Cara, uma coisa que me alegra no meio protestatnte historico é a liberdade que temos de discrdar de pontous interpretativos de nossas lideranças, desde que não firam nenhuma das doutrinas protestentes classicas. (tipo, Divindade de CRisto, TRindade, etc) Até mesmo não acreditar na imortalidade da alma, é permitido, Na minha igreja mesmo tem muitos pastores com uma visão parecida com a dos TJs. Em escatologia entãooooo oque tem de divergenciaaa.
Olha, na minha opinião, eu não acho errado um estudo, seja qual for o tema, ser abordado por perguntas e respostas. Esse método, ensina mesmo!!!
Mas no caso da Torre, em suas publicações, as perguntas já estão no próprio parágrafo, e o estudo tem de ser conduzido com as respostas do auditório contidas e baseadas no conteúdo do parágrafo em questão. É raríssimo encontrar perguntas nos estudos de "A Sentinela" do tipo: 'Na sua opinião..." e mesmo assim, as respostas serão forçosamente as contidas no parágrafo, e como disse um de nossos colegas aquí, não se cria uma atmosfera de livre debate, como acontece em um curso ou mesmo faculdade, não se pode contestar o conteúdo e não existe expontaneidade, e as pessoas em sua maioria apenas repetem o que está no parágrafo, outras com raras excessões, dão respostas mais expontâneas, mas mesmo assim, as respostas sempre refletirão o conteudo do parágrafo. Nem todos os textos são lidos, e desde janeiro, os dirigentes lêem somente os textos grifados, justamente os que dão peso ás respostas.
Já observei dias atrás, o dirigente quis ler um texto que não estava grifado, e percebi que o texto estava fora do contexto!! apenas uma vaga idéia apoiava, de longe, o conteúdo do parágrafo, concluí que esse texto foi colocado apenas para encher linguiça, para dar áres de um estudo autenticamente Bíblico, de que o assunto tem respaldo Bíblico, mas foi muito vago, estranho!
Mas já observei outras religiões fazerem o mesmo com os textos, e o método de perguntas e respostas já vi em outras publicações religiosas mas não me lembro de qual denominação. Mas a Torre ganha em questão de usar esse método como forma de informação subliminar. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Dom Jul 20, 2008 10:05 am Assunto:
É verdade Yosef Ben Yosef, de alguns anos para cá mais e mais denominações religiosas estão aderindo a métodos que levam as pessoas a ficarem mais robotizadas. I
nfelismente, eu como evangélica, reconheço isso, a partir do momento em que o neopetencotalismo entrou em cheio no Brasil e no mundo, o mercantilismo dentro de Igrejas com teoria da Prosperidade, utiliza de tudo.
Pertenço a uma denominação mais tradicional, que utiliza de métodos pedagógicos adequados. Mas, vejo outros sistemas que me enojam, a diferença é que além de utilizar a literatura e o estudo para adestrar o povo, usam de métodos que também divertem, como músicas em rtimos dançantes, muita festa e animação, ou seja, também dão o "circo". _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
a diferença é que além de utilizar a literatura e o estudo para adestrar o povo, usam de métodos que também divertem, como músicas em rtimos dançantes, muita festa e animação, ou seja, também dão o "circo".
No caso das TJs, nem isso elas têm.
A Torre de Vigia não ensina. Simplesmente transmite a informação. E nem um agrado faz para seus adeptos. Promete sempre "descanso e paz pra depois dos comerciais", como diz "Armas Químicas e Poemas" dos Engenheiros do Hawaii. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Dom Jul 20, 2008 11:18 am Assunto:
Pior que é.
Eu não sou contra o culto alegre, a própria Bíblia diz que devemos louvar ao Senhor com instrumentos e danças, onde eu congrego por exemplo, tem programção especial para jovens, crianças. Nesse mês fizemos uma colônia de férias paras as crianças da igrejas e da comunidade, e as crianças covidarm seus amiguinhos da escola, da rua, etc. Foi muito bom, musicas apropriadas para elas, montamos um mini parquenho com pula-pula, picisna de bolinha, gangorra escorregadores. E veio um pastor especializado em contar histórias com fantoches.
O que eu critico é quando usam métodos para vender produtos, isso eu não aceito. Sei até que as ofertas são necessárias, pagar dispesas, pagar salário digno para pastores dirigentes, não sou contra. Sou contra é o enriquecimento usando a Palavra de Deus _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
O fato é que muitos falam sobre lavagem cerebral, mas poucos conhecem a sua definição.
Aqui vai:
Definição. A lavagem cerebral é o processo da submissão consciencial contínua, por meio de inculcações de idéias e condicionamentos, com a demolição da personalidade ou identidade, desenvolvido por dominadores sobre os dominados, no qual estes renunciam a convicções políticas, sociais ou religiosas, atitudes e padrões de comportamento anteriores, bloqueando a auto-expressão a fim de adotar as expressões impostas pelos torturadores..
Assim sendo, o método empregado pela organização de perguntas e respostas (assim como todos os demais métodos de encucação a que as TJ são submetidas nas constantes reuniões) é sim, um processo de lavagem cerebral. _________________ Não há nada melhor do que a liberdade.
Registrado: 05/09/08 Mensagens: 297 Localização: CENTRO DA ARRUANDA
Enviada: Sáb Set 13, 2008 1:26 am Assunto:
quando era estudante fui fazer um comentario de uma resposta com minhas proprias palavras os meus instrutores ficaram bravos e me censuraram na hora dizendo que só valia aquilo que estava escrito no livro como viver no paraiso, esse método é sim uma lavagem cerebral que pena que são poucos que percebem. _________________ Orações, rezas ,despachos, bençãos, maldições sacrificios, vitórias e derrotas, tudo termina no nada.
Concordo na íntegra com o André Félix. As reuniões no Salão do Reino, por serem interativas, acabam incentivando a leitura. E já é conhecido que o método da repetição ajuda a reter conhecimento, isso olhando por um ângulo puramente didático. Mas na maiorias das vezes, as matérias não são apenas "decoradas", principalmente para quem se esmera em preparar as reuniões. Um exemplo clássico é a Escola do Minitério Teocrático. Eu imagino o Presidente Lula pegando umas aulas de oratória na Escola Teocrática. Só assim ele acabaria com aquela mania ridícula de ficar fazendo gestos com os dedinhos de um lado para o outro, pois aprenderia a usar os gestos enfáticos e não os maneirismos. É ridículo assistir a uma palestra e observar o orador sem saber o que fazer com as mãos. Isso certamente não acontece com alguém que põe em prática os conselhor do Manual da Escola Teocrática. Isso é um fato, e contestações religiosas à parte, os métodos são eficientes!
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 1551 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qui Set 18, 2008 5:05 pm Assunto:
byribeiro, as matérias publicadas pela Torre de Vigia só permitem que as pessoas comentem o que está no parágrado lido. Questionamentos não são bem vindos nas reuniões.
Concordo com você que esse método ajuda a reter a matéria e é isso que a Torre quer, que eles retenham bem em mente o que ela ensina, sem espaço para questionamentos públicos. Você talvez saiba que a organização condena como falta de fé questionamentos contra o que ela ensina. _________________ "O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
Enviada: Sex Abr 09, 2010 5:00 am Assunto: CONDICIONAMENTO MENTAL
ESTE METODO REALMENTE CONDICIONA O CIDADAO.
A INFORMACAO E' PUBLICA PORTANTO DEVE SER PASSADA, AE A STVG FAZ IGUAL A REDE GLOBO, ELES PASSAM A INFO MAS AE JA' JOGAM UMA PALAVRA DE CONDICIONAMENTE MENTAL, AE AS PERGUNTAS DA SENTINELA SERVEM PRO CIDADAO NAO COGITAR EM SE PERGUNTAR SE "CRISTAL CURA OU NAO CURA" POR EXEMPLO MAS EM VEZ DISTO ELE SEGUE A PERGUNTA QUE CONDICIONA "OQUE O PROFESSOR DA UNIV. DE NOVA YORK DISSE A RESPEITO DO CRISTAL?" ONDE ELES PEGAM UM PEQUENO DETALHE DO QUEO PROFESSOR DIZ SUGERINDO QUE EXISTE O USO INDEVIDO DO CRISTAL E APLICANDO ZOOM NAQUELA PALAVRA FAZENDO O CONDICIONAMENTO MENTAL AE LOGO EM SEGUIDA VEM OS COMENTARIOS DO CG QUE E' IDOLATRADO POR TODOS OS FIEIS : SERA' QUE OS CRISTAIS E' A MELHOR FORMA DE SE CHEGAR AO CRIADOR?" JA' MUDANDO TOTALMENTE DE ASSUNTO, POIS O ARTIGO NAO FALAVA SE ERA OU NAO O MEIO DE SE CHEGAR AO CRIADOR MAS SIM DA FACIL FORMA QUE UM CRISTAL PODE CURAR UMA DOR DE CABECA EM VEZ DE SE USAR UMA MEDICINA AMERICANA QUE CONTEM CONSERVATIVOS E ESTIMULANTES QUE TAMBEM CONDICIONAM COM MEDO E PARANOIA MENTAL.
AE VOCE VE ONDE TUDO SE ENCAIXA.. OS ACORDOS ENTRE AS IGREJAS E O SISTEMA CAPITALISTA
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página Anterior1, 2
Página 2 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum