pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Ter Jul 08, 2008 10:16 pm Assunto: Desenho de uma criança TJ - quais conclusões?
Lendo vários comentários sobre o novo livro "Jovens Perguntam" lançado pela Torre de Vigia observei em muitos colegas uma tristeza e revolta por terem tido uma infância tão crastadora e movida pelo medo.
São frequentes os relatos de pesadelos e mortes sangrentas no Armagedom por muitos aqui quando eram crianças!
Nossa amiga Fabi aqui do Fórum me mandou um desenho que sua enteada fez...acredito que a imagem fala mais...o que vcs acham desse desenho??
Será que uma criança TJ pode ter seu futuro afetado pela "educação" feita pela Torre de Vigia?
Olha, eu não sou psicólogo, mas li muitas coisas a respeito e vou dar um pequeno palpite:
o primeiro desenho.
A criança demonstra ódio reprimido por ter que ir ao salão do reino porque os pais a levam contra sua vontade, pode ser que ela não esteja se dando bem com seus amiguinhos tjs ou seus amiguinhos não a acolhem e ela se sente uma estranha, então ela externa no desenho, seu ódio, ela representa o salão pegando fogo, o que é exatamente o que ela gostaria que acontecesse, para não ter que ir mais a esse lugar.
o segundo desenho.
ela desenho o mesmo salão, embora desta vez ela não coloque uma plaquinha indicando isso, já é bem subentendido no primeiro desenho, ela sabe o que significam as placas de trânsito de proibido estacionar, proibido fumar e assim por diante, ela passa essa idéia de sua cabeça, ela não deseja, não quer ir ao salão do reino, em sua cabecinha ela não se permite, que no futuro ela venha a ser uma tj.
o terceiro desenho.
É bem semelhante ao primeiro, mas talvez não seja o salão, pode ser o seu lar, pois note que ela desenhou apenas uma porta e duas janelas, o ideal seria perguntar a ela o que seria essa casinha, e observe que o desenho tem o aditivo de o que se parece ser um vendaval ou um temporal, mas pode ser escuridão, logo isso representa o que ela aprendeu sobre armagedon, um dia de julgamento, e no que ela vê nas gravuras dos livros das tj, aquelas que retratam o armagedon destruindo prédios e templos, isso demonstra o medo da idéia que o armagedon representa para ela. notem que ela desenha uma nuvem branca sem rabiscos acima dessa casinha, ela como que risca algumas colunas de cima para baixo, como se fossem alguma coisa subindo em direção á nuvem, e nuvens representam o céu, e ela faz pequenos rabiscos dentro dessas colunas, parecem representar o que na cabeça dela ela aprendeu nas tj, de que haverá alguns remanscentes ungidos que irão para o céu por ocasião do armagedon, esse último desenho é realmente interessante pois demonstra o poder do ensino das tj. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
nada bom, destruição do salão e destruição de uma casa...
Eu que nasci na torre não fazia esses desenhos apocalipticos nos cadernos na infância, apesar de ter sonhado com a morte e o armagedom várias veses, fico imaginando, o que se passa ma mente dessa criança para chegar ao ponto de exteriorizar isso ! _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
Destruição nunca é bom.
Quando eu era criança só pensava nisso no "Armagedom", a política do medo da torre é bem eficaz com crianças, jovens principalmente.
Enviada: Qua Jul 09, 2008 9:11 am Assunto:
Sonhar com o Armagedom é uma coisa diferente, quando se tem um pesadelo é horrível, mas quando você acorda vem o alivio e tudo passa.
Quando eu sonhei com o Armagedom foi horrível, fiquei assustado o DIA INTEIRO, depois me preocupei em servir mais fielmente a Jeová (CG) para não ser destruído...é lamentável.
A criança conseguiu elaborar o desejo / medo dela.. não tem nada d+ nisso.. o desenho foi muito bem feito e mostra muita sobriedade.
Eu quando era criança tinha a fanstasia de que o Salão de Assembléias iria ser invandido e todos seriam reféns de pessoas vestidas de preto e com armas.. não conseguia simbolizar isso..
Quando uma criança coloca algo pra fora com tanta exatidão.. isso é sinal de equilíbrio e não de doença..
Certo Farid,
mas os desenhos tem simbolismos, ela não coloca pessoas porque o que ela sente não é raiva das pessoas, se assim fosse, ela desenharia pessoas com caretas feias, ela tem raiva de ir ao salão e tudo o que ele representa para ela. E logicamente essa criança não é doente, de forma alguma, como voce disse. ela apenas não sabe exteriorizar de outra forma o que diria se tivesse mais idade e livre da repressão dos pais. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Enviada: Qua Jul 09, 2008 2:15 pm Assunto:
Apenas para explicar...são enteadas da Fabi...a mãe dessa criança é TJ. Ela tem uma irmã gêmea que não se prende muito a Torre...essa que desenhou é a que mais se culpa!
Enviada: Qui Jul 24, 2008 9:47 pm Assunto:
Fabi espero que esteja on line ainda! Postei o desenho de tua afilhada. Pode nos falar mais? Abraços! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Registrado: 01/08/07 Mensagens: 150 Localização: Estados Unidos da America
Enviada: Qui Jul 24, 2008 10:18 pm Assunto:
pascal, ja tinha ate saido do site, mas voltei quando recebi mensagem falando sobre a mp... voltei... rsrs
depois que eu te mandei o desenho elas vieram aqui em casa e passaram 5 semanas de ferias de verao (calendario escolar americano)... a gemea que nao gosta de ser tj conversou muito comigo, inclusive sobre o peso que ela carrega sendo criada como tj (eu procuro nao tocar no assunto primeiro, por achar que ela ja deve escutar muito quando esta em casa).
ela chorou, disse ter vergonha de ser tj, quando fomos a igreja (afinal, meu marido e eu somos cristaos) ela queria ir pra sala de ebd (escola biblica dominical), e pediu pra que eu nao a identificasse como tj, no final das contas, achamos melhor nao manda-la pra aulinha pra nao acarretar problemas pra ela quando voltasse pra casa. disse tambem ter vergonha do servico de campo, de nao poder participar de festinhas "mundanas" e por ai vai...
no meio dessas conversas, ela disse que certa vez a irma (que fez o desenho) disse odiar ser tj, mas que como ela "ganha pontos" em casa por "ser exemplar" ela continua a fingir adorar ser tj (ops, adorar nao rsrs)... quis muito perguntar sobre o desenho, mas ela nao saberia dizer com certeza... e pra irma que desenhou eu nao perguntaria, pra nao assusta-la, ja basta o que ela e forcada a engolir em casa; mas que deu vontade, isso deu.
um dos unicos comentarios que a irma desenhista fez foi "gostar muito de ir ao campo", o que eu ja ouvi com certa desconfianca, acredito que ela continua o teatrinho aqui por medo de ser deletada, mas da pra ver, que mesmo nao gostando de ser tj, ela acata o que e dito la dentro... so de ver a cara de nojo que ela fazia dentro da igreja que eu frequento (e levava revistinha da torre pra ler la dentro!!!) ja dava pra notar que ela tem muito enraizado... ela costuma ter pesadelos com o fim do mundo e com a mae (os sonhos com a mae ja dao outro topico)...
ler o que o yosef escreveu fez bastante sentido. era praticamente o que eu imaginava, mas pensei no terceiro desenho tambem ser o salao ja quase destruido por completo... nao imaginei a possibilidade de ser outro edificio.
obs: a gemea que diz abertamente nao gostar de ser tj me viu lendo o forum e perguntou o que era (ela tem bastante curosidade de aprender portugues)... eu falei sobre o que se tratava e ela ate comentou "entao foi aqui que voce soube das bonecas" (topico das bonecas serem proibidas)... aproveitei o assunto sobre bonecas e falei sobre pedofilia... dai mostrei alguns topicos sobre casos de pedofilia praticadas por tjs e o tratamento dado... ela ficou muito chocada... e disse que isso so serviu pra alimentar seu desejo de sair da torre o mais cedo possivel. tambem lamentou nao poder mostrar isso pra irma no momento. _________________ "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no ceu, na terra e nos infernos. E toda lingua confesse, para gloria de Deus Pai, que Jesus Cristo e Senhor"
Registrado: 01/08/07 Mensagens: 150 Localização: Estados Unidos da America
Enviada: Qui Jul 24, 2008 10:25 pm Assunto:
Citação:
por medo de ser deletada,
delatada... do verbo delatar... desculpe o erro... afinal aqui em casa a gente nao desassocia/deleta ninguem... _________________ "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no ceu, na terra e nos infernos. E toda lingua confesse, para gloria de Deus Pai, que Jesus Cristo e Senhor"
Enviada: Qui Jul 24, 2008 10:33 pm Assunto:
Fabi que bom que pude ter teu depoimento aqui. Para que todos entendam (os recém chegados) a nossa amiga Fabi mora nos EUA e é casada com alguém que teve anteriormente um relacionamento com uma TJ e teve duas filhas. As crianças ficam com a mãe TJ e em tempos determinados com o pai e a Fabi.
As crianças são gêmeas e como pudemos notar no depoimento da Fabi sofrem grande pressão e constrangimento, porém o que vemos é que a doutrinação da Torre de Vigia consegue ser eficaz e com certeza gera uma angústia sem limites nessas crianças. _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum