TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Torre processada por desrespeito a patrimônio histórico (BA)
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Notícias de imprensa sobre as Testemunhas de Jeová
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jerry
forista sênior - 2º fase
Usuário: OffLine
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 11:10 am    Assunto: Torre processada por desrespeito a patrimônio histórico (BA) Responder com citação

Patrimônio protegido

Dotada de grande valor arquitetônico, a Casa da Madragoa é tombada pelo Ipac e escapa das tentativas de demolição

Maíra Portela

A arquitetura do século XIX se destaca entre as modernas casas localizadas no Largo da Madragoa, na Ribeira. Os portões de ferro resguardam elementos de estilos arquitetônicos utilizados à época, a exemplo do recuo frontal, que dá acesso à varanda de entrada da residência. Apesar do mau estado de conservação, a Casa da Madragoa agora faz parte do patrimônio do estado e não poderá sofrer modificações sem autorização. Concluída em 1869, pertencia aos descendentes do capitão donatário da capitania de Porto Seguro, Pero de Campo Tourinho. Em 2002, livrou-se de ser aniquilada pelo atual proprietário, a Associação Bíblica e Cultual Bahiana, graças à intervenção do Ministério Público Estadual (MPE).

O certificado de tombamento foi entregue no último dia 20 pelo governo do estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Com isso, está assegurada a salvaguarda do imóvel, com punição prevista para pessoa ou empresa que ameaçar o bem material. A imortalidade da Casa da Madragoa é uma vitória do procurador federal Caio César Tourinho Marques, tetraneto do professor, literário, jornalista e médico Demétrio Cyriaco Tourinho (1826-1888), que residiu no local até a morte.

Descendente de Pero do Campo Tourinho e deputado por três legislaturas, Demétrio se destacou com a fundação do Diário da Bahia e do Asilo São João de Deus, conhecido atualmente como Hospital Juliano Moreira. Como literário, foi o primeiro a traduzir no país renomadas obras clássicas gregas, a exemplo da Ilíada e da Odisséia, ambas de Homero. É também o patrono da cadeira de no 24 da Academia de Letras da Bahia.

A Casa da Madragoa pertenceu à Santa Casa da Misericórdia, que a alugava para veraneio. Depois, serviu de moradia a um comerciário português e, por fim, teve como dona a Associação Bíblica e Cultual Bahia, vinculada à Igreja Evangélica Salão do Reino Testemunhas de Jeová. Em 2002, a instituição religiosa obteve um alvará de demolição da prefeitura para derrubar a propriedade. Mas a representação do procurador federal no MPE motivou o promotor de Justiça e Meio Ambiente, Luciano Santana, a intervir e pedir a revogação do alvará. Em abril de 2003, o Ipac fez o tombamento provisório.

Ação judicial - A associação responde a processo criminal. Durante o período do tombamento provisório, não houve a manutenção da residência e algumas peças sumiram do interior da casa, verificados pela perícia do Ipac. “Os donos acreditam que o tombamento limitou o uso do imóvel, porque tudo deve ser feito mediante autorização”, explicou o promotor de justiça. Ele acrescentou que o objetivo é fazer valer a legislação de preservação do patrimônio, já que na Bahia não há cultura de valorizar e respeitar o tombamento.

A entidade ainda pode responder processos cível e administrativo. “O dano está feito, mas eles (proprietários do imóvel) responderão por isso”, garante Santana. Procurada, a instituição religiosa afirmou apenas que fará um pronunciamento em cerca de 15 dias. A equipe do Correio da Bahia não teve acesso ao interior da casa. Apenas pôde observar funcionários realizando os reparos solicitados pelo Ipac.

Estilo ímpar

A Casa da Madragoa é a única em Salvador que possui estilo eclético. Os traços arquitetônicos e o jardim representam as construções pitorescas da Península de Itapagipe erguidas entre o final do século XIX e início do século XX. O imóvel libertou-se dos padrões coloniais e incorporou um modelo com ênfase no conforto e na higiene. O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Paulo Ormindo Azevedo, explica que o bem tombado possui um padrão urbanístico inovador à época e reúne vários estilos, a exemplo do neoclássico e do colonial.

“O uso de ferro, concreto e aço também a torna eclética. Essa tipologia não é comum à época, é bastante particular”, garante. Azevedo criticou o estado de degradação do imóvel e disse esperar uma posição do governo para socorrer e recuperar o imóvel. De acordo com a assessoria de comunicação do Ipac, existe uma proposta do Ministério Público Estadual para desapropriar a casa e transferi-la para os cuidados do poder público.

Fonte: http://www.correiodabahia.com.br/aquisalvador/noticia.asp?codigo=154609

Editado pela última vez por Jerry em Sex Mai 30, 2008 12:45 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Outros links da mídia baiana que também citam o caso da Casa da Madragoa, e a derrota da Torre na sua tentativa de demoli-la:

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=890351

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=177486&id_secao=31
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 11:20 am    Assunto: Responder com citação

O que esperar de uma organização religiosa que tem prazer em dizer que os prédios, quaisquer que sejam, independentemente de seu valor arquitetônico e histórico, serão em breve destruídos no Armagedom?

Essa seitazinha norte-americana mostra total falta de respeito para com a cultura brasileira.

Deplorável!

E viva o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)!

Só falta agora a Torre dizer que está sendo perseguida pelas "autoridades superiores" da Bahia...
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Citação:

Associação Bíblica e Cultual Bahia

Mais uma que eu não sabia...
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 11:40 am    Assunto: Responder com citação

O engraçado é que os prédios dos EUA eles manteram as aparências externas que tenham significados históricos... Por que aqui é diferente?

http://extestemunhasdejeova.net/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Jerry...agora eu tenho um favor para te pedir...primeiro o nome é:

Citação:
Associação Bíblica e Cultual Bahia

ou

Associação Bíblica e Cultural Bahia

Jerry e demais baianos do Fórum...
De acordo com o Novo Código Civil, toda Igreja sem fins lucrativos vira Associação e tem que ter um ESTATUTO registrado em Cartório. Com esse nome em mãos vocês podem ir nos cartórios nos setores de Registros e Títulos e pedir uma cópia do estatuto das Testemunhas de Jeová, claro qu evai estar com esse nome colocado pelo Jerry. Qualquer pessoa pode ter acesso inclusive tirando xerox e a taxa não é muito alta!

Com esse estatuto podemos ter meios legais de abrir processos em casos de desassociação....isso é muito importante.
Vejam o link no Fórum para entenderem melhor!

Código Civil e TJs - lei neles!
http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-418.html?highlight=c%F3digo+civil[/b]
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pascoal, todos os links que dão conta dessa notícia grafam "Associação Bíblica e Cultual Bahia", mas bem pode ser um erro que foi reproduzido pelos jornalistas. De qualquer maneira, é um detalhe que não comprometerá a localização do estatuto dessa sociedade.

Confesso que também pensei imediatamente nisso, quando li o nome da associação das tj's no estado da Bahia, ou ao menos em Salvador: botar a mão nos seus estatutos. Engraçado que a Torre não faça questão de publicizar o nome de sua associação... rs

Agora, eu moro no interior. Talvez fosse interessante que alguém da capital, como o Chamusca ou outro forista, pudesse começar a procura pelo estatuto dessa associação. Mas estarei em Salvador em breve, e caso alguém não possa, eu darei um jeito de botar as mãos nesse estatuto.

Entendeu, Betel??? Bitchin
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:

Com esse estatuto podemos ter meios legais de abrir processos em casos de desassociação....isso é muito importante.

Pois é, mas como provar legalmente que fizemos parte dela?
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

O que não nos faltam são testemunhas de que fomos, de fato, testemunhas-de-jeová (com o perdão do trocadilho). Além de outros registros, como fotos.
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, vale ressaltar que essa deve ser a denominação de uma das associações juridicas de Salvador! Mas o modelo tj de aqssociação deve ser padrão, como tudo na torre é no papel! Qto a demolição de patrimonio, isso só revela que ela não busca respeitar os outros! Nos states ela não faz isso de demolir, pois lá as leis são mais severas que aqui! Lá ela age pianinho, pra não se ferrar nos processos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
chamusca
forista 1000
forista 1000

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

Deu uma olhada no Google e sempre aparece como "Associação Bíblica e Cultural" em todos os estados.

Cora Coralina
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2008 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Habib Marwan escreveu:
Citação:

Pois é, mas como provar legalmente que fizemos parte dela?

Habib para quem foi expulso antes de ter acontecido as mudanças no Código Civil e se tornado "Novo Código Civil" não se pode fazer muita coisa.

Porém, a partir do momento em que a Torre virou Associação ela teve que fazer um estatuto e lá tem que ser colocado todas as crenças e motivos que levem a uma expulsão...o novo membro tem que assinar e concordar...caso ele não tenha sido avisado disso e nem assinado nada e for expulso injustamente poderá ir na justiça revogar tal decretoe outras coisas mais....perceberam como é importante ter esses estatutos?
kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Sáb Mai 31, 2008 1:13 am    Assunto: Responder com citação

Lendo esse caso, pergunto -
Essa é a postura da TORRE ou dos irmãos da Bahia?
Por mais que falemos dos erros da torre, nos meus tempos lá dentro nunca vi postura de vandalismo ou desrespeito com propriedades historicas.
Acredito que os Tj´s envolvidos agiram com ignorancia no sentido de não ter noção do valor historico da obra ou até mesmo, de onde estavam...
O relato acima, para mim, não mostra que a torre esteja interessada em destruir patrimonios historicos e culturais.
Pra mim, mais uma vez, este caso mostra ignorancia dos irmãos e não uma postura de brooklyn.

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sáb Mai 31, 2008 1:23 am    Assunto: Responder com citação

Kooboo acho que nem é questão de desrespeito, mas de incompetência mesmo!
Jerry
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Sáb Mai 31, 2008 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Kooboo, veja bem o que a matéria afirma no trecho da reportagem que destaco abaixo:

Citação:
A Casa da Madragoa pertenceu à Santa Casa da Misericórdia, que a alugava para veraneio. Depois, serviu de moradia a um comerciário português e, por fim, teve como dona a Associação Bíblica e Cultual Bahia, vinculada à Igreja Evangélica Salão do Reino Testemunhas de Jeová. Em 2002, a instituição religiosa obteve um alvará de demolição da prefeitura para derrubar a propriedade.

Observe que o imóvel hoje é de propriedade da associação jurídica das Testemunhas de Jeová em Salvador, evidentemente associada à Torre de Vigia. Foi tal Associação Bíblica e Cultual da Bahia que requereu um alvará de demolição. Quem fez isso não foi um irmão ou outro, ou um grupo de irmãos, isoladamente. Foi a associação jurídica. E, cá entre nós, sabemos muito bem que eles não fazem uma coisa, ainda mais em se tratando de patrimônio material, sem o aval da Torre.

E, sim, a Torre não tem uma política sistematizada de comprar imóveis históricos para derrubá-los. Seria idiotice afirmar isso. O que eu disse, reafirmo e critico é que ela, ao menos aqui no Brasil, não tenha a mesma consciência de preservação do patrimônio histórico como tem em outros países. Por quê? Porque aqui na Bahia, e no Brasil como um todo, há leis que não pegam. E se ela tem um imóvel que está proibido por lei de ser modificado, mas se essa lei não funciona, e ela acredita que o imóvel terá mais valor no chão, ela não hesita em fazê-lo. Tanto que a Associação - e não tj's isoladas - entrou com requerimento de demolição.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Notícias de imprensa sobre as Testemunhas de Jeová Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: