Registrado: 25/05/07 Mensagens: 654 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Dom Abr 06, 2008 12:55 pm Assunto: PENSATAS: Por Maurílio Santos Jr.
I) Bobos alegres, andando para lá e para cá...
Você acredita em algo, vai lá compra o livro base - por exemplo, a
Biblia, compra outros livros que apoiam sua visão, une-se a pessoas
com o mesmo tipo de pensamento, e assim vai. Você é ateu... o mesmo,
você vai, compra os livros do Carl Segan, compra todos os livros que
apoiam sua visão e se une a pessoas que tem o mesmo tipo de
pensamento que o seu.
Você tem um time de futebol, compra os adereços, compra camisetas
(caras), bola oficial, etc.
Muitos "ganham" com os seus "credos". Ganhou quem vendeu os livros do
Carls Segan, ganhou quem vendeu a Bíblia. Os conflitos, os debates
servem bem ao interesse comercial. Como não existe fim para os
conflitos, também não existirá fim para o comércio que sempre lucra.
Enquanto isto as pessoas se desgastam, se afastam, e isto também gera
lucros, por exemplo, num conflito armado a soma de lucros chegam a
milhões de dólares: vende-se a metralhadora, a bala, a ambulância, o
remédio, geralmente para os dois lados. Não se vende a "melhor
metralhadora" apenas para um lado, vende-se para os dois, pois quanto
maior o tempo do conflito, maior o lucro.
Poucas pessoas conhecem os princípios da riqueza, da riqueza limpa,
da riqueza suja. Vou citar dois princípios da riqueza suja, que um
dia você mais cedo ou mais tarde se notará vítima destes princípios:
1. Lucro concentrado
2. Prejuizos pulverizados
3. Compras forçadas
4. Vendas forçadas
5. Manipulação de preços e mercados
6. Manipulação de leis e regulamentos
O ricos tem um lucro enorme com os conflitos, por exemplo, quando
vendem um carregamento de armas eles ganham de forma concentrada.
Quem compra pulveriza os prejuizos em forma de impostos e taxas e
quem usa assume o risco de morrer, matar ou ficar mutilado. Note que
os ricos ganham fornecendo armamentos para os dois lados, sem o
correr risco algum.
O dono da livraria ganha no final do mês. Quem compra um livro pró ou
contra algum assunto teve um prejuizo pulverizado, por comprar uma
coisa de fato não terá valor de revenda e nenhuma agregação real.
Assim também com os impostos, a CPMF era um pequeno prejuizo
pulverizado que rendia 40 bilhões de reais ao ano. Aqueles centavos
que eram pagos rendiam aos confres do governo e sua riqueza suja 40
bilhões de dólares.
O assunto de estradas é um assunto trivial, seria muito simples
resolver toda a malha do Brasil em 2 ou 3 anos e não cobrar nada mais
por isto. Porém é necesserário se criar um "falso dilema", é
necessário que você veja os "buracos" para ver o quanto é bom
o "pedágio", pagando um pequeno pedágio a CCR - Rodovias, você tem um
prejuizo pulverizado, é só 5 reais, ou menos, porém milhares de
carros todos os dias geram um caixa liquido enorme, um lucro
concentrado enorme. Se você for andar na estrada sem pedágio também
tem prejuizos pulverizados, vai ter que comprar pneus mais cedo, ir a
oficina com maior frequencia, todos ganham, empresas de pneus,
autopeças e quem perde é você e eu, pois pagamos impostos para "usos
e conservação das estradas".
Para eles urge a construção de um "falso dilema" sempre. "O fim do
mundo virá, torne-se testemunha de Jeová". "Deus existe, compre os
livros do fulano de tal". "Deus existe, eu te mostro onde no meu
livro". "Você acredita em Deus, eu provo o contrário".
Vamos lá, vamos nos matar a todos e gerar ainda mais lucro, ou para
os delinquentes hipocritas do corpo governante das tJs ou para
qualquer um que esteja ganhando lucros concentrados, todo conflito
tem lucro, você alimentando o conflito alimenta os tubarões.
Vamos ser bobos alegres, andando para lá e para cá, vamos ser usados
e abusados vez após vez, vamos gritar com todas as forças
nossas "idéias", "convicções" de forma resoluta o quanto idiotas
somos.
Fri, 04 Apr 2008 _________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06
Editado pela última vez por percy harding em Seg Abr 07, 2008 9:49 pm; num total de 1 vez
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Dom Abr 06, 2008 6:59 pm Assunto:
Infeliz de quem tem tantas certezas... _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Somos todos apenas moléculas vibrantes, cada um com suas funções... rsrsrs
O que são móleculas?
Oque são atomos?
Oque são particulas subatomicas?
Não adianta, a superioridade do vazio excede qualquer conceituação.
O vazio é a unica "coisa" que não precisa das famosas "de onde veio?", "oque é?", "para onde vai"?
Para mim o vazio é a realidade.
Sem luz, não podemos distinguir o que são as sombras, sem o tudo, não podemos distinguir o vaziu, sem dois pontos distintos um do outro não há como encontrar o caminho do meio. _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
tô viajando nesse assunto e ainda não cheguei numa conclusão ainda. Mas acho que pulverizei o computador, o livro Crise, todos os livros da ATV, estou pulverizando tudo, nunca lucrei com nada que eu já tenha comprado para meu próprio benefício (ou malefício).
Olha, não levem a sério não, tá? _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Sem luz, não podemos distinguir o que são as sombras, sem o tudo, não podemos distinguir o vaziu, sem dois pontos distintos um do outro não há como encontrar o caminho do meio.
Se você for dualista, caro Francisco, não poderá entender o vazio a qual o Johanes esta se referindo...
Antes procure responder: quem faz luz? quem faz sombra?
Gasshô _________________ A verdade esta dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos.
Gasshô
Rogério,
muito interessantes as suas questões, especialmente neste contexto.
E qual seria a sua resposta, se fizer a gentileza de colocar a sua actual opinião?
Não estou ironizando, de jeito nenhum. Há algum tempo também escrevi algo sobre o bem e o mal não serem exactamento opostos e distintos, mas duas partes dum tôdo. Mas são raciocinios que ainda estou aprofundando. Gostaria de conhecer a sua idéia. É que fico pensando: "E se algum criminoso desse um tiro no meu filho, ou abusasse sexualmente dele, será que nessa hora eu não pensaria no Mal isoladamente?"
É preciso ter uma alma tão elevada, que se consiga ver o sentido de ambos: bem e mal?!
Até ao momento não conheci ninguém assim. Mas consigo imaginar uma visão tão abrangente que não haja julgamento de certo e errado...
No entanto há situações que "saltam à vista"... como pedofilía, assassinato na esmagadora maioria das situações, e tudo o que atente contra a dignidade humana, etc, etc. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Essas considerações me fazem pensar se se poderia pensar em lucrar com isso também. Tirar proveito da situação. Será que é desonesto mesmo alimentar as certezas das pessoas uma vez que se pode defender toda e qualquer teoria divergente? Uma vez entrei em um certo forum "ateus x não-ateus" com dois nicks diferentes defendendo as duas idéias. Perdi o resto das certezas que eu tinha, mas descobri uma habilidade para defender idéias, mesmo as que eu não concordo (acho que aprendi isso dentro da Organização das TJs). E agora? Que tal lançar um livro? E ganhar com isso? _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Sem luz, não podemos distinguir o que são as sombras, sem o tudo, não podemos distinguir o vaziu, sem dois pontos distintos um do outro não há como encontrar o caminho do meio.
Se você for dualista, caro Francisco, não poderá entender o vazio a qual o Johanes esta se referindo...
Gasshô
Não sou dualista, mas apenas quiz dizer que é necessário haver diferenças para se atingir o meio.
Por exemplo: quem faz a sombra é um "meio" que bloqueia o caminho da luz, mas para detectar a existência da luz, é necessário a existência da não-luz. Entendendo os dois extremos, é possível se chegar no caminho do meio. O que é o "meio" ?
Digamos que eu seja um trialista.. rsrsrsrs... _________________ [b:4855e7a905]
Estamos migrando para:
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Seg Abr 07, 2008 9:16 am Assunto:
Estou pensando seriamente em lançar um livro de AUTO-AJUDA, e espero sinceramente que ele me AUTO-AJUDE a melhorar minha condição financeira!!! hehehehehehe _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
caso queira responder-me, e caso prefira fazê-lo em MP - devido ao facto das minhas perguntas estarem distantes do contexto do tópico - gostaria que o fizesse assim mesmo.
O meu post pretende satisfazer uma questão pessoal, e não está propriamente no âmbito da discussão do tópico, pois não tenho uma opinião responsável formada em relação ao que foi exposto.
Obrigada. _________________ "Quando nós pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Seg Abr 07, 2008 11:20 am Assunto:
Farol da Torre escreveu:
"E se algum criminoso desse um tiro no meu filho, ou abusasse sexualmente dele, será que nessa hora eu não pensaria no Mal isoladamente?"
É preciso ter uma alma tão elevada, que se consiga ver o sentido de ambos: bem e mal?!
Até ao momento não conheci ninguém assim.
Farol, o assunto é muito polêmico e de difícil resolução, se é que há alguma, provavelmente não. Creio que por estarmos muito sujeitos à contingência material, à sensibilidade, e a maior parte de nossos juízos formarem-se a partir desta condição, ou seja, de estarmos presos a essa materialidade, não temos como nos eximir disso e emitir julgamentos totalmente idôneos, onde a noção pura, sem máculas, de bem e mal, (sem as compararmos com atos do nosso dia-a-dia, onde julgamos o bem e o mal pela maneira como as ações nos afetam,) já não é nítida, visível, e portanto não tem efeito sobre nossa mente contingente. Em outras palavras, para nós o bem e o mal serão quase sempre (senão sempre) relativos, não tendo nós então meios de os entendermos puros em sua essência.
É o que penso.
Um abraço.
Chamusca _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
muito interessantes as suas questões, especialmente neste contexto.
E qual seria a sua resposta, se fizer a gentileza de colocar a sua actual opinião?
Você.
Não estou ironizando, de jeito nenhum. Há algum tempo também escrevi algo sobre o bem e o mal não serem exactamento opostos e distintos, mas duas partes dum tôdo.
Exatamente. Mas apenas dentro de sua conceituação do que seja bem e do que seja mal, compreende? Tudo é conceituação, algo que sua mente cria.
Mal e bem necessitam de uma mente que conceitua que dados atos e ou valores (ou vicissitudes) como sendo bem e mal. Se não há conceituação há o que?
Mas são raciocinios que ainda estou aprofundando. Gostaria de conhecer a sua idéia. É que fico pensando: "E se algum criminoso desse um tiro no meu filho, ou abusasse sexualmente dele, será que nessa hora eu não pensaria no Mal isoladamente?"
Você pensaria no mal isoladamente, pois sua mente definiu dados valores para si e para seu filho. Isto não é bom nem é mal, apenas é compreende?
Da mesma maneira um estuprador acredita que necessita estuprar para ser feliz, compreende? Isso não é bom nem mal. Apenas é, compreende?
Se não há bem ou mal independente de uma mente que fica conceituando as coisas, uma alma elevada entenderia que bem e mal é uma conceituação e dependente da sociedade, circuntância e visão pessoal do indivíduo que perpetua o ato benéfico/maligno.
Até ao momento não conheci ninguém assim. Mas consigo imaginar uma visão tão abrangente que não haja julgamento de certo e errado...
O zen-budismo busca este ponto...
No entanto há situações que "saltam à vista"... como pedofilía, assassinato na esmagadora maioria das situações, e tudo o que atente contra a dignidade humana, etc, etc.
Certo. Agora pergunto: quem faz pedofilia, quem faz assassinato e quem faz dignidade?
Gasshô _________________ A verdade esta dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum