Assim a desassociação não me pegou de surpresa, tanto que avisei ainda alguns parentes meus, fui na casa de alguns amigos me despedir e explicar o porque estava saindo...
Eu não quero passar por isso. Primeiro porque não gosto de despedidas. Segundo, porque não acho que alguém que condiciona minha amizade à opinião de terceiros merece minha consideração, por mais que pareça inocente.
Na verdade hoje eu tenho antipatia por testemunha de jeová. Quando os vejo na rua "pregando" me dá até raiva. Mas não discrimino. Somente não gosto de aproximação. Só sabem falar: "Volte pra Jeová!", "Quando vai ao salão?", "Ta firme na verdade?".
Poxa
Isso me deixa literalmente nervoso!! _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Hoje não me explico pra ng, nem pros meus pais...
Tenho uma raiva danada de dar explicações da minha vida!!!
Poie é... tem TJ que se acha psicólogo. Fica analisando suas atitudes. "Deve ser por isso", "ou será que é por aquilo?" - dizem (QUANDO NÃO DIZEM, PENSAM)
Tudo é motivo de análise...
Ainda tem outros que gostam de completar nosso raciocínio... completando nossas frases e tirando as conclusões antes mesmo de terminarmos de explicar...
Aí a gente ja sabe que ele ja veio com a idéia formada sobre nós. Porque já estavam nos analisando a tempos.
Por isso eu também não gosto de explicar. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Eu já observo a coisa por um ângulo totalmente divergente.
É obvio que dar explicações é um tanto quanto desconfortante, pois a princípio ninguém tem nada a ver com nossa, e não devemos satisfação da nossa vida a ninguém até que se prove o contrário. É também bem mais cômodo seguir a vida e tocar o barco por assim dizer.
Mas dar explicações, tem seu lado positivo, dependendo de cada caso concreto é obvio. Primeiro depende muito da disposição da própria pessoa, ela encara isto como estando intimada a dar explicações, como se fosse um inquérito policial afim de se achar algum "crime", ou faz isso expontaneamente, não se sentindo constrangida?
Eu me situo no segundo caso. Não sou "obrigado" a dar explicações sobre minha conduta aos membros da congregação. Mas obviamente levantou-se um "bafafá" aqui e alí, sobre o motivo de eu não comparecer mais as reuniões. Como não cometi nenhum pecado, (discordar da organização visível não é pecado bíblico) e enquanto estive presente como membro, sempre mantive uma conduta exemplar (o que porém hoje vejo como uma grande perda de tempo) e havia parado de frequentar as reuniões ainda sendo servo ministerial.
Como sabia que há uma grande tendência encabeçada pela própria Torre de Vigia de demonizar os que saem, decidi tomar as providencias necessárias para que o maior número possível de pessoas soubessem que eu não havia "a priori" rejeitado a Jeová, nem mesmo cometido nenhum pecado, (fornicação é o primeiro que vem a mente dos irmãos).
Não iria dar o gostinho a eles de me difamarem e fazendo isso se engrandecerem como que dizendo: Viu mesmo quem está de pé, acautele-se para que não caia, ou Ele não estava mais a altura de nossas normas morais, ou coisa similar. Reconhecendo isso, fui com muito prazer a casa das pessoas que eu mais estimava e mostrei que estava saindo por isso e isso, que basicamente se constituia em divergencia de pensamento do CG. Tive realmente uma grande alegria em fazer isso, o que os anciãos encararam como apostasia de casa em casa hauahua!! Devido a isso, todos os meus vizinhos que me viam todo o dia engravato indo às reuniões e ao campo puderam saber o que estava ocorrendo dentro das quatro paredes das Testemunhas de Jeová, e todos ficaram indignados.
Existem muitas pessoas que estimo mesmo estando lá sim. Pessoas que conheço muito bem, e que mostram verdadeira lástima por não poderem mais falar comigo. ao conversar com minha irmã e demais membros de minha familia que são Testemunhas de Jeová. Estas pessoas (o que são apenas algumas) estão presas pelas normas intolerantes e abíblicas do corpo governante. Sinto verdadeira pena desses que obedecem cegamente, mas também ingenuamente os membros do CG achando que tais servem como canal de dEUs na Terra.
Dar explicações portanto, tem um lado altamente positivo. Serviu para sensibilizar alguns, e dar pelo menos o beneficio da duvida sobre a infabilidade da Torre de Vigia, pois não era alguém que cometeu um ato supostamente imoral que estava sendo desassociado, e sim um verdadeiro estudante da Biblia que tinha contrariado os ensinos da Torre a ponto dos próprios anciãos locais não conseguirem sequér refutar uma palavra do eu dissera. Além do que dar explicações pode servir também como meio de propagação das falsidades da Torre.
A pessoa que pede explicações pode estar apenas querendo ouvir o seu lado da questão. Pode ter intenções sinceras, ou mero intuito de achar algo para te incriminar e justificar a Torre. Em todo caso é uma ótima oportunidade para dar um "testemunho cabal" sobre a verdade d´"a verdade". Cabe a cada um utilizar ou não essa oportunidade. _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
O problema Karl, é que mesmo sensibilizados depois se lixam pra nós...eu também me lixo pra eles...
Mas fico sentida que uma religião condicione tanto a mente de uma pessoa ao ponto dela abandonar uma amizade...Isso não aceito não....Além do mais falar não pode ,mas quando é conveniente pode?
Sem comentários!!!
Tive um grande amigo na "organização" que foi inclusive meu estudante.
Trocamos vários emails depois da minha saída, onde expliquei a ele as motivações, as inconsistências e erros que perturbam a mente de qualquer pessoa em sã consciência.
Ele agradeceu, mas depois deixou tudo por isso mesmo.
Como você disse, mesmo com as explicações, a sensação é que estão "se lixando" pra nós.
Pois é Shure,
Agora eu tambem me lixo...Mas qdo algum deles fala alguma coisa comigo eu dou logo uma resposta...
Hj em dia nem ligo mais não...Só não me deixo fazerem de palhaça...
Que somos tratados como lixo não me surpreende nenhum pouco. Até parece que não sabíamos que isso iria acontecer mesmo ora essas! Esse é o tratamento padrão da torre, não há nada de novo nisso. Que uma pessoa que nunca teve contato ou não sabe praticamente nada sobre a Torre se surpreenda com esse tipo de tratamento é perfeitamente normal, agora nós que estavamos lá dentro por anos é outra coisa. Não sendo aqui advogado do Diabo, ou da Torre melhor dizendo, mas há que se pesar a racionalidade também.
Ficamos anos lá dentro, e duvido muito que nem mesmo uma vez ao lidarmos com quem tenha sido desassociado, não tenhamos colocado em prática as orientações da Torre sobre como trtar aqueles que não são mais "irmãos", e talvez ainda se orgulhar disso, de crer sinceramente que está fazendo a coisa certa.
Há várias respostas possíveis aqu, penso eu, mas quem na época se esforçava para como Testemunha de Jeová mesmo colocava sem dúvida em prática essa orientação. Hoje por exemplo eu me envergonho de como tratei minha mãe no periodo em que ela estava desassociada, se soubesse o que sei hoje, nunca teria feito o mesmo. Me arrependo sinceramente do que fiz. Obviamente quando descobri que tudo isso não passava de uma manipulação da Torre, e mera distorção do texto bíblico, fiz questão de visitar todos os desassociados que conhecia para mostrar que me importava com eles e pedir desculpas pelo que a organização da qual eu fazia parte da dianteira havia feito com eles, isso sendo ainda servo ministerial.
O ponto aqui do tópico dessas cartas é mostrar como a ideologia "tejotenca" pode tornar as amizades condicionais mesmo a contra a vontade da própria pessoa. Pensar que tais pessoas pararam de falar conosco por que "quiseram" é de uma falta de compreensão da tamanho real da situação vista em sua realidade. Obviamente alguns com uma consciência mais apurada não deixam de falar conosco mesmo estando desassociados. Existem pessoas que ainda falam comigo que são Testemunhas de Jeová. Tais pessoas são exemplo de que a ideologia da Torre não consegue dominar a mente de todos que estão lá presentes nas reuniões, e que alguns ainda mantém o bom senso.
Mas o ponto chave é que a influência desta ideologia é tão coercitiva que não há necessidade que esforço hercúleo para notar que muitos agem de acordo com os ditames da torre a contra gosto. Não há que se falar em autônomia, como se a pessoa fosse livre para decidir livremente que decisões tomar ou como agir. Não somos néscios temos pleno conhecimento de que na realidade o que impera dentro dos pátios da Torre é a Heteronônomia ou sujeição a uma lei exterior.
Apesar de nos tratarem como lixo, é importante notar que tal atitude não é a princípio de escolha pessoal, e sim uma ordem da própria Torre. Não nos tratar desta maneira seria agir contra a Deus segundo a visão de quem está lá dentro. As pessoas que nos tratam mal devido a nossa saida certamente têm uma parcela de culpa, não há dúvida. Mas a real culpada por sermos tratados assim é a organzição, só poderiamos saber com certeza quem nos trataria mal realmente se a desassociação fosse colocada entre as doutrinas de decisão de consciência. Somente assim se poderia saber com certeza quem nos trata mal por que está sendo coagido a isso e quem não. Até lá continuamos a ser tratados como escória da sociedade devido a uma legislação espiritual ridícula de uma organização manipuladora, que é a real responsável por termos tal tratamento. _________________ Não é a consciência que determina o mundo.. mas o mundo que determina a consciência.....
Em uma das congregações que frequentei haviam dois irmãos que eram extremamente amigos.
Um deles foi desassociado. A dor que o outro sentiu era excruciante.
Esse irmão não se conformava de não poder falar com o desassociado.
Não preciso dizer que ele quebrou as regras e continuou a manter contato com o desassociado mesmo assim. Apenas eu e mais duas pessoas sabíamos disso e nunca entregamos ele, até o dia em que o amigo dele foi readmitido.
Ainda existem pessoas boas lá dentro e que infelizmente agem da maneira estúpida por serem condicionados a isso. Não é fácil pra muitos criarem coragem e irem contra esses ditames. Sabem que as penas são severas.
Admiro demais sua inteligencia e facilidade de explicar pontos complexos, eu sinto muitissimo pela perda de seus amigos, mas em contra partidam ganhou muitos outros!
Espero muito aprender de ti, muito mais ainda. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página Anterior1, 2, 3
Página 3 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum