TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Opiniões sobre: Deus, Religião, Espiritualidade e Ateísmo
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc)
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Usuário: OffLine
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 10:24 pm    Assunto: Opiniões sobre: Deus, Religião, Espiritualidade e Ateísmo Responder com citação

Antes de apenas querer provar se minha teoria ou a do fulano é certa ou não, acredito que o tópico vai servir para cada forista expor um pouco de sua atual situação com relação a crença ou não crença e ao mesmo tempo um debate construtivo que não leve a uma solução única, pois acredito eu, isso ser impossível. (Podem até já começando discordando disso).

Hoje em dia o que mais se comenta é num novo embate Ciência vs Religião e observamos isso pelos mais variados títulos principalmente de ateístas com livros entre os mais vendidos. Aqui vale até uma reflexão sobre esse fenômeno: existe só essas duas linhas de embate? Vivemos num maniqueísmo pós-moderno dos que crêem e dos que não crêem? São as duas classes tão firmemente estruturadas para chegarmos nessa conclusão?

Bem, sinceramente não me enquadro nesses dois extremos e por vezes acho muito danoso tal tipo de atitude. Acredito que o radicalismo tanto religioso como cético apenas aprofundam os problemas e fecham diversas portas para o diálogo e para a superação de equívocos de ambas as partes.

Fiz apenas essa introdução..acredito que vários temas surgirão a partir de agora!
alex
forista
forista

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Bastante interessante este tópico, e bastante complicado. Quando mais pesquizo as coisa mais me apercebo de quão abstrato é o assunto verdade, pois tudo depende do ponto de vista, por exemplo no que tanje a religiõa e a Biblia, por muitos anos fui um defensor ferrenho da Biblia, mas de tanto estuda-la e usa-la para defender minhas crença e posições, pude notar que todas pessoas instruidas em todas religiões conseguiam fazer o mesmo que eu, ou seja, provar na Biblia que suas crenças são certas e que a dos outros é errada, católicos conseguem fazer isso e até os mormons conseguem provar suas maluquices na Biblia, e os ateus tambem conseguem provar na biblia que seu ponto de vista é correto expondo as contradições, e as barbaridades que nela estão escritas como genocidios,estupros,escravidão, etc... e tudo em nome de Deus, pintando um quadro terrivel a respeito da pessoa de Deus, por isso diante deste quadro resumido fica muito dificil acreditar em uma verdade absoluta seja atravéz de uma religião ou atravéz de um livro sagrado, noentanto não sou contra a religião nem contra a Biblia, entendo que a religião se praticada com bom senso, sem fanatismo pode ser benéfica, pois de fato muitas pessoas são viciadas em religião e não conseguiriam viver sem ela, por isso busco ser equilibrado e respeitar a religiosidade das pessoas. Com relação a Deus acredito que ele exista pois do meu ponto de vista acho impossivel ele não existir principalmente quando observo a natureza todos os perfeitos ciclos naturais, quando olhos para meus filhos, vejo isso como um milagres como uma benção de Deus, pois na minha profissão um simples sistema de informação precisa ser cuidadosamente projetado e desenvolvido, do nada ele não surgiria, então porque seria diferente no caso da natureza da vida que são infinitamente mais complexos, entendendo que tem que existir um projetista e criador por traz de tudo isso, por isso não sou ateu, não tenho nada contra quem seja e nem tiro suas razões. Quanto a minha espiritualidade busco supri-la atravéz de orações e principalmente atravéz dos ensinos de Jesus cristo sem ser dogmatico. Finalizando não tenho certeza de nada talvez todas religiões estejam certas ou erradas, talvez todos os "livros sagrados" estejam certos ou errados, mas para mim existe um Deus que é extremamente amoroso e que deve ter um propósito maravilhoso para o ser humano e que um dia de aguma forma se manisfestará aos seres humanos como um todo ou individualmente, e que diante disso tenho que ser uma pessoa equilibrada, digna ética, de boa moral, que demonstra verdadeiro amor ao próximo livre de preconceito, é nisto que tenho me esforçado, não sou perfeito e tenho um longo caminho de evolução da minha pessoa mas quanto as este valores tenho certeza que são verdadeiros, tudo isto só é minha opnião!!
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Realmente, opinião sempre será opinião.

Entretanto, entendo que o agnóstico seria o meio termo de tudo, mesmo que de tantos mitos científicos e religiosos que existem, é um meio de se precaver.

Ao fazer uma busca, tento ter em mente que:

1) Analizar primeiro fatos, evidências, provas, comprovações.

2) Na ausência do primeiro ponto, analizar a lógica, opiniões de críticos e defensores.

3) Veja e pense com os seus próprios olhos e não com os dos outros.

4) Por mais que você tenha chegado a alguma conclusão, em fator externo da realidade ou interna íntima pessoal, ela sempre será relativa.

5) mantenha o sentido de "busca". A necessidade do "saber" mantém a mente saldável e ativa.

6) Quando achamos que encontramos as respostas, a vida muda as perguntas, por isso...

7) Relaxe, a vida é bela, você é quem fode com ela!

Axo que é maisoumenos isso.

http://extestemunhasdejeova.net/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Não acho que precisa ou deva haver um embate e divisão entre os que crêem e os que não crêem, tem a enorme turma do tô na duvida rsssss.

Mas falando serio, na minha opinião são mundos diferentes, para mim religião é inconciliavel com ciência, são mundos que não se misturam mas podem viver bem se cada um ficar na sua área e não se intrometer no vizinho.

Não acho que a ciência precise da religião por exemplo para avaliar questões éticas, não que a ciência seja pura e santa, mas religião tão pouco é.

Acho que vivemos um momento ímpar na história, não acredito que o iluminismo tão importante tenha alcançado o questionamento que hoje atinge o povo em geral.
A religião nunca esteve na condição de se defender como agora, ela nunca teve de dar explicações, seja por seus atos mais sórdidos, por seus membros ou pior ainda por suas doutrinas.
Isso é inédito!
Acho legal ateus darem o troco. Sticking out Tongue

Ver a igreja sentada no banco dos réus com todos apontando o dedo para ela.
Ela já fez bem pior que isso.
Se nos achamos que estamos avançados na evolução humana... bah! Temos no minimo mil anos de atraso por causa da religião, sem falar em todo resto que ela tem de culpa, principalmente sangue.

Oras, então por que não ve-la agora dançar uma outra musica que não vem do seu coral de castratis (literalmente castrados para o deleite de padres).

Os tempos mudaram e muito, o poder das religiões se esvai, mesmo aqui onde ainda é forte, não é nada comparado ao passado próximo.
Se hoje vemos religiosos, sorrindo, sendo bonzinhos, caridades, etc. e tal, isso não se da por ele ser religioso, mas sim porque o povo , o poder, a autoridade deles mudou.
Se fosse bonzinhos por serem religiosos, seriam assim por toda sua história.

As TJs são um ótimo exemplo dessa hipocrisia, nelas o poder é centralizado, elas ainda conservam sua autoridade entre um grupo. O que o clero delas fazem?
Bem sabemos...
erreve
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 10:22 am    Assunto: Responder com citação

alex escreveu:
Bastante interessante este tópico, e bastante complicado. Quando mais pesquizo as coisa mais me apercebo de quão abstrato é o assunto verdade, pois tudo depende do ponto de vista, por exemplo no que tanje a religiõa e a Biblia, por muitos anos fui um defensor ferrenho da Biblia, mas de tanto estuda-la e usa-la para defender minhas crença e posições, pude notar que todas pessoas instruidas em todas religiões conseguiam fazer o mesmo que eu, ou seja, provar na Biblia que suas crenças são certas e que a dos outros é errada, católicos conseguem fazer isso e até os mormons conseguem provar suas maluquices na Biblia, e os ateus tambem conseguem provar na biblia que seu ponto de vista é correto expondo as contradições, e as barbaridades que nela estão escritas como genocidios,estupros,escravidão, etc... e tudo em nome de Deus, pintando um quadro terrivel a respeito da pessoa de Deus,...

Muito interessante este seu comentário, Alex, por que expressa exatamente a minha reação quando comecei a examinar as doutrinas básicas das Testemunhas sobre o inferno de fogo e a imortalidade da alma (a Trindade, da cristandade, não é uma doutrina séria, é uma esquisitice, a quê não se deve dar muita atenção mesmo). Tive que, honestamente, concordar com o que você disse: qualquer um prova que, relativamente a estas, as doutrinas em que acredita são bíblicas. Parodiando a própria Bíblia, comecei a me perguntar: como pode uma mesma fonte jorrar água doce e salgada?

Eu diria que nesse momento se abriram os meus olhos e comecei a olhar a Bíblia por um outro ângulo: E se a Bíblia não é o que eu sempre acreditei, e defendi, que era?

Tendo essa perspectiva como ponto de partida, voltei a meu eterno questionamento sobre o Novo Testamento e à medida que eu ia descobrindo fatos e mais fatos sobre o cristianismo primitivo, como um castelo de areia que é invadido regularmente pelas ondas do mar, minha crença de uma vida foi ruindo, até que se desmanchou toda.
erreve
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Reginaldo,

Você disse tudo! :)
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar nesse tópico capturar certas linhas de pensamento dos foristas para expandir a conversa, pois acredito que tem muito pano pra manga.

Alex cita:
Citação:
pude notar que todas pessoas instruidas em todas religiões conseguiam fazer o mesmo que eu, ou seja, provar na Biblia que suas crenças são certas e que a dos outros é errada, católicos conseguem fazer isso e até os mormons conseguem provar suas maluquices na Biblia, e os ateus tambem conseguem provar na biblia que seu ponto de vista é correto expondo as contradições, e as barbaridades que nela estão escritas como genocidios,estupros,escravidão, etc... e tudo em nome de Deus.

Alex citou algo muito interessante que é o uso da Bíblia ou de qualquer livro sagrado como algo que pode se adaptar a qualquer estilo, ou seja, posso realizar grandes obras de caridade mediante a “palavra” como podem ser efetuados os mais vis massacres. É interessante que Michael Onfray em seu livro “Tratado de Ateologia” comenta esse aspecto da religião. Ele estava numa visita ao Oriente Médio e conversava com seu motorista que era mulçumano sobre o Alcorão, depois de muita conversa ele chegou a seguinte conclusão:
“Não lhe agrada que um não-mulçumano leia o Corão e refira-se a esta ou aquela surata para dizer-lhe que ele tem razão quando são selecionados os versículos que o confortam, mas que há textos nesse mesmo livro que dão razão ao combatente armado cingido pela faixa verde dos seguidores da causa, ao terrorista do Hezbollah carregado de explosivos”.

Mais na frente ele complementa sobre esse assunto:
“O mesmo livro justifica, no entanto, esses dois homens que avançam nos antípodas da humanidade: um pende para a santidade, os outros realizam a barbárie”.

É possível a religião contribuir com um mundo melhor? Hoje alguns céticos condenam a religião como um mal a ser eliminado, não vêem contribuição nenhuma para sua existência, mas será que isso não é radicalidade demais? Já muitos segmentos fundamentalistas da religião se fecham em seu mundo de sonhos e loucuras e acham que tudo fora dos livros sagrados deve ser combatido.
Esse é um tema interessante de se abordar.
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Alex cita:
Citação:
Com relação a Deus acredito que ele exista pois do meu ponto de vista acho impossivel ele não existir principalmente quando observo a natureza todos os perfeitos ciclos naturais, quando olhos para meus filhos, vejo isso como um milagres como uma benção de Deus, pois na minha profissão um simples sistema de informação precisa ser cuidadosamente projetado e desenvolvido, do nada ele não surgiria, então porque seria diferente no caso da natureza da vida que são infinitamente mais complexos, entendendo que tem que existir um projetista e criador por traz de tudo isso, por isso não sou ateu, não tenho nada contra quem seja e nem tiro suas razões.

Também não sou ateu na concepção exata da palavra, porém já “matei” muitos deuses da minha mente e coração! Para mim hoje em dia, não vejo Deus mais da forma bíblica, nem o seu retrato via concepção judaica, nem seu reload no cristianismo, porém isso não me faz desacreditar de algo que supere nossos instintos e que na realidade não consigamos definir numa forma única.

A origem da vida é algo muito complexo, imagine a origem de Deus ou de algo que deu fôlego a tudo. Não consigo associar tudo ao mero acaso ou sorte, mas também não consigo suportar a idéia de Deus construindo tudo feito uma brincadeira de massa de modelar. Lendo o livro “O Delírio de Deus” de Dawkins, minha convicção de “Algo” causador de tudo foi novamente despertada. O ateu Dawkins disse sobre a origem da vida na p.190:

“Uma vez que aquele golpe inicial da sorte tenha sido assegurado – e o princípio antrópico decisivamente tenha sido assegurado – a seleção natural assume: e a seleção natural não é – e o não é enfático – uma questão de sorte”.

Só para salientar essa distinção que ele faz da origem da vida pela “sorte” e a evolução como algo real. Acredito que a evolução realmente tenha ocorrido, porém não consigo colocar o fator “sorte” como início da vida no Universo.
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 12:06 am    Assunto: Responder com citação

Francisco diz:
Citação:
Entretanto, entendo que o agnóstico seria o meio termo de tudo, mesmo que de tantos mitos científicos e religiosos que existem, é um meio de se precaver.

5) mantenha o sentido de "busca". A necessidade do "saber" mantém a mente saldável e ativa.

6) Quando achamos que encontramos as respostas, a vida muda as perguntas, por isso...

7) Relaxe, a vida é bela, você é quem fode com ela!

O agnóstico muitas vezes é visto como em cima do muro e acredito eu que até esse termo é limitado. Quando colocamos "classes" de ateus, crentes e agnósticos pensamos muitas vezes ter definido o padrão dessas ideologias, porém é o oposto, pois dentro de cada concepção dessa existe uma pluralidade de convergências e divergências....como Francisco bem disse nesses itens 5 e 6....não temos respostas prontas...elas estão em constante transformação...e isso de forma alguma é motivo para confusão, pois segue uma linha de raciocínio!
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 12:43 am    Assunto: Responder com citação

Reginaldo cita:
Citação:
Mas falando serio, na minha opinião são mundos diferentes, para mim religião é inconciliavel com ciência, são mundos que não se misturam mas podem viver bem se cada um ficar na sua área e não se intrometer no vizinho.

Mas aí entra outra questão...esse isolamento só serve para acirrar os ânimos, aumentar as diferenças e contribuir para uma visão maniqueísta do mundo. Seria uma forma limitada de dizer que ou você crê num Deus ou você crê na Ciência, seria duas formas de adoração uma objetiva (religião) e a outra subjetiva (ciência). Não seria pouca vontade de perceber que dentro do meio científico existem pessoas que percebem que certas formas de espiritualidade não são maléficas e que dentro do meio religioso muitas pessoas tem um equilíbrio de perceber que a Ciência contribui e muito para o desenvolvimento humano?

Reginaldo cita:
Citação:
Acho legal ateus darem o troco.
Ver a igreja sentada no banco dos réus com todos apontando o dedo para ela.
Ela já fez bem pior que isso.
Se nos achamos que estamos avançados na evolução humana... bah! Temos no minimo mil anos de atraso por causa da religião, sem falar em todo resto que ela tem de culpa, principalmente sangue.

Vivemos numa época em que realmente a informação é amplamente divulgada e os questionamentos bastante incisivos. Também acho muito importante a denúncia e o combate aos excessos em qualquer setor da vida. Meu receio da atual maneira de um certo segmento ateu dar o troco é que não vejo nada de construtivo nisso. Existem muitas generalizações e poucas conclusões e por vezes o discurso se resume a “eliminação” da religião e de toda forma de religiosidade, ou seja, utopia pura!

Osho em seu livro “O Deus que nunca existiu” diz:
Agora vem o outro lado da moeda. Você remove Deus e deixa o homem completamente vazio. Você declara sua liberdade, é claro, mas com que propósito? Como ele usará essa liberdade de forma criativa e responsável? Como evitará que a liberdade seja reduzida a libertinagem”? P.32
“O vazio sempre leva as pessoas à insanidade. Você precisa se apoiar em alguma coisa, centrar-se; precisa de uma relação com a existência. Com Deus morto, todo o seu relacionamento com a existência estará acabado. Se Deus está morto, você foi deixado só e sem raízes. Uma árvore não pode sobreviver sem raízes. Nem você”. P.33

Então eu pergunto: o que realmente podemos fazer para tornar um ser humano melhor? Destruir crenças ou aprimorá-las? Quando foi colocado que a religião atrasou a evolução da humanidade em mil anos, vale lembrar que nossa política e ciência foram também responsáveis através de ideologias políticas e de fabricação de armas por genocídios incalculáveis e que nosso século atual está a beira de uma crise ecológica por causa da mesma ciência que alguns tentam colocar como um modelo a se seguir! Então tanto a religião como ciência tem que aprender uma com a outra para evitar tais excessos!

Só para complementar o ateu Michael Onfray diz em seu livro “Tratado de Ateologia”:
“O ateísmo pós-moderno abole a referência teológica, mas também científica, para construir uma moral. Nem Deus nem a Ciência, nem o céu inteligível nem o arranjo de proposições matemáticas...”.
Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 8:30 am    Assunto: Responder com citação

pascoalnaib escreveu:

Mas aí entra outra questão...esse isolamento só serve para acirrar os ânimos, aumentar as diferenças e contribuir para uma visão maniqueísta do mundo. Seria uma forma limitada de dizer que ou você crê num Deus ou você crê na Ciência, seria duas formas de adoração uma objetiva (religião) e a outra subjetiva (ciência). Não seria pouca vontade de perceber que dentro do meio científico existem pessoas que percebem que certas formas de espiritualidade não são maléficas e que dentro do meio religioso muitas pessoas tem um equilíbrio de perceber que a Ciência contribui e muito para o desenvolvimento humano?

Pascoal, acho que no caso por serem áreas diferentes não deve haver uma ligação entre elas, para não descaracterizar a ambas.
Creio que o Johannes, já falou algo parecido, a ciência trabalha com o concreto, e busca resultados lógicos, a religião tem por base o místico, não é concreto, não pode ser mensurado, em geral suas bases são orais ou livros cujo conteúdo mais se assemelha a fábulas do que a realidade.

Porque hoje em dia não acontece mais as incríveis maravilhas que acreditam os religiosos?
Por que não há mais tantos santos?

Porque é fácil ser desmascarado nesses tempos como realmente o são. Nem Madre Teresa, sai limpa dessa história ( e olha que esse ícone religioso pode sido até uma ateia).
Quando vejo os relatos religiosos, lembro de minha avó uma senhora facilmente impressionável, com muitas histórias de boi tata, e lobisomens, muito religiosa, filha de Maria, beata que ia diversas veses da semana na igreja, adora os padres...
Ela não era a unica, sua geração era cheia de pessoas iguais, acho que com a morte dessa geração morreu muito da força católica.

Mas o que quero dizer Pascoal, é que como vivemos num mundo real a religião se beneficia da ciência, mas a ciência não recebe nada da religião alem de interesantes casos psiquiátricos.

Pascoal vc tem uma forte personalidade conciliatória, o forum deve sua existência e manutenção a isso.
No entanto, vc nesse intuito de neutralidade suprime um lado que deseja muito crer. Isso escapa de vc em varias ocasiões.
Na minha opinião esse conflito te impede de ser realmente neutro, porque vc quer uma esperança.

Não acho que a religião será eliminada (não tão cedo) no futuro talvez, mas não posso ter certeza disso.
Acho apenas que ela perdeu poder e se debate, não só ela mas todos que se sentem órfãos da esperança que ela promove.

Alguns acham que essa esperança no amanhã é genética e por isso expressamos religiosidade.
Na uma era glacial(esqueci qual) a humanidade quase se extinguiu os poucos que sobreviveram no registro fóssil, mostram rituais de enterro, pinturas, arte, ou seja um lado místico que os tornaria positivos e esperançosos com o amanhã, é possivel que quem não tivesse essas características não sobrevivesse naquele período terrível em que quase a humanidade foi extinta.

Se esta teoria estiver certa somos descendentes deles e herdamos a característica de crer, a religiosidade. Então essa característica que um dia nos salvou, desenvolveu e se tornou a carga delirante e conflitante com o conhecimento atual.
Não tem nada haver com questões morais ou éticas, é só com o futuro e a morte.

Agora vem o outro lado da moeda. Você remove Deus e deixa o homem completamente vazio. Você declara sua liberdade, é claro, mas com que propósito? Como ele usará essa liberdade de forma criativa e responsável? Como evitará que a liberdade seja reduzida a libertinagem”? P.32
“O vazio sempre leva as pessoas à insanidade. Você precisa se apoiar em alguma coisa, centrar-se; precisa de uma relação com a existência. Com Deus morto, todo o seu relacionamento com a existência estará acabado. Se Deus está morto, você foi deixado só e sem raízes. Uma árvore não pode sobreviver sem raízes. Nem você”. P.33

Bem como disse não o fundo não é moral, ateus não são libertinos e se alguns são não é por serem ateus.
Eu particularmente acho que valorizei mais a vida humana após me constatar ateu. Curiosamente vi depois em uma entrevista o próprio Dawkins, dizer o mesmo. Detalhe até hoje não li nenhum livro sobre ateísmo basta matéria escolar e ir mais adiante.

Para mim as palavras acima só expressa esta angustia mau trabalhada de quem ainda não suporta a realidade. Recomendaria para ele um bom analista para trabalhar esse medo e insegurança. Aliais Freud era ateu.

Pascoal:
Citação:
Então eu pergunto: o que realmente podemos fazer para tornar um ser humano melhor? Destruir crenças ou aprimorá-las?

Mas Pascoal, aprimorar o nada? Toda base da religião é a crença mística, Aprimorar isso é só crer mais cegamente ainda, ou seja um retrocesso.
Mas se quer dizer uma boa relação entre os homens, religião não tem nada haver com isso.

Citação:
Pascoal:
Quando foi colocado que a religião atrasou a evolução da humanidade em mil anos, vale lembrar que nossa política e ciência foram também responsáveis através de ideologias políticas e de fabricação de armas por genocídios incalculáveis e que nosso século atual está a beira de uma crise ecológica por causa da mesma ciência que alguns tentam colocar como um modelo a se seguir! Então tanto a religião como ciência tem que aprender uma com a outra para evitar tais excessos!

Note que nó nos beneficiamos da modernidade provida pelo conhecimento científico. A ciência cria tanto coisas boas como coisas com fins terriveis, mas até onde sei não é ela que usa. Governos e religiões sempre andam de braços dados justamente porque promovem poder para ambos, derramamento de sangue em vista disso é mais que claro, mas isso só reforça a ideia de que religião deve ficar na sua, e o estado deve ser laico.
É claro que o estado ainda assim tem outros interesses que podem derramar sangue, mas coloque o ingrediente religião no meio para ver como o sangue vai jorrar com gosto brutal de ambos os lados.
Questões políticas em geral não motivam o povo, mas questões religiosas tornam todos loucos.

Pascoal:
Citação:
Só para complementar o ateu Michael Onfray diz em seu livro “Tratado de Ateologia”:
“O ateísmo pós-moderno abole a referência teológica, mas também científica, para construir uma moral. Nem Deus nem a Ciência, nem o céu inteligível nem o arranjo de proposições matemáticas...”.
[/quote]

Pascoal, pelo que eu entendi Michael Onfray, diz que o ateísmo moderno não tem por referencia nem a religião nem a ciência. Eu não li o o livro, por isso só me atenho nessas palavras dele. Mas concordo que moral não deva ter referencia em religião ou ciência, pois a moral religiosa é torta hipócrita e preconceituosa e a moral científica é extremamente fria e pode-se dizer cruel em vista da consciencia humana.

Conhecer os mecanismos evolucionários não significa que temos de segui los, não aplicamos em nós a lei da selva. Nossa inteligência e capacidade em ser sociavel faz com que contornemos e ajudemos os mais fracos, a ciência esta ai para isso.

Mas Pascoal, acho sinceramente que por traz de seus questionamentos está uma indignação com a morte poder significar simplesmente a morte.
Não é algo só seu é de todos nós, inclusive dos ateus.
Para mim é um caso resolvido, mesmo que indigesto, não há força do pensamento que mude a realidade, melhor é viver bem enquanto vive. Smile
fenix
forista
forista

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Pelo q vejo,está na hora da religião mudar..Isso já está acontecendo.Hoje questões religiosas tem sido quentão pessoal,não social.É o caso da igreja Católica:são católicos mas não seguem o Papa.
Na verdade,nem religião nem ciência nos dão todas respostas e sempre haverão mais e isso é muito bom.
Sobrevive o respeito se quizermos vivermos em sociedade.Intolerância sempre serão combatidas,graças á alguns ou ao próprio Deus.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente Crisálida, com a ideia de religião ser algo pessoal, vejo que há uma tendência nisso.
Na minha opinião isso diminuíra em muito os conflitos. Mas ainda existem regiões do mundo que estão muito longe disso, tenho certeza que onde houver atraso a religião institucionalizada tem força.
Ela parece se alimentar da ignorância e prove-la para sua própria sobrevivência.
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Como falaram sobre o vazio existencial, eu gostaria de bater um pouco nessa tecla antes de mais nada.

Como todos sabem o vazio existencial é algo existente e terrivelmente demonizado.

O grande problema é justamente esse! Constatar uma propriedade da realidade (no caso o vazio existencial) e logo em seguida a repudiar sem ao menos refletir sobre ela.

Essa é a essencia das religiões abraamicas, conseguem constatar a realidade mas não conseguem lidar com ela. negam a realidade e a substituem por uma realidade artificial, o "reino dos céus"...

Quando eu comecei a estudar as religiões por conta própria (sem interferencia da STV), eu me intriguei com o budismo porque justamente a base dele é o vazio existencial que todos nós sentimos mas que a maioria não sabe lidar!

Toda a estrutura do budismo está fundamentada no vazio, que eles dão o nome de Shunyata que pode ser melhor traduzido por "vacuidade".

O vazio existencial é uma das poucas propriedades da realidade que pode ser detectada facilmente. Mas para uma mente despreparada, o vazio é bastante aterrorizador!

Para mim, o grande trunfo de nossa existência é a própria contemplação de nossa natureza.

Se conseguirmos contemplar nossa natureza vazia, estaremos além do conforto e da agitação.

Não existe conforto e nem frustação no vazio.

Na infinitude das coisas só existe o caos, na realização da natureza vazia das coisas há somente o equilibrio...

Como diz o Sutra do Coração:

Ó Shariputra, forma não é senão vacuidade;

Vacuidade não é senão forma;

Forma é precisamente vacuidade, vacuidade é precisamente forma.

Sensação, percepção, reação e consciência são também assim.

Ó Shariputra, todas as coisas são expressões da vacuidade.

Não nascidas, não destruídas;

Não maculadas, não puras,

Sem crescimento nem declínio.

Assim na vacuidade não há forma, sensação, percepção, reação nem consciência;

Não há olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente;

Não há cor, som, odor, sabor, tato, objeto;

Não há campo de visão nem campo de consciência;

Não há ignorância nem fim da ignorância;

Não há velhice e morte nem cessação da velhice e da morte;

Não há sofrimento nem causa do sofrimento;

Não há caminho, não há sabedoria nem proveito.

Sem proveito – assim os Bodhisattvas vivem esta Prajna Paramita, sem obstáculos na mente.

Sem obstáculos e por isso sem medo.

Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Que profundo e corajoso.
Não imaginava uma religião encarar de frente esse realidade e ainda mais contempla-lo.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Psicologia etc) Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: