Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Qui Out 02, 2008 10:19 pm Assunto:
Zé Pelintra,
Em boa parte das casas de candomblé, o novo nome iniciático deve ser guardado a sete chaves. Isso é herança dos tempos da escravidão. Ainda em África, antes de embarcarem para a América, os escravos eram batizados no próprio mar, e recebiam nomes cristãos. Só deveriam se tratar por esses nomes no Brasil. Assim, caso alguém continuasse a usar seu nome africano, isto denunciaria suas práticas religiosas, proibidas, e passíveis de punição. Ficou o hábito, portanto, de manter sob segredo o novo nome iniciático.
Mas na tradição de candomblé da qual faço parte, com raiz no Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, Bahia (bairro do Cabula, bairro do Chamusca), nós usamos, sim, publicamente, nosso novo nome. Como essa casa é da nação Ketu, o novo nome faz parte do idioma iorubá, falado por milhões de pessoas na Nigéria e no Benim.
Assim, a fundadora do terreiro supracitado, cujo nome cristão era Maria Eugênia dos Santos, tinha por nome iniciático Obá Bií, "O Rei Nasceu", numa alusão a seu orixá, Xangô.
Eu sou filho-de-santo de Julio Braga, cujo nome iniciático é Oyá Tundê, ou "Oyá Iansã Retornou".
E eu, Jerry Guimarães, no dia 13 de abril de 2002, tornei público meu novo nome iorubá, Odé Tokueran, que pode significar "O Caçador Lança a Morte na Caça", ou "O Caçador Faz da Morte Sua Lança". Isto porque sou filho de Oxóssi, um orixá odé, ou caçador. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Registrado: 05/09/08 Mensagens: 297 Localização: CENTRO DA ARRUANDA
Enviada: Qui Out 02, 2008 10:46 pm Assunto:
Interessante, muito obrigado pela explicação e boa sorte em seu progresso. _________________ Orações, rezas ,despachos, bençãos, maldições sacrificios, vitórias e derrotas, tudo termina no nada.
Enviada: Qui Out 30, 2008 2:07 pm Assunto:
Olá Jerry. Como vai? Gostei muito de ler este tópico e de como vc fala com propriedade.
Gostaria de abrir um tópico sobre a Umbanda para poder desmistificá-la. Achei muito interessante como vc desmistifica o Candomblé e a maneira que vc fala a respeito.
Há, contudo, um ou outro ponto em que parecemos divergir. Espero que isso não seja razão para discórdia. Se puder, participe do tópico que pretendo abrir para podermos trocar boas idéias.
Enviada: Qui Out 30, 2008 2:41 pm Assunto:
Diego Rutherford escreveu:
Citação:
a entidade com quem eu mais gostava de trabalhar era o meu preto-velho "Pai Congo"... a única vantagem foi que parou de cantar música pra Exu em português exaltando abertamente ao Diabo...
Olá Diego. Interessante. O preto-velho com quem trabalho é o Pai Congo. Tenho muita confiança nele e no seu trabalho. As entidades que comigo trabalham tem me ajudado muito.
Não entendi como se exalta ao Diabo cantando para Exu? Na Umbanda não acreditamos no Diabo como ser e sim como personificação do Mal tanto nos espíritos encarnados como nos desencarnados. Foi isso que vc quis dizer?
Percebo que há uma ligação de Exu com o mal por parte de algumas interpretações. Abri um tópico sobre Umbanda onde gostaria de discutir essa e outras questões. Gostaria de ver sua opinião lá, se não se importar.
Abraço.
Editado pela última vez por Rico em Qui Out 30, 2008 11:53 pm; num total de 1 vez
Enviada: Qui Out 30, 2008 11:51 pm Assunto:
Diego Rutherford escreveu:
primeiro que Ogum não fala incorporado, segundo que a gira era de Ogum e o cara cantou pra Caboclo e ainda disse que ele bebeu da sua cachaça....
Olá, Diego. Em Umbanda dizemos que o médium está com Ogum incorporado, quando na verdade quem está ali é um representante de Ogum. Lembre-se que representantes de Orixás na Umbanda costumam ser os caboclos. Assim, quem estava incorporado como Ogum era na verdade um Caboclo de Ogum. Orixá não incorpora. No Candomblé acredita-se que os médiuns recebam um "axé" dos orixás e eles (os médiuns) ficam em transe dançando sob a vibração daquele orixá.
Quando ele disse que o caboclo bebeu de sua cachaça, pode ser que seja um caboclo traçado com exu. Há um tipo de Ogum chamado Ogum Xoroquê com o qual alguns caboclos traçados com exu se afinizam.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página Anterior1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum