Enviada: Qua Fev 20, 2008 5:07 pm Assunto: A Religião de Raymond Franz
Visto que Raymond Franz ocupou uma posição tão privilegiada dentro das Testemunhas de Jeová, se ele tivesse fundado sua própria religião em 1980, seria essa melhor que as Testemunhas? Gostaria de ler comentários a respeito. _________________ Sempre à procura da verdade
Registrado: 20/02/08 Mensagens: 334 Localização: Pega seu GPS e descobre...
Enviada: Qua Fev 20, 2008 7:09 pm Assunto:
Tudo depende... Se ele corrigisse e encimentasse o caminho dos erros ja cometidos...
Entendam o encimentar como bloquear o caminho para se cometer novos erros.
Acho que tudo é a base de interpretação. Agimos de acordo com o que interpretamos, e para começar a interpretar as coisas, temos que acreditar que Deus existe.
Não há religião pior nem melhor. Aprendi isso depois de cair do meu lindo cavalinho.
Eu criticava meu pai qdo o via vendo RR Soares na tv. Silas Mala-véia (Malafaia).
Todo dia de manhã tinha um carinha que eu chamei de "negão da manhã".
NOTA: Não sou racista, e jamais fui, negão eu digo no sentido de identificar o individuo. Pelo contrário, acho errado achar negros ou amarelos menos humanos ou menos dignos da clemencia de Deus do que eu que sou pardo.
Acho que o Franz não deveria criar uma religião nova, mas publicar editoriais, dando instruções pra aqueles que queiram refletir nelas e seguir se assim acharem aplicavel.
O tio Ray só fez o livro também pra alertar sobre o que viu. Se não tivesse visto nada tinha saido numa boa e não falava nada pra ninguém. Deve ser de arder os olhos o que ele deve ter visto.
Well... these are my thoughts... _________________ A duvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza.
Sobre o Ray tem uma coisa que me intrigou desde o primeiro momento em que li o livro.
Não tenho o direito de julgar ninguém e muito menos o Ray, mas, se ele tinha consciência do erro da Organização, e sabia todas as sujeiras que eram feitas lá dentro, por que ele lutou tanto para não ser desassociado?
Se alguém tiver a resposta a essa pergunta (de preferência não especulações), serria interessante que a colocasse aqui.
Sobre o Ray tem uma coisa que me intrigou desde o primeiro momento em que li o livro.
Não tenho o direito de julgar ninguém e muito menos o Ray, mas, se ele tinha consciência do erro da Organização, e sabia todas as sujeiras que eram feitas lá dentro, por que ele lutou tanto para não ser desassociado?
Se alguém tiver a resposta a essa pergunta (de preferência não especulações), serria interessante que a colocasse aqui.
Me permita não apenas "colocar lenha na fogueira", mas tentar "apagar o fogo com gasolina", Ray na verdade ADOECEU ao ser desassociado e nem PODE ACREDITAR no que estava acontecendo!! Ele queria ir "comendo a sopa pela as beiradas", subverter a organização!! Como não conseguiu... _________________ “Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.” Provérbios 14:15
Enviada: Qua Fev 20, 2008 8:47 pm Assunto: Re: A Religião de Raymond Franz
TJsincera escreveu:
Visto que Raymond Franz ocupou uma posição tão privilegiada dentro das Testemunhas de Jeová, se ele tivesse fundado sua própria religião em 1980, seria essa melhor que as Testemunhas? Gostaria de ler comentários a respeito.
Se Ray fundasse uma Organização hoje, eu queria estar entre os primeiros da filial Brasileira.
É uma pena que ele não queira se envolver... essa Organização seria muito light... cada congregação local teria autonomia... e ainda assim seria uma Organização pura sem as doutrinas falsas e a postura hipócrita da Cristandade. _________________ "Sola gratia, sola fide, sola Scriptura !" (Martinho Lutero)
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Qua Fev 20, 2008 8:55 pm Assunto:
O TJsincera faz uma indagação bem interessante...e acho que os comentários de RV e de Ruther colaboram para um pequeno entendimento, pois como RV mesmo citou não dá para julgar de forma exata as atitudes de Ray.
erreve cita:
Citação:
Acredito que ele via isso como uma injustiça a sua pessoa e tantas outras...
Ruther cita:
Citação:
Ray na verdade ADOECEU ao ser desassociado e nem PODE ACREDITAR no que estava acontecendo!! Ele queria ir "comendo a sopa pela as beiradas", subverter a organização!! Como não conseguiu...
Concordo em partes com Ruther...imagine uma pessoa que tem TODA sua vida baseada numa fé e que todo o seu esforço foi unicamente dirigido para a Torre de Vigia....agora imaginem a consciência dessa pessoa ir de encontro a sua fé e ainda mais ir de encontro a todos e ÚNICOS amigos que tinha na vida? Deve ter sido uma luta para essa pessoa...o emocional dele devia estar em frangalhos e olhe que ele já tinha uma certa idade, não era mais um menino...agora não concordo com o Ruther de subverter nada...isso é muita besteira! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Raymond Franz tinha mesmo que organizar um seguimento TJ reformado... é uma pena, pois ele tem tanto conhecimento das Escrituras... e sua fé doutrinária é basicamente a da Torre de Vigia, quando se tratam daquelas fundamentadas de fato na Bíblia, e diga-se, conjunto de doutrinas estas que ele (Ray) ajudou a estabelecer e as defendeu e as preserva até hoje em sua vida pessoal... _________________ "Sola gratia, sola fide, sola Scriptura !" (Martinho Lutero)
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Qua Fev 20, 2008 11:25 pm Assunto:
Pelo que andei sabendo, o Ray Franz é uma pessoa acessível. Que tal, Pascoal, tentar uma entrevista com ele, via e-mail? Se ele acenar positivamente, poderíamos até mesmo montar as questões, e alguém se encarregaria de traduzi-las para o inglês e, posteriormente, suas respostas para o português. _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Eu penso como o Pascoal. 50 servindo a Torre, não se muda na hora. Ray Franz, não teve tempo suficiente para ajuntar os fatos e mesmo assim teria de levar tempo para digerir algo assim.
A Torre, em sua pressa de cortar cabeças só adiantou isso. Ray, já falou que não voltaria as TJs. Talvez fique a duvida se os membros do Corpo Governante fossem mais hábeis e espertos, teriam mantido Ray Franz, com eles, mas isso é só especulação.
Para mim o que importa é o testemunho dele, não suas convicções. Sinto pena de Ray Franz, pois ele foi uma vitima, e uma pessoa amorosa como tantas TJs. Mas não posso fechar os olhos para o fato de que ele teve participação ativa em algumas mentiras, embora a contra gosto, como foi no caso do "Ajuda" e ele hoje se arrepende por isso.
Não acredito na possibilidade da criação da religião perfeita. Se o poder é centralizado é uma ditadura. Caso se distribua as responsabilidades, perde-se o controle. A chamada teocracia israelita não funcionou. O cristianismo deu no que deu.
Quanto à luta de Raymond Franz para não ser desassociado, acredito que ninguém aceita ser acusado de algo que tem certeza não ser errado. Por exemplo, se eu quero sair da organização simplesmente por não concordar com os seus ensinos, não aceitaria se expulso como se tivesse cometido um erro grave. _________________ Hoje, só acredito no pulsar das minhas vêias!
Poderia ser melhor que as TJs por um lado e no começo, depois de um tempo começaria o jogo pelo poder, assim como em qualquer outra religião, e acredito que as coisas fugiriam do controle, mesmo que ele tenha um bom coração...
Mas claro que se existisse tal religião eu ficaria de fora, afinal não gosto de nada no cristianismo e a linha dele é essa.
Mas que eu saiba ele faz estudos da biblia em pequenos grupos, talvez com amigos (ou estou errada?), isso ta bom demais, não acho que seja necessário uma religião. Ele está seguindo a Biblia e servindo ao Deus dele, o que mais poderia querer?
Pensei muito nisso qdo li o livro RV, e acho que ele lutou por se achar injustiçado, como o pessoal comentou aqui.
Mas que ele teve parcela de culpa por não acreditar em certas coisas e mesmo assim escrever matérias para provar o que a Torre prega, isso ele teve... Mas, será que o fato de ter escrito o livro é prova de arrependimento ou mágoa por ter perdido uma possivel luta pelo poder dentro do CG?
Não sei, o que sei é que esse livro me fez abrir os olhos para várias coisas.
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Qui Fev 21, 2008 11:16 am Assunto:
Jerry escreveu:
Pelo que andei sabendo, o Ray Franz é uma pessoa acessível. Que tal, Pascoal, tentar uma entrevista com ele, via e-mail? Se ele acenar positivamente, poderíamos até mesmo montar as questões, e alguém se encarregaria de traduzi-las para o inglês e, posteriormente, suas respostas para o português.
Jerry excelente idéia...podemos fazer um tópico sobre algumas perguntas para mandar para Ray e mostrar que existe uma dissidência se unindo no Brasil...o ideal são poucas perguntas e mostrar que no Brasil o povo tb está se organizando!
Sei que temos pessoal para mandar um ingréis bão!!
Registrado: 08/07/07 Mensagens: 1800 Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Enviada: Qui Fev 21, 2008 11:25 am Assunto:
Não, Papai Smurf, deixo essa deferência para o senhor...
Abre lá o tópico, e vamos mandar brasa!!! _________________ "E comecei, a sós comigo, a fazer barcos de papel com a mentira que me haviam dado." - Bernardo Soares
Não acredito na possibilidade da criação da religião perfeita. Se o poder é centralizado é uma ditadura. Caso se distribua as responsabilidades, perde-se o controle. A chamada teocracia israelita não funcionou. O cristianismo deu no que deu.
Concordo com o Habib. Quando o Ray ou qualquer outro "fundar" uma nova religião, ela passará pelo mesmo processo por quê passaram os Estudantes da Bíblia que depois se tornaram as Testemunhas de Jeová, e no final a organização passará a ser mais importante do que as pessoas que nela estão.
Este foi um processo pelo qual passaram praticamente todas as religiões organizadas. Elas começam com um grupo pequeno, muito bem intencionado, que logo passa a ser dominado por homens inescrupulosos que vêem na ingenuidade dos primeiros fundadores uma oportunidade de se locupletarem. Afinal, não foi exatamente isso que o Rutherford (original) fez?
Editado pela última vez por erreve em Qui Fev 21, 2008 11:33 am; num total de 1 vez
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3Próximo
Página 1 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum