Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Dom Jun 08, 2008 11:43 pm Assunto: A culpa é do jornalista ou da Torre?
Eu recebo no meu e-mail notificações sobre as Testemunhas de Jeová na internet. Recebi hoje uma notícia sobre um possível surto de sarampo em Portugal. Vou destacar apenas o trecho em que as TJ's são mencionadas:
RECUSA DA VACINA POR QUESTÕES DE RELIGIÃO E CULTURA
Em Portugal, como noutros países, há pessoas que recusam ser vacinadas e não admitem que os filhos sejam imunizados. Os motivos para a recusa da imunização contra as várias doenças, e não apenas contra o sarampo, são variados e devem-se, por exemplo, a questões culturais, filosóficas ou até mesmo religiosas. Existem outros factores para a falta de vacinação, como a dificuldade de acesso aos cuidados de saúde pelos imigrantes ilegais. Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, explica ao CM que as Testemunhas de Jeová, por exemplo, não se vacinam por considerarem as vacinas uma espécie de transfusão (tal como acontece com o sangue). Os vegetarianos puros também recusam e há quem desconfie dos compostos das vacinas.
Todos nós sabemos que tal informação está flagrantemente desatualizada. As TJ's hoje não recusam as vacinas. Mas aí eu pergunto: a culpa é necessariamente do jornalista? Porque nessa seita, muda-se de posicionamento como se muda de roupa. E as TJ's já recusaram vacinas no passado, há até tópicos aqui sobre isso.
Outro ponto interessante: nos comentários dos leitores até o momento só se manifestaram testemunhas-de-jeová, reclamando do jornalista por ter escrito isso. Vejam o que escreveram:
08 Junho 2008 - 02h42 | Misael Nascimento
o Sr.Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, está enganado, As Tesmtemunhas de Jeová naum recusam vacinas... Nem tem suas decisões nada a ver com transfusoes, mas sim com o sangue.. elas o recusam naum apenas em transfusões, mas tambem em outras formas de utilização, como alimento..etc..
08 Junho 2008 - 02h31 | anonimo
seria bom revisar a exatidão desta declaração antes de publicar:"Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, explica ao CM que as Testemunhas de Jeová, por exemplo, não se vacinam por considerarem as vacinas uma espécie de transfusão (tal como acontece com o sangue)."
08 Junho 2008 - 01h48 | Angelo
Não sei de onde tirou isso, mas as Testemunhas de Jeová não tem nada contra vacinas. A biblia deixa claro que não devemos fazer uso de sangue. As vacinas são importantes para a prevenção de Doenças. Acredito que o Sr Presidente Mario Jorge está um pouco desinformado e foi infeliz em efetuar este comentário.
08 Junho 2008 - 00h05 | nicole fonseca
como testemunha de jeová nao podia ficar calada a esta noticia,nao é verdade que nao nos vacinamos ou que nao deixamos vacinar os nossos filhos,tenho uma filha de 5 anos e tem todas as vacinas em dia,desde que nasceu,inclusive aquelas que nao fazem parte do plano nacional de vacinaçao como é o caso da vacina contra a meningite,só nao tem a da varicela porque o proprio pediatra se recusa a passar.
Não seria esta uma boa ocasião para darmos testemunho a essas testemunhas desinformadas? Sim, porque aparentemente elas não sabem que a Torre proibia vacinas, e que provavelmente muitos morreram por conta disso. O que acham de mostrarmos a elas o passado podre da Torre no quesito vacinas? _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Falando assim....o jornalista passa a impressão de que as tj ATUAIS não aceitam qualquer vacinas...Alguns não aceitam tipos de vacinas que contenham "descaradamente derivados do sangue"..rs.....
Ele deveria ter atentando para o passado da Torre....na época em que ela proibia totalmente as vacinas...só que aí....iria soar meio estranho para o Jornalista....O que ele quis mesmo era fazer uma matéria...."estilo sensacionalista" kkkkk
Mas que as Tj hoje em dia não sabem que a torre proibia as vacinas,isso sim!!!
Enviada: Seg Jun 09, 2008 1:25 pm Assunto:
ATENÇÃO FORISTAS:
Aconselho todos os que puderem a entrar no endereço do jornal e dizer que, se por um lado as tj's atualmente não recusam as vacinas, isso já aconteceu na sua história. Em seguida, anexem à sua mensagem como prova de que as TJ's de fato já recusaram vacinas o seguinte endereço aqui do fórum, onde já se discutiu isso:
Enviada: Seg Jun 09, 2008 1:55 pm Assunto:
O site já começou a publicar nossos comentários. O do Robh e alguns dos que mandei já apareceram lá. Confiram, e não percam essa oportunidade de dar testemunho também! _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Enviada: Seg Jun 09, 2008 2:47 pm Assunto:
Mensagem que acabo de ler no site do jornal português:
Sistema Sobrecarregado. Por favor tente mais tarde
Parece que tem muita gente querendo visitar ou postar no site. Que bom. Ainda assim peço que os foristas tenham paciência e continuem tentando postar por lá. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Seg Jun 09, 2008 2:56 pm Assunto:
Vcs estão com tudo heim...fui comentar lá e olhem a resposta:
Sistema Sobrecarregado. Por favor tente mais tarde.
Reitero que o grande ganho será induzir as testemunhas-de-jeová que por lá aparecerem a visitarem nosso fórum. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Não sei se estou enganda,mas eu lembro que numa reunião a uns tres anos atrás disseram q tomar vacinas é assunto de consciência, ou seja, o coitado do irmão pode ter uma crise de consciência por causa disto, já q algumas vacinas são feitas utilizando sangue de animais. _________________ A verdade conduz à liberdade.
Registrado: 25/05/07 Mensagens: 654 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Qua Jun 11, 2008 12:57 pm Assunto:
Os comentários postados até 10/06/08 lá no jornal:
Citação:
» COMENTÁRIOS
Citação:
10 Junho 2008 - 02h16 | Percy Harding
A maioria dos membros atuais da org. Testemunhas de Jeová desconhecem totalmente este passado de ignorância e falta de esclarecimento, e achariam difícil acreditar que sua org. defendeu um ponto de vista tão retrógrado e sem fundamento bíblico. Não se podia usar a Bíblia para isso, e muito menos podia ter ocorrido com a org. que se diz "canal de Deus" para a humanidade, dirigida por seu "escravo".
Citação:
09 Junho 2008 - 17h23 | Jerry Guimarães
O Sr. Mário Jorge está errado em parte. De fato, as Testemunhas de Jeová hoje aceitam as vacinas. Mas nem sempre foi assim. Elas já recusaram veementemente a vacina, e proibiam seus membros de se vacinarem. E ainda por cima hostilizavam os avanços da medicina. Mais informações: http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-921.html
Citação:
09 Junho 2008 - 17h19 | Jerry Guimarães
"A vacinação é uma violação direta do pacto eterno que Deus fez com Noé após o dilúvio." (A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 293, ed. inglês).
Citação:
09 Junho 2008 - 17h18 | Jerry Guimarães
"Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano." (A Idade de Ouro de 1/5/1929, pág. 502, ed. inglês)
Citação:
09 Junho 2008 - 17h16 | Jerry Guimarães
"Nunca se provou que uma única doença seja devida a germes [por micróbios]." (A Idade de Ouro de 16/1/1924, pág. 250, ed. inglês) "As doenças são causadas por fermentação e calor ... não por germes." (A Idade de Ouro de 25/8/1926, pág. 751, ed. inglês)
Citação:
09 Junho 2008 - 17h16 | Jerry Guimarães
"Evite inoculações de soro e vacinas, pois elas poluem a corrente sanguínea com seu pus nojento." (A Idade de Ouro de 13/11/1929, pág. 106-7, ed. inglês) "As vacinas nunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola." (A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 294, em inglês)
Citação:
09 Junho 2008 - 17h14 | Jerry Guimarães
"A questão da vacinação é algo que o indivíduo deve encarar e decidir por si próprio." (A Sentinela de 15/12/1952, pág. 764, em inglês) "As vacinas parecem ter causado uma drástica redução das doenças." (Despertai! de 22/8/1965, pág. 20, ed. inglês)
Citação:
09 Junho 2008 - 17h13 | Jerry Guimarães
E aí eu pergunto: que dizer das crianças, idosos e adultos que perderam sua vida por aceitarem esta orientaçã da Torre de Vigia como sendo divina?
Citação:
09 Junho 2008 - 16h59 | bringell
O Dr. Mário Jorge ESTÁ CERTO! Para as testemunhas de jeová mais novas essa afirmação parece absurda, mas um exame nas suas próprias revistas "A Sentinela" e "Despertai" mais antigas revela que o Dr. Mário Jorge tem razão. Tais revistas se posicionavam contrárias às imunizações devido algumas vacinas serem derivadas de sangue. Bringell Fortaleza-CE - Brasil
Citação:
09 Junho 2008 - 16h25 | Robh
Hoje em dia realmente a doutrina das Testemunhas de Jeová não proíbe o uso de vacinas, só proíbe o uso de sangue. Mas no passado as vacinas eram proibídas pela religião também. Ou seja, antes era pecado tomar vacina, hoje não é mais. Quem sabe no futuro eles não evoluem na questão do sangue também? Tomara! Chega de vidas ceifadas em nome de uma fé cega.
Citação:
09 Junho 2008 - 14h56 | Baú
Esta anta tinha que ser português
Citação:
09 Junho 2008 - 09h40 | Carlos Andrade
"Nada mais assustador que a ignorância em acção" disse Johann Goethe. (Para quem o disse: se ele, quem reportou ou aquele que transcreveu a reportagem, as melhoras)
Citação:
08 Junho 2008 - 23h13 | Edmilson
No Brasil não temos a mínima idéia de quem é esse Sr. Jorge, mas uma coisa sabemos. Nunca vimos uma pessoa tão mal informada. As Test. de Jeová não recusam vacinas nem tratamentos alternativos. Mas se o "presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública" é tão mal informado assim, ficamos imaginando como estam os funcionáios da sáude pública abaixo dele.. que horror!!!!!
Citação:
08 Junho 2008 - 22h55 | Carlos Santos
Óla,sou Brasileiro,Testemunha de Jeová há 18 anos,casado ,pai de três filhos,e gostaria de saber para quem devo enviar o cartão de vacina de meus filhos para comprovar que todos estão vacinados?(inclusive contra sarampo)Este Senhor é Presidente de que mesmo? Se fosse aqui no Brasil ele seria destituido do cargo e teria que pagar multa por calunia e defamação(abraços aos Irmãos Portugueses)
Citação:
08 Junho 2008 - 21h15 | Renzo
Informação equivocada dada pelo Sr. Mário Jorge ao afirmar que as Testemunhas de Jeová não se vacinam por similarizar a vacina como uma espécie de transfusão.
Citação:
08 Junho 2008 - 02h42 | Misael Nascimento
o Sr.Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, está enganado, As Tesmtemunhas de Jeová naum recusam vacinas... Nem tem suas decisões nada a ver com transfusoes, mas sim com o sangue.. elas o recusam naum apenas em transfusões, mas tambem em outras formas de utilização, como alimento..etc..
Citação:
08 Junho 2008 - 02h31 | anonimo
seria bom revisar a exatidão desta declaração antes de publicar:"Mário Jorge, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, explica ao CM que as Testemunhas de Jeová, por exemplo, não se vacinam por considerarem as vacinas uma espécie de transfusão (tal como acontece com o sangue)."
Citação:
08 Junho 2008 - 01h48 | Angelo
Não sei de onde tirou isso, mas as Testemunhas de Jeová não tem nada contra vacinas. A biblia deixa claro que não devemos fazer uso de sangue. As vacinas são importantes para a prevenção de Doenças. Acredito que o Sr Presidente Mario Jorge está um pouco desinformado e foi infeliz em efetuar este comentário.
Citação:
08 Junho 2008 - 00h05 | nicole fonseca
como testemunha de jeová nao podia ficar calada a esta noticia,nao é verdade que nao nos vacinamos ou que nao deixamos vacinar os nossos filhos,tenho uma filha de 5 anos e tem todas as vacinas em dia,desde que nasceu,inclusive aquelas que nao fazem parte do plano nacional de vacinaçao como é o caso da vacina contra a meningite,só nao tem a da varicela porque o proprio pediatra se recusa a passar.
_________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06
Enviada: Qua Jun 11, 2008 5:49 pm Assunto:
Mandei o meu tb...espero que publiquem!
Citação:
Muito importante a reportagem, pois além da utilidade pública questiona até onde uma ideologia seja laica ou religiosa pode decidir sobre a vida de pessoas. No caso das Testemunhas de Jeová houve realmente uma mudança depois de muitas mortes e agora pergunto: será que sobre o sangue será a mesma coisa? Mais mortes e depois que mudam?
Enviada: Sex Jun 13, 2008 3:40 pm Assunto:
Outra TJ comentou lá...já mandei meu segundo comentário (o primeiro nada)....espero que eles agora não estejam postando só de Tjs. _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum