TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Preciso de dicas !
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jefferson
novo(a) forista
Usuário: OffLine
novo(a) forista

MensagemEnviada: Qua Jul 16, 2008 11:49 pm    Assunto: Re: Observação Responder com citação

Pierre escreveu:
Para mim, a maioria das coisas relacionadas com a bíblia não importa. 1º Não acredito nela e em nada ali escrito. 2º deus, para um ateu pode ser qualquer um. De um simples bigbrother, que vira um ''deus momentâneo'' até a deusa da música pop: Madonna.Rolls Eyes Sticking out Tongue

Deixo aqui algumas frases q ilustram oq penso sobre Deus, fé e religião, não para confrontar ateus, mas fanáticos religiosos. Afinal, cada um acredita naquilo q mais lhe faz bem, seja a verdade ou não.

"Eu sou uma célula no corpo de Deus, e Deus para uma célula em meu corpo."

"Enquanto uns discutem se Deus é o escritor, o livro ou as personagens, outros já O descobriram na inspiração, pois sem ela não haveria personagens, nem livro, nem escritor."

"Tudo pode aquele que crê, até mesmo deixar de crer."

"Todo filósofo é religioso, mas nem todo religioso é filósofo."

Autor: Jefferson Luiz Maleski
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
kooboo
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 7:42 pm    Assunto: Re: Observação Responder com citação

Jefferson escreveu:

"Todo filósofo é religioso, mas nem todo religioso é filósofo."[/b][/i]

Autor: Jefferson Luiz Maleski

Sei lá... dizer que todo filosofo é religioso é um tanto quanto estranho...
não consigo ver Kant, Nietzsche e tantos outros como religiosos.
Alguns beiram à espiritualidade, mas não à religiosidade...

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jefferson
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 9:07 pm    Assunto: Re: Observação Responder com citação

kooboo escreveu:
não consigo ver Kant, Nietzsche e tantos outros como religiosos.
Alguns beiram à espiritualidade, mas não à religiosidade...

Aí vai depender do teu conceito de religiosidade e o deles. Eu faço filosofia a mais de 3 anos e pelo q já estudei sobre eles, são bem mais religiosos dq mto pastor ou ancião ou padre por aí.

Lembre-se q a religiosidade se expressa não somente em palavras, mas em pensamentos e ações.
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Jeferson,
como estudante de filosofia, vc conhece bem a diferença e as definições dessas palavras -
Espiritualidade esta relacionada, como o proprio nome ja diz, à sua relação com o espiritual, com o metafisico.
Religiosidade envolve o culto, a cerimonia, seguir as regras, fazer parte de um grupo. (Estas definições condizem bem com Platão, Socrates, Ballavard, Kant, Kant e até mesmo Nietzsche - pois lendo estes autores não consigo visualisa-los como membros de um séquito religioso, exercenco fé e religiosidade dentro de uma entidade.)
Como os filosofos, em sua vasta maioria, não se envolviam com RELIGIÕES, podemos dizer apenas que eles cultivavam Espiritualidade.
O proprio Platão se definia como um ateu no que se refere ao panteão de deuses daquela epoca, mas não era ateu no que se refere ao espiritual.
Não sei o que vc andou ouvindo nas aulas, o pesquisando a quais autores, mas vale a pena reconsiderar a lógica destas definições.

A descoberta em si, não tem preço, é maravilhosa... o que fazer com o conhecimento - sim, isto é dificil, envolve algo mais - Sabedoria!

www.kooboo.blogspot.com
Jefferson
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o

Eu abordei a primeira parte do conceito dado, vc a segunda.
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Jeff,
dentro dessa abordagem, não consigo imaginar nem cristo nem buda como Religiosos, mas como Espiritualizados.
(se bem que Jesus é meio controversial neste aspecto, diferente de Buda, ele disse que as pessoas deveriam ter fé, segui-lo e se colocou como objeto ou referencial de salvação (assim como Krishna), ja Buda disse para buscar a iluminação dentro de nós, o que o coloca numa posição arreligiosa).

www.kooboo.blogspot.com
Jefferson
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Dom Jul 27, 2008 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, o q vc chama de espiritualizados eu chamo de religiosos. Talvez o significado a cada palavra seja diferente para vc e para mim. Mas não quer dizer q eu ou vc estejamos errados, pois para mim parece q falamos da mesmíssima coisa.

1 abraço.
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Jeff!
mas pra mim, um exemplo de filosofo religioso seria Kierkgaard. (esse frequentava igreja, acreditava em Deus, era cristão e etc).
Quanto a Kant, como so li seu ensaio sobre a razão, não sei se ele poderia estar em tal nivel.
Mas creio que já captei sua linha de raciocinio Wink

www.kooboo.blogspot.com

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Não sou mais TJ e agora? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5

Ir para: