TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Transplante de medula é feito sem transfusão de sangue!

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Sangue e Testemunhas de Jeová
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Felix
forista sênior - 2º fase
Usuário: OffLine
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 3:47 pm    Assunto: Transplante de medula é feito sem transfusão de sangue! Responder com citação

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia_saude/2007/01/03/transplante_de_medula_233_feito_sem_transfus227o_de_sangue_270089.html

Transplante de medula é feito sem transfusão de sangue
03/01 - 09:32 - Agência Estado

Uma equipe de hematologistas do Hospital São Camilo, em São Paulo, fez um transplante de medula óssea usando uma técnica muito rara na literatura médica brasileira. Em respeito à religião da paciente, uma adolescente de 14 anos com leucemia que é Testemunha de Jeová, não foi feita transfusão de sangue nem durante nem depois do transplante.

Num procedimento desse tipo o risco de não receber sangue é enorme. A medula é justamente o órgão que produz os componentes mais importantes do sangue, como glóbulos vermelhos e plaquetas. Até a nova medula ter suas funções normalizadas depois do transplante, são necessários pelo menos 15 dias. As transfusões são de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea, e glóbulos vermelhos, que têm a função de transportar oxigênio no sangue. Sem os componentes, a chance de o paciente ter sangramentos e anemia profunda é altíssima.

O caso de Patrícia foi parar nas mãos do hematologista Roberto Luiz da Silva, do São Camilo, há cerca de um ano. Depois da aprovação da diretoria do hospital, foi decidido que a menina seria transplantada, mas com uma condição: se corresse risco de vida, receberia sangue. “Ele foi o único médico que se comprometeu a se esforçar ao máximo para nos atender”, diz Júlio Borba, pai da paciente Patrícia.

Com crianças, o código de ética médica é claro. “A decisão médica sempre prevalece à vontade dos pais da criança em caso de risco de vida”, explica Marco Antônio Becker, primeiro-secretário do Conselho Federal de Medicina. Com adultos não há consenso. “Nosso código profissional diz que o médico não deve usar tratamento que o adulto não queira, salvo em perigo de vida”, diz Becker. “O paciente, por sua vez, não é obrigado a receber tratamento que não queira.”

Pré-Operatório

Patrícia passou por uma preparação especial no pré-operatório. “Ela tomou hormônios para elevar a quantidade de componentes do sangue e entrar no transplante com níveis acima do normal”, conta Luiz da Silva.

Para estimular os glóbulos vermelhos, foi dado eritropoietina. Para plaquetas, interleucina. E mais doses altas de ferro e ácido fólico. Os remédios fizeram com que ela começasse o transplante com 214 mil plaquetas. Durante o procedimento, o número caiu para 33 mil. Ela recebeu alta, 35 dias depois, com 72 mil plaquetas. “Em nenhum momento ela correu risco de vida. Mas fiquei praticamente 15 dias sem dormir”, lembra o hematologista.

Uma pessoa saudável tem de 150 mil a 500 mil plaquetas. A transfusão é indicada quando a quantidade de plaquetas fica abaixo de 20 mil, o que é muito comum em caso de transplantes de medula. Na maioria dos casos o paciente recebe transfusão durante o transplante e nas duas semanas seguintes.

“Essa técnica com remédios não é usada como rotina em nenhum centro de transplante do mundo”, analisa Mair Pedro de Souza, hematologista do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, um dos maiores centros de referências em transplantes do País. “Seria muito interessante que houvesse um protocolo grande (pesquisa clínica) a partir de agora.”

Sangue Sagrado

O Brasil tem 1,6 milhão de Testemunhas de Jeová. Para eles o sangue é sagrado e, por isso, não pode haver doação de terceiros. Componentes do sangue, como plaquetas e glóbulos, são proibidos. Já com os derivados, como albumina, proteína usada em casos graves de desnutrição, a religião é mais flexível.

Júlio Borba, o pai da paciente transplantada, procurou três equipes antes de encontrar a do São Camilo. “Ele teve sorte. Temos 3 mil médicos em nosso cadastro nacional que concordam em pelo menos estudar a possibilidade de não usar transfusão (70% deles do sistema privado)”, diz Guilherme Rabello, da Comissão de Ligação com Hospitais (Colih), grupo formado por pessoas que apóiam pacientes Testemunha de Jeová em tratamento. “Mas quanto mais complexo o caso, menor o número de profissionais dispostos.”

No Brasil, são feitos cerca de 1,5 mil transplantes de medula óssea por ano. Desses, cerca de 150 são os chamados não aparentados (quando o doador não é da família). O transplante de Patrícia foi autólogo. Ou seja, a medula da própria paciente foi transplantada - antes do procedimento, retira-se a medula para resguardá-la de doses altíssimas de quimioterapia. Pouco tempo depois, ela é recolocada. Outro tipo é o alogênico, quando as células são doadas por terceiros sem parentesco. A retirada de líquido da medula é feita por punções.

A leucemia, que é um câncer que afeta a velocidade de produção e a própria função dos glóbulos brancos, é uma das principais indicações de transplante. Outra é a anemia aplástica, doença que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula.

Sempre há chance de rejeição. Em transplantes autólogos o índice de mortalidade é de menos de 5%. No alogênico, o índice fica entre 15% e 20%, quando as células da medula óssea do doador não reconhecem os órgãos do receptor.

Editado pela última vez por André Felix em Seg Mar 31, 2008 1:31 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellchess
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 12:05 am    Assunto: Responder com citação

li a materia com a minha esposa aqui do meu lado e ela esta em lagrimas ate agora.Perguntei a ela se ela queria postar algo aqui, mas ela nao se sente a vontade de falar sobre isso no momento. minha esposa teve anemia aplástica e passou por tudo isso que a patricia passou, como nao somos testemunhas de jeova, ela recebeu sangue .
No caso dela a chance de achar um doador era de 1 em 100 mil, e achamos.
O doador foi o irmao dela. mas apos esse transplante, Cristen teve que voltar a cada 15 dias pra receber sangue. Tinha semanas que eu acordava aqui em casa e ela estava perdendo a cor, ai eu ligava 911 e saiamos correndo para o hospital.
me pergunto se no caso da patricia ( digo nos primeiros meses apos o transplante)
como ela fez, se acaso tivesse numeros baixos de glóbulos vermelhos e plaquetas, como ela normalizou sem receber sangue?

esse meses apos , e uma barra , pois tem uma luta entre a medula óssea do doador e os órgãos do receptor.
hoje apos 2 anos que passamos por isso, minha esposa ainda continua tomando 15 diferentes remedios contra rejeicao ( inicialmente era 30)
e nossa meta e diminuir alguns remedios a cada ano.

Que Deus ajude e proteja as testemunhas de jeova( ou qualquer pessoa) que por acaso tiverem que passar por isso, pois nao e facil.

postei na minha apresentacao o link do meu blog e la da pra ver algumas fotos da cristen e desse processo todo.
um abraco
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Puxa Wellchess,
Eu me solidarizo com o problema de sua esposa e espero muitíssimo que consigam superar todas as dores que se advem dessa prova.
fui Testemunha de Jeová e já houvi muitas histórias acabarem mal pela recusa da transfusão de sangue, embora eu não concorde atualmente com a posição das TJs com respeito ao sangue, a postura delas imobilizou a comunidade médico-científica e desenvolveram uma infinidade de tecnicas cirurgicas sem sangue, substitutos dos derivados sanguineos, equipamentos de suporte pré e pós-operatório. Ultimamente o comando central das TJs, o corpo governante, como é chamado esse comando, tem dado aos seus membros mais autonomia quanto á escolha do tratamento a ser adotado, elas estão livres em escolher dentre certos tipos de derivados de sangue que serão usados nesses tratamentos, logo, escolher dentre eles apenas um, implica que haja doadores para que esse tratamento esteja disponível para um TJ, mas ainda está longe o dia em que uma TJ doará sangue para esse mesmo objetivo. Vc não vê uma certa hipocrisia nesse negócio?
Mas não fujamos do assunto... eu me solidarizo muitissimo com o problema de voces e espero que Jeová e a medicina beneficie a todos não importando a que denominação pertença.

Abraços
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 12:37 am    Assunto: Responder com citação

obrigado Yosef Ben Yosef pelas palavras confortadoras e estamos abertos em ajudar qualquer pessoa que esteja passando por esse processo. e preciso ter fe na vida e seguir em frente ,apesar dos obstaculos .um grande abraco
Visitante

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 12:52 am    Assunto: Responder com citação

Não posso deixar de disser que esse negocio de transplante de medula óssea sem sangue é pura enrolação de termos e palavras.

Gente basta pensar um pouco. Onde é produzido o sangue?
Precisa dizer mais?
O termo sem sangue só se refere a que não recebeu unidades em bolsas da forma convencional.

Mas como se transplanta medula óssea sem eritrocitos em vários estágios de maturação (hemacias) ?

Caramba a medula foi lotada de hemacias de outra pessoa.Não é a toa que ela é fluida e vermelha como o próprio sangue.
É claro que a medula não é sangue, mas esta completamente cheia de componentes proibidos pelas TJs.
Então quando ouso falar de transplante de medula sem sangue eu penso no intimo. Santa enganação.

Sem falar do suporte necessário de unidades sanguíneas até a pessoa restabelecer seu hematócrito. O risco de só depender de eritropoetina nesse caso é muito maior que as transfusões de sangue.
zeca
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

é verdade reginaldo. Basta ler um livro-texto de anatomia ou medicina para saber a intima relação entre a medula-óssea e o tecido sanguíneo.

mas sabemos que as TJs são facilmente enroladas pela STV que criou todo este tecnicismo. Sem contar o resíduo de sangue comum em transplantes de outros órgãos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
André Felix
forista sênior - 2º fase
forista sênior - 2º fase

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Reginaldo escreveu:
Não posso deixar de disser que esse negocio de transplante de medula óssea sem sangue é pura enrolação de termos e palavras.

zeca escreveu:
é verdade reginaldo. Basta ler um livro-texto de anatomia ou medicina para saber a intima relação entre a medula-óssea e o tecido sanguíneo.
mas sabemos que as TJs são facilmente enroladas pela STV que criou todo este tecnicismo. Sem contar o resíduo de sangue comum em transplantes de outros órgãos.

Acabo de descobrir que esse caso já foi abordado aqui no forum, em http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-75.html
Eu admito não ser profundo conhecedor de medicina mas a fonte dessa matéria é o jornal Último Segundo que, por sua vez, usou os serviços da Agência Estado:
http://www.estado.com.br/editorias/2007/01/03/ger-1.93.7.20070103.1.1.xml
Evidentemente esse caso não envolvia um procedimento de emergência, por isso não resolve todos os dilemas existentes na questão das transfusões. Algo interessante sobre o caso, que encontrei no site do Hospital e Maternidade São Camilo http://saocamilo.com/mailing/mail84.html ) e que a Agência Estado não informa (nem tampouco os sites que "defendem" a Torre de Vigia) foi o acordo que os pais da garota fizeram com o médico, segundo o qual "caso houvesse risco para a paciente, ou seja, sangramento e anemia profunda, a transfusão seria realizada. Segundo Dr. Roberto, com crianças, o código de ética médica é claro: a decisão médica prevalece à vontade dos pais da criança em caso de risco de morte".
Abaixo a matéria completa sobre o caso encontrada no site do Hospital e Maternidade São Camilo.

Pioneirismo no São Camilo

Hospital faz transplante de medula óssea inédito sem transfusão de sangue

Técnica realizada pelo médico é inédita no Brasil e respeita religiosidade de paciente e familiares

O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia realizou um feito inédito no Brasil: o primeiro transplante autólogo (com células do próprio paciente) de medula óssea sem transfusão de sangue ou uso de hemocomponentes. A paciente, uma jovem de 14 anos, era portadora do linfoma de Hodgkin, câncer do sistema linfático, doença com 6 mil a 7 mil novos casos por ano nos Estados Unidos.

Segundo o Dr. Roberto Luiz da Silva, hematologista do São Camilo e médico responsável pela realização do transplante, este procedimento já vem sendo realizado em alguns centros especializados no mundo, porém não foi documentado nenhum caso de sucesso entre menores de 18 anos. “Trata-se do primeiro caso relatado no Brasil”, explica o médico. O procedimento coordenado pelo Dr. Roberto foi registrado como relato de caso e publicado como estudo científico na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia este ano.

Procedimento – Embora tradicionalmente em cirurgias deste tipo são prescritas transfusões para se evitar anemia e riscos de sangramento, em função do desejo do paciente e seus familiares em não realizar uma transfusão de sangue, optou-se pelo uso de medicamentos que diminuíssem a necessidade do uso de hemáceas e a perda sanguínea. Segundo o médico, estudos têm mostrado que alguns destes remédios reduzem em até 50% a necessidade de transfusão.

Outra providência descrita nos protocolos internacionais e seguida pela equipe do Dr. Roberto foi a redução da coleta sanguínea diária, trabalhando com menor volume necessário, para a realização de exames. Além disso, a paciente recebeu doses de ferro, ácido folínico e vitaminas B12 e K que ajudaram o organismo a produzir sangue.

“Este caso demonstra que o transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas sem uso de transfusão é factível em situações especiais, onde há clara expressão do desejo do paciente associada a condições clínicas favoráveis e acompanhamento médico especializado e rigoroso”, conclui o médico.

Condição para o transplante foi realizar transfusão caso fosse necessário

Os pais da paciente Patrícia - Júlio e Roseli - estavam conscientes de que o médico se esforçaria ao máximo para fazer o transplante sem a transfusão de hemocomponentes, mas só aceitaram com a condição de que, caso houvesse risco para a paciente, ou seja, sangramento e anemia profunda, a transfusão seria realizada. Segundo Dr. Roberto, com crianças, o código de ética médica é claro: a decisão médica prevalece à vontade dos pais da criança em caso de risco de morte.

No caso de Patrícia tudo correu bem e a transfusão não foi necessária, o que deixou a família muito feliz, afinal, para os Testemunhas de Jeová, o sangue é sagrado e, em função disso, não pode haver doação de terceiros. Componentes do sangue, como plaquetas e glóbulos , são proibidos. Já para os derivados, como a albumina, proteína usada em casos graves de desnutrição, a religião é mais flexível. Hoje, no país, cerca de 1,6 milhão de pessoas são Testemunhas de Jeová.

Conheça o médico - O Dr. Roberto Luiz da Silva é médico hematologista do Setor de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital e Maternidade São Camilo. É mestre em hematologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor médico da equipe da Divisão de Transplante de Medula Óssea da equipe Bio Sana.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Valéria Moreira Arroio
forista
forista

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:

li a materia com a minha esposa aqui do meu lado e ela esta em lagrimas ate agora.Perguntei a ela se ela queria postar algo aqui, mas ela nao se sente a vontade de falar sobre isso no momento. minha esposa teve anemia aplástica e passou por tudo isso que a patricia passou, como nao somos testemunhas de jeova, ela recebeu sangue .

Eu fiquei emocionada por sua esposa, porque sei bem o que ela deve estar sentindo....meu esposo tambem teve anemia aplástica mais isso a 25 anos atrás e nós eramos TJ, e sofremos muito.
Diga a sua esposa que ela e uma vencedora, que Deus lhe devolveu a vida e o que ela fez e o que ela deveria ter feito.
Um grande abraço a voces
wellchess
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 3:53 am    Assunto: Responder com citação

vsoufeliz
forista

Enviada: Seg Mar 31, 2008 11:09 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Citação:

Eu fiquei emocionada por sua esposa, porque sei bem o que ela deve estar sentindo....meu esposo tambem teve anemia aplástica mais isso a 25 anos atrás e nós eramos TJ, e sofremos muito.

imagino como deve ter sido barra pra voces passar por tudo isso estando na organizacao. Eu realmente espero que essa lei sobre o sangue acabe um dia e que
a ciencia possa fazer sua parte, sem ser incomodada por esses absurdos religiosos.. hoje eu entendo que esse assunto e uma das causas da minha( raiva?) ou aversao pelas tj, a 2 anos atras.mesmo eu nao sendo tj quando isso aconteceu, e como se uma versao de mim,( que poderia ter sido tj) estivesse revoltada por uma pressao que eu nem vivi.. nao sei explicar.. mas hoje estou trabalhando com isso.
Eu tentei pegar em contradicao minha professora um dia desses, pois ela afirma que testemunha de jeova existe antes da organizacao aparecer..e que abel era testemunha de jeova.

baseado nisso,imagino que deve ter tido muitas " testemunhas de jeova que usaram sangue antes da orgazicao aparecer fisicamente.. pois a medicina estava engatinhando.

Como disse o emanuel, " Deus nao quer a dor,se quizesse , ele nao teria nos dado a anestesia.." e ele tava certo, hoje so da a luz com dor quem e pobre..apesar daquele lance la de genesis..

um grande abraco pra vcs.

postei isso uma vez no site, mas vale a pena postar de novo :)

Luis Fernando Verissimo

VERSÕES DE MIM
Luiz Fernando Veríssimo

Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que podíamos ter sido.

Ah, se apenas tivéssemos acertado aquele número, (unzinho e eu ganhava a sena acumulada), topado aquele emprego, completado aquele curso, chegado antes, chegado depois, dito sim, dito não, ido para Londrina, casado com a Doralice, feito aquele teste...

Agora mesmo neste bar imaginário em que estou bebendo para esquecer o que não fiz - aliás, o nome do bar é Imaginário - sentou um cara do meu lado direito e se apresentou:

- Eu sou você, se tivesse feito aquele teste no Botafogo

E ele tem mesmo a minha idade e a minha cara. E o mesmo desconsolo.

-Por que? Sua vida não foi melhor do que a minha?

-Durante um certo tempo, foi. Cheguei a titular. Cheguei a seleção. Fiz um grande contrato. Levava uma grande vida. Até que um dia.

-Eu sei, eu sei... disse alguém sentado ao lado dele.

Olhamos para o intrometido. Tinha a nossa idade e a nossa cara e não parecia mais feliz do que nós. Ele continuou:

- Você hesitou entre sair e não sair do gol. Não saiu, levou o único gol do jogo, caiu em desgraça, largou o futebol e foi ser um medíocre propagandista.

- Como é que você sabe?

- Eu sou você, se tivesse saído do gol. Não só peguei a bola como me mandei para o ataque com tanta perfeição que fizemos o gol da vitória. Fui considerado o herói do jogo. No jogo seguinte, hesitei entre me atirar nos pés de um atacante e não me atirar. Como era um herói, me atirei. Levei um chute na cabeça. Não pude ser mais nada. Nem propagandista. Ganho uma miséria do INSS e só faço isto: bebo e me queixo da vida. Se não tivesse ido nos pés do atacante.

Ele chutaria para fora. Quem falou foi o outro sósia nosso, ao lado dele, que em seguida se apresentou.

- Eu sou você se não tivesse ido naquela bola. Não faria diferença. Não seria gol. Minha carreira continuou. Fiquei cada vez mais famoso, e agora com fama de sortudo também. Fui vendido para o futebol europeu, por uma fábula. O primeiro goleiro brasileiro a ir jogar na Europa. Embarquei com festa no Rio...

- E o que aconteceu? perguntamos os três em uníssono.

- Lembra aquele avião da VARIG que caiu na chegada em Paris?

- Você...

- Morri com 28 anos.

- Bem que tínhamos notado sua palidez.

- Pensando bem, foi melhor não fazer aquele teste no Botafogo...

- E ter levado o chute na cabeça...

- Foi melhor, continuou, ter ido fazer o concurso para o serviço público naquele dia. Ah, se eu tivesse passado.

- Você deve estar brincando.

Disse alguém sentado a minha esquerda. Tinha a minha cara, mas parecia mais velho e desanimado.

- Quem é você?

- Eu sou você, se tivesse entrado para o serviço público.

Vi que todas as banquetas do bar à esquerda dele estavam ocupadas por versões de mim no serviço público, uma mais desiludida do que a outra. As conseqüências de anos de decisões erradas, alianças fracassadas, pequenas traições, promoções negadas e frustração.

Olhei em volta. Eu lotava o bar.

Todas as mesas estavam ocupadas por minhas alternativas e nenhuma parecia estar contente. Comentei com o barman que, no fim, quem estava com o melhor aspecto, ali,era eu mesmo. O barman fez que sim com a cabeça, tristemente.

Só então notei que eletambém tinha a minha cara, só com mais rugas.

- Quem é você? perguntei.

- Eu sou você, se tivesse casado com a Doralice.

- E..?

Ele não respondeu. Só fez um sinal, com o dedão virado para baixo.

Creio que a vida não é feita das decisões que você não toma, ou as atitudes que você NÃO teve, mas sim, aquilo que foi feito!

Se bom ou não, penso, é melhor viver do futuro que do passado!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Sangue e Testemunhas de Jeová Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: