Enviada: Dom Mar 30, 2008 4:01 pm Assunto:
Jerry,
na ulitma capa do livro "ZEN - sua historia e seus ensinamentos" editora Cultrix (autor Osho) diz -
"O Zen nao é uma religiao, nem um dogma, nem um credo. O Zen nao é nem sequer uma busca, um questionamento; ele é não-filosofico. A base da abordagem zen é que tudo é como deveria ser, nada esta faltando. Neste exato momento, tudo é perfeito".
Pra mim, ainda assim é uma filosofia sobre a não filosofia. rsrss
Uma grande vantagem do Zen, é que ele prega sobre o desapego de religioes, filosofias, da mente, do pensamento, dos mestres, de deus(es), de pessoas e de si mesmo...
Isso é o Zen
To lendo também - " ZEN - A transmissao especial"
recomendo ambos _________________ []'s
kooboo
A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Seg Mar 31, 2008 10:03 am Assunto:
Jerry escreveu:
Kooboo,
O que você falou, especialmente esta última frase, que eu destaquei, me pôs a pensar. Seria função da Filosofia confortar? Segundo os filósofos que clinicam, sim. Mas eu não sei ao certo se concordo.
Ora, se a filosofia começa com o espanto, segundo Aristóteles, e continua "útil" na medida em que preserva sua capacidade de nos incomodar, como poderia advir conforto daí?
Pergunto isso não por mera provocação. Mas é que comigo se dá justamente o contrário. Eu tenho me dedicado muito ao estudo da filosofia ocidental ultimamente. E nunca encontrei conforto.
Jerry, é realmente por aí; um exemplo? tenho ido a vários seminários e encontros filosóficos e o que mais incomoda é a coisa dos egos exacerbados; vc vai ouvir uma fala e o cara se acha um "PhDeus", é dono da verdade, o filósofo que ele estuda é o único que deve ser levado em consideração, etc, etc; semana passada questionávamos em sala a função da filosofia e, pasme!, cada um tem um conceito, uma idéia diferente; para apimentar a discussão citei Jean-Paul Sartre que afirmou que a filosofia para ele nem existia de fato, não passava de uma "abstração hipostasiada", aí cumpade, botei fogo no circo, hehehehe.
vc que estudou Feuerbach sabe o peso que tem uma afirmação sobre algo ser uma abstração e ainda por cima ser uma hipóstase, principalmente qdo é dito por um Jean-Paul Sartre, tão venerado nos meios acadêmicos. _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Seg Mar 31, 2008 10:18 am Assunto:
kooboo escreveu:
Jerry,
na ulitma capa do livro "ZEN - sua historia e seus ensinamentos" editora Cultrix (autor Osho) diz -
"O Zen nao é uma religiao, nem um dogma, nem um credo. O Zen nao é nem sequer uma busca, um questionamento; ele é não-filosofico. A base da abordagem zen é que tudo é como deveria ser, nada esta faltando. Neste exato momento, tudo é perfeito".
Pra mim, ainda assim é uma filosofia sobre a não filosofia. rsrss
Uma grande vantagem do Zen, é que ele prega sobre o desapego de religioes, filosofias, da mente, do pensamento, dos mestres, de deus(es), de pessoas e de si mesmo...
Isso é o Zen
To lendo também - " ZEN - A transmissao especial"
recomendo ambos
Confesso, Kooboo, que enquanto historiador, cheguei a ficar chocado com tal afirmativa por mim grifada. Tudo é como deveria ser, e isso é bom! Nossa, isso é um comodismo que me cheira a cinismo! Para alguém de classe média alta que goza de boa saúde e dos prazeres da vida, é bom pensar assim, afinal, não se tem responsabilidade nenhuma por nenhuma injustiça social. Veja bem, não estou falando de você, estou só dando um exemplo. Posso citar também um monge, que tem garantia de casa, comida e terra para cultivar, mesmo afirmando ter feito "voto de pobreza". Mas para um miserável, que não tem a certeza de que se alimentará no dia em que acorda, não há aí nenhum conforto. Deixemos estar, simplesmente?!
Penso como Karl Marx (o filósofo, não o forista... rs), em sua tese XI sobre Feuerbach:
Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página Anterior1, 2
Página 2 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum