TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Opiniões sobre: Deus, Religião, Espiritualidade e Ateísmo
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc)
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
erreve
Visitante

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Trazido do tópico Religiões e Fidelidade do fórum Religião é Veneno
Postado por APO em 20/02/08.
Citação:
Se religião é uma re-ligação com Deus ( isto pressupondo-se que houve um momento de afastamento, não totalmente definido e nem por que razões, e pressupondo-se a existência irrefutável de algum deus criador que permita o tal afastamento, provavelmente num momento da vida em que nem sabemos da existência dele), fica aqui uma questão fundamental:

- Por que, em tomando pé das questões existenciais e do poder de arbitar se queremos nos re-ligar a um deus através de uma instituição que vai nortear nosso percurso - através de seus preceitos, dogmas e verdades -, achamos por bem que este caminho seja o estudo, a busca, uma dose de abnegação e de comprometimento, precisamos escolher 1 religião apenas?

Por que da exigência de fidelidade, lealdade, exclusividade, submissão, afastamento de qualquer outra religião ou possibilidade de encontro com um deus, já que a demanda por este reencontro seria de interesse de ambas as partes e existindo tantas religiões a oferecer tal prêmio , tal possibilidade, tanta riqueza de detalhes, de potenciais, seria digno e aceito por deus que a liberdade de escolha pelos caminhos mesclasse as pedras a pisar até a religação ideal e a iluminação do espírito de forma plena, rumo ao perdão frente à bondade e misericórdia divinos?

Afinal, não seria este o objetivo da religião? Uma forma de comungar com deus?
Ou seria vedado por deus este benefício?
Cada livro sagrado, que se julga todo sabedor e decodificador da vontade e dos ensinamentos provindos da onipresença, tem um deus com seu formato, imagem e simbologias próprios, às vezes tremendamente contraditórios, de forma a confundir a mente dos mais suscetíveis. É difícil escolher entre tantos deuses, entre tantos re-ligare.

Por que simplesmente deus não nos aceita como filhos e pronto? Por que ele nos chama através de tão truncados e caleidoscópicos acessos diferentes, cada qual brigando entre si pela legitimidade de sua palavra, que deveria ser simples e humilde, pois seu filho quer se religar, mas alguém por trás das inúmeras religiões, faz questão de complicar, de nos barrar? Nos atraem como virgens ou com máscaras bizarras, daquelas que surgem em nossos sonhos e ficam a nos causar temor e curiosidade infantil? Qum são estes filhos de deus ( e que deus? seriam vários talvez) que criam "casas" estranhas e nos convidam a entrar e nos exigem depois que nos tornemos escravos e ainda por cima com retidão e prazer?

Por que não posso escolher várias religiões e me enriquecer e beber de todas? O caminho nao seria mais profundo e proveitoso para o fim a que se destina?

Num tópico destes, li uma declaração do Benetton em que ele dizia: " ...não pode ser espirita, já que é também ( freqüentador de outra doutrina, religião, enfim)...é apenas simpatizante, então...".

Mas por que não posso eu escolher ser o que quero, do meu modo e com a humildade de aprender de várias fontes e chegar a minhas conclusões e objetivos mais internos através da diversificação? Preciso carregar uma marca, um rótulo, dar uma prova de que jamais poderei trair uma religião com outra, apenas porque quero compreender deus em sua riqueza e concepção infinitos?

Onde está a liberdade do livre arbítrio se eu não posso escolher em que clave escrevo minha linha na partitura da obra em busca do criador? Sou tido por dissidente ou traidor, se acaso levanto do banco da Igreja e me ponho a desejar contatar com os espíritos? E sou excomungado se me apraz o bem estar da comunhão através do ajoelhar-me em direção à uma terra tido como santa por outros irmãos do mesmo criador? E se poções mágicas produzidas no meu fogão me dizem que a paz e o amor com os meus irmãos pode ser plenamente vivida através de um copo de leite com canela fumengantes?

Sou queimada ou apedrejada por tais blasfêmias baseado em que princípio superior ( que deve me conhecer melhor do que outro mortal qualquer)?

Ou seremos todos desconhecidos, inventores de nossas próprias cordas no que nos pendurar, a querer atrair mais moscas tontas o quanto for possível, já que deixá-las assim soltas por aí, pode ser sinal de que estamos nós a ser insetos impotentes voando e desasando na escuridão?

Eu ainda prefiro ficar no meu canto quietinha, às vezes mostrando as garras, mas bebendo do meu copo de leite quente, fazendo minha filha dormir quando tem medo de seus temores e rindo da vida como se ela fosse apenas ela mesma. Antes que me exijam ser uma coisa assim como uma ameba.
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Usuário: OffLine
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom esse comentário trazido por vc RV...apenas para constar novamente....o comentário foi....
Trazido do tópico Religiões e Fidelidade do fórum Religião é Veneno
Postado por APO em 20/02/08.

Citação:
Por que da exigência de fidelidade, lealdade, exclusividade, submissão, afastamento de qualquer outra religião ou possibilidade de encontro com um deus, já que a demanda por este reencontro seria de interesse de ambas as partes e existindo tantas religiões a oferecer tal prêmio , tal possibilidade, tanta riqueza de detalhes, de potenciais, seria digno e aceito por deus que a liberdade de escolha pelos caminhos mesclasse as pedras a pisar até a religação ideal e a iluminação do espírito de forma plena, rumo ao perdão frente à bondade e misericórdia divinos?

Concordo plenamente, pois bem sabemos que quando se trata de religiões hierarquizadas, já consolidadas...as "palavras" de Deus ganham verbo na voz de seus pregadores...aí surgem os interesses, os meios de influenciar e domesticar a vontade e a curiosidade humana.

Citação:
Por que simplesmente deus não nos aceita como filhos e pronto?

Porque devemos primeiro nos aceitar como irmãos...o grande atraso é querer que Deus seja o Pai e nós reconhecidamente filhos únicos(cada religião se acha o filho único).... Wink

Citação:
Por que ele nos chama através de tão truncados e caleidoscópicos acessos diferentes, cada qual brigando entre si pela legitimidade de sua palavra, que deveria ser simples e humilde, pois seu filho quer se religar, mas alguém por trás das inúmeras religiões, faz questão de complicar, de nos barrar?

Ele não nos chama...nós apenas o queremos ver daquele jeito...queremos escutar a palavra dele do jeito que nos agrada...nos religamos a nós mesmos, porém como não nos conhecemos de verdade ficamos com a sensação de estar faltando alguma coisa...

Citação:
Por que não posso escolher várias religiões e me enriquecer e beber de todas? O caminho nao seria mais profundo e proveitoso para o fim a que se destina?

Esse é o caminho para a resolução de muitos males que a religião organizada já fez e faz...

Citação:
Mas por que não posso eu escolher ser o que quero, do meu modo e com a humildade de aprender de várias fontes e chegar a minhas conclusões e objetivos mais internos através da diversificação? Preciso carregar uma marca, um rótulo, dar uma prova de que jamais poderei trair uma religião com outra, apenas porque quero compreender deus em sua riqueza e concepção infinitos?

Enquanto rotularem a religião apenas como forma de alienação do ser humano a mesma não poderá sofrer transformações significativas...devemos transcender...
erreve
Visitante

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

É, Pascoal, coloquei o texto para reflexão, mesmo. É apenas mais uma visão a respeito do assunto que, a me ver, foi bastante equilibrada.

Sou novo no Religião é Veneno, mas eles têm comentadores muito bons. Agora, eles também são bem pitbúlicos. às vezes corre muito sangue por lá. :)
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Não dá só para ficar nos comentários poodles...tem que vez ou outra ter um arranca rabo de pitbulls.... Laugh

Por falar nisso...tô com saudade de discussões mais apaixonadas...ninguém é de cristal aqui não RV...manda vê....o Reginaldo também amaciou demais....o Johannes deu uma sumida...vou ter que começar a falar do Dawkins de novo pro negócio virar pitbull??? Laugh Wink
Augusto
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Qua Mai 28, 2008 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

O budismo é uma crença não deísta. Só isto, já a faz mais palatável.
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mai 28, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Augusto escreveu:
O budismo é uma crença não deísta. Só isto, já a faz mais palatável.

O budismo não é deísta, nem teísta, nem panteísta, nem politeísta e nem ateísta. Mas pode ser considerado como agnóstico, sem grandes problemas.

Também é dificil classificar o budismo como "crença", na verdade é impossivel classificar o budismo em termos minimos. Nenhuma crença é auto-destrutiva, o budismo é. O budismo é a unica "religião", que auto afirma um prazo de validade, depois de alcançado o objetivo (cessação de Dukkha "sofrimento, frustração") o budismo não serve para mais nada.

Sem deus, sem alma imortal, sem vida eterna...

Isso é o budismo.
Gustavo
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoalmente acho que Religião e Ciência não se misturam e não se deve misturar. Isto por que ambas se propõe a estudar objetos diferentes.
A ciência estuda o mundo natural, religião (ou melhor, a teologia), estuda o mundo espiritual. Por isto, nem a ciência tem a capacidade de argumentar contra a religião, e nem a religião tem a capacidade de argumentar contra a teologia.
Ambos se prestam a tarefas diferentes. Por isto, matérias como física, química e afins devem ser tratadas pela ciência, já que são testadas empiricamente, e matérias como moralidade, espiritualidade e afins deve ser tratada pela teologia, já que não são atestadas empiricamente.
(Mat 5:46) Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Igreja de Jesus
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Ter Ago 12, 2008 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Mas, de qualquer modo é interessante tais confrontos. Encontramos uma riqueza de manifestações da mentalidade humana, que vai desde a fé atéia, passando pela humildade agnóstica e chegando até a religiosidade atéia.

Meramente acusar o agnóstico de estar "em cima do muro" é muito fácil para ateus e religiosos que também estão "em cima do muro", incapazes de provar a impossibilidade do que pode ser possível e a possibilidade do que pode ser impossível.
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc) Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: