Enviada: Qua Mai 07, 2008 4:43 pm Assunto: Mais uma vida que se vai ...
Morreu na madrugada de ontem o técnico industrial Sebastião Dimas do Nascimento, de 43 anos. Ele estava internado no Hospital Universitário desde a noite de 1º de maio, quando foi atropelado por um Gol, enquanto socorria vítimas de um acidente de trânsito, na PR-445. Segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi um traumatismo crânio-encefálico decorrente do acidente.
Ele chegou ao hospital em estado grave e foi verificada a necessidade de amputar sua perna esquerda, o que foi feito mediante autorização do paciente, que estava consciente. Segundo informações do hospital, Nascimento, que pertencia à igreja Testemunhas de Jeová, não autorizou que a equipe médica fizesse uma transfusão de sangue e, por isso, seu estado se agravou. O HU recorreu à Justiça na segunda-feira e, no mesmo dia, a 5ª Vara Cível autorizou a transfusão, que foi realizada, mas Nascimento não resistiu e morreu ontem.
Conforme informou o médico César Marson, diretor-clínico em exercício do HU, havia necessidade da transfusão de sangue. “O papel do corpo clínico é dar o melhor atendimento que a patologia exige e esclarecer a família. A família pode ou não aceitar, exceto quando o risco de morte é iminente”, explicou.
Hoje no JLWal-Mart vai investir R$ 90 mi em Londrina
1ª Pré-conferência GLBTTT da cidade será realizada no sábado
Dono de lote questiona valor de contrapartida
Vereador presta queixa contra assessor
Da cadeira de rodas, a lição de superaçãoDiante do impasse relativo à transfusão, o hospital fez contato com o Ministério Público. Segundo o promotor de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, Paulo Tavares, havia um pedido do paciente, por escrito, para que não recebesse transfusão. A partir do momento em que Nascimento perdeu a consciência, a família manteve a negativa. “A Constituição Federal zela, garante e assegura o direito à vida. Por outro lado, a família quis fazer valer o desejo do paciente. Quando há um impasse dessa natureza, a Justiça precisa intervir. Colocou-se numa balança o direito à vida e a opção religiosa, e o juiz optou pela vida”, afirmou Paulo Tavares.
O promotor esteve no hospital e verificou que, além da família, havia advogados no local para tentar garantir que a transfusão não seria feita. “Os funcionários estavam amedrontados diante da pressão da seita. A orientação do Ministério Público foi de que o Judiciário fosse colocado na questão”, observou o promotor. Tavares descartou conversar com os familiares pois, em situações semelhantes, vislumbrou não haver possibilidade de convencimento.
De acordo com Marson, o HU acionou a Justiça na segunda-feira, na hora do almoço e, por volta das 16 horas, foi concedida a liminar autorizando a transfusão. “O hospital não teme ações judiciais por parte da família. Quem decidiu a situação foi a Justiça”, disse o diretor-clínico.
Família se revolta com transfusão
Em clima de tristeza e revolta, familiares e amigos velaram ontem o corpo de Sebastião Dimas do Nascimento, em Cambé, no Salão da Igreja das Testemunhas de Jeová. Casado e pai de dois filhos, ele foi atropelado por um motorista supostamente embriagado quando ajudava conhecidos que estavam envolvidos em um acidente sem gravidade na PR-445, dia 1º de maio. Nascimento será sepultado hoje pela manhã, no Cemitério Municipal de Cambé.
Muito abalada com a morte, Elaine Benati Ferreira, que é irmã gêmea da esposa de Nascimento, resumiu o sentimento da família em apenas uma frase: “A vida dele vale R$ 1,2 mil”, disse ela se referindo ao valor da fiança pago pelo motorista que atropelou seu cunhado. O marido de Elaine, Clemente de Jesus Ferreira, lembrou que toda a pista estava sinalizada após o primeiro acidente. “Ele [Nascimento] que chamou o Siate e havia luzes e sinais de advertência.”
Outro motivo de revolta da família é a decisão do Hospital Universitário em buscar na Justiça autorização para fazer a transfusão de sangue. Para os familiares, a medida não respeitou as convicções religiosas do paciente e também não auxiliou sua recuperação. “O que vimos foi uma troca de valores. Enquanto o causador disso tudo teve respeitado o direito de não fazer exame de bafômetro e pagar a fiança para ficar livre, o meu cunhado não teve nem mesmo sua opinião respeitada”, definiu Elaine Ferreira.
A reportagem do JL entrou em contato com o delegado de trânsito, Manoel Pelisson, que não deu declarações sobre o caso. Ele disse que irá aguardar o recebimento oficial do laudo do IML. A comprovação da morte em razão do acidente transforma o crime de lesão corporal em homicídio culposo, sem a intenção de matar.
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Qua Mai 07, 2008 5:16 pm Assunto:
Bunrs, não há muito o que dizer num momento desses; nossa opinião já é conhecida. Sempre irá ficar a dúvida sobre o fato de se a transfusão fosse aplicada teria (ou não) salvo sua vida; mas não é essa a questão. Quando se tem a necessidade de se correr contra o tempo cada minuto faz diferença, e a família está mais preocupada com as convicções religiosas, infelizmente. Outro ponto é esta coisa de bêbados matarem em acidentes de trânsito e serem beneficiados pelas "brechas da lei"; já está virando rotina, também. Uma pena. _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Lamentavel..................muito triste relatos como estes!De um lado, um irresponssavel bebado, e do outro a ignorância de uma fé cega!!
Triste...............................
Claro.Claro mas esse jornal (JL) Jornal de Londrina publica os email comentados eu não sou a melhor escolha pra comentar algo sobre isso mas, se alguém tiver disposto seria um belo testemunho para a apostasia brasileira já que londrina é a 4º maior cidade do sul do brasil. _________________ É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram.
Eu considero o Reginaldo nosso melhor porta-voz nesse assunto. Ele anda afastado da Net, mas se alguém puder entrar em contacto com ele, acho que daria um bom comentário lá no jornal.
Independente disso, cada um de nós pode contribuir da melhor maneira possível. É preciso que se divulgue que há um outro lado da moeda no caso das proibições de transfusão de sangue.
Uma sugestão, é informar ao público até onde as transfusões são realmente condenadas pela ACTJ. A questão dos 4 componentes proibidos, eu tenho a certeza ninguém fora da religião conhece.
Bem eu fiz o que considero ser a minha parte e mandei meu comentário para o jornal. Se vai ser publicado, ou não é outro problema.
André Felix forista sênior - 2º fase Usuário: OffLine
Registrado: 08/09/07 Mensagens: 1448 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Qua Mai 14, 2008 10:24 am Assunto:
A notícia mostra a visão distorcida das testemunhas de Jeová comuns. A equipe médica que atendeu o paciente esclareceu que não havia tratamentos alternativos nesse caso. Respeitou primeiro a decisão do paciente, depois da família. Ao recorrer à justiça cumpriu determinações da legislação brasileira. Somente executou a transfusão após decisão judicial, mas já era tarde. A família da vítima demonstrou uma falta de sensibilidade gigantesca! A matéria fala que até funcionários do hospital ficaram com medo deles que chamaram advogados para pressionar. Essas pessoas fanáticas precisam entender que o mundo "real" é diferente do mundo "ideal" da Torre de Vigia. Que a rotina médica do Brasil e de todos os hospitais do mundo não é a mesma imaginada pelos burocrátas do Corpo Governante quando emitem suas opiniões e determinações sobre o assunto, que apenas escrevem artigos, que vivem enclausurados em Betel, fora da realidade do mundo. A culpa pela morte do acidentado foi primeiro dele mesmo, depois da família, todos fanatizados por uma seita suicida e também da Torre de Vigia que induz esse tipo de comportamento, inclusive com ameaça de desassociação. A família não tem razão de ficar revoltada com a equipe médica pois esta fez tudo o que legalmente deveria fazer. Solução alguma de seja lá o que for iria fazer o organismo do acidentado produzir espontaneamente sangue.
André Felix
Estes casos são difíceis de ser analizados. Ele poderia ter negado sua fé por qual lutou por toda sua vida e morrer do mesmo jeito. Ou, pode-se pensar: Ele renegou sua fé, mas, pelo menos lutou até aonde podia para sobreviver.
Estes casos são difíceis de ser analizados. Ele poderia ter negado sua fé por qual lutou por toda sua vida e morrer do mesmo jeito. Ou, pode-se pensar: Ele renegou sua fé, mas, pelo menos lutou até aonde podia para sobreviver.
Existem possibilidades e fatos, e neste caso, o fato é que mais uma vida se perdeu em nome de uma fé.
Entre fato e possibilidade, o fato fala mais alto. _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
Enviada: Qua Mai 14, 2008 7:12 pm Assunto:
Francisco escreveu:
xandro22 escreveu:
Existem possibilidades e fatos, e neste caso, o fato é que mais uma vida se perdeu em nome de uma fé.
Entre fato e possibilidade, o fato fala mais alto.
Na verdade ele sofreu uma lavagem cerebral, sua fé era falsa e baseada em imposições e ameaças. Ele e sua família certamente estavam mais preocupados com "o-que-os-outros-vão-dizer" do que com qualquer convicção genuína. Enquanto a Torre de Vigia colocar como punição algo tão ameaçador para as testemunhas de Jeová como a desassociação qualquer atitude dos fiéis da Torre de Vigia, dos seus seguidores, vai sempre parecer fruto de meras ameaças. Nem ele, nem a família dele tinham ou têm qualquer convicção genuína de nada. Eles estão preocupados com os julgamentos dos seus iguais, membros da mesma seita. Tudo o que a família está fazendo é uma tentativa de manter a reputação que talvez tenham entre as metidas testemunhas de Jeová da cidade de Londrina. Meus irmãos nasceram todos em Marechal Rondom, Paraná, e eu conheço os "irmãos" de Lodnrina. Uns metidos de classe média que adoram fazer "teocraticamente" pouco caso dos mais humildes, a maioria no interior do Paraná. Não vou falar mais para depois não ter que pedir desculpas para ninguém. Os Gasparinos quem o digam!!!
André Felix
Quando de plantão aqui em casruaru, tive o desprazer de presenciar um caso...
A revolta que todos os funcionários com estes absurdos era evidente. O despreparo e a prepotência dos anciãos, tentando "ensinar pabre-nosso ao vigário", convencer plantonista de UTI que havia possibilidades... Imaginem, o cara tava morrendo e queriam colocá-lo numa câmara hiperbálica! Aqui! Interior de Pernambuco!
Por fim a morte, e uma satisfação macabra nos olhos de alguns... "Morreu na fé"...
Absurdos como estes me fazem a cada dia acirrar minha luta contra esta seita! _________________ Pela evolução do pensamento, sem grilhões, na busca do divino !
Eu queria saber se algum dia um dos membros do CG precisasse de sangue, qual iria ser a atitude do mesmo.
Numa situação bem delicada sua ou de um famiiar.
Aí ia ser testemunho da fé.
Enviada: Sáb Mai 17, 2008 7:59 pm Assunto:
Abenildo G. Florêncio escreveu:
Quando de plantão aqui em casruaru, tive o desprazer de presenciar um caso...
A revolta que todos os funcionários com estes absurdos era evidente. O despreparo e a prepotência dos anciãos, tentando "ensinar pabre-nosso ao vigário", convencer plantonista de UTI que havia possibilidades... Imaginem, o cara tava morrendo e queriam colocá-lo numa câmara hiperbálica! Aqui! Interior de Pernambuco!
Por fim a morte, e uma satisfação macabra nos olhos de alguns... "Morreu na fé"...
Absurdos como estes me fazem a cada dia acirrar minha luta contra esta seita!
Poxa! Cara! Você falou tudo! Eu nem preciso colocar mais nada! A Gente não está bricando não! Morrer sem sangue é doloroso pra caramba!!! É morrer sem oxigênio, é morrer afixiado! É terrível! Mas por mais que eu grite aqui onde eu moro...niguém acredita, ou leva à sério!!! Essa "Sociedade Torre de Vigia dos EUA" conseguiu formar tanta gente convenientemente covarde!!! Tá bom...você jamais jamais vai entender...
eu estou cansado....
André felix
Registrado: 05/09/08 Mensagens: 297 Localização: CENTRO DA ARRUANDA
Enviada: Dom Set 14, 2008 8:09 pm Assunto:
sera que foi só convicção religiosa da familia ou havia outros intereses pois exitem muitos lobos em pele de carneiro. _________________ Orações, rezas ,despachos, bençãos, maldições sacrificios, vitórias e derrotas, tudo termina no nada.
Bem, hoje estou triste... fiquei sabendo dum caso que me abalou demais: uma moça que eu conhecia pessoalmente, que se tornou membro duma familia que eu conhecia bastante bem, faleceu na semana passada, por recusa de transfusão de sangue. Tanto quanto me disseram, ela estava com um estado avançado de anemia, e recusou sangue. Morreu. Tinha 27 anos, acho.
Não é que eu tivesse uma enorme simpatia por ela. Esse não é o ponto.
Sinto raiva, percebo como as pessoas por vezes ficam acuadas nessa organização. Penso que poderia ter sido eu, ou alguém que eu amasse. Sinto muita raiva. Pelo que eu sabia dela, e da familia, acredito que deve ter-se sentido terrivelmente pressionada com a possibilidade de desassociação, e não teve grande escolha entre a vida e a morte.
Felizmente isso não aconteceu na minha vida. Mas podia ter acontecido. Podia ter acontecido na de qualquer um de nós. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum