TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Queria ser desassociado ¬¬ (Publicador não batizado)
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EVANDRO
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 1:30 pm    Assunto: Queria ser desassociado ¬¬ (Publicador não batizado) Responder com citação

Como disse no meu tópico de apresentação:
http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-2903.html#49345

Sai de lá mas não fui desassociado e infelizmente ainda tenho que me associar com esse povo, ozirmãos ainda conversam comigo normalmente mas não gosto disso Ninja Queria o isolamento completo.

Alguém aqui tem situação semelhante? Se eu apercer com uma camisa do Canibal Corpse e usar da Conduta Desenfreada (adoro essa palavra) eles irão me deixar em paz?

Porque ainda tenho que ouvir: "Você não vai voltar não? Você sabe que não vai encontar a verdade em nenhum outro lugar!"

Quando me perguntam isso falo "Pode deixar que eu vou voltar" mas falo isso só pra parar de encher o saco. O que mais me irrita, (fico irritado comigo mesmo) é quando eu estou com a camisa do Palmeiras, ouvindo Black Metal/ Death Metal/ Power Metal/ Power Extremily Metal e etc e avisto um irmão eu já fico com medo e abaixo o rádio, aquele mesmo medo que eu tinha antes de ser visto com práticas mundanas.

Mas já decidi que a partir desses tempos vou chutar o pau da barraca, vou ouvir o tipo de musica que eu quero e que se fo** todo mundo!. Se me verem em aniversários e etc e me olharem com cara de nadega, vou convida-los também :)

Alguém já passou por isso ou tem alguma dica?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Por que você simplesmente não escreve sua carta de dissociação?
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

Jerry escreveu:
Por que você simplesmente não escreve sua carta de dissociação?

Pensei que era somente para batizados...
Redentor
Banido
Banido

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Evandro escreveu:

Pensei que era somente para batizados...

E é!!! Não podes te dissociar de uma coisa à qual sequer és associado formalmente... Laugh Laugh Laugh

Quanto à camiseta do Cannibal Corpse não faria efeito por que pra saber o que é isso precisa ter cultura e lá a maioria não tem. Mas se a tua camiseta for bem legal podemos trocar... No mano, valeu? Uma do Cannibal por uma do Cradle, o que achas?

Agora, falando sério... Responda com educação e diretamente. "Você não vai voltar, não?" Responda: "Não!" "Você sabe que não vai encontar a verdade em nenhum outro lugar!" "Posso tentar?" "Vocês deixam?" Mas na boa, tá? Com educação. Na verdade, essas pessoas que perguntam-te isso estão bem intencionadas. Não as odeie por isso. Com o tempo elas desistirão de você.
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Evandro e Redentor, vejam o que o livro secreto dos anciãos, o "Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho" (ks91-T) fala de como tratar com publicadores não-batizados que estejam "fora da linha" (p. 98, 99):

Citação:
Publicadores não-batizados.

Publicadores não-batizados que se envolveram em sério ato de transgressão podem ser reajustados. Dois anciãos falarão com o transgressor e determinarão a ação a ser tomada. (w88 15/11 pp. 18-20)

Podem informá-lo de que não deve participar no ministério público ou comentar nas reuniões, e talvez o restrinjam de participar na Escola do Ministério Teocrático até fazer mais progresso espiritual.

Se a transgressão for do conhecimento de muitos, e a pessoa estiver arrependida, a Comissão de Serviço da Congregação poderá providenciar um anúncio à congregação conforme segue : "Um assunto envolvendo [nome da pessoa] foi considerado, e ele(a) continua a servir como publicador(a) não-batizado(a) junto à congregação." (w88 15/11 p. 18)

Quando o publicador não-batizado que transgrediu é menor, seus pais cristãos devem ser consultados para determinar o que estão fazendo para discipliná-lo. Talvez também seja necessário reunir-se com o jovem na presença dos pais.

No caso de publicadores não-batizados que continuam impenitentemente na transgressão, apesar de todos os esforços de ajudá-los, pode-se fazer o seguinte anúncio : "[Nome da pessoa] não é mais publicador(a) das boas novas ." (w88 15/11 p. 19)

Seu alvo ao lidar com publicadores não-batizados, quer jovens, quer adultos, é ajudá-los. (1 Tes. 5:14)

Todos os grifos são meus.

Vamos considerar o seguinte:

* Um publicador não-batizado pode perder "privilégios" na congregação;

* Pode-se anunciar que tal publicador está sob repreensão;

* Pode-se anunciar que tal pessoa não é mais publicadora.

Assim sendo, há, sim, um certo grau de associação entre o publicador e a congregação. Deste modo, o mesmo pode solicitar, através de uma carta, que seja anunciado que ele não quer mais ser conhecido como um publicador.

Por não ser batizada, tal pessoa, em tese, ainda pode ser cumprimentada pelos batizados. Mas o mais provável é que o sujeito seja considerado "má companhia", tendo assim de ser evitado.

Portanto, Evandro, penso que há sim brecha para você escrever, não uma carta de dissociação, mas de pedido para que você não mais seja contado entre os publicadores da congregação.
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, resolvi consultar o artigo da Sentinela indicado sobre como tratar publicadores não-batizados transgressores. E ali fala que um publicador não-batizado pode, sim, solicitar desligamento. E diz como as outras testemunhas-de-jeová devem encará-lo. Leiam o trecho por mim selecionado:

Citação:
16 Ocasionalmente, um publicador não batizado errante não corresponderá à ajuda amorosa. Ou, o publicador não batizado talvez decida não continuar progredindo em direção ao batismo, e informa aos anciãos que não quer ser reconhecido como publicador. O que se deve fazer? Não se toma ação de desassociação a respeito de tais, que realmente não se tornaram aprovados por Deus. O arranjo de desassociar errantes não arrependidos se aplica aos ‘chamados irmãos’, aos batizados. (1 Coríntios 5:11) Significa isso, então, que a transgressão é desconsiderada? Não.

17 Os anciãos têm a responsabilidade de ‘pastorear o rebanho de Deus aos seus cuidados’. (1 Pedro 5:2) Se dois anciãos que dão ajuda constatarem que certo errante não batizado é impenitente e se desqualifica como publicador, eles informarão disso a pessoa. Ou, se alguém não batizado disser aos anciãos que não mais deseja ser reconhecido como publicador, eles aceitarão a decisão dele. Nos dois casos, convém que a Comissão de Serviço da Congregação providencie para uma ocasião oportuna um anúncio simples, nestes termos: “. . . não mais é publicador(a) das boas novas.”

18 Como é que as Testemunhas encararão a pessoa depois disso? Bem, anteriormente ela era um “incrédulo” que assistia a reuniões. Daí, desejou ser e se qualificou como publicador das boas novas. Não mais sendo esse o caso, ela é novamente uma pessoa do mundo. A Bíblia não exige que as Testemunhas evitem falar com ela, pois ela não é desassociada. Ainda assim, os cristãos terão cuidado com relação a tal pessoa do mundo que não adora a Jeová, como os israelitas tinham com relação a residentes estrangeiros não circuncisos. Essa cautela ajuda a proteger a congregação contra “um pouco de fermento”, ou elemento corrompedor. (1 Coríntios 5:6) Se mais tarde ela expressar genuíno desejo de que se realize com ela um estudo bíblico, e os anciãos o aprovarem, talvez isso a ajude a novamente apreciar o grande privilégio que é adorar a Jeová junto com o Seu povo. — Salmo 100.

19 Se os anciãos notarem que certa pessoa desse tipo é uma ameaça incomum ao rebanho, eles podem alertar em particular os em perigo. Por exemplo, o ex-publicador talvez seja um jovem que se entregou à bebedeira ou à imoralidade. Apesar do anúncio de que não mais é publicador não batizado, ele talvez tente manter relações sociais com os jovens da congregação. Neste caso, os anciãos falariam em particular com os pais dos que correm risco, e talvez com esses jovens também. (Hebreus 12:15, 16; Atos 20:28-30) Nos raros casos em que alguém for perturbador da ordem ou violentamente perigoso, pode-se informá-lo de que não é bem-vindo às reuniões e que qualquer tentativa de entrar será considerada invasão de propriedade.

Fonte: A Sentinela, 15/11/1988, pp. 18, 19.

Grifos meus.

Viram aí? Um publicador não-batizado pode sim solicitar seu desligamento da congregação, o que será anunciado a todos. Embora não seja imperioso que se corte totalmente os laços com tal pessoa, se os anciãos julgarem conveniente, podem procurar os membros da congregação isoladamente e alertá-los para não se associarem com tal ex-publicador. E se for considerado persona non grata na congregação, ainda pode ser impedido de assistir às reuniões!
Banido
Banido

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Jerry escreveu:

Assim sendo, há, sim, um certo grau de associação entre o publicador e a congregação. Deste modo, o mesmo pode solicitar, através de uma carta, que seja anunciado que ele não quer mais ser conhecido como um publicador.

Por não ser batizada, tal pessoa, em tese, ainda pode ser cumprimentada pelos batizados. Mas o mais provável é que o sujeito seja considerado "má companhia", tendo assim de ser evitado.

Sei disso, Jerry. Por isso escrevi lá em cima "formalmente". E também sei que nada o impede de escrever uma carta. Mas tudo sabes como é a coisa. Como tu mesmo escrevestes, aqueles que acharem que o "Evandro" é a missão, continuarão tentando. É por isso que sugeri aquela forma de agir... Desistirão por cansaço... Wink
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Exatamente, Redentor. Mas conforme o artigo da Sentinela transcrito por mim acima, um publicador não batizado pode ser tratado como um desassociado. Como postamos praticamente ao mesmo tempo, talvez você não tenha lido. Veja aí.
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Evandro, se você não é batizado sorte sua...
Não se intimide com eles, com nada que disserem, com a "verdade"...seja feliz a sua maneira. Não permita que alguém dite regras para sua vida. Se eles se sentem bem lá, que fiquem lá. Tem vontade de ir em aniverssários? pois vá...ouvir rock pesado? ouça...usar a camisa do Palmeiras (tem um bom gosto..rs) use mesmo, é a SUA vida, e ela não petence a eles.
SUA VIDA PERTENCE SÓ A VOCÊ...SEJA FELIZ...EM PAZ COM VOCÊ MESMO.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EVANDRO
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marvel, Jerry e Redentor pela ajuda.

Agora pretendo sim escrever minha carta de desligamento. O título eu já sei, será "Me esqueçam".

O pior é que eles gostam muito de mim, faziam até elegios sinceros como a de que eu iria me tornar um bom orador e etc. Aliás, tem muita TJ que eu conheço aos arredores de minha casa e que sempre conheci e passar por eles nem sequer comprimentando é será dificil.

Muito obrigado pela ajuda.
Marvel
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Evandro
Se você não é batizado nenhum "irmão" deixara de conversar com você (na teoria), mas fique preparado para certas atitudes radicais de alguns, isso pode acontecer.

EVANDRO, VIVA E SEJA FELIZ.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Redentor
Banido
Banido

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:

O pior é que eles gostam muito de mim, faziam até elegios sinceros como a de que eu iria me tornar um bom orador e etc. Aliás, tem muita TJ que eu conheço aos arredores de minha casa e que sempre conheci e passar por eles nem sequer comprimentando é será dificil.

E por que tens que agir como eles quando desassociam alguém? "Bom dia", "boa tarde", não tira pedaço de ninguém. Se consultares o site verás que há muitas críticas às Testemunhas de Jeová, entre outras, pela forma como tratam alguém desassociado, sequer cumprimentando-o. Obviamente, a decisão é tua. Mas acho que podes te distanciar deles, não permitir que interfiram em tua vida, e ainda manteres uma postura de alto nível. Como disse o Marvel, o fato de não teres sido batizado te coloca em uma posição "confortável". Pense sobre isso...
Rossana
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Jerry escreveu:
Exatamente, Redentor. Mas conforme o artigo da Sentinela transcrito por mim acima, um publicador não batizado pode ser tratado como um desassociado. Como postamos praticamente ao mesmo tempo, talvez você não tenha lido. Veja aí.

Mais é muito dificil Jerry...
Minha irmã era so publicadora e se afastou, fumava regularmente, e mesmo assim o povo fala com ela...Meu irmão tb...Embora seja batizado é afastado há muito tempo...

Evandro:
Sugiro que fique na sua com o tempo eles desistem... Ninja
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, Rô, de fato é muito difícil. Mas a própria Torre mostrou que é possível que isso aconteça. Há casos e casos...
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

No papel posso não ser desassociado. Mas mesmo que inconcientemente para eles vou ter a imagem de um, coisa que eu to pouco me lixando se acontecer.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: