Enviada: Sáb Jun 09, 2007 6:48 pm Assunto: 1984 e Revolta dos Bichos, de George Orwell
Semelhantes com o mundo TJ em todos os aspectos.
1984
Governo ditatorial (STV) que controlava os cidadãos (TJs) com propagandas baratas (sentinela,despertai e videos) ,e ódio aos adversários do regime (apóstatas). O governo possuia vários ministérios (comissões do CG). Um dos ministérios era da Verdade cuja ocupação era reescrever jornais e revistas do passado ajustando conforme os acontecimentos. O regime possuia uma linguagem própria, novilingua (lingua pura), e fraseologia própria tais como crimidéia, negro-branco e duplipensar ("arranjos", "teocrático", "apropriado para o cristão", etc...)
Por exemplo, negro-branco significava a capacidade de acreditar que o negro era realmente branco (já ouvi macaco de circuito dizer: "este livro é preto, mas se a STV diz que é branco, então ele é branco").
Revolta dos Bichos
Numa fazenda, animais resolvem expulsar os humanos donos da fazenda e instituem um novo regime com leis e nova administração. Com o tempo, a liderança passa a cometer as mesmas cagadas típicas dos humanos.
A unica diferença entre o filme e as TJs é que no filme (e livro) a liderança é composta por PORCOS, já no salão do reino são os MACACOS.
a STV separa-se das demais religiões, institindo uma teocracia com suas leis e formas de administrar. Com o tempo, a liderança da STV comete as mesmas cagadas que as demais religiões, como, por exemplo, manter estupradores de crianças escondidos das autoridades policiais por meio da burocracia teocrática
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Dom Jun 10, 2007 1:55 am Assunto:
Excelentes dicas Zebedeu....dos dois assisti apenas o 1984 em vídeo, pois ainda não foi lançado em DVD...é de arrepiar....mas quem quiser mais detalhes mesmo é ler o livro...as semelhanças com a Torre de Vigia como disse Zebedeu são incríveis! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Acho que o outro livro de Orwell é "A Revolução dos Bichos" e não "Revolta".
Interessante neste livro foram os Mandamentos (eram onze, se não me engano) que deveriam regular a Sociedade dos Bichos. Alguns deles eram:
- Todos os animais são iguais.
- Nenhum animal matará outro animal.
- Nenhum animal dormirá em camas.
Só que os porcos passaram a ter privilégios. Tiveram que executar alguns opositores do novo regime. E, como passaram a morar na casa dos antigos fazendeiros, passaram a dormir na cama dos senhores anteriores. Da noite para o dia os ditados apareceram mudados:
- Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais dos que outros.
- Nenhum animal matará outro animal, sem motivo.
- Nenhum animal dormirá em camas com lençóis.
Havia uma proibição ao consumo de bebidas alcoólicas, que não me lembro bem, também foi mudado.
Não parece as "novas luzes" da Sociedade?
A própria história da Revolução foi mudada. Um dos porcos, mais moderado, que liderara a Revolução, foi expulso da fazenda. O porco Líder espalhou a falsa história de que o outro havia sido um traidor desde o início. E aquela passou a ser a versão oficial dos fatos.
Interessante é que havia um velho burro, que via a armação dos porcos, mas não se manifestava, era cético quanto aos resultados da Revolução. O cavalo trabalhava, até a morte, para que a Revolução desse certo. O gato fingia que trabalhava, sempre estava nas reuniões, nas decisões, mas quando era para se realizar o trabalho, jamais era achado. As ovelhas eram umas bajuladoras, viviam repetindo o slogan criado para a Revolução. Havia alguns animais com raciocínio curto, e quando viram os ditados "modificados" acharam que aqueles adendos sempre fizeram parte dos mandamentos, eles é que não haviam prestado atenção.
Os animais trabalhavam. Os porcos ficavam dentro de casa, aproveitando o fruto do trabalho dos outros. E, no fim , fizeram acordos com os humanos (seus antigos inimigos), enquanto jogavam e bebiam juntos.
Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência... será?
Só de lembrar de quando eu li 1984, me lembro da sensação que tomou conta de mim. É de arrepiar. Logo no início do livro quando Winston tem em seu poder uma caneta e um folha de papel em branco (era proibido ter estes ítens) me fez lembrar de quando eu estava frente a um computador conectado na internet. Mas diferente de muitas TJ, tomei a mesma atitude do personagem (mesmo com medo ele escreveu). E eu ...pesquisei....pesquisei....e a verdade veio a tona.
Só espero ter forças para seguir em frente e me libertar de vez; ao contrário do personagem do livro.
Me lembro também da ocasião em que estava assistindo com minha esposa o filme "A Ilha". Quando terminou o filme automaticamente um olhou para o outro, e sorrindo, dissemos ao mesmo tempo: Será que estamos numa ilha?
Sim estavamos numa ilha. Mas já estamos providenciando um barco para nos levar para bem longe.
a ruína do personagem Wiston foi justamente confiar num macaco - O'Brien.
O macaco era um dos integrantos do partido interno (algo parecido com a Ordem Religiosa dos Ministros de Tempo Integral). Brien mostrou o livro proibido para Wiston. Este livro fora escrito por Goldstein (Raymond Franz). Lendo o livro, Wiston não descobriu nada de novo, pois já sabia de tudo aquilo - mas Goldstein resumira tudo e explicava tim-tim por tim-tim o que era o Grande Irmão e toda sua política. Por que "Guerra é Paz?", Por que "liberdade é escravidão?". Depois de ter sido retirada aquela cortina que tampava o mágico de OZ (Brande Irmão), wiston foi pego pelos capangas do Ministério do Amor... e quem tava lá para tortura-lo fisica e mentalmente??? O filho da puta do O'Brien.. aquele mesmo que fingiu de morto pra comer o c* do coveiro.
semelhanças com o mundo do salão do reino não tem igual. até mesmo pelo nome do lider: Grande Irmão.
no dia de congresso de hoje eu ouvi a MESMÍSSIMA expressão do livro 1984 proferida pela boca imunda do superintendente de programa local:
Registrado: 01/08/07 Mensagens: 150 Localização: Estados Unidos da America
Enviada: Sáb Mai 31, 2008 7:51 pm Assunto:
comecei a reler "a revolucao dos bichos" essa semana.... ja havia lido no ginasio (devia ter uns 12 anos), mas na epoca nao havia notado que o enredo era uma critica aos regimes totalitarios na europa a epoca da 2a guerra... estou relendo e vendo as semelhancas entre esses regimes e a torre... interessante...
tambem peguei "1984" na biblioteca e ja estou lendo o primeiro capitulo... e ja estou assustada com as semelhancas... embora nunca tenha sido tj, so de participar do forum e ler experiencias vividas, me sinto sufocada... _________________ "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no ceu, na terra e nos infernos. E toda lingua confesse, para gloria de Deus Pai, que Jesus Cristo e Senhor"
Enviada: Sáb Mai 31, 2008 8:13 pm Assunto:
poxa eu tenho esse livro em mp3 como vou ver se posto aqui pra todos. _________________ A verdade só pode estar sustentada sobre pilares de verdade, se um pilar for falso, toda estrutura está comprometida.
Sempre achei que George Orwell em "A Revolução dos Bichos" referia-se à URSS (especialmente, mas não só, ao período de Josef Stalin). Uma parábola à intolerância. E parece-se com a Torre? Impressionante! _________________ "As mulheres ainda sentirão orgulho, por não terem jamais contribuído com uma linha sequer na redação da Bíblia."
George W. Foote
Registrado: 16/01/08 Mensagens: 1006 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Sáb Mai 31, 2008 11:05 pm Assunto:
Augusto escreveu:
Sempre achei que George Orwell em "A Revolução dos Bichos" referia-se à URSS (especialmente, mas não só, ao período de Josef Stalin). Uma parábola à intolerância. E parece-se com a Torre? Impressionante!
Augusto, depois de A Revolução dos Bichos Orwell lançou O Triunfo dos Porcos; interessante, não? Mas da mesma forma que Huxley, Orwell foi um homem que viu além do seu tempo, o que chamamos de visionário; e o que ele previu aplica-se não somente à Torre mas a toda instituição de caráter repressivo-cerceador-punitivo; há uma vigilância constante, lavagem cerebral, propaganda alienante e terrorismo psicológico. Por agir dentro destes moldes a Torre inevitavelmente é lembrada na leitura de Orwell.
chamusca _________________ "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
poxa eu tenho esse livro em mp3 como vou ver se posto aqui pra todos.
O qual? o 1984?
Posta logo!! o que está esperando? _________________ "A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples" - Oscar Fingal O'Flahert Wills Wilde
Sempre achei que George Orwell em "A Revolução dos Bichos" referia-se à URSS (especialmente, mas não só, ao período de Josef Stalin). Uma parábola à intolerância. E parece-se com a Torre? Impressionante!
Augusto, depois de A Revolução dos Bichos Orwell lançou O Triunfo dos Porcos; interessante, não? Mas da mesma forma que Huxley, Orwell foi um homem que viu além do seu tempo, o que chamamos de visionário; e o que ele previu aplica-se não somente à Torre mas a toda instituição de caráter repressivo-cerceador-punitivo; há uma vigilância constante, lavagem cerebral, propaganda alienante e terrorismo psicológico. Por agir dentro destes moldes a Torre inevitavelmente é lembrada na leitura de Orwell.
chamusca
Interesso-me muitíssimo pelas vossas experiências como vítimas dessa brutalidade ideológica. Não há livro que substitua o diálogo direto com quem conviveu. _________________ "As mulheres ainda sentirão orgulho, por não terem jamais contribuído com uma linha sequer na redação da Bíblia."
George W. Foote
Registrado: 01/08/07 Mensagens: 150 Localização: Estados Unidos da America
Enviada: Dom Jun 01, 2008 4:41 pm Assunto:
Citação:
Augusto, depois de A Revolução dos Bichos Orwell lançou O Triunfo dos Porcos; interessante, não?
chamusca, posso estar enganada, mas acho que voce esta falando do mesmo livro... que no brasil foi lancado com um titulo (a revolucao dos bichos) e em portugal com outro (o triunfo dos porcos)... acontece com bastante frequencia de um livro ser traduzido e ter o titulo diferente nos dois paises. _________________ "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no ceu, na terra e nos infernos. E toda lingua confesse, para gloria de Deus Pai, que Jesus Cristo e Senhor"
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2Próximo
Página 1 de 2
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum