Enviada: Sex Dez 14, 2007 9:10 am Assunto: Existe amizade verdadeira?
O q é ser amigo?Existe amizade condicional?Seremos amigos enquanto vc pensar como eu?Isso é amizade?
E quando a amizade esta estabelecida,um dos dois começa a pensar diferente:rompe-se a amizade?
Q garantia eu tenho de q sendo TJ terei um amigo?E se ele mudar de idéia,deixarei ele p/ lá?
É isso q ocorre entre as TJ:sofrimento,rompimento ou falcidade.Não se tem verdadeiro amigo lá;é tudo condicional.Se vc cometer um erro:acabou;seus amigos te abandonam.
Dizem q teem de amar a Deus em primeiro lugar mas não percebem q estão obedecendo a homens.Se esquecem de q a bíblia diz q se vc diz q ama a Deus mas não ama seu irmão é mentiroso.não digno.
Um amigo é para sempre.Para todas as horas,mesmo quando nos matam de raiva.Se não for assim p/ mim não serve:prefiro caminhar só.
Registrado: 25/05/07 Mensagens: 654 Localização: São Paulo - SP
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:09 pm Assunto:
Citação:
Um amigo é para sempre.Para todas as horas ... Se não for assim p/ mim não serve:prefiro caminhar só.
Crisálida,
Ontem, eu e minha esposa ficamos até tarde da noite conversando exatamente sobre este assunto: afinal, todas as amizades que fizemos entre Testemunhas de Jeová eram ou não amizades verdadeiras ?
Começamos a relembrar o tratamento frio que alguns tiveram a "oportunidade" de demonstrar para conosco, desde que nos dissociamos há dois anos. É quase de chorar ...
Só para ilustrar, semana passada eu estava sentado no banco de trás dum ônibus. Havia dois lugares livres, um do meu lado direito e outro do meu lado esquerdo. Duas mulheres que se conhecim ocuparam os lugares, só que uma delas era uma irmã conhecida minha duma congregação que frequentei por sete anos (inclusive tive a oportunidade de levar esta irmã, uma vez, ao hospital, pois ela infelizmente estava passando mal e perdendo seu bebê por nascer). Pois bem, eu sabia que ela não iria me dirigir a palavra, mas no íntimo eu desejava muito receber ao menos um simples cumprimento. Nada. Ela e sua amiga continuaram conversando, eu entre elas, a irmã me ignorando solenemente. Isso por uns 10 ou 15 minutos. Quando chegou o momento de eu descer do ônibus, ingenuamente decidi chamar-lhe a atenção, para lhe desejar um bom dia e mandar um abraço para seu marido, também um irmão conhecido meu e que não vejo há uns dois anos. Ela ficou olhando para o lado, como uma estátua, mas não virou os olhos para mim. Insistí, tocando-lhe no ombro, nem assim ela reagiu. Virei-me, então, para sua amiga, que não estava entendendo nada do que estava acontecendo e lhe disse: "Diga para a YY que eu estou deixando um abraço para ela e para o XX (seu marido)". E descí do ônibus, frustrado.
Mas, o que é que eu queria? Caí novamente na real ...
Voltando à conversa com minha esposa, depois de analisar caso a caso, dentre todos os nossos antigos conhecidos, chegamos a triste e inevitável conclusão: NA ORGANIZAÇÃO TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÓ EXISTEM AMIZADES CONDICIONAIS (como você, Crisálida, mencionou). Nós só servimos enquanto estivermos associados com a organização.
Um desses amigos organizacionais já havia me antecipado o tom do problema:
Citação:
A informação que tenho é q vc pediu dissociação. Portanto, se vc ñ deseja + ser TJ, s/o que conversaríamos? _ e-mail enviado em 03/03/06
O jeito é restabelecermos as amizades com outros (parentes, colegas do serviço, etc). E aquí no fórum, também, podemos desenvolver outras amizades, quiçá verdadeiras, com pessoas que sabem bem o que é ter sido um dia, lamentavelmente, Testemunha de Jeová. _________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06
Realmente....
Eu tinha uma amiga TJ que durante anos fomos unha e carne....Qdo tive problemas em meu casamento, ela foi a 1° a saber e me deu forças.....Qdo fui desassociada, ela continuou mantendo contato comigo, mesmo após a minha saída...Porém qdo comuniquei a ela , que iria me separar do meu marido pra ficar com a pessoa que eu amo, ela me virou as costas...
Me mandou um email muito bonito dizendo que eu não havia pensado nela, nem em deus, nem em ninguém para desfazer o meu casamento...
Eu respondi que Deus deseja a nossa felicidade e que eu não iria empurrar um casamento com a barriga por mera convenção....
Engraçado que todo mundo disse que eu ia quebrar a cara, mas sinceramente nunca fui tão feliz em minha vida inteira , quanto nestes 2 anos que estou ao lado do Marcelo.
Pode ser que não dure?Lógico, mas não me arrependo em momento algum de ter largado tudo pra ficar com ele...
Ele é a pessoa mais especial que eu já conheci, é de um cuidado, de uma ternura incrível...E eu sou louca por ele.....
Hoje eu ainda sinto falta dela, mas vou fazer o quê?Minha avo comenta que ela sempre fala de mim, e eu falo pra minha avó que nunca vou deixar de amá-la mesmo estando longe...Eu a entendo, pois tb já fui TJ!
Mas hj nem olho na cara dos que são tjs, a grande maioria não me faz a menor falta!
Na verdade me sinto aliviada de que hj, só quem cuida da minha vida sou eu!
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:26 pm Assunto:
Hum... falando em amizades "organizacionais" tive um namorado que virou meu melhor amigo dentro da torre. Quando pedi minha dissociação, ele foi ao meu serviço, entrou e nem falou oi, já foi perguntando:
JP-É verdade que vc pediu a dissociação???
EU-É sim.
JP-Vc vai recorrer, né?
EU-É claro que não! Vou recorrer da MINHA própria decisão???
JP-Então não temos nada mais pra falar.
E se virou e foi embora, e nunca mais nos vimos.
E tinha amigos lá dentro que eu considerava amigos de sangue! E quando o meu pensamento mudou, eles tb mudaram. Interessante, não? :-X _________________ E o FÓRUM TJ LIVRES os libertará!!! No mercy for the Watchtower!!!
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:32 pm Assunto:
Acho que existem amizades verdadeiras sim; mas a lavagem cerebral é tão grande que eles se afastam quando vc se dissocia.
Claro que também tem muitas amizades falsas.
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:51 pm Assunto:
Citação:
Engraçado que todo mundo disse que eu ia quebrar a cara, mas sinceramente nunca fui tão feliz em minha vida inteira , quanto nestes 2 anos que estou ao lado do Marcelo.
Rossana, você toca num outro ponto interessante. Parece mesmo que fica entre as TJs uma expectativa de que nossa vida, fora da organização, não dê nada certo, seja problemática, sofrida, afinal, não temos mais o favor de Jeová, etc ...
Não conseguem entender que, como todo ser humano, estamos sujeitos a alegrias e sofrimentos, e nesse sentido nem as Testemunhas estão isentas. _________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Enviada: Ter Mar 11, 2008 10:56 pm Assunto:
Edmilson escreveu:
Acho que existem amizades verdadeiras sim; mas a lavagem cerebral é tão grande que eles se afastam quando vc se dissocia.
Edmilson, poderia explicar isso melhor ? _________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Enviada: Qua Mar 12, 2008 12:51 am Assunto:
Percy,
O que quero dizer Percy é que nós já fomos como eles.
Suponha que quando vc era TJ e ancião um dos seus melhores amigos pedisse dissociação; Vc não sabe nada das mentiras da torre e acredita fielmente que ela é o canal de comunicação de Deus. O que faria?? Conversaria com ela e desobedeceria a Torre??? Será que mesmo sofrendo muito vc não obedeceria a Torre e acharia que sua conduta seria para o bem da pessoa pois faria depois ela voltar e salvaria a alma dela??
Quero dizer que a lavagem cerebral é muito grande. Quando era TJ toda a minha familia era discrente e opositora. Pois cheguei a brigar várias vezes com meus pais e irmãos que queriam me ajudar e a minha relação com eles ficou muito abalada, mas eu pensava que estava obedecendo a Deus (Quem amar mais seu pai ou mãe do que a mim não é digno de mim...lembra??). Se nos afastamos dos nossos pais devido a STV que dizer de amigos...
Sabe, tinha amigos de verdade lá. Não tenho nenhuma dúvida. E sei que eles não falam comigo devido a doutrinação desde a infância da STV.
Enviada: Qua Mar 12, 2008 11:11 am Assunto:
Eu tenho amigos verdadeiros que não são e nunca foram tjs, e estão comigo em todos os momentos tanto ruins como bons, já os ditos amigos tjs são condicinais mesmo como citou o percy, eles sumiram e nem me cumprimentam mais e olha que nem cheguei a ser tj batizado _________________ " È fácil a missão de comandar homens livres:basta mostrar-lhes o caminho do dever"
È dificil dizer, eu mesma já virei a cara pra amigos que foram desassociados, na minha época TJ. Mas vai saber se eu considerava tanto assim tb. Quem nunca fez isso?
Eu realmente achava que estava fazendo um bem pra pessoa, pra ela voltar.
Pensamento distorcido, claro.
Concordo com o Edmilson que a lavagem cerebral é muito grande.
pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Qua Mar 12, 2008 11:51 am Assunto:
A lavagem cerebral é enorme...mas lendo o ocorrido com Percy no ônibus faço uma pergunta para todos?
Tirando os familiares...vcs conseguem plo menos mentalizar 5 amigos de verdade dentro da Torre? Amigos mesmo....não aqueles que saíamos para nos divertir.....aquela pessoa que considerávamos como irmão(a) de sangue!
Eu já fazia essa pesquisa quando era TJ e perguntava a outros "irmãos" e nunca ninguém conseguiu encher uma mão....então agora coloco outra questão:
Enviada: Qua Mar 12, 2008 1:22 pm Assunto:
Citação:
O que quero dizer Percy é que nós já fomos como eles.
Eu entendo o que você quer dizer com isso. De fato, já ouvi isso de algumas TJs, e até pouco tempo depois de minha dissociação, eu achava mesmo válido pensar assim. Mas, com o tempo, descobrí que há um erro enorme nesse raciocínio.
Citação:
Suponha que quando vc era TJ e ancião um dos seus melhores amigos pedisse dissociação;
Aquí começa o problema: a questão é que nós nem tínhamos, nem éramos "melhores amigos" de ninguém. O que existiam eram amizades condicionais - éramos "melhores amigos", uns dos outros, se e desde que estivéssemos vinculados à organização.
Citação:
Vc não sabe nada das mentiras da torre e acredita fielmente que ela é o canal de comunicação de Deus. O que faria?? Conversaria com ela e desobedeceria a Torre??? Será que mesmo sofrendo muito vc não obedeceria a Torre e acharia que sua conduta seria para o bem da pessoa pois faria depois ela voltar e salvaria a alma dela??
Quando alguém deixava a organização, geralmente era por alguns dos seguintes problemas: fumo, adultério, sexo sem estar casado(a), e abuso do álcool. Na maioria dos casos nós ficávamos sabendo o motivo da desassociação. E concordávamos que a prática daqueles atos eram ruins para a própria pessoa, de modo que víamos a desassociação e a norma de lidar com tais pessoas, como uma forma de fazê-los parar com seus atos e voltarem a se associar conosco. Em virtude de nossas amizades serem condicionais (não amizades verdadeiras, "de sangue"), qualquer sofrimento sentido na ocasião era plenamente suportável e justificável.
Citação:
Quero dizer que a lavagem cerebral é muito grande.
Concordo plenamente.
Citação:
Quando era TJ toda a minha familia era discrente e opositora. Pois cheguei a brigar várias vezes com meus pais e irmãos que queriam me ajudar e a minha relação com eles ficou muito abalada, mas eu pensava que estava obedecendo a Deus (Quem amar mais seu pai ou mãe do que a mim não é digno de mim...lembra??). Se nos afastamos dos nossos pais devido a STV que dizer de amigos...
Talvez, nesse ponto, você entenda o que pretendo esclarecer.
Veja, você mesmo admite que tinha familiares não TJs; que brigava com eles várias vezes; eles queriam te "ajudar"; que sua relação com eles ficou abalada, etc... Mesmo com todos os problemas, você continuava a se associar com seus pais e familiares. Você conversava com eles, relacionáva-se com eles, você continuava amando-os. (Eu não consigo admitir que você os ignorava solenemente, como as TJs fazem com os Ex-TJs, por causa da norma da desassociação/dissociação). Consegue perceber o ponto? Peço que medite nisso: Você renegaria seu pai e sua mãe só por que não eram TJs? Deixaria de amá-los? De falar com eles?
No entanto, como TJ você conseguiria deixar de falar, cumprimentar, se relacionar com alguém que saiu da organização, mesmo que fosse seu "melhor amigo". Sabe por quê? Porque eram amizades condiconais.
Citação:
Sabe, tinha amigos de verdade lá. Não tenho nenhuma dúvida. E sei que eles não falam comigo devido a doutrinação desde a infância da STV.
Desculpe não concordar com isso. Mas, você se engana em pensar que tinha "amigos de verdade lá". Um amigo de verdade jamais deixaria de falar com você ou te tratria friamente só por que você não segue mais uma religião. Sei que não é muito fácil admitir isso, mas as testemunhas de Jeová só produzem amizades condicionais e esta é diferente, e muito !!! da amizade verdadeira ... _________________ "Não há nada escondido que não se torne manifesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
Editado pela última vez por percy harding em Qua Mar 12, 2008 2:04 pm; num total de 1 vez
Tive uma amiga dentro da Torre, e eramos unha e carne, (eramos adolescentes), ai ela começou a namorar primeiro e ai já começamos a nos distanciar, mas ainda nos encontravamos. Após algum tempo quando eu mi afastei das tjs, ainda nos viamos mas era com muita frieza, até que se passaram muitos anos, cada uma seguiu o seu rumo, mas eu sempre tinha notícias dela, tinha saudade tbm, até que nos encontramos num supermercado, conheci seus filhos e ela os meus, fiquei muito feliz, mas até ela abrir a boca, porque o tempo mental dela não havia passado, ela não evoluiu; sem assunto inteligente,. com aquela cabecinha tj total,e mais nada. Fiquei muito decepcionada. Preferia não te-la encontrado, assim ainda teria algo de bom para lembrar.
Enviada: Qua Mar 12, 2008 5:07 pm Assunto:
eu tive tambem um grande amigo dentro no salao mas nós ja éramos antes de entrarmos juntos nessa seita. ele foi mais esperto do que eu pq nunca levou tão a sério e nem se batizou. hj ele continua indo de vez enquanto e sempre recebe visitas de irmaos. já eu que era zeloso fui excludio totalmente. _________________ ´´ Eu não espero o sistema, eu corro e faço meu esquema.´´
Musun ( CAÇILDES )
Na verdade, eu não acredito em amizade no sentido romantico da palavra. Acredito sim, em afinidade. As amizades são eternas enquanto se afinizam, nos mesmos gostos, pensamentos etc.... Depois é natural que cada um siga seu caminho, e ai vão se afastando, mas o carinho sempre fica.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3, 4, 5Próximo
Página 1 de 5
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum