pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Ter Abr 15, 2008 2:05 pm Assunto: Qual é a idéia mais perigosa na religião?
Notícia publicada no Site do Conselho Federal de Teólogos do Brasil.
Qual é a idéia mais perigosa na religião?
A religião é uma das forças mais potentes em questões humanas. Inspirou alguns dos momentos mais sublimes da história, mas também alguns de seus mais bárbaros.
A Inquisição, explosões de clínicas de aborto, ataques suicidas no Iraque - tudo isso tem raízes em alguma forma de ideologia religiosa.
Com isso em mente, fizemos a mesma pergunta a cinco pensadores religiosos de diferentes crenças: qual é a idéia mais perigosa na religião hoje? Seus comentários foram editados por questões de brevidade e clareza.
Violência em nome de Deus - Richard Land
"Concordo com o papa João Paulo II, que disse que há um santuário sagrado da alma para cada homem e mulher. Nenhum outro ser humano tem o direito de interferir coercivamente com esse santuário sagrado da alma. A idéia mais perigosa na religião é a idéia que a força coerciva, violenta, é permissível em nome de Deus - qualquer Deus."
"Você vê isso no islamismo radical. Observe que eu disse radical, não islamismo apenas. A maior parte das pessoas morrerá se essa idéia se espalhar. Ajudará a envenenar o poço do debate e discussão sobre questões que as pessoas discordam. É corrosiva ao discurso público dizer que, se você discordar de mim, vou matar você. Faz erodir a liberdade de expressão, a assembléia e a adoração."
Richard Land é presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul. Ele foi selecionado pela revista Times em 2005 como um dos 25 evangélicos mais influentes nos EUA
Siga as regras ou... - Wayne Dyer
"Carl Jung (autor e psicanalista) tinha uma frase. A paráfrase é: o principal problema da religião organizada é que o propósito da religião organizada é impedir as pessoas de terem a experiência direta de Deus. A religião é organizada em torno do princípio que a religião dará a experiência direta de Deus a você, desde que você se torne membro, siga as regras e contribua financeiramente."
"A coisa mais importante que um ser humano pode reconhecer é que já está conectado a Deus, e essa conexão não é algo que se pode entregar a outra pessoa ou organização. Uma das verdades do mundo físico é que você é como aquilo do que você veio. Se você se pergunta como é uma torta de maçã, é como a maçã de onde veio".
Wayne Dyer é um dos palestrantes de auto-ajuda mais populares do país. Ele é autor de 29 livros e apareceu freqüentemente em especiais da PBS
Minha religião está certa - Rabino Harold Kushner
"Há uma noção que diz que, para eu estar certo, todo mundo que discorda de mim está errado. Ela torna a cooperação entre religiões mais difícil. Se eu acredito nisso, tenho que acreditar que a religião dos outros não presta, é inválida."
"Você tem que entender que a religião não é sobre receber informações sobre Deus. Religião é sobre comunidade. O propósito primário não é nos levar ao céu, mas nos colocar em contato com as outras pessoas. Posso ter feroz lealdade a minha família sem denegrir a família dos outros. Posso ter feroz lealdade a minha religião sem denegrir a religião dos outros. Da mesma forma, meu vizinho pode dizer que sua esposa é a mulher mais maravilhosa do mundo. Posso tomar isso como declaração de amor, não como fato."
O rabino Harold Kushner é um dos pensadores judeus mais famosos do país. Ele é conhecido por seu livro campeão de vendas "Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas"
Converter outros para sua religião - Dr. Abdullahi Ahmed Na-Na'im
"Não acreditaria em uma religião, se não acreditasse que é melhor que as outras. A noção de superioridade e exclusividade é inerente à crença religiosa. Pode ser perigosa ou não."
"A idéia de trabalho missionário é muito carregada e perigosa, porque freqüentemente envolve simplesmente apresentar crenças para alguém aceitar ou rejeitar. Sempre está baseada em poder. Os que têm a capacidade de proselitismo são mais poderosos. Têm os recursos para estabelecer escolas, hospitais. O trabalho missionário não é neutro. Tem base no poder. Você não encontra muçulmanos saindo para fazer proselitismo nos EUA. Mas você encontra americanos indo para todo tipo de país muçulmano."
Dr. Abdullahi Ahmed Na-Na'im é acadêmico internacionalmente reconhecido do islã e de direitos humanos. Ele é professor da Universidade de Emory
Uma visão tribal de Deus - Deepak Chopra
"A idéia mais perigosa é: meu Deus é o único Deus verdadeiro e minha religião é a única verdadeira. Leva a brigas, divisões, terrorismo, preconceito, racismo e banhos de sangue."
"As noções religiosas são programadas em nossa consciência em uma idade muito tenra. Achamos que são verdade. É muito difícil deixar essa condição, mesmo diante do raciocínio intelectual, por causa do aprisionamento emocional a nossa condição. Lutamos com emoções quando nossas crenças são ameaçadas."
"Estamos em um ponto crítico em nossa evolução. Estamos começando a tomar consciência. Sabemos muito sobre a natureza. Temos uma boa idéia sobre o início do universo. Compreendemos em alguma extensão as leis da física, química e biologia. Ainda assim, para a vasta maioria das pessoas, apesar de termos telefones celulares e podermos fabricar bombas atômicas, nossa evolução psicológica e espiritual está em um nível muito tribal."
Deepak Chopra é diretor e co-fundador do Centro Chopra de Bem Estar em Carlsbad, Califórnia. Ele é autor e palestrante famoso por integrar a medicina Ocidental com tradições de cura natural do Oriente
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Ter Abr 15, 2008 3:58 pm Assunto:
"A idéia mais perigosa é: meu Deus é o único Deus verdadeiro e minha religião é a única verdadeira. Leva a brigas, divisões, terrorismo, preconceito, racismo e banhos de sangue."
Pascoal, antes de abrir a janela já havia resolvido que esta seria, para mim, a idéia mais perigosa da religião, e não por coincidência, as TJs pensam assim, infelizmente. Por isso citei a frase ipsi literis, pois diz tudo que penso. _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
Enviada: Ter Abr 15, 2008 6:45 pm Assunto:
O interessante é observar opiniões de religiosos sobre isso...a diversidade é algo imanente do ser humano. Enquanto ideologias se degladiam ou mesmo concepções se deus existe ou não enveredam para caminhos nada produtivos é colocado de lado que o ser humano é um animal social e como tal deve aprender a conviver e coexistir....tarefa árdua para religiosos e não religiosos, isso é, se sobrar tempo para construções realistas em vez de dispustas intelectuais! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Enviada: Ter Abr 15, 2008 10:49 pm Assunto:
Pra mim, a ideia mais perigosa da religiao é a mentira e a teoria.
Teorizar que algo irreal existe. Dizer que Deus existe e que disse algo.
O pior da religiao é criar dominio baseado na fé.
Em suma - O conjunto de mentiras que torna uma crença absurda em algo universal. _________________ []'s
kooboo
A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!
Registrado: 16/10/07 Mensagens: 118 Localização: São José do Rio Preto - SP
Enviada: Qua Abr 16, 2008 12:29 am Assunto:
Citação:
Minha religião está certa
Citação:
Se eu acredito nisso, tenho que acreditar que a religião dos outros não presta, é inválida."
Infelizmente acho que é por isso que fomos dominados por tanto anos em uma religião, por achar que a nossa era superior as demais, ficamos cegos e aceitamos tudo. _________________ A MENTIRA TEME A VERDADE! COMPROVE TUDO - SEMPRE!
(Raymond Franz)
Raymond Franz escreveu em seu livro "Em busca da liberdade cristã", o seguinte comentário:
Creio pessoalmente que este processo, com sua exaltação à autoridade humana e a concentração desta autoridade, está relacionado com as declarações de Paulo acerca de um “homem que é contra a lei,” conforme registrado em 2 Tessalonicenses, capítulo 2, versículos 3 a 12. A respeito desse homem, ele escreve (tradução da NVI):
Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.
Não vejo razão para crer que a vinda deste “homem” prediga o surgimento dum indivíduo específico, excepcionalmente contra a lei, assim como a “mulher” chamada “Babilônia” também não se refere a uma mulher específica. Tampouco creio que o cumprimento do “homem que é contra a lei” se dê em algum sistema religioso. O termo “homem” aqui parece referir-se a um tipo ou arquétipo, descritivo de todas que manifestam as características desse tipo. A declaração de Paulo sobre a vinda de tal “homem” parece muito com a afirmação de João, “ouvistes que vem o anticristo,” e que aquele que nega que Jesus é o Cristo “é o anticristo.”67 O contexto mostra que João não limita o termo a uma só pessoa, mas o aplica a todos que se encaixam na descrição. Assim seria também com o “homem que é contra a lei.”
Não poderia haver maior atitude “contra a lei” que tentar violar, e até usurpar, a posição e a autoridade do Soberano Deus. E isto se mostra na evidência do que os homens religiosos têm feito, não só na história passada mas também no presente. Visto que o Pai investiu “toda a autoridade” em Jesus Cristo, e ordenou que “todos honrem o Filho assim como honram o Pai,” qualquer tentativa de ocupar a posição de Cristo e de exercer a chefia que corretamente pertence apenas a ele, será classificada como atitude “contra a lei” de natureza igualmente grave.69
De que maneira, então, pode-se dizer que alguém que age assim ‘assenta-se no templo exibindo-se como Deus’?
O templo de Jerusalém era a residência simbólica de Deus, o lugar onde habitava entre o seu povo, presidindo sobre ele, dando-lhe suas leis e respostas. A congregação cristã tornou-se depois o templo de Deus, seu povo, no meio do qual ele habita.69 O fato do “homem que é contra a lei” assentar-se no templo indicaria aparentemente sua pretensão ao direito de exercer na congregação cristã uma autoridade divina como a que Deus exercia no seu templo em Jerusalém, atuando como se fosse a fonte da qual procede a autoridade.
Quanto a ele ‘exaltar-se acima de tudo o que se chama Deus,’ e até “proclamar ser Deus,” escreve o erudito bíblico Barnes:
Qualquer pretensão de domínio sobre a consciência, ou qualquer arranjo que ponha de lado as leis divinas e as declare derrogadas [sem efeito ou inoperantes], corresponderia ao que está envolvido nesta descrição. Não se pode supor que alguém abertamente alegasse ser superior a Deus, mas o significado deve ser que os decretos e ordenanças do “homem do pecado” pertenceriam ao domínio no qual só Deus pode legislar, e que as ordenanças proferidas por ele seriam de tal modo que derrogariam as leis divinas, decretando outras em seu lugar . . . Isto não significa necessariamente que ele, efetivamente e com muitas palavras, alegue ser Deus, mas que usurpa o lugar de Deus e reivindica as prerrogativas de Deus.70
A questão-chave é claramente a da autoridade e da usurpação da autoridade que, por direito, pertence só a Deus e a seu Filho. Sempre que os homens exortam outros, aberta ou implicitamente, a aceitar suas próprias palavras e regras religiosas, ensinos e regras não claramente declarados nas Escrituras, como se viessem de Deus, estão então, com certeza, manifestando características do “homem que é contra a lei.”
Portanto, eu creio que a idéia de centralização de autoridade de homens sobre os homens, alegando ser isso uma provisão divina, sim, isso é uma idéia que já se provou ser muito perigosa! _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Enviada: Qua Abr 16, 2008 1:30 pm Assunto:
religioes : quem precisa delas ?
Quem tem o mínimo de conhecimento sobre a história da humanidade sabe o quanto a religião destruiu e/ou atrasou o sonho de liberdade, igualdade e fraternidade entre os seres humanos.
Se sempre foi assim, porque ainda há pessoas que precisam de uma religião para viver nos dias de hoje ? De onde vem essa necessidade quase anormal de acreditarmos numa verdade absurda que nos foi passada ? _________________ ´´ Eu não espero o sistema, eu corro e faço meu esquema.´´
Musun ( CAÇILDES )
Enviada: Qua Abr 16, 2008 3:32 pm Assunto:
Yosef Ben Yosef escreveu:
Portanto, eu creio que a idéia de centralização de autoridade de homens sobre os homens, alegando ser isso uma provisão divina, sim, isso é uma idéia que já se provou ser muito perigosa!
Yosef, tenho observado que a maioria das grandes religiões (senão todas) utilizaram (ou utilizam) este tipo de expediente; e o pior, seus membros sempre aceitaram (e aceitam) este argumento sem questionar. Somos realmente inocentes úteis em várias esferas da ação humana (seja ela política, religiosa ou social). Uma pena que ainda estejamos neste estágio evolutivo. _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Enviada: Qui Abr 17, 2008 7:09 pm Assunto:
As vezes ouço algumas pessoas dizer do valor social das religioes, que bem ou mal elas TEM que existir, que as pessoas precisam delas, que elas educam e moralizam.
DISCORDO disso. Quem educa é pai e mãe. Quem moraliza é a filosofia. Quem corrige é o estado. Quem preenche seu vazio espiritual, se vc ainda sentir isso, é voce mesmo através da meditação.
E fim. _________________ []'s
kooboo
A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!
Enviada: Qui Abr 17, 2008 10:26 pm Assunto:
Kooboo pena que não existe um tipo de família IDEAL, nem uma Filosofia UNIVERSAL, nem um Estado EXEMPLAR e nem uma Espiritualidade vindo da INDIVIDUALIDADE.
Assim como Governos, instituições, as religiões quer queiram ou não tem uma função social que podem ser maléficas como podem ser benéficas! _________________ Estamos de mudança...acessem:
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Qui Abr 17, 2008 10:34 pm Assunto:
Para mim o mais perigoso é deixar que uma classe clerical pense por você. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
O fato de achar q só nossa religião é a certa é muito perigoso. Hoje eu não discuto mais religião com ninguém, no sentido de discordar, pois todas a pessoas religiosas estão convicta q sua religião é a certa e até conseguem provar isto. Minha pregação tá super light _________________ A verdade conduz à liberdade.
Enviada: Sex Abr 18, 2008 12:17 am Assunto:
pascoalnaib escreveu:
Kooboo pena que não existe nem uma Espiritualidade vindo da INDIVIDUALIDADE.
Espiritualidade pode vir da individualidade. Chama-se como a propria Torre mesmo nomeia e classifica, de Religião Self-service.
Voce pega as crenças que te interessam e monta seu proprio conceito.
Se é SEU e PROPRIO, é portanto, INDIVIDUAL.
Pertence ao seu INDIVIDUO.
Alguns conseguem isso por ler a biblia, outros por meditar, outros nos vedas... e alguns simplesmente encontram isso na natureza ou observando a pureza de uma criança.
Deus passa a assumir contornos de pessoa ou de força impessoal.
Voce monta seu kit e vive em função do que acredita. Isso transcede a religiosidade - é espiritualidade. _________________ []'s
kooboo
Enviada: Sex Abr 18, 2008 12:44 am Assunto:
Me expressei mal Kooboo...sim a espiritualidade pode vir do individual...o que quis dizer é que quase toda a humanidade não consegue separar religião de espiritualidade..não tem individualidade..seguem a norma.... _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Sex Abr 18, 2008 11:54 am Assunto:
kooboo escreveu:
Deus passa a assumir contornos de pessoa ou de força impessoal.
Voce monta seu kit e vive em função do que acredita. Isso transcede a religiosidade - é espiritualidade.
kooboo, interessante esta idéia; fiz uma avaliação psicológica há poucos dias e a profissional me perguntou qual era minha religião; quando disse que não tinha ela franziu a testa; disse-lhe que não confundisse falta de religiosidade com falta de espiritualidade e dei o exemplo de alguém que conheço bem, que passa os dias "rezando o terço", mas que não demonstra nenhuma espiritualidade, muito pelo contrário. É como aquele tópico "vade retro, ateu", as pessoas precisam ver políticos hipócritas em missas ou templos evangélicos e votam porque são "religiosos", embora os FDP não tenham nenhuma espiritualidade... _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum