Mas, acho que práticas consideradas como fornicação (sexo antes do casamento) e não aceitação das doutrinas de determinada Igreja, são situações passíveis de expulsão. Isso ocorre tanto na Igreja Católica, como nas evangélicas, protestantes e etc...
Segundo o cânone 1436 (católico), "quem nega alguma verdade que se deve crer por fé divina, ou a põe em dúvida, ou repudia completamente a fé cristã, e tendo sido legitimamente admoestado não se arrepende, deve ser castigado, como herege ou apóstata, com excomunhão maior.
Quando ali se diz 'fé cristã, deve se ler 'fé-católica', evidentemente!
E se há a expulsão pela Igreja, aí sim, com coerêcia, devem aplicar 2João 9,10, caso contrário, não o teriam expulsado.
Como já expliquei amigo TJ, o texto que citou se refere a quem nega que Cristo tenha vindo na carne, conseqüentemente insistir em dar a ele uma interpretação fora do contesto, não tem efeito como argumentação.
Deixe de lado essa vontade de sair expulsando toda mundo que era em questões morais. Os católicos como já falado não usam na pratica esse pensamento estúpido, nem os evangélicos, as TJs deveriam aprender um pouco de amor (nesse caso) com eles.
Não sou TJ, e nem tenho vontade alguma em expulsar ninguém. Sou mais pela tolerância das diferenças, já que as interpretações, conforme pensava José na antiguidade, pertecem a Deus - Gen 40:8.
Todavia, o que estou afirmando e reafirmando é que o tratamento, em tese, quanto ao fornicador e aquele que passa a professar fé diferente dentro da Igreja, é pela expulsão. Se a Católica não o faz, é por motivos políticos, ou de falta de organização, e não espirituais.
Qual seria o tratamento de uma Igreja comum evangélica ao fornicador, e aquele que passa a questionar os seus ensinos (ex: acreditar na reencarnação, contato com mortos...)?
É esse o ponto central da questão! Fornicação e questionar pontos da doutrina. (Lutero foi expulso por questionar pontos centrais de doutrina).
O que a Bíblia diz a respeito disso? Qual a opinião de vcs?
Ola
lcpimentajr, perdão se te confundi com uma TJ radical.
Tenho certeza de que se a religião católica e as TJs fazem isso por questões políticas internas, não é por falta de organização, é por ter muita organização e não querer por ela em risco algum.
A resposta esta no link que te passei lcpimentajr, onde aborda de forma bem em harmonia com a biblia, como vc ainda não leu, resumo para vc, com amor.
Não precisa nem é bíblico expulsar nesses casos morais, existe sim uma censura, um evitamento de intimidade com o proceder dessa pessoa, mas nunca da forma como se aplica aos anticristos.
Lutero, estava falando muitas verdades e ai?
Fornicação existe sim, vc vai atirar a primeira pedra? É assim que vc vai resolver e atrair a pessoa de volta a sua fé "amorosa"
Tiago 5:19, 20
"Meus irmãos, se alguém se desencaminhar da verdade e outro o fizer voltar, sabei que aquele que fizer um pecador voltar do erro do seu caminho salvará a sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados."
Vai ser difícil cumprir isso se ninguém alem de anciãos podem falar com a pessoa.
Vc lembra o que Jesus falou sobre eos que não cumprimentam nem seus inimigos?
Vc esta se colocando como uma dessas pessoas que Jesus falou.
Não? Então mude um pouco seu jeito de pensar ou se torne uma TJ, pois já fala iqualzinho.
Sou direto, não me leve a mau.
Caro Reginaldo, acho que não estou sendo claro em minhas postagens.
Em nenhum momento disse que as TJ estão certas em expulsar aquela moça e outras pessoas por questões morais. Estou dizendo que não vejo forte diferença, pelo menos em tese, nas regras escritas das religiões cristãs ao tratamento que se dá àqueles que colocam em dúvidas pontos de doutrina e que praticam fornicação (sexo antes do casamento, por ex.).
As TJ expulsam, realmente, aqueles que passam a não mais aceitar suas doutrinas, ou ensinar algo diferente ao ali entendido como Verdade. Porém, isso não é algo somente das TJ. Quero dizer, se crítica há nisso, cabe às demais religiões também. A Igreja Católica expulsou Lutero, e outras pessoas, por pensar diferente, por colocar em dúvidas os ensinos católicos. E essa expulsão, ainda, pode ser feita nos dias atuais, por meio da aplicação do cânone 1436. Não é coisa do passado, portanto.
Aquele que é expulso de qualquer religião, não é mais considerado irmão, adepto, ou ainda, com o favo de Deus. Caso contrário, qual sentido teria essa expulsão? Não se expulsa quem tem o favor de Deus, né? E quem não tem o favor de Deus, não tem Cristo. Quem não tem Cristo, só pode ser anti-Cristo. Jesus disse em Lucas 11:23: "Quem não está do meu lado é contra mim, e quem comigo nao ajunta, espalha". Ser anti-Cristo é estar contra Jesus, e, claro, aos seus ensinos.
Se a Católica pensa que o ensino de Cristo proíbe conversas com mortos, quem o pratica, mesmo após advertido, está do lado de Cristo? Não, por evidência. Logo, é contra Cristo, é um anti-Cristo, pois contrário ao ensino cristão. E ao anti-Cristo, aplica-se 2 João 9,10.
Bom, e quanto a fornicação, após admoestado, e após tentativas de conserto na conduta da pessoa, ou daquele irmão, e este se diz certo em continuar na mesma prática, caberia expulsão nas demais religiões cristãs?
1 Coríntios 5:11 diz: " Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem."
Quando se aplicam este texto as demais religiões cristãs? Aquela moça que insistiu em fazer sexo antes de se casar, é considerada ou não praticante de fornicação nas demais religiões? Se sim, aplicam 1 Cor. 5:11?
Novamente, digo, não estou aqui defendendo doutrinas de nenhuma religião. Apenas, não verifiquei que, salvo engano, aquela moça, em tese, teria sido expulsa de uma Igreja Evangélica ou Católica, caso estas Igrejas resolvessem aplicar, realmente, suas regras escritas ou faladas em público pelos pastores e padres.
Entendo que a Igreja Católica deixa de expulsar as pessoas, ou seja, nao aplicam o canone 1436, pela falta de organização interna, e por entender melhor que assim podem ter mais número de adeptos. Ao que parece, preferem quantidade à qualidade, o que não deixa de ser uma questão política. Em lei escrita diz: quem pensar diferente do ensino cristão é expulso, mas, na verdade, expulsamos só quem faz realmente alguma diferença (ex: Lutero). Os mais simples dos simples, eles (Igreja Católica) nem sabem da existência (pela desorganização proposital!?), como irão expulsar?
Olá, lcpimentajr. Eu gostaria que você me mostrasse quais as religiões cristãs que expulsam membros por motivos corriqueiros, como sexo fora do casamento, ler livros de outras religiões e essas coisinhas ínfimas. Tirando os Adventistas do Sétimo Dia e a Cristã (no) do Brasil, que nem são tão radicais assim, não existe nenhuma outra, pelo menos que eu tenha conecimento.
lcpimentajr, em que planeta vc esta? Como Romeu falou, cite alguma coisa parecida com as TJs nesse quesito.
Alem do mais vc parece não ter lido ainda e texto sugerido.
Não entendeu também que diz Tiago 5:19, 20 e não respondeu se vai continuar atirando as pedras em quem erra, bem ... Essa vc respondeu. Vai continuar sim. já que insiste em ser normal isso.
Curioso mesmo foi ver vc citar a biblia na versão Novo Mundo (Rssss)
A vc também não respondeu o que Jesus falou sobre os que não cumprimentam.
Acho que esta te faltando ser equilibrado e harmonizar os textos TODOS da biblia, realmente vc fala exatamente como uma TJ (incrivel).
As respostas estão dadas, o amor vem primeiro.
Explica melhor Tiago para nós, ou sugiro que vc se batize como TJ, pois é a primeira vez na vida que vejo alguem pensar assim e achar normal sem ser TJ.
Outra coisa muito parecida com TJ, que vc tem mas claro não é, é mudar o rumo de um tópico.
Sugiro que se quiser continuar este assunto abra um novo tópico sobre desassociação.
OK
Bom, não sei o que está ocorrendo. Estão lendo meus textos como se eles estivessem em defesa de uma doutrina específica das TJ. Não é isso, não estou defendendo.
Quero apenas saber sobre esses pontos: fornicação e 'apostasia'. São aceitas nas demais religiões, ou cabe expulsão? Se não, quando aplicam 1 Coríntios 5:11? Alguém saberia me dizer? Ali está o fornicador tb. As Igrejas em geral diz que quem faz sexo antes do casamento e persiste nisso, é fornicador. Como deve ser entendido 1 Cor. 5: 11 neste assunto?
Não estou aqui para julgar ninguém, por isso, ignorei quanto 'atirar' pedras e etc. Atirei pedras em alguém ao falar sobre fornicação? Quem está se sentindo ofendido que me desculpe. Estamos falando sobre a matéria em abstrato, em tese, sem falar de condutas pessoais de A, B ou C. ´
Sobre aqueles 'inimigos' que Jesus se referiu, certamente, não podem ser os mesmos que a Bíblia manda não cumprimentar, né? Ou seremos a favor daqueles que pregam que a Bíblia é contraditória? Num texto manda não cumprimentar (anti-Cristo), noutro manda cumprimentar (inimigos). São matérias diferentes, inimigos de outra ordem, certamente. Não acho que a Bíblia se contradiz.
Até o momento não fiz qualquer ataque de ordem pessoal, e tenho visto início de ataques a mim, com umas perguntas pouco respeitosas. Se o nível baixar, a conversa não trará qualquer proiveito. Um dos participantes está começando a querer agir como um fanático, a me expulsar deste tópico, que estou a violar 'regras'...intolerância, aqui?
É, pensar diferente de alguns na comunidade das TJ livres, tb dá censura...Ora, o filme fala sobre desassociação, não fugi do tema do filme. Estou falando sobre isso, sobre o que o filme abordou. Pra que criar outro tópico?
Bom, mas se assim acham melhor, encerraremos a discussão.
Para falar somente sobre o assunto que vc achou mais interessante,não focando uma coisa só.
Inclusive terá assim destaque as questões que quer levantar,não é censura, muito pelo contrario, estou te estimulando a falam exclusivamente disso em um espaço especial somente para vc falar o que quiser dessa questão da desassociação.
E também nem tenho poder algum para te censurar,nem é meu objetivo.
Colabore.
É, pensar diferente de alguns na comunidade das TJ livres, tb dá censura...Ora, o filme fala sobre desassociação, não fugi do tema do filme. Estou falando sobre isso, sobre o que o filme abordou. Pra que criar outro tópico?
Bom, mas se assim acham melhor, encerraremos a discussão.
Colega,
Aqui não há censura, apenas obedecemos critérios na questão de comentar o tópico em questão, se desejamos falar em outro tópico na extensão de outro tópico, abrimos um específico, apenas para não bagunçar o tópico.
Se vc quiser continuar o assunto sobre o qual escolheu, abra o tópico, garanto que vc terá um retorno mais produtivo.
Eu contribuirei com seu tópico se assim eu puder. _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Enviada: Qua Fev 18, 2009 3:34 pm Assunto:
Rélou Pipou!!!
Seguinte: Sobre o filme "To Verdener": baixei as legendas disponibilizadas, mas, não vi quaisquer links para torrent que disseram que tinha. Gostaria de deixar uma sugestão: Quem possui o filme, poderia dividí-lo em duas partes, com programas como o o Winrar, Filzip e outros, e "upar" no site MEGAUPLOAD, que aceita ups de arquivos até 1 giga. Embora o Up seja talvez um pouco demorado, os downloads desse site é bastante rápido e existe um gerenciador chamado jDownloader que possibilita recuperar o download em caso de perda de conexão. Os que não o acharem na internet é só me mandar uma mensagem que eu envio por e-mail.
Se alguem quiser, também pode me mandar O DVD com o filme que eu faço esse trabalho de upar e depois divulgar nos sites de downloads de filmes, hehehehehe (participo de uns 4).
Sobre a minha ausência: passei por uma série de problemas pessoais, que culminaram numa cirurgia para a retirada da safena da perna direita e numa depressão; minha ex-mulher está com câncer no fígado e aterosclerose que impede a cirurgia, e estão descobrindo mais "nódulos" em outras partes do corpo. Meu filho caçula inclusive veio morar comigo. E, só para não fugir de problemas "atcjoteanos", a srª minha mãe me mandou uma carta me solicitando que não fale com ela enquanto eu for um APÓSTATA. Algumas pessoas com quem mantenho contado inclusive receberam um scan dessa carta e eu até pensei em colocá-la na Paralelos & Perpendiculares (ainda estou pensando se faço isso e se respondo à carta).
Bom, por ora é isso, já falei demais para o meu tamanho!!! Huahauahauahaua!!!!
Aguardo retorno quanto ao filme, pq gostaria imensamente e assistí-lo com a minha esposa, para que ela entenda um pouco mais o mundo “atcjoteano”.
Beijos para quem é de beijo, abraços para quem é de abraço!!!! _________________ _
"A verdade, às vezes, ostenta uma face grotesca". - O Surfista Prateado, de Stan Lee
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum