Enviada: Sáb Ago 23, 2008 12:03 am Assunto: Padrões caducos - partilhe a sua descoberta e opinião
Todos sabemos (ou quase todos) que o processo de doutrinação TJ provoca uma despersonalização aguda nos seus membros, que tem por objectivo padronizar as TJs e os seus comportamentos, para tornar mais fácil o controle dessa massa de gente.
Para contribuir-mos para o crescimento interior uns dos outros, e para uma mais rápida e profunda libertação dos vestígios e heranças da Torre, o que acham de irmos apontando aspectos que nos apercebemos que se tornam tipícos de todas (ou quase) as TJs, e logo, se tornaram parte de comportamentos que também adoptámos, e dos quais já nos libertámos, ou queremos fazê-lo?!
Penso que as opiniões de todos nos farão pensar em aspectos que nunca tinhamos pensado.
Peço o respeito por opiniões diferentes e evitar estigmatizar posturas distintas. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Pra começar vou mencionar um aspecto que eu penso:
é muito frequente ex-TJs ainda sentirem um certo receio de se expressar de forma absolutamente transparente e independente, principalmente quando destoa da maioria, ou do cristianismo que aprenderam, como se duvidassem de si mesmos e entregassem o raciocínio a uma entidade "superior". Por vezes troca-se o "escravo" e a congregação, por outras figuras carismáticas.
Assusta começar a ser dono de todo o pensamento. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Enviada: Sáb Ago 23, 2008 1:31 am Assunto: Ótimo tópico
Quatro coisas básicas que uma TJ/ExTJ carrega por um bom tempo na vida
NEGATIVISMO: Mesmo na apostasia, ainda tem aqueles traços de espera de um FIM DO MUNDO a qualquer momento, pois a Torre fica ANOS colocando em sua mente, isso prejudica quase tudo, pois quando começa a se sair bem em algo, bate esse sentimento de DESGRAÇA a qualquer momento, basta a bolsa balançar, o Al Gore falar mais alguma coisa sobre aquecimento Global que praticamente o Ex-Tj entra em parafuso, e perde totalmente o foco do que está fazendo.
INSEGURANÇA: Passou tanto tempo sendo massacrado emocionalmente e podado pelos padrões TJteanos, que acha que não tem poder para realizar nada, o ExTj carrega por um bom tempo, ou a vida toda quem sabe, um sentimento de inutilidade sem o DEUS DA TORRE, pois como qualquer Leitura ESPIRITUALISTA pode comprovar, você tem muito mais poderes do que imagina! E o Deus Jeová é muito mais JUSTO do que você pode imaginar, a Torre limita ao modo dela o padrão de justiça do Deus Jeová, o tornando frio e assassino, isso NÃO EXISTE
CRITICA: É algo que faz parte do caráter do ser humano, mas praticamente faz com que ele perca precioso tempo de sua vida se preocupando com um problema que não é NEM DE PERTO tão grave, o Tj aprende isso por meio do Corpo Desgovernado, que sempre critica as demais denominações, critica pecadores, critica políticos, critica personagens bíblicos, e possui todo um Sistema de Inquisição que não passa de uma Critica Mecânica ao seus membros.
É comum reparar que o TJ está SEMPRE criticando, se não é um membro irmão, é um descrente! Apesar do esforço da Torre de Vigia para diminuir isso, é praticamente impossivel, pois o protestantismo em si não se criou para conviver com outras denominações, com seus apelos emocionais apenas para manter os seguidores dentro de seus muros, e NADA REALMENTE ESPIRITUAL, o que é comum no cristianismo
NEGAR A INDIVIDULIDADE: Desde que o mundo é mundo, a água só pode ser a água, o fogo só pode ser o fogo, o universo só pode ser o universo, e como diz o próprio Deus Jeová, "Eu sou Jeová e não há outro", "Sou o que sou, mostrarei ser o que mostrar ser". Jeová É Jeová e ponto final, ninguem pode ser igual a ninguem, alguem só pode ser o que é, somos todos inidividuais! Diferentes uns dos outros, com sentimentos, necessidades, desejos, fraquezas, emoções, pensamentos, em graus totalmente diferentes.
A Tj é totalmente podada, como comentado pelo Farol da Torre, de usa individualidade em um grau elevadissimo, onde seu comentário deve ser decorado, sua apresentação deve ser decorada, suas ações devem ser decoradas, seus discursos devem ser decorados... Caso um TJ se destaque, logo vem alguem para usar um texto bíblico, com o proceder de algum personagem do passado, que agiu COMO PODIA, era o que ele PODIA fazer! Praticamente a Tj é um robo organizacional, tanto que alguns Ex-Tj passam por um grande choque ao descobrir a verdade, pois nunca lhes foi permitido PENSAR, e alguns ainda ficam completamente PERDIDOS por não ter um guia, pois foi lhe negado a Individualidade, ele não aprendeu que ele pode ser livre, capaz, e conquistar coisas com seus esforços, o Tj vive procurando a aprovação de OUTRO, mas esquece que realmente quem tem que se aprovar é ela mesma, todos esses estiguimas são as cicatrizes que se carrega pós torre.
A Tj não sabe conviver com Jeová, a Tj é desaprendida a conviver com seu próprio Deus, o Corpo Desgovernado coloca um Deus ROBOTIZADOR em suas públicações, isso limita a alma e a mente
Como minha formação pessoal não é iminentemente tj, ainda pensava muito quando começei com as tjs, todo aquele conceito de que o escravo provê tudo pra nós no tempo certo, nunca entrou na minha cabeça direito! Sempre pensei: eu sou brasileiro, pobre, por que esse deus só me passa conceitos da classe média americana?e fui busacando resposta e nunca as encontrei! Mas quando parei e começei a me questionar como pessoa, foi ai que vi que a torre é mais uma empresa religiosa! Sempre fui considerado fraco, por não aceitar nada sem perguntar o por quê! Mas pra maioria dos tjs só quem pode pensar são os anciãos, muitos perguntam as opiniões deles em quase todos os aspectos de sua vida!
Nasci lá dentro, e certos aspéctos acho que nunca vou conseguir sanar totalmente, embora hoje eu seja dono de meus pensamentos, mas com relação a comportamentos e personalidades, as vezes ainda me sinto um alienígena conforme as ocasiões... o medo de ser regeitado eu não tenho, já superei... mas sei lá... uma insegurança tosca que as vezes cai por terra...
Na faculdade, faço amizade mais facilmente com os mais sérios, mais velhos ou os mais interessados na aula (e com as mulheres ), tento entrar na "panelinha" dos mais brincalhoes do fundão de sala e parece que não dá nada certo... no máximo, fica só na "parceria casual", não foge disso. _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
Felismente, não tenho richa com ninguém, quando passei a comandar meus pensamentos e opiniões, nunca mais tive esse problema... _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
Comentários muito legais!
E bonita também a humildade demonstrada.
Pensei noutros aspectos meus, mas ainda não sei se são tão genéricos assim:
nalgumas situações - como não eramos incentivados a alimentar o que havia de diferente em nós - quando uma caracteristica pessoal, ou idéia, se me apresentava intimamente fora dos padrões daqueles que eu mais gostava e admirava, ou a quem queria agradar, algumas vezes (muitas!) eu ficava achando que havia alguma coisa errada comigo, que se calhar eu era do mal. Aí eu rejeitava essas caracteristicas e pensamentos, e adotava o padrão que a outra pessoa sugeria. Exigia isso de mim, sem questionar assim tanto o direito à diferença. Como se a bondade e a moral só pudessem ter uma cara. E como se elas só pudessem estar dum lado.
Acabei por perceber que a proeminência de alguém, e o dom de oratória, nem sempre faziam esse tipo de pessoas mais bem intencionadas que eu. Aprendi que muitas vezes as pessoas menos instruídas possuem uma sabedoria prática, que embora menos rebuscada e sem uma fachada tão espiritualizada, acabam sendo seres humanos mais sinceros, embora não saibam manifestá-lo tão bem.
Descobri o direito à diferença e ao amor-próprio. Muitos pedestrais cairam. Deixei de pensar que a culpa e o erro sempre eram meus. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
O meu maior problema, que acho ser comum entre as TJs, é a dificuldade de confiar nas pessoas. Aprendi por toda vida que so deveria confiar em TJs. Depois, aprendi que nem nas TJs eu deveria confiar, somente no Escravo. Depois, aprendi que nem mesmo no Escravo eu deveria confiar. Finalmente perdi a confiança até mesmo em Deus.
Hoje sinto dificuldade em confiar nas pessoas que me cercam. Enfrento problemas com isso inclusive no meu relacionamento amoroso. Racionalmente, não há motivos para desconfiança mas ainda não consigo confiar plenamente. Isso atrapalha um pouco o relacionamento mas ainda bem que ele é compreensivo. Sabe do que está acontecendo.
Eu vou superar isso! _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Outra coisa que acontece muito entre as TJs é o adiamento da própria felicidade. Há muitas TJs que buscam a felicidade agora, mas estas não são TJs fiéis. TJs que confiam plenamente no EFD não espera felicidade agora, acha isso impossível. As coisas boas estão sempre no futuro. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Zelo, acho que é isso que destaca a maioria dos irmãos, ainda que não sejam plenamente orientados. Afinal, se você acredita que uma organização é o único canal de Deus na terra, o que você faria?
Se você possuísse amor a Deus você se dedicaria, se esforçaria e seguiria as orientações dessa organização como se fosse o que Deus quer de você.
Então, em minha opinião, o zelo em cumprir a sua dedicação a Deus é o que os destacam. Às vezes olhando para alguns, eu os vejo com mais zelo do que eu. Sinceramente, eu os admiro por isso.
Discordo que não haja nada de espiritual, penso que isso é ir de um extremo a outro. Um aspecto importante da espiritualidade é a motivação sincera de coração, e para onde está inclinado o pensamento ao fazermos algo. Claro que a noção de espiritualidade nas Escrituras é um pouco diferente da de livros espiritualizados, e embora não acredite na Torre de Vigia e demais denominação, acredito ainda nas pessoas que as formam.
Tentei destacar um aspecto positivo, mas não sei se quem saiu perdeu isso ou não, mas acho que isso pode ser um lastro para alguns e deve ser, não sei , o motivo de perderem a confiança nas coisas. O problema do zelo é quando ele é mal orientado.
não vi assim tanto zelo a Deus na Torre. Vi muito zelo por cargos, por relacionamentos sociais e por vontade de sobreviver ao armagedom. Mas verdadeiro zelo a Deus deveria reflectir mais amor ao próximo, e isso é coisa rara na Torre. Claro que há excepções. Alguns são zelosos de Deus e do cristianismo - eu era assim - mas a maioria são pessoas tão comuns quanto as outras, salvo uma aparência que insistem em manter na frente de quem os possa condenar.
Claro que há lá pessoas muito espirituais, mas não são a maioria, e ainda os que parecem sê-lo, muitas vezes não passam duma farsa.
Em relação à perca de confiança nas pessoas em geral, a maioria dos casos tem a ver com experiencias dentro da Torre, sim. Casos de hipocrisia e falsidade. Julgamentos parciais, invejas, etc. Se vc não observou nada disso, então posso dizer que vc foi um sortudo e que pertencia a uma excelente congregação.
Eu acredito sim em algumas pessoas que ainda estão na Torre, tal como noutras religiões. Acredito na humanidade em geral. Mas não fico cega à corrupção nem às fraquezas humanas, e isso não é necessáriamente em todos os casos mau-caractismo.
Maior cego é o que não quer ver. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
O sentimento, entre as tjs, é considerado egoismo, cobiça e etc. Se para o cristão, deus o criou com essas faculdades, por que rejeitá-las, lutar contra essas faculdades a ponto de adoecê-las! Aspessoas que dirigem esta organização são responsáveis pelos danos causados a milhões de pessas, a milhões de famílias! Quantas éssoas perderam os melhores momentos de suas vidas acreditando em bolhas de sabão?!Muitas acreditam que melhoraram as suas vidas, mas se afastar dos vicios, independente de religião melhora a vida do ser humano! Eu vejo nas tjs muitos conceitos do velho puritanismo americano, oriundo dos irlandeses e ingleses!
Discordo que não haja nada de espiritual, penso que isso é ir de um extremo a outro. Um aspecto importante da espiritualidade é a motivação sincera de coração, e para onde está inclinado o pensamento ao fazermos algo. Claro que a noção de espiritualidade nas Escrituras é um pouco diferente da de livros espiritualizados, e embora não acredite na Torre de Vigia e demais denominação, acredito ainda nas pessoas que as formam.
Motivação sincera de coração não é característica somente da espiritualidade. Em muitos outros aspectos da vida pode-se mostrar motivação sincera. Ora, até mesmo alguns apoiadores de Hitler tinham motivação sincera de coração. Alguns pastores da Igreja Universal têm motivação sincera.
A espiritualidade das TJs é questionável porque consideram a demonstração da espiritualidade através de manifestações físicas: ir ao campo, comentar nas reuniões, ser pioneiro e outras coisas mais.
As escrituras estão repletas de demonstração de espiritualidade que as TJ desconsideram, como a viagem de Paulo ao terceiro céu e outras experiências espirituais que nenhuma TJ ja teve. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Entendi o seu comentário, e também concordo com você em muitos aspectos e neste caso também não sou ingênuo quanto à existência da maldade, hipocrisia, inveja, cobiça e etc. Também conheci pessoas que me desapontaram e me magoaram profundamente, mas tentei destacar o aspecto positivo, tentei destacá-los sem poréns, visto que o negativo já é muito destacado.
Zelo é uma palavra que tem diversos aspectos, e também não quis dizer que esse zelo de Deus demonstrado é correto e verdadeiro, mas que acredito que, embora nem sempre estejam queimando o seu sacrifício no altar de Deus, eles acreditam sinceramente que estão, e este zelo é o seu zelo para com Deus. É necessário ver “algo de bom”, pq senão só há rancor.
Significa que eu admiro o zelo mal orientado? Não, significa que eu admiro a sinceridade de coração deles. Mas isso é UM aspecto de espiritualidade e não é só isso que define.
Não quer dizer condescendência ou tolerância com a maldade e os erros, pois tem sido cada vez mais necessário em diversos aspectos tomar uma posição de confronto dentro da organização, mas simplesmente, tanto lá como aqui, eu me recuso a ser maniqueísta com quem quer seja. São pessoas comuns, Farol, e por serem comuns que eu acredito neles.
Um forte abraço para você e para o neném, Farol!
Obs: 1 Reis 14:13, Rom. 10:1,2
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Sáb Ago 23, 2008 6:11 pm Assunto:
A Torre de Vigia, assim como muitos grupos sectários, aponta para o mundo e diz: esse é o mundo de Satanás, com o seu sitema político e religioso dominado por ele. Nosso Deus vai destruir tudo isso e apenas nós sobreviveremos e alcançaremos a vida eterna.
Essas afirmações carregam muitas implicações. Ter o monopólio da verdade religiosa, ser o povo escolhido de Deus receber alimento espiritual dos únicos representantes de Deus na Terra viver, afinal, num paraíso espiritual.
Tudo bem. Mas quando alguém aponta para as falhas dessas pessoas elas dizem:"Péra aí, somos humanos imperfeitos, somos pessoas comuns."
Não vejo pessoas comuns desejando a morte de bilhões de pessoas no armagedom, não vejo pessoas comuns chamando os de fora do grupo de "incrédulos", "mundanos", membros do "império mundial da religião falsa", a fogosa meretriz, Babilônia a Grande. Não vejo pessoas comuns morrendo ou permitindo que os seus filhos morram em virtude de convicção religiosa.
As testemunhas de Jeová vivem num paraíso espiritual? possuem uma posição especial perante Deus quando as comparamos com outras religiões?Claro que outros grupos religiosos possuem a mesma mentalidade. Uma mentalidade doentia que divide e enfraquece a humanidade.
A Sentinela, 15/12/03, página 19, parágrafo 22: Atualmente, Jesus Cristo dirige uma enorme obra de edificação espiritual. Para a segurança e a sobrevivência dos verdadeiros adoradores há um paraíso espiritual, semelhante à arca. (2 Coríntios 12:3, 4) Para sermos preservados durante a grande tribulação, temos de permanecer nesse paraíso. Ao redor do domínio do paraíso espiritual está o mundo de Satanás, pronto para se apoderar de qualquer um que fique espiritualmente sonolento. É imperativo que ‘nos mantenhamos vigilantes’ e estejamos prontos para o dia de Jeová. — Mateus 24:42, 44.
André Felix
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum