Enviada: Sáb Mai 24, 2008 10:19 pm Assunto: O sistema de perguntas e respostas seria lavagem cerebral ??
Pessoal, eu já passei por quase todas as denominações conhecidas no mundo, mas apenas no Salão do Reino eu vi o sistema de estudo à base de leitura de parágrafos, perguntas e respostas >>> leitura de parágrafos, perguntas e respostas ...
Seria essa uma tática de lavagem cerebral ???
Pensemos numa TJ aplicada e zelosa... quantas vezes a mesma matéria de A Sentinela não é inculcada em sua mente ? acho que essa medição já foi feita aqui em outro tópico, mas vamos lá...
1º - essa TJ recebe a revista no balcão, e lê toda a revista, inclusive os artigos de estudo.
2º - na véspera do dia de estudo ela prepara a revista. Mais uma leitura do mesmo assunto.
3º - no dia do estudo, há a leitura na íntegra pelo leitor da Sentinela. 3ª leitura.
4º - o dirigente faz a pergunta e a assistência responde repetindo o que está escirto. 4ª leitura com o reforço de comentários e ênfases.
5º - no ano seguinte o folheto Examine vai trazer novamente todos os parágrafos daquele estudo em miúdos para ser lido com reflexão diariamente. 5ª leitura do mesmo assunto.
AGORA CONSIDERE AINDA QUE:
6º - Haverá designações de discursos na Escola que indicarão aquele artigo como fonte de matéria.
7º - Muitos dos artigos de estudo foram matéria integral de discursos de congressos e assembléias antes do lançamento daquelas revistas.
Veja quantas vezes a mesma matéria passa pela cabeça daquele TJ !!!
Não seria isso uma espécie de lavagem cerebral ???
Comentemos ainda os métodos que a Torre usa desde a época de Rutherford... disco de vinil no fonógrafo em que a TJ botava pra rodar seguidas vezes para seus ouvintes no ministério...
Depois criaram o cartão-testemunho, que eram dizeres pré-fabricados...
E por último o livro "Raciocínios" que contém todo o script do que a TJ deve dizer no campo palavra-por-palavra....
Não seria isso uma espécie de robotização e lavagem cerebral ??? _________________ "Sola gratia, sola fide, sola Scriptura !" (Martinho Lutero)
Registrado: 20/02/08 Mensagens: 334 Localização: Pega seu GPS e descobre...
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 11:09 pm Assunto:
Odeio essa raça q abduziu meu irmão e minha mãe...
Sempre contestei esse modo perg/resp
a instrutora de minha mãe ta ai pra testemunhar...
ela sempre dizia q eu ia virar apostata... _________________ A duvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza.
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 11:12 pm Assunto:
Aqui no Brasil parte do povo lê apenas na hora do estudo. Mas de qualquer modo eu acho que é um método de aprendizado, de memorização. Eu sei que a igreja católica ensina o catecismo por meio de perguntas e repostas e que algumas igrejas usam um metódo semelhante em suas escolas dominicais - já vi isso, por exemplo, nas igrejas presbiteriana e adventista do sétimo dia. A pessoa decora em casa e depois responde na igreja, muitas vezes em esquema de chamada oral.
O esquema da Torre de Vigia é mais elaborado. Não é mera decoreba mecânica. Existe um texto com uma argumentação e uma pergunta que destaca os pontos chaves. No meu caso me ajudou a identificar os pontos principais de um texto e apresentar resumos na escola e até mesmo depois, na faculdade. Eu sempre atribui essa minha facilidade aos estudos no salão do reino. Até hoje....curiosamente. Uma pessoa com anos na Organização, que realmente prepara os estudos, lendo os parágrafos, os textos biblicos apresentados e procurando as repostas acaba com uma ótima habilidade argumentativa. Até melhora o seu vocabulário. Por isso, é de se estranhar que até testemunhas de Jeová com décadas de Organização tenham pouco hábito de leitura, falem tão errado e sejam, enfim, boçais. Na verdade nem é de se estranhar tanto assim. Como afirmei acima, uma boa parte não lê ou se prepara adequadamente.
André Felix
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 11:24 pm Assunto:
Eumesmo escreveu:
Odeio essa raça q abduziu meu irmão e minha mãe...
Sempre contestei esse modo perg/resp
a instrutora de minha mãe ta ai pra testemunhar...
ela sempre dizia q eu ia virar apostata...
Eu não sei. Não acho que o problema esteja no método perg/resp. Eu acho um método interessante de conduzir um estudo. O problema está na falta de abertura que os instrutores dão para uma maior exploração do assunto, por meio de comentários adicionais e perguntas dos estudantes, e de uma preguiça notória que o brasileiro tem para ler. Lembro que o antigo Manual da Escola Teocrática aconselhava uma leitura integral do assunto, de todos os parágrafos sem olhar as perguntas e apenas depois uma leitura parágrafo-a-parágrafo, juntamente com as perguntas. É sabido que a maioria, mesmo após o término do estudo domiciliar, simplesmente não faz isso. Tudo vira um jogo de caça respostas . A Torre de Vigia usa mesmo em suas publicações uma retórica enganosa que confunde as mentes menos atentas ou confiantes, desejosas de encontrar um guia que lhes diga o que devem fazer ou crer, mas o metódo de perg/resp em si não me parece tão perigoso assim. Tanto que a maioria dos livros didáticos nas escolas usam questionários no final dos textos apresentados. Acho que a lavagem cerebral da Torre de Vigia está no texto não no método de estudo do texto.
André Felix
As igrejas mencionadas por você André, eu as conheço e também já fui membro delas... repito, em nenhum outro lugar se utiliza do método...
As lições da Escola Dominical e Escola Sabatina são interativas.... a matéria delas não vira texto de reflexão no ano seguinte.... a leitura delas não é feita na íntegra por leitores tais como os da Sentinela... nem o material dessas lições são considerados alimentos do "Escravo fiel e discreto"... respostas com comentários diferentes, e contrários ao pensamento dos editores são bem vindos em forma de debate nas classes das escolas dominicais e sabatina....
Me desculpe, não concordo que o sistema de perguntas e respostas utilizado pela Torre levem ao melhor uso das faculdades mentais perceptivas, tais como as que Paulo cita em Hebreus 5:14, como alimento sólido que fazem o estudante DISTINGUIR tando o certo como o errado...
Na base desse sistema, só existe uma resposta certa possível ! a que consta do parágrafo e você sabe muito bem disso.... e nisso repetimos como robôs idéias como a geração de 14, a volta invisivel de Jesus em 1914, o nÚmero completo de 144000 em 1935, que as testemunhas de Jeová é a única religião verdadeira, que é proibido por Deus a transfusão de sangue e comemorar aniversários, e uma porção de barbaridades e dogmas malucos...
Nos estudos domiciliares dobramos um pedaço para contornar respostas que os estudantes dão espontaneamente nas sessões de estudo...
Lembro de um pioneiro amigo meu, que quando um estudante insistia em responder uma idéia contrária ao do parágrafo, ele dizia: "isso é a sua opinião certo ?"... ou seja deixava bem claro seu desagrado pela resposta original do estudante....
Estou frequetando um grupo de dissidentes adventistas... e vejo claramente a diferença com os métodos da Torre... a liberdade de expressão de pensamento não tem comparação...
Acho que você confundiu habilidade de memorização (decoreba) com a habilidade crítica de conteúdos que nos tentam enfiar goelas adentro... Posso tirar 10 na matéria de história no colégio dizendo que Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, ou que o homem veio do macaco... mas isso em si não diz que eu acredite ou concorde com essas idéias....
_________________ "Sola gratia, sola fide, sola Scriptura !" (Martinho Lutero)
Enviada: Dom Mai 25, 2008 12:09 am Assunto:
Diego Rutherford escreveu:
As igrejas mencionadas por você André, eu as conheço e também já fui membro delas... repito, em nenhum outro lugar se utiliza do método...
As lições da Escola Dominical e Escola Sabatina são interativas.... a matéria delas não vira texto de reflexão no ano seguinte.... a leitura delas não é feita na íntegra por leitores tais como os da Sentinela... nem o material dessas lições são considerados alimentos do "Escravo fiel e discreto"... respostas com comentários diferentes, e contrários ao pensamento dos editores são bem vindos em forma de debate nas classes das escolas dominicais e sabatina....
Me desculpe, não concordo que o sistema de perguntas e respostas utilizado pela Torre levem ao melhor uso das faculdades mentais perceptivas, tais como as que Paulo cita em Hebreus 5:14, como alimento sólido que fazem o estudante DISTINGUIR tando o certo como o errado...
Na base desse sistema, só existe uma resposta certa possível ! a que consta do parágrafo e você sabe muito bem disso.... e nisso repetimos como robôs idéias como a geração de 14, a volta invisivel de Jesus em 1914, o nÚmero completo de 144000 em 1935, que as testemunhas de Jeová é a única religião verdadeira, que é proibido por Deus a transfusão de sangue e comemorar aniversários, e uma porção de barbaridades e dogmas malucos...
Nos estudos domiciliares dobramos um pedaço para contornar respostas que os estudantes dão espontaneamente nas sessões de estudo...
Lembro de um pioneiro amigo meu, que quando um estudante insistia em responder uma idéia contrária ao do parágrafo, ele dizia: "isso é a sua opinião certo ?"... ou seja deixava bem claro seu desagrado pela resposta original do estudante....
Ao menos você me conforta em algo - eu não devo nenhuma das coisas que eu considero "habilidades pessoais" à Torre de Vigia. Eu sempre fui bom em debates na escola e na faculdade e sempre tive uma visão bastante crítica da realidade. É capaz que a relação possa até estar em meu pai - militante de esquerda (numa época em que a esquerda brasileira era sempre oposição), politizado e crítico ferrenho das testemunhas de Jeová e das demais religiões. É que eu fui criado em extremos - pai ateu e comunista & mãe testemunha de Jeová. Sempre amei os dois mas fiquei com um nó na cabeça!
André Felix
Eu já vi alguns textos em fóruns internacionais que também questionam o mesmo fato, que os cânticos suaves, a oratória sonolenta e o sistema de perguntas e respostas, em que a pessoa levanta e abaixa a cabeça, enfim, tudo seria um processo proposital de lavagem cerebral. Embora, cá entre nós, todo mundo é 'lavado' de alguma maneira, TJ ou não-TJ.
Eu notei isso. É m metodo de ondicionamento. Vc não pode refletir sobre a resposta a resposta te é fornecida. Nas escolas dominicais, nos permitimo e incetivamos o debate do assunto. No Salão não existe debate, existe apenas absorção de cobnteudo. O que Paulo Freire chamava de educação bancaria. Eu sou o transmissor (no caso a Torre) e vc o receptor.
Registrado: 13/07/08 Mensagens: 230 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qui Jul 17, 2008 7:29 pm Assunto:
É um método de treinamento, para condicionar a mente da pessoa a não pensar por si mesma. Há outros métodos também usado em igrejas no geral, as chamadas neopentecostais utilizam de músicas cujas frases se repentem inúmeras vezes. Também é muito comum o dirigente (pastor,pregador etc)utilizado do método semelhante aquela brincadeira "o rei mando fazer..." Usando frases de efeito e dizendo quem está... levanta a mão, quem está ... fica de pé! E por ai vai.
Tudo para ter poder sobre o povo!!! : _________________ Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor que essa pessoa fosse jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço. Marcos 9:32
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 1551 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qui Jul 17, 2008 7:54 pm Assunto:
Pr. Belvedere escreveu:
... No Salão não existe debate, existe apenas absorção de cobnteudo...
É verdade. As TJs pensam que estão estudando a bíblia, mais na verdade só estão engolindo o que os homens do Corpo Governante considera adequado. Entre as TJs, não existe um verdadeiro estudo da bíblia. Eles não podem debater entre si, sobre as matérias da Torre de Vigia.
Tudo isso é evidenciado quando há mudanças na doutrina. As vezes nem sã percebidas. Com o tempo, se tem a sensação de que sempre se acreditava na verdade atual. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Hoje eu respondo as publicações com a maior rapidez. Miro mais ou menos no centro do parágrafo onde tem um ponto, risco a resposta sem ler nada até o proximo ponto. Chego nas reuniões com as publicações todas marcadas, economizo um tempo danado, marco A Sentinela em 5 minutos. Na hora do estudo, quando o irmão ler eu aproveito e faço os reajustes, ainda dou ótimos cometários puxando o saco da torre. rsrsrsrsr _________________ A verdade conduz à liberdade.
Enviada: Sex Jul 18, 2008 8:29 am Assunto:
Citação:
Não acho que o problema esteja no método perg/resp. Eu acho um método interessante de conduzir um estudo. O problema está na falta de abertura que os instrutores dão para uma maior exploração do assunto, por meio de comentários adicionais e perguntas dos estuda
Concordo com o André Feliz e isso não acontece apenas nos estudos da Sentinela. Mesmo nos discurssos públicos dificilmente o orador abrange pontos além do esboço. Sempre a mesma coisa...e isso foi um dos pontos que acabaei me saturando...a mesmice.
Não sei se é lavagem cerebral, mas com certeza é chato que não dá nem para descrever...
Eu pensava comigo: para que tenho que preparar as reuniões antecipadamente? Porque, se já não tinha o menor interesse quando o que estava sendo apresentado da tribuna era ouvido por mim pela primeira vez, imagina se eu lesse tudo antes!
Aí é que a reunião ficava mais chata ainda. Eu já tinha lido tudo o que seria apresentado e ainda tinha que ouvir mais uma vez? Esses anos foram um pesadelo mesmo...
Nesse ponto eu concordo muitíssimo com vc RX, já é chato ainda temos de ler tudo antes, ai q fica chato mesmo, a única alegria é quando os ancião ficam dando mancada na frente de todos. _________________ A verdade conduz à liberdade.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum