Enviada: Dom Ago 03, 2008 7:37 pm Assunto: meus 2 anos em Betel
Olá pessoal. Meu nome é Sandro. Pra meu azar, nasci em família TJ em 1968. Estou fora daquela impostura desde 2004.Também fui bestelita por 2 anos (anos de 1993 e 1994).É fácil provar q trabalhei lá, pois tenho cartas escaneadas que Betel me enviou agradecendo pelo meu trabalho, quando saí.As cartas(e também os holerites que eu recebia mensalmente),em breve serão disponibilizadas na Web.
Vou contar aqui algumas histórias relacionadas aos 2 anos q passei lá.
ASSÉDIO MORAL EM BETEL
Como vcs sabem, em Betel tem uma pequena reunião diária q geralmente dura 10 minutos(tbm chamada de Adoração Matinal), no refeitório, toda manhã antes de se tomar o café (o Reginaldo Medina já revelou alguns detalhes sobre o q ocorre no café da manhã em Betel, em outro tópico).Durante a reunião, 3 bestelitas juntamente c/ o presidente da mesa ( o presidente geralmente é um membro da Comissão de Filial ou um diretor ou um Ancião de Betel) ficam sentados na primeira mesa do refeitório q fica próxima à entrada principal. (Quando comparado com todos os outros refeitórios de Betéis q existiam na época, o refeitório do Betel do Brasil era considerado um dos 3 maiores do mundo__ pelo menos esta foi a informação q ouvi num relatório, na época). Então, a Adoração Matinal ocorre da seguinte maneira.O presidente faz uma introdução e em seguida cada um dos 3 bestelitas da mesa fazem um comentário baseado no folheto Examine As Escrituras Diariamente, q tem necessariamente que durar 2 minutos. Um cinegrafista de terno e gravata fica com uma câmera num tripé apontada p/ o indivíduo q está fazendo o comentário, e todo mundo (eram 1.200 bestelitas na minha época) fica assistindo pelas TV’s espalhadas pelo refeitório.O bestelita tem q olhar p/ a câmera enquanto faz o comentário, pois isto é solicitado a ele na designação (“designação”...mais uma palavra do glossário tejotenco q eu já estava me esquecendo)q ele recebe no seu apartamento, um mês antes,por meio do correio interno (Núm 21:9;1Co 14:40). Gente,uma das situações mais constrangedoras e humilhantes dentro de Betel é fazer comentário ou dar entrevista diante das câmeras. Uma boa parte dos bestelitas (parece que a maior parte deles)ficam preparados p/ soltar gargalhadas diante do MENOR deslize do entrevistado (Ec 2:1-3).Se o indivíduo for tímido, ele está perdido.Certa vez, durante uma entrevista com um bestelita novato q tinha acabado de chegar(todo bestelita recém-chegado passa por uma rápida entrevista no salão do reino ao final da preparação do estudo em família da Sentinela na segunda-feira.É isto mesmo q vc leu, além do estudo da Sentinela no fim de semana, tem o dia de PREPARAÇÃO da Sentinela, na segunda__ acredite se quiser,vc estuda o mesmo artigo 2 vezes, o castigo lá vem em dose dupla)o rapaz cometeu um pequeno deslize ou disse algo q parecia ser um deslize quando respondeu a uma pergunta do Eliseu Quitério.Isso foi suficiente p/ as hienas de plantão arreganharem os dentes.Ato contínuo, o Quitério, contrariado c/ as risadas fáceis q poderiam prejudicar sua entrevista, encarou a assistência e deu uma dura bronca no pessoal como eu nunca tinha visto antes (Pr 29:15). Eu, particularmente, tinha pavor de comentar na Adoração Matinal, ficava muito nervoso, minhas mãos tremiam e suavam; eu preparava meu comentário um mês antes e ia p/ o depósito de bobinas de papel, na fábrica, p/ decorar o q havia escrito p/ poder falar olhando p/ a câmera.Sentava num canto, me encostava em uma bobina e ficava repetindo o q havia escrito.Era uma tortura saber q eu estaria diante das câmeras sendo observado e avaliado pelos 5 membros da Comissão de Filial (Augusto Machado, Massassui Kikuta, Karl Riets, Amaro Santos e Fred Wilson,o físico atômico da Sentinela 15/10/1979.A propósito, o Fred Wilson me odiava por eu ter mandado a 5 metros de distância com um soco, sem querer,o pote de aveia q ele segurava, quando numa certa manhã ele se dirigia ao refeitório p/ tomar o café da manhã.Eu estava atrasado e vinha correndo p/ tomar o ônibus p/ ir pagar mico (=campo) numa cidade vizinha quando, de repente, o Fred__ ele era o chefão da redação__surgiu na minha frente carregando um pote de aveia.Visto q eu vinha correndo, fazendo movimentos c/ os braços, dei um soco no pote e o mandei longe.Mais tarde, na hora do almoço, me dirigi ao Fred, no refeitório, e lhe pedi desculpas por ter arrancado o pote da mão dele. Ele me ouviu sem olhar p/ minha cara e respondeu c/ uma voz grave: “ Bem...felizmente vc ñ conseguiu me derrubar...”(Lev 19:32). Este incidente ocorreu na entrada da portaria 1(lá tem a portaria zero, q, infelizmente tem vidros à prova de balas, a portaria 1 q fica em baixo de um dos escritórios da administração e a portaria 2 q fica na gráfica).Tbm era uma tortura saber q missionários de diversas partes do mundo, bitolados, cheios de “erudição bíblica” estariam me observando__um pobre caipira do interior de São Paulo(Jo 1:46).
Pois bem, certo dia, em 1994 o Elizeu Quitério disse o seguinte, durante a Adoração Matinal:
"Sabemos que aqui em Betel,há casos de encarregados que perseguem subordinados, boicotando sua ascensão no
departamento por causa de diferenças pessoais ... ñ há muito o q possamos fazer em casos assim, é preciso ter paciência”.
Fiquei chocado c/ aquela declaração, ñ acreditava no q estava ouvindo, afinal de contas, lá ñ era a “Casa de Deus”? O q o Espírito Santo estava fazendo q ñ produzia os “frutos do espírito”, como “amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, brandura, autodomínio” nos corações da suposta elite dos servos de Deus em Betel? Eles ñ eram membros da Ordem Especial de Servos de Tempo Integral?(Gal 5:22,23)Quinze dias depois, o próprio presidente da comissão de filial(Augusto S.Machado)fez uma
declaração quase idêntica,no café da manhã, usando os mesmos termos(usando inclusive a mesma palavra "boicotando"),indicando assim,que a opinião do Elizeu Quitério não era isolada.O Machado disse que a comissão de filial "sabia que existia tal problema ,mas que não era possível fazer nada,por ser um assunto muito delicado. Portanto,a Comissão de Filial do Brasil admitiu na frente de 1200 pessoas que em Betel havia ASSÉDIO MORAL,algo comum nas empresas "MUNDANAS".Os danos causados por assédio moral no ambiente trabalho são tão graves ,que, atualmente, muitas empresas têm sido condenadas a pagar indenizações a funcionários por permitirem a ocorrência desse tipo de problema no local de trabalho.
Se vc é uma jovem Testemunha de Jeová e está lendo este texto, seja prudente ao decidir o q fazer c/ sua vida. Pense no q acabei de contar aqui (e vou contar muito mais,se ñ me assassinarem antes).Vc está lendo relatos de alguém q conviveu c/ aquele pessoal por 2 anos. Se vc se deixar influenciar por conselhos de anciãos, superintendentes de curto circuito ou por seus pais, e resolver ir p/ Betel vc estará caindo numa armadilha. Além de sofrer as conseqüências por viver num ambiente cheio de intrigas, ambição e ódio, vc vai prejudicar sua carreira profissional.Lá vão explorar sua mão de obra, e, se acaso vc sair, irá passar por tremendas dificuldades p/ conseguir se adaptar no mundo real. Pardaizinhos q acabaram de aprender a voar geralmente ficam empolgados c/ as belas cores de cobras q estão prestes a engoli-los. Ir p/ Betel ñ significa atingir o ápice do progresso cristão, mas o ápice da burrice(Prov 22:3)
contribuído
Editado pela última vez por sandro fávero em Dom Ago 17, 2008 11:59 am; num total de 3 vezes
Jerry, conversei ontem c/ o Pascoal e Evaldo a respeito do folheto dos bestelitas " MORAR JUNTOS EM UNIÃO". Alguns dias antes de sair de lá comecei a fazer cópias de algumas coisas. Me deu uma vontade enorme de xerocar escondido o folheto numa papelaria de Tatuí ( eu ia em Tatuí quase toda segunda, pois tinha um ônibus de Betel q levava de graça os bestelitas lá p/ resolver problemas, fazer compras, etc.Meu dia de folga era na segunda, pois trabalhava no domingo).Ñ tive coragem de fazer a cópia por uma razão muito simples. Em Tauí fervia de bestelitas por todos os lados. Onde ñ tinha bestelitas, tinha gente q era amigo dos bestelitas ou TJs (naquela época tinha 10 congregações em Tatuí.Qualquer outra cidade daquele tamanho tinha no máximo 3).Então fiquei c/ medo de alguém me denunciar e sofrer as consequencias quando voltasse p/ minha congregação em Mococa-SP. Antes de um bestelita sair ele é chamado no escritório do Kikuta p/ devolver o folheto e o pacote de cartas q eles recebem quando chegam. O pacote de cartas tem coisas muito mais absurdas e insanas q o folheto MORAR JUNTOS. Por exemplo, tem uma carta dirigida aos bestelitas q regula o comprimento, em centímetros, das bermudas do bestelitas do sexo masculino no caso de eles resolverem praticar corrida rústica ao redor dos blocos 3,8, 2 e 12.
Sandro gostei principalmente do final de seu relato, eu fui entrevistado pelo KiKuta numa reunião pra ir a betel dos interessados só ficou eu, fiquei mais ou menos uma hora com ele...por sorte eu ainda não tinha um ano de batismo, e nos anos seguintes (apesar de varios convites) eu resolvi não ir, preferi ficar no tempo integral onde poderia ajudar mais pessoas a serem "tapados" como eu fui.
Mas,como vc disse que o apice da burrice é ser betelita, eu fico triste por vc e feliz por não ter ido apesar de querer incluir como "uma grande burrice" ser pioneiro regular ou especial tb.
Afinal, o povo que tanto enche a boca pra falar que os TJ seguem a bíblia,pq não fazem um curriculo e colocam que leram a bíblia duas ou três vezes, que foram servos ministeriais e serviram no tempo integral por 3,4 anos e vejam que emprego eles podem conseguir com isso.
Grande abraço amigo.
Espero mais relatos seus sobre betel quando mais expor eles, menos pardais eles terão pra abater.
O conclame de jovens para o serviço de betel da torre de vigia é uma estratégia malévola, que aprisiona e sufoca valores individuais que poderiam ser muito bem utilizados para o bem da comunidade local do inocente pretendente. Gera renda única e exclusiva a esse complexo americano que encontrou a"galinha dos ovos de ouro" na disposição dos desavisados que até pagam para trabalhar para ela, como foi o meu caso e o de todos os que estiveram dentro dessa famigerada organização. Fico arrepiado ao lembrar que cogitei essa infame possibilidade para meus filhos, enquanto eram crianças. Visitei o betel em 93, e, apesar de ter passado um único dia naquele local, lembro que, na minha mais pura inocência, minha conclusão não foi a que costumava ouvir dos visitantes empolgados, que diziam(com olhos brilhantes de um otário engodado) que o betel era como um pedaço do paraíso. Quando voltei à minha cidade, fui indagado acerca do ambiente que encontrei. Minha resposta honesta foi: "Betel rima com quartel" (pois eu havia sido militar e conhecia o rigor de uma vida aquartelada. É claro que minha opinião chegou aos ouvidos da dianteira na congregação, o que causou grande indignação, e eu tive que escutar, em um discurso de domingo, que minha opinião sobre betel rimar com quartel era algo dezarrazoado... ignorante... nada edificante...blá blá blá...
Muito bom o seu relato, fiquei surpresa com o assédio moral que alguns sofrem lá dentro, é claro que isto tem em todo lugar, mas eles se acham tão superior a tudo que pensei que isto fosse combatido em betel. Fico enojada com tudo isto e prova que as tjs não são em nada diferente dos "mundanos".
Pena que vc não pode xerocar o manual dos bestelitas. _________________ A verdade conduz à liberdade.
Sandro, excelente relato o seu! Conheci alguns betelitas que estiveram ai na sua época, não ficaram muito tempo! não aguentaram! è sempre bom ver alguém revelando os mistérios da torre!
Seu relato é impressionante... quase tão impressionante como o do Reginaldo. Eu estou ansioso para ver as correspondências de betel aqui no fórum. _________________ Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa."
Se tiver relatos de irmãos homosexuais que se "comiam" dentro de Betel, é de grande interesse, essas histórias mais cabeludas, são as mais interessantes
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Seg Ago 04, 2008 1:42 am Assunto:
Sandro excelente esse teu relato...essa experiência de ter convivido na sede do poder das TJs no Brasil vale por mil textos críticos sobre a Torre.
Essas experiências mostram que onde existe poder existe intrigas e que um local que era pra ser a mora de Deus é na realidade mais um local de pessoas imperfeitas que se acham a última coca cola gelada do deserto...
Gente as coisas que ouvi de Sandro pelo MSN...caramba...podem ficar na expectativa mesmo...tem cada uma e Joker...também tem as cabeludas!! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Enviada: Seg Ago 04, 2008 8:22 am Assunto:
Fiquei surpreso pois não tinha conhecimento de como as coisas funcionam por la. Realmente você expoe aquelas pessoas com uma palavra simples mas que ja diz tudo: bestelitas. Por favor nos conte mais a respeito do que ocorre la dentro...um grande abraço Sandro.
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Seg Ago 04, 2008 8:26 am Assunto:
Uma das coisas que observei em um video que mostra Betel em Brooklyn, foi a falta de sorriso no rosto dos betelitas, mostrava o tempo todo eles trabalhando, trabalhnado, tranbalhando. Minha mãe me mostrou esse video como a coisa mais linda do mundo, eu o vi criticamente, porque eles queria mostrar uma perfeição que não existe. O que eu vi foi muitos "escravos" usados pela Torre, enqunto que o CG vivem como reis tendo milhares de serviçais a seu dispor. _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Sandro não posso dizer que fiquei impressionado pois convivo muito com pessoas da dianteira da organização TJ e sei de muitas coisas de bastidores. E se o que sei - assim como muitos outros membros - sabem sobre os bastidores das congregações que deixaria muitos de cabelo em pé, imagino como é então estar no ninho do poder que é Betel.
E concordo plenamente com você quando diz aos jovens que pensem bem antes de dar esse passo. Eu penso em Betel não como um lugar de oportunidades, mas como um lugar monotono onde você estará desperdiçando os melhores anos de sua vida e deixando pra trás oportunidades que poderiam ser usufruidas e que não poderão se realizar, pois o tempo desperdiçado não pode ser reaproveitado.
Parabens por sua decisão e ajude em expor como é a vida nesse "lugar sagrado" para que outros não venham a ser enganados pela propaganda da Torre. _________________ Pobre é o homem cuja vontade e desejos dependem da aprovação de outrem - Madonna
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Seg Ago 04, 2008 1:07 pm Assunto:
Na minha última visita à Betel presenciei um sorrisinho sarcástico e incrédulo da nossa guia ao ouvir alguns irmãos exclamarem durante a visita aos diversos departamentos : "mas aqui já é o paraíso". Observei mas me calei. Não tenho dúvida alguma de que muita podridão deve exisitir nesse tipo de lugar. Assim como em conventos, mosteiros e internatos... O problema é que a maioria das testemunhas de Jeová não acreditam e dizem que as pessoas que saíram de lá relatando tais aspectos negativos é que tinham ambições de poder e posição que não foram atendidas, ou seja, que são pessoas "resmungadoras", "rebeldes", etc. Isso ocorre porque uma minoria vem em público revelar esses tipos de detalhes nada teocráticos dos "betéis" ao redor do mundo, a maioria se cala.
Parabéns pela coragem dos que não se calam.
Parabéns ao Sandro e ao Reginaldo.
André Felix
P.S.
Existe um livro bem antigo de um ex-betelita. Entitula-se "30 anos de Escravo na Torre de Vigia", por WILLIAM J. SCHNELL. Será que mudou muita coisa? Na década de 80 (bem antes da popularização da internet) um sup. de circuito mencionou esse livro num discurso e após desqualificar o autor desaconselhou a enfaticamente leitura. Para quem se interessar http://corior.blogspot.com/2006/02/trinta-anos-escravo-da-torre-de-vigia.html
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3, 4Próximo
Página 1 de 4
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum