicção que Deus discordasse de transfusões de sangue, e que seu filho necessitava de uma para sobreviver. Afinal poderia ser bom não ter essa certeza/convicção.

Penso que os que saímos da Torre ficamos com a sala da nossa mente completamente desarrumada. Imagine, se vc fosse mudar de casa, mas a sua sala só tivesse um sofá, uma mesinha e uma TV, vc arrumaria tudo depressa. Mas se a sua sala tivesse tudo isso, mais livros nas estantes, bibelôs, quadros nas paredes, molduras com fotos, plantas espalhadas pelos cantos, etc, então arrumar tudo isso levaria muito mais tempo. E para um homem que tem uma biblioteca na cabeça, não é fácil. rss

O que eu costumo achar útil é relaxar, se amar e se aceitar. Afinal o sol quando nasce é para todos.
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 4:24 am    Assunto: Responder com citação

Citação:

Sentimentos de que estamos a fazer o que esta errado nos acompanham constatemente pois nossa consciência foi calejada com ensinos muito pesados.

Apostolakis,

é normal sentires isso nesta fase. E terás muitas outras fases e sentimentos intranquilos. Terás que te reconstruir. Ninguém disse que é fácil.
Digo a ti o que disse acima ao Chamusca: relaxa, aceita-te e ama-te.
Um dia tudo melhorará.
É como a lagarta que se transforma em borboleta: tem que rasgar, se esforçar, se esticar... mas enfim, voará.
Não estás sózinho! Mas só tu podes encontrar as tuas respostas e caminhos. E sempre que pensares que as verdades, as respostas e os caminhos dos outros te levarão à paz, estarás a cometer um equivoco. Acredita em ti mesmo.
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Acabei de pensar noutro aspecto que acho que todas as ex-TJs temos em comum: detestamos que nos tentem fazer de bôbos, detestamos ser enganados, detestamos que tentem nos passar a perna, e reagimos com irritação ou ironia nessas situações. Alguns reagem com descrença e cepticismo exagerados. Parece mais uma defesa para se convencerem a eles mesmos, do que aos outros.
Ok, fomos enganados, ok fomos feitos alvo de ingenuidade, de credulidade, mas não temos que nos tornar amargos, nem ridicularizar aqueles que não são tão cépticos quanto nós. Ao cairmos nesse exagero de ridicularizar quem se apega a conceitos um pouco menos cépticos, acabamos parecendo as TJs, que se acham donas da verdade. O que acham?
Continuo a gostar daquele texto: "Seja a vossa razoabilidade conhecida de todos os homens." Acredito no equilibrio e na sensatez.
forista 1000
forista 1000

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Farol, uma coisa que achei significativa foi a enquete que está em vigor aqui mesmo no fórum sobre a opção religiosa dos membros e a maioria se dizia atéia; é muito interessante, não acha?

Ateus 17
Não sei 9
Agnóstico 8
Ainda TJ 6
Evangélico 3
Católico 1
Espírita 1
Budista 1

O número de ateus, agnósticos e "sem-rumo" soma 34 de um universo de 40 votantes (excluindo-se os ainda TJs), ou seja, 85% de quem sai da torre não quer mais crenças religiosas.

Cora Coralina
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2008 4:14 am    Assunto: Responder com citação

Crisálida escreveu:
As vezes me acho Dona da verdade.Penso ter herdado isso de lá.
Felismente estou trabalhando isso e outras coisas com psicólogo e tenho melhorado muito.Arrogância faz parte de um tj e muitas das vezes carregamos após saída.

Crisálida,
concordo que essa é mais uma desagradável herança das TJs:

o hábito de tentar impingir (às vezes agressivamente) a "verdade" em que se passou a acreditar, aos outros, como se precisasse salvá-los, ou provar que se tem a "verdade".
Lembram quando nos ensinavam que não era errado acordar o morador ao domingo demanhã bem cedo, porque estavamos portando uma mensagem importante, que salvava vidas?
Quem salva-vidas é o nadador-salvador, que nada, nada, nada...
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2008 7:11 am    Assunto: Responder com citação

Na congregação se tu não és olhado como uma pessoa espiritual, provavelmente já es encarado como diferente.
Até as vezes ouve-se comentarios vindo da tribuna de forma indirecta, tais como " as más associações poderão estar dentro da congregação(1Cort 15:33)"

Mas se tu és espiritual, mas por outro lado tens poucas possibilidades materiais o convivio com os irmãos fica só no salão. Não és convidado para ir almocar fora para convivios és olhado como um coitado, salvo, algumas pessoas que por si são pessoas sinceras de coração e encaram todas das mesma forma.

Isto é o que eu tenho observado em muitas congregações.

Isto revolta-me profundamente, principalmente agora que tenho uma mente aberta consigo enxergar todos esses e outros promenores.

É só nos colocarmos num "canto" indiscreto do salão e observar.

Apostolakis o Portuga Wink
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2008 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Interessante a tua observação Apostolakis.
Isso prova que a maioria das TJs são apenas pessoas como as outras, com a agravante de se acharem melhores que os outros.

Agora faz uma aplicação desses hábitos, àqueles que poderão se afastar, mas continuam com os mesmos comportamentos.
Pode acontecer, embora noutra realidade e noutros espaços.
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2008 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Por vezes, assim devagarinho falo com alguns sobre certas mentiras da torre. Como estão tão entricheirados naqueles ensinos, eles por muito óbio que seja não consenguém enxergar.

E ainda falam das outras pessoas de religiões diferentes são exactamente iguais na mesma matéria.

Cabeças duras,...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: