TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

O Vazio do Sanduíche
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc)
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 1:01 pm    Assunto: O Vazio do Sanduíche Responder com citação

Pão, margarina, mortadela e queijo. Pega-se o pão, põe-se dentro dele a margarina, a
mortadela e o queijo e voi-lá: um Sanduíche!

Um sanduíche que ao mesmo tempo não é um sanduíche!

Se eu por os 4 cantos de uma mesa, um ingrediente em cada canto, eu não terei um sanduíche,

concordam?

Então o que faz um sanduíche ser o que é?

Os 4 elementos formadores do sanduíche não são o sanduíche, mas o compõe.

Quem faz um sanduíche ser comestível?? Quem dá nome ao sanduíche? Quem define que aqueles elementos unidos

de uma determinada forma é um sanduíche?

Um sanduíche não diz a você: Olá, sou um sanduíche!

Você faz sanduíche! Uma conceituação em sua mente devido a um ensinamento condicionado faz aqueles elementos dispostos
de uma determinada forma ser um sanduíche, compreendem o ponto?

Então, a que conclusão se chega? A existência do sanduíche é dependente de elementos que o
compõe e uma mente que o define e dá nome.

Isto é o vazio da existência inerente!

O Vazio se aplica a tudo dentro daquilo que chamamos realidade! O vazio é a única "coisa" que esta
além dos conceitos de existência e não existência e que tem existência por si mesma.Até a própria realidade é vazia!

Este é de uma forma intelectual de entender o Vazio (do sanscrito shunyata) um dos pilares filosóficos (e anti-filosófico)
do budismo. As pessoas ao se deparam a primeira vez com o termo, acreditam que o vazio dentro do budismo seja uma
espécie de nada. Uma espécie de "cinza calmo, tranquilo e niilístico", mas não é isso. Esta é somente uma forma de verificar
a realidade e o entendimento sobre as coisas como ela são. Mesmo o próprio budismo é vazio!

Gasshô

Sidharta Gautama - O budha
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 1:03 pm    Assunto: O Heterossexual, O Monge zen e o Homem Efeminado Responder com citação

Um exemplo do entendimento do vazio na prática:

Certa vez um homem heterossexual em conflito com sua esposa vai até o monge zen-budista pedir conselhos e uma ajuda para conhecer-se a si próprio

Os dois conversam calmamente e o monge zen-budista vai ensinar grandes verdades ao rapaz. Os dois saem para caminhar e de repente passa um homem afeminado na frente dos dois.

- Olha monge, uma bicha! Esse daí dá o cú!!!; não gosto nem de imaginar!

- (O monge, meio que sem entender, pára seu discurso e diz...) Não entendi caro amigo.

- Não entendeu o quê?

- Você está perguntando ou tá afirmando?

- Eh ué! Tô afirmando! Ele é bicha, homossexual, queima a rosca, dá a ré no quibe!

- Como você sabe que ele dá o cú?

- Ué! Ta na cara!

- Na cara de quem?

- Na minha ué, quer dizer na nossa!

- O cú dele ta na sua cara?

- Não monge! Se liga só, o senhor entendeu, né? Deixa disso!

- Hum (silêncio)

- Que foi?

- Ainda não sei como você sabe que ele dá o cú.

- Tá bom, tá bom! Eu não sei! Mas eu imagino ué!

- Mas há pouco você disse que não gostava nem de imaginar!

- Ah seu monge, não é bem assim!

- Hum... deixa eu ver se entendi... Você não gosta de imaginar ele dando o cú, mas imagina que ele dê o cú, certo?

- Ah esquece! Esse assunto ta chato!

- ok ok, mas ainda acho que se você disse que ele dá o cú é porque isso passou na sua mente.

- Iiiiiiiiih.. coé, num fode!

- Ah?

- Ok Ok.. Eu não posso dizer que ele dá o cú. Ele é só homossexual, tá bom assim?

- Continuo sem entender

- COMO ASSIM SEU MONGE!?!?!?!? O que o senhor não entendeu dessa vez?

- Fiquei mais confuso ainda. Não entendo duas coisas agora.

- O que?

- O que é homossexual?

- Ora bolas! Uma pessoa que faz sexo com o mesmo sexo!

- Hum... Mas elas só fazem sexo com o mesmo sexo?

- É! Isso mesmo!

- Elas também não vão ao cinema, namoram ou viajam com alguém do mesmo sexo?

- Claro que vão seu monge! Quer dizer, pelo menos eu acho!

- Então por que você olhou para o homem e disse que ele é homossexual, ao invés de dizer que ele é homo-vai-ao-cinema, homo-namora, homo-viaja, homo-vai ao teatro?

- Ah! Sei lá pow! É científico! Todo mundo diz isso! Eles próprios dizem isso!

- Ah?! (olha o monge assustado)... Eles próprios dizem isso? Ele disse a você que é homossexual?

- ... (silêncio)

- Enfim, isso não importa. Você poderia dizer que ele é homo-namora, ou homo-vai-ao-cinema, no entanto preferiu dizer que ele é homossexual. Você concordaria em pensar que homossexual não é o modo como os outros são, mas sim o modo como você se predispõe a ver os outros?

- (um breve período de silêncio) Vem cá seu monge, eu não sei aonde o senhor quer chegar, ta legal? Eu sou macho e sei disso, ta legal? Homossexual é o nome científico, ciência, ta ligado?

- Você acredita em Deus?

- Claro que sim!

- Mas a ciência não acredita em Deus.

- Ah seu monge! Isso é uma discussão boba! A ciência define essas pessoas como homossexuais, porque a sexualidade é central, ta ligado? Quando você vai ao cinema com alguém, viaja ou namora alguém, você pensa em fazer sexo com a pessoa, entende? Por isso eles são homossexuais! Porque a sexualidade é central!

- Hum entendo...Essa é uma verdade na sua vida ou na vida dos outros?

- (O homem pensa um pouco)... Eu acho que... Ah! Foi o Freud quem disse isso!

- Você já estudou Freud?

- Não! Mas isso foi o que eu sempre ouvi!

- O que você sempre ouviu é necessariamente verdadeiro?

- Arf.. Claro que não seu monge, mas...

- Você já estudou outras correntes da psicologia que pensam diferente?

- (o homem olha de maneira agressiva e irritadiça para o monge) Não!

- Hum... às vezes me pergunto se a sexualidade é central na vida dos outros ou na sua...

- Ah monge! A gente pensa em sexo toda hora, né?

- A gente quem?

- ihhhhhhhhhh Seu monge, podemos mudar de assunto??? Eu admito, eu não sei ao certo se ele é homossexual. É apenas o que os outros dizem.

- Os outros quem?

- Ai caralho! Ok ok! Fui eu quem disse. Pronto!

- Ah sim! Mas apesar de tudo continuo sem entender algo.

- O que?

- Por que você disse que ele é homossexual? Você perguntou a ele?

- Claro que não ué! E nem quero!

- Ué, você não quer nem perguntar se ele é homossexual, mas afirma que ele é homossexual, logo é porque você sabe que ele é homossexual, mas ao mesmo tempo diz não saber ao certo se ele é homossexual! Nossa! Que confusão!

- Seu monge, não tem nada de confuso. Quando disse que ele é homossexual, foi apenas uma opinião, ta ligado. Realmente, eu não sei ao certo se ele é ou não homossexual.

- Hum... mas você afirmou...

- AH! Deixa disso vai!

- Ok, mas você não respondeu minha questão!

- Qual questão?

- Por que você não vai lá perguntar se ele é homossexual?

- Eu nunca vou fazer isso! E eu não quero saber! Além do mais eu poderia ofendê-lo se perguntasse isso!

- Hum... então deixa eu ver se entendi.... Você ficar do lado de fora observando e deduzindo o que os outros são ofende menos do que você ir lá perguntar para ele? Eu acho que você deveria ir lá nos olhos dele e perguntar: Você é homossexual? Eu quero saber.

- Olha só monge, tu é idiota ou o que? Óbvio que eu não vou fazer isso.

- Então por que fez o comentário inicial?

- Por que é engraçado, ta ligado? É engraçado tu ver uma bicha...

- Por que?

- Eh por que é ora bolas!

- Eu acho que sei porque você não vai até ele perguntar... É porque você vai ter que lidar com sua própria curiosidade.

- Claro que não! Eu não tenho essa curiosidade! Ah quer saber, tô sem a menor paciência pra isso... Arf... Além do mais eu realmente não quero saber se ele é homossexual.

- Hum você não quer saber se ele é homossexual realmente, mas disse que ele é homossexual. Entendo, mas acho que discordo de você quando disse não querer saber se ele é homossexual.

- Por quê?

- Porque tudo que falamos é expressão direta ou indireta do que se passa na nossa consciência. Se você disse que ele é homossexual, mesmo sem ter a menor idéia se ele faz sexo ou não e se é com pessoas do mesmo sexo, é porque esse tipo de realidade estava na sua consciência.

- Isso é uma indireta pra mim?

- Claro que não meu querido... é só uma constatação mesmo. Além do que, tem mais uma coisa...

- Porra! Ainda? O que mais?

- É o seu comentário inicial... Você disse... olha, uma bicha, esse daí dá o cú... Não entendi se você estava perguntando se ele dava o cú ou estava afirmando.

- Ora, eu estava ... bem, eu estava... (ai velho filho da puta)

- Se você estiver perguntando se ele dá o cú, eu vou perguntar: Para que você quer saber? Você não poderia perguntar se ele é um engenheiro?

- Hunf.

- Se você estiver afirmando que ele dá o cú, eu vou perguntar: Como você sabe que bichas dão o cú? Você já viu algum deles fazendo sexo ou alguém já te ofereceu o cú? Em ambos os casos a homossexualidade estará fazendo parte de você e você estará fazendo parte da homossexualidade.

- ... silêncio....

- Você pode até não querer saber se ele é homossexual, mas que a homossexualidade dele faz parte de você mais do que dele, isso faz...

- Olha, só o monge, tu já ta me irritando ta ligado? vai se f.... Foi só um comentário... Eu gosto de mulé e pronto. Eu não sou homossexual, ta?

- Mas eu não disse que você é homossexual. Eu sequer cogitei essa possibilidade. Você cogitou?

- Caro que não! Eu nunca faria sexo com um homem...

- Mas quando você diz que nunca faria sexo com um homem, para você dar qualquer resposta que seja, é porque você cogitou essa possibilidade anteriormente.

- iiiiiiiih num fode, porra!

- Me responde uma coisa... Por que você não olhou para ele e disse: hum, ele parece ser engenheiro?

- Ora bolas porque isso não está em questão!!

- Deixa eu ver se entendi... Você olha para um homem aleatoriamente e diz que a profissão ou o que ele faz da vida não está em questão... em contrapartida, é o cú dele está em questão... hum...

- Olha só velho escroto... foi só um comentário ta legal? Não é que o cú dele esteja em questão. Ele tem jeito de bicha... pronto! É isso que chama atenção, não o fato dele ser engenheiro.

- Bichas te chamam atenção?

- Claro que não, né?

- Mas você disse que chamavam!

- Eu disse! Mas chamam a atenção em outro sentido! No sentido que chamam atenção e pronto... É engraçado, ta ligado??

- Hum... entendi...

- Então...

- Então o que?

- Além do que, eu não to aqui para julgar a opção sexual dos outros, ta? Eu não sou preconceituoso. Tenho vários amigos gays e talz.

- Ai ai... isso ta muito confuso meu caro amigo... Vou pedir ajuda ao Buda...

- Por que seu monge?

- Você fala que não está aqui para julgar a opção sexual dos outros... no entanto você não sabe nem se ele tem de fato essa opção sexual e tampouco sabe se é uma opção!

- arf... ok ok! Eu sei que não sei ao certo se ele tem essa opção sexual, ta? Mas supondo que ele tenha feito essa opção, eu não to aqui para julgar, ta? Foi só um comentário, ta melhor assim?

- Hum... você poderia fazer a opção por gostar de homens?

- Claro que não monge!! Eu sempre gostei de buceta!

- Então por que ele optou e você nasceu com isso?

- Ah monge é natural, homem e mulher, ta ligado? O resto é opção!!!

- Mas eu não entendo... Por que ele tem uma opção sexual e você não? Porque, teoricamente, se você admite que o fato dele gostar de homens é uma opção, o fato de você gostar de mulheres também deveria ser uma opção, certo? Por que o que é verdade para ele não é verdade para você?

- Seu monge é a natureza. O homossexualismo é anti-natural

- Bem, se você define por natural, tudo aquilo que existe na natureza, também existe nessa mesma natureza relações homossexuais... !

- Ah ta! Agora você quer utilizar o discurso naturalista e usar a natureza para dizer que é certo um comportamento errado.

- Mas eu não disse que ele é certo... Primeiro você disse que ele era anti-natural e eu disse que ele é natural porque fazia parte da natureza... Quem chegou à conclusão que ele é errado foi você... Eu não falei nada sobre isso... Isso é uma conclusão que você chegou sozinho.

- Se liga monge, esse comportamento não é normal... é anormal... ta ligado?

- Passar em concursos e ter muito dinheiro é normal ou anormal?

- (silêncio)

- Logo passar em concursos e ter muito dinheiro é errado?

- arrf... você não ta entendendo...

- Claro que não! Primeiro você disse que o comportamento homossexual que você pressupõe existir no outro era anti-natural... Eu discordei... Depois você disse que ele era anormal, eu discordei de novo... e por último, querendo a todo custo manter uma posição, disse que o homossexualismo é errado... Afinal, o que está em discussão, qual o cerne da sua argumentação? Se ele é certo, errado, normal, anormal, natural ou anti-natural??

- Olha só monge eu não sei onde o senhor quer chegar... Eu gosto de buceta e pronto... Eu vou me embora.

- Mas eu não disse que você não gostava de mulher...

- Eu sei! Mas é para deixar claro...

- Mas você não precisa deixar claro para mim... Com que objetivo você fez isso?

- Eu sou macho, macho pra caralho ta ligado?? Todos sabem que sou homem. Fiz isso com o objetivo de você saber que sou homem.

- Mas você não precisa dizer isso... Isso é indiferente para mim... Mas não parece ser indiferente para você...

- vai se f... monge filho da puta... Tu queima a rosca também seu babaca...

O homem se retira do local furioso e puto da vida. O monge volta às suas ocupações habituais.

CUIDADO

1 - Aquilo que dizemos e o modo como enxergamos o mundo é expressão do que se passa em nossa própria consciência.

2 - O que Pedro diz sobre Paulo nos informa muito mais sobre Pedro do que sobre Paulo.

erreve
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

O monge é um pé no saco, mas a historinha é genial.

Parabéns!
Francisco
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pelo texto, genial..

Isso mostra que a realidade não passa de uma interpretação... Além de ensinar a evitar tirar conclusões precipitadas...

É essa linha de raciocínio que o budismo usa é interessante...

http://extestemunhasdejeova.net/
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

ehehe
Este final foi o máximo:
"- vai se f... monge filho da puta... Tu queima a rosca também seu babaca... "

Infelizmente a realidade é assim mesmo... quando se diz algo verdadeiro que desagrada alguém, é muito habitual essa pessoa, se fôr interiormente desonesta ou mal-resolvida, acusar o outro de ter um motivo escuso para a sua afirmação. Melhor ver o "defeito" no outro do que em si mesmo.

Muito legal.
Continue, por favor.
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Farol da Torre escreveu:
Infelizmente a realidade é assim mesmo... quando se diz algo verdadeiro que desagrada alguém, é muito habitual essa pessoa, se fôr interiormente desonesta ou mal-resolvida, acusar o outro de ter um motivo escuso para a sua afirmação. Melhor ver o "defeito" no outro do que em si mesmo.

O pior é que o monge não disse nada. Só perguntou. Quem disse tudo foi o outro.
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Disse sim. Verifique de novo. Próximo do final ele disse:

"- Porque tudo que falamos é expressão direta ou indireta do que se passa na nossa consciência. Se você disse que ele é homossexual, mesmo sem ter a menor idéia se ele faz sexo ou não e se é com pessoas do mesmo sexo, é porque esse tipo de realidade estava na sua consciência."

Segundo o que aprendi, esse fenómeno, na psicologia, chama-se "Projeção".
E alguns psicólogos defendem que os homofóbicos quase sempre, ou sempre, são pessoas com desejos homossexuais recalcados e não assumidos, nem para eles mesmos.

O que eu quis dizer foi que o cara que se dizia tão macho, possivelmente revelou todo aquele preconceito ofensivo, porque recusava nele mesmo o que via no outro. E que ao acusar o monge do que talvez se passasse no íntimo dele mesmo, estava a ocorrer o fenómeno de projeção. Só isso.
Penso que o monge fez aquela argumentação, não tanto por ele ter chamado homossexual ao outro homem, mas principalmente pela forma como ele o fez, revelando preconceito. Foi uma forma de o fazer reflectir sobre o preconceito e sobre ele mesmo.
É apenas a minha opinião. Mas não sou dona da verdade, nem da perfeição.
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Bom o texto, mas é muita falação para falar sobre o vazio! hehe!

RUPAM SHUNYATA SHUNYATA EVA RUPAM
Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se entendi bem....
Digamos que entendi que o vazio é tudo aquilo a que não se pode dar resposta, por todas elas serem pessoais; que o vazio é a imensidão de respostas que se opõem umas às outras, pelas inúmeras possibilidades.
Entendi que o vazio é a ausência duma Verdade absoluta humana.
Ajudem-me, please. Tô com um vazio na mente... ehehe
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Bom o texto, mas é muita falação para falar sobre o vazio! hehe!

Com certeza, Johanes.

Mas para uma mente cheia de conceitos somente explicando através de conceitos para aos poucos aflorar o entendimento. Quando aflorar o entendimento, quem sabe, largam os conceitos passam a vivenciar e entender o vazio...

Rogério
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se entendi bem....
Digamos que entendi que o vazio é tudo aquilo a que não se pode dar resposta, por todas elas serem pessoais; que o vazio é a imensidão de respostas que se opõem umas às outras, pelas inúmeras possibilidades.
Entendi que o vazio é a ausência duma Verdade absoluta humana.
Ajudem-me, please. Tô com um vazio na mente... ehehe

Leia a primeira postagem (a do sanduíche), Cara Farol. Qualquer dúvida, por favor, poste. Wink

Rogério
forista
forista

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Isso mostra que a realidade não passa de uma interpretação...

Isso mesmo, caro Francisco. Conheça a si mesmo e conhecerá a realidade.

O filme Matrix (o primeiro e até certo ponto o segundo) dá uma visão mais o menos como essa. Existe um livro chamado: Matrix: Bem vindo ao Deserto do Real. Você achará interessante.

Farol da Torre
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 3:15 am    Assunto: Responder com citação

Citação:

Rogério,

depois de relembrar do texto da sanduiche, recomponho a minha citação acima, e mudo-a para: "Infelizmente a minha realidade pessoal vazia é assim mesmo..."
Esse foi um dos muitos conceitos que a minha mente formulou, pela minha vivência pessoal, etc, em relação ao tema "preconceito".
Podem existir N "realidades" paralelas, todas elas vazias, em relação ao mesmo tema.

Mas surge uma pergunta: como se podem fazer avaliações justas em situações de desonestidade? Como imparcializar o conceito de justiça? E de desonestidade? Sempre haverá os que se julgam injustiçados, e segundo a "realidade" deles, poderão sê-lo mesmo. Continuo a chegar à conclusão que para a nossa humanidade, até ao momento é impossivel definir uma Verdade absoluta. É muita arrogância das religiões.
Há algum tempo li um texto que dizia mais ou menos que num futuro próximo, quando a humanidade estiver num nível de consciência um pouco mais elevado, as situações de lesões pessoais judiciais, deixarão de ser analisadas tendo em conta o dano pessoal causado, mas avaliando o dano ou bem colectivo provocado.
Será que no vazio cabe a idéia que todos somos Um?
Rolls Eyes No meu vazio cabe, né?
Obrigada pela ajuda na reflexão.
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 3:25 am    Assunto: Responder com citação

Citação:

O que é que a EVA tem a ver pr'o caso?
ehehe, brincadeira!
Querem traduzir a frase? Ou é código morse?
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 6:06 am    Assunto: Responder com citação

Farol da Torre escreveu:
Citação:

O que é que a EVA tem a ver pr'o caso?
ehehe, brincadeira!
Querem traduzir a frase? Ou é código morse?

Farol, isto é sânscrito, uma língua bastante antiga da índia (é como o latim do oriente...)

RUPAM significa FORMA e SHUNYATA significa VACUIDADE ou VAZIO.

É um trecho de um sutra (discurso de Buddha) chamado sutra do coração.

Nesse trecho diz que o vazio é a forma e a forma é o vazio.

Veja nesse tópico, que eu postei há um tempo atrás, todo o Sutra do coração:

http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-830.html

Esse sutra (praticamente o budismo em si) afirma que a natureza ou essencia de tudo que existe é vazia.

O vazio está em tudo, em todos os fenomenos e em todos os seres.

O Rogério pode me corrigir se estou errado, mas ao meu entender o Buddha Nature (natureza búdica) é justamente Shunyata, ou seja, a vacuidade.

Shunyata permeia tudo e ao mesmo tempo nada.

A vacuidade, o vazio existencial, é o pilar central de todo o budismo.

Se vc consegue perceber, ao prestar atenção a sua volta, que existe um vazio existencial em tudo, vc já tem o pré-requisito para entender o budismo.

O budismo é um sistema de pensamento muito interessante para quem estava apenas acostumado com a leitura do cristianismo sobre a realidade.

Enquanto o pilar central do budismo é o vazio existencial e as "técnicas" de como lidar com ele, o cristianismo parte do pressuposto da existência de um ser muito duvidoso, o nosso velho conhecido Jeová.

Não existe um "Jeová" no budismo, na verdade não existe nem mesmo um "Você"!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc) Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: