pascoalnaib Administrador do Fórum Usuário: OffLine
Registrado: 21/05/07 Mensagens: 4610 Localização: Fortaleza - CE
Enviada: Ter Out 16, 2007 1:59 pm Assunto: Ex-Tj, dissidente, é verdadeiramente livre?
Essa questão surgiu num outro tópico e achei válido trazê-la para um espaço só seu. Vou colocar aqui algumas colocações de nossos amigos com o intuito de uma análise, que muitas vezes é uma auto-análise, ou seja, a discussão serve para o crescimento, assim sendo toda crítica bem fundamentada é válida! _________________ Estamos de mudança...acessem:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Editado pela última vez por pascoalnaib em Ter Out 16, 2007 2:14 pm; num total de 1 vez
Enviada: Ter Out 16, 2007 2:11 pm Assunto:
Gambit diz:
Citação:
Primeiro qto ao ponto q levantaram de q eu deveria ler o livro antes de "julgar", "criticar", whatever. De tanto que falaram, já sei do assunto do livro e de boa parte das histórias. No começo ainda tive curiosidade de ler, procurei na net e tudo, como faço com qualquer livro q tenho vontade de ler, e não com o intuito de saber bastidores de torre, pois isso pra mim é um assunto completamente superado. Nem quero ler pra ter argumentos pra tentar "libertar" tj's. Não sou missionário, nem politicamente correto. Eu saí sozinho e acredito q quem tiver q sair, sairá pelas próprias pernas, independente desse livro existir ou não.
Diego Rutheford diz:
Citação:
Em certos momentos eu sinto que boa parte dos foristas aqui são saudosistas. Veja você, está fora da Torre há 10 anos e está aqui "tricotando" sobre os velhos tempos e sobre os rumos hoje da Torre.
Estou aqui porque ainda sou TJ. Espero que se um dia eu mudar, eu vire esta página.
Não vou me interessar mais em ficar espionando a Torre...
Percy Harding diz:
Citação:
A Torre adoraria que todo ex-tj pensasse exatamente como o Gambit. Essa postura é problema que só diz respeito a ele. Tudo bem. Só que sem perceber, aparentemente, ele acaba desprezando um trabalho de esclarecimento muito importante que precisa ser feito.
Diego Rutheford diz:
Citação:
Percy, a menos que quando abandonemos a Torre, tomemos uma posição definida, como alternativa, me parece saudosismo ficar aqui criticando a Torre e fazendo análise do movimento dela.
Te respeito bem como os demais colegas foristas, mas digo, que no dia que eu sair, vou tentar esquecer de verdade tudo que passou.... acho que vai ser dificil queimar toda a minha biblioteca, mas até isso quero fazer.... Nunca mais pretendo querer saber o que disse o último número da Sentinela, nem qual será a próxima mudança de doutrina da Torre... vou viver minha vida .... curta que a vida é curta; "quando vier aquele espírito da verdade, ele os guiará a toda a verdade"; O Pai Celestial cuida de seus filhos, que buscam a aprovação dEle, não os deixará enganados.
Gambit diz:
Citação:
percy, realmente a opção de não querer tomar partido é minha por uma razão muito simples: não acredito que somente a torre de vigia seja uma praga pra humanidade, e sim TODAS as religiões. Não sou panfletário, nem vou ser, mas converso com qq pessoa sobre o q penso sobre religião sem me ater somente a TJ - mesmo pq é uma religião relativamente pequena se comparada às outras.
Depois q saí, nunca aconteceu de eu encontrar um TJ (exceto fazendo proselitismo na rua, q saio de perto), mas se aparecesse um no meu trabalho e tivesse oportunidade de conversar mais, falar dessas barbaridades, eu falaria. Mas dificilmente esse TJ já não tenha ouvido falar ou lido na internet sobre essas coisas. Mesmo assim falaria, não pra fazê-lo vir pro meu lado, mas só pra bater papo mesmo.
Isso de querer poupar muitos de viver no engano soa muito bonito. Mas vc esquece q muitos vivem no engano pq querem, pq gostam. Os que nao querem ou os q se incomodam com isso vão atrás de saber mais.
Drika diz:
Citação:
Aos que saíram da Torre e enchem a internet de informações sobre a tal, meus agradecimentos, pq eu tb acho que qdo é pra pessoa sair não adianta mil falarem em seu ouvido, ela sairá por si própria se assim for da vontade... acontece que todos que vieram antes de mim e me disponibilizaram informações encurtaram meu caminho de libertação e a esses agradeço pois já perdi muito tempo na Torre. Aos que saíram e preferem esquecer e deixar tudo de lado, boa sorte!
Mais do que nunca o controle de sua vida está nas suas mãos e se falar sobre a Torre for atrapalhar tem mais é que esquecer mesmo!
A questão é que cada um que tome sua própria decisão, ficar criticando pq fulano não quer saber mais da Torre ou pq sicrano fala demais é perda de tempo.
Alessandra disse:
Citação:
Fiquei 9 sem querer ouvir falar de nada, sem pegar nem na bíblia. E agora tudo voltou. Parecia que eu tinha acabado de me dissociar! E comecei a procurar informações, e hoje estou aqui. Então, se vc possui traumas verdadeiros na alma por causa desse CR maldito, não adianta. A coisa vai e volta, e te persegue. E vc precisa fazer algo. É como aquele pai que perde um filho por causa de uma bala perdida, e não se contenta em chorar. Ele tem que formar uma ong para apoiar pessoas que sofreram o mesmo. Pra mim é a mesma coisa. Se vc consegue só chorar a morte, e prosseguir sua vida, nada contra. Mas não vou criticar aquele que faz de tudo para amparar, confortar e informar outras pessoas a respeito. E eu faço parte da segunda classe. Não me contento em chorar meus dramas. Sinto necessidade de falar, expor, questionar, estudar (outro dia eu e o Evaldo estávamos num estudo super teocrático via net às 3hs da manhã...rsrs)
Crisálida diz:
Citação:
Há apenas 1 ano q tenho contato com apostasia e posso dizer q foi muito bom p/ mim.Tem aumentado muito meu conhecimento não só com relação a torre mas a respeito de um monte de coisas.
Cada um tem seu momento,mas se ao sair puder ter um apoio seria de grande ajuda.
Por isso torso p/ q o pessoal se agrupem em seus estados e cidades p/ q essa ajuda possa ser dada se possível em termos médicos e jurídicos.É um sonho,mas chegaremos lá.
Temos q nos unir,respeitarmos as diferenças p/ enfim fazermos A DIFERENÇA
Pesquisadora diz:
Citação:
nos afastamos ,mas em mim permaneceu a culpa de estar desagradando a Jeova, sentia-me mal, pq acreditava mesmo que todos nós receberiamos o pagto por ser afastados!Também me intresticia o fato de saber que muitos de dentro do salão que fazem as coisas mais ou menos certas, também padeceriam no harmagedom!Sai totalmente sequelada......e graças as informações que só a 1 ano tive conhecimento, pois fazem 4 que não estou mais na torre,fóruns como este, o Livroi Crise que gentilmente o Reginaldo me emprestou, estou encontrando a paz que tanto queria!!!È muito bom saber que Deus não é Jeova da biblia, nem é tirano como eu pensava!Ficaram algumas lacunas que ainda não cheguei a conclusão nenhuma...........mas através de pesquisas,coisa antes proibida pela torre, sou muito grata!!!Tem gente que que consegue se afastar e pronto, levar a vida numa boa, sem encanar com nada.Tem gente que precisa ver que estava envolvida com uma mentira, com uma religião de homens para se libertarem de verdade!
Pascoal diz:
Citação:
Essa questão sempre é delicada! Alguns TJs tem esse mesmo argumento e por vezes o forista "Tigrão" o repetiu como uma catequese! Em diversas conversas que tive no Orkut vez ou outra vinha essa mesma história: Se vc saiu das TJs, porque não vai viver sua vida e seguir outro caminho, em vez de ficar falando mal do seu passado? Outra frase também bem comum é: Vc se diz livre da Torre de Vigia, mas continua escravo dela porque não consegue ficar nenhum momento sem falar das Testemunhas de Jeová. E isso, não sei se alguém aqui já teve essa experiência, pode partir até mesmo de familiares que nunca foram TJs e que perguntam: Por que vc insiste tanto sobre esse tema? Vc já não saiu? O que quer com isso? Aonde isso vai levar vc?
Ia escrever isso no outro tópico, como o pascoal criou este aqui:
Eu digo:
Entendo o Gambit!
Eu sinto o mesmo que ele. Hoje, falar da Torre e da Bíblia me dá um cansaço enorme. Não dou a menor importância ao que acontece lá dentro. E se as pessoas preferem continuar acreditando que o Universo foi criado em 7 dias (de 24 horas ou 49.000 anos, tanto faz) isso é problema delas. Como ele disse, é uma página virada de minha vida. Por isso não participo muito das discussões aqui.
Por outro lado, concordo com o Percy e o Pascoal. Se eu me calar, poderei estar fazendo justamente o que a liderança da Torre quer, impedindo que outros saibam o que eu soube. É este, o motivo principal porque continuo escrevendo sobre a Torre e a Bíblia embora ache esse assunto extremamente desagradável!
Se a pessoa que saiu vai se sentir presa por falar das TJ e expor suas mentiras, não fale.
Se saiu e quer expor e falar sobre as mentiras da Torre, e ainda assim sente-se livre, fale, coloca a boca no trambone mesmo!!
A liberdade é uma questão de sentimento. Vc pode continuar falando da Torre mas não está sob suas normas, isso não é estar preso a ela, é estar alertando aos outros assim como gostamos qdo saimos e em um clique achamos dezenas de sites expondo as mentiras tejoteanas.
Erreve, acho que é esse o sentimento do Gambit, achar cansativo ficar falando só de torre-torre-torre, como ele mesmo disse. Assuntos doutrinais não atraem a todos, acho que o grande trunfo desse forum são as experiencias pessoais, sentimos mais perto uns dos outros.
Enviada: Ter Out 16, 2007 4:07 pm Assunto:
É esse o ponto, RV. Sobre discussões de bíblia, o q eu acredito ou deixo de acreditar desse livro sem pé nem cabeça, não entro mesmo. O mesmo sobre dogmas, anúncios, tratados, etc, q a torre faz ou deixa de fazer, não me desperta o menor interesse. Mas gosto conversar com pessoas q passaram por situações semelhantes pq, como disse pra Drika, foi uma fase q passou e tá totalmente superada mas, querendo ou não, influenciou na pessoa q sou hoje e acho importante hoje rir de coisas q no passado só me deixavam angustiado.
É importante falarmos sim sobre as barbaridades da torre, pois muitos que tem dúvidas entram aqui e podem ler isso. E principalmente quando citam fontes, links e tals. Não faço isso, mas admiro quem se empenha na tarefa. Eu não me calo, assim como o RV, mas não vou ser repetitivo nas minhas histórias.
O que me deixa... sei lá... intrigado, são os excessos. Tanto engajamento querendo "expor" as falhas da torre... pra quem? P/ a mídia não é pq ela não ta nem aí pra TJ. P/ os q tão lá dentro, como sugeriu o Percy naquele texto de "livrar os q vivem no engano"? Eu, quando estava lá, assim como todos vcs, ouvia falar de relatos ou situações apóstatas, só sentia pena.
Por isso q tanta militância acaba parecendo uma torre-B. Falar das nossas experiências, do que vemos e ouvimos lá, pode ser muito mais útil pra quem está aqui de passagem do que ficar mapeando todas as falhas do CG, pois isso há aos montes, mas pra quem está lá e gosta acha tudo isso normal pois CG é composto por homens falhos, bla-bla-bla, e enxerga a militância de ex-tj como um movimento ressentido e fracassado.
Lembro q pouco tempo depois q tinha saído, procurei algumas coisas sobre TJ e me deparei com um texto de um cara q se dissociou, mandou uma carta, algo semelhante a história do Reginaldo. Isso me causou impressão muito mais forte do que qq relato sobre CG, q nunca dava muita bola nem qdo tava dentro, nem depois q saí. _________________ The truth is out there.
O fato de relembrar acontecimentos passados não quer dizer que o dissidente viva atormentado com suas lembranças da época tejoteana, ou se encontra dividido entre o passado e o presente.
Eu mesma não vejo problemas em discutir determinados assuntos relativos ao meu tempo de tj, pq vejo o passado tejoteano como algo distante na minha vida, apesar das lembranças manterem-se um tanto vívidas, já que por natureza tenho mémória de elefante...hehehe.
Hoje sou outra pessoa, apesar de falar sobre o passado tejoteano. Nada do que remeta ao meu tempo de tj representa algo significativo para mim. Falo das doutrinas tejoteanas como qq outro assunto, pq por mais de uma década vivenciei-as.
Qdo me dissociei, fiz questão de romper com tudo o que trazia infelicidade da Torre e busquei rapidamente o que havia deixado no mundão sem culpa nenhuma. Tb considero impossível esquecer tudo o que vivi, afinal de contas, faz parte de minha vida, querendo ou não.
Mas agradeço minha própria força de vontade em ser outra pessoa, bem melhor do que era antes, apesar dos defeitos comuns.
Tenho muito mais liberdade do que anteriormente qdo era tj, sem dúvida!!! Seria besteira e perda de tempo enumerar novamente as conquistas de agora e as perdas de antigamente, pq todos nós sabemos muito bem que a ACTJ não passa de uma seita enrustida na capa de uma religião boazinha...
Editado pela última vez por Jeza em Ter Out 16, 2007 5:19 pm; num total de 10 vezes
O que me deixa... sei lá... intrigado, são os excessos. Tanto engajamento querendo "expor" as falhas da torre... pra quem? P/ a mídia não é pq ela não ta nem aí pra TJ. P/ os q tão lá dentro, como sugeriu o Percy naquele texto de "livrar os q vivem no engano"? Eu, quando estava lá, assim como todos vcs, ouvia falar de relatos ou situações apóstatas, só sentia pena.
Lembro q pouco tempo depois q tinha saído, procurei algumas coisas sobre TJ e me deparei com um texto de um cara q se dissociou, mandou uma carta, algo semelhante a história do Reginaldo. Isso me causou impressão muito mais forte do que qq relato sobre CG, q nunca dava muita bola nem qdo tava dentro, nem depois q saí.
Concordo com o Gambit no aspecto acima onde às vezes podem ocorrer excessos diante de um assunto que só diz respeito ao meio tejoteano.
Pq o restante da humanidade pouco importa saber, se ACTJ é uma seita ou não, suas doutrinas são corretas ou não passam de mentiras, o CG é isso ou aquilo, etc, etc. Por isso nunca interessou tornar-me "guerrelheira" neste assunto.
Outra coisa que não me interessa me aprofundar são assuntos relativos às profecias, datas, e tudo o que venha relacionar com a Bíblia Sagrada. Posso até discutir sobre a veracidade da Bíblia em certos casos, mas nada que me tire o sono pesquisando textos bíblicos, autores, etc, etc.
Pra falar verdade, observava de longe as questões sobre esses assuntos sem quase nunca botar o dedo nisso tudo. Mas respeito quem pesquise e discuta, afinal de contas, ninguém é igual a niguém.
Enviada: Ter Out 16, 2007 5:34 pm Assunto:
Deise postou no outro tópico:
Citação:
boa tarde amores
Este da silva já topei com ele no orkut e conheço seu modo de pensar,oquel respeito ,mas não concordo.
Pascoal ,é impressão minha ou o forum devargazinho está perdendo um pouco do foco,as vezes entro aqui e parece uma salada mista e tenho percebido um pouco de :EU SEI TUDO E NÃO PRECISO DE NADA.
Sempre serei conta a Torre,respeito o Ray e seu livro no lugar dele faria a mesma coisa,mas sinto as vezes uma falta de respeito aos sentimentos das pessoas.
cada um cada um seja eu,ray ou qualquer outra pessoa.
Estarei postando menos daqui pra frente,devido a certos comentarios que realmente me decepcionaram muito. :-[ :-[ :-[ :-[
_________________ E o FÓRUM TJ LIVRES os libertará!!! No mercy for the Watchtower!!!
Esse assunto, sempre aparece na boca de TJs indignados com o fato de não nos calarmos. Na verdade eles queriam que saíssemos e pronto sem expor o porque.
Tanto que na minha comunidade coloquei um tópico também com esse assunto, pois lá sempre tem conhecido de minha cidade babando escondido de raiva.
Vou colar meu "porque" de continuar na militância.
Porque escrevemos?
Indignada minha cunhada perguntou:"- Por que escrevem na internet? Parece que vcs só atacam e que no fundo ainda acreditam".
Na verdade já ouvi outros disserem coisas semelhantes.
O que seria correto então?
Uma idéia dela é escrever para a Torre de Vigia perguntando as questões. Sim ela é muito ingênua e está por fora de tudo que acontece com quem faz isso.
Eu escrevo em primeiro lugar, é porque são verdades importantes, omitidas de pessoas sinceras que são vitimas inocentes de manipulação de informação feita de forma desonesta.
É na internet, porque ela é a melhor mídia do momento, mas podia ser em qualquer lugar.
Escrevo expondo mentiras religiosas da Torre, por coerência com meu passado como pioneiro onde por anos expus outras religiões também com erros e hipocrisias.
Escrevo porque por mais que a Torre de Vigia proíba pesquisas "para se ver se tudo é mesmo assim" ainda haverá pessoas com mentes como as dos bereanos que não obedecerão uma ordem absurda como a do Km de setembro.
Escrevo pela coerência com a origem das modernas Testemunhas de Jeová, em grupos de pesquisa analisando tudo para se apegar ao verdadeiro, sob a atual Torre de Vigia, Charles Russell seria expulso como apostata, pois ninguém proibiria ele de pesquisar.
Gostaria de saber de outros, porque também escrevem na internet contra a Torre de Vigia.
Thiago
Reginaldo
Eu escrevo por que já está mais do que na hora da verdade ser dita! Chega de ficar vendo os erros da Torre de Vigia e do Corpo Governante de braços cruzados enquanto milhões são enganados descaradamente por esses homens hipócritas! A verdade precisa ser dita! As pessoas que ingressam nessa seita merecem saber a verdade. Já está na hora da Torre de Vigia e do Corpo Governante ser desmascarados e expostos em todo sua falsidade!
Editado pela última vez por Reginaldo em Qua Out 17, 2007 6:32 am; num total de 1 vez
Enviada: Ter Out 16, 2007 9:50 pm Assunto:
Eu gostaria, nisso vou imitar a Drika, de agradecer a todos os precursores da “apostasia” no Mundo e principalmente aqui no Brasil. Agradecer a eles por não darem as costas a todas as pessoas que viviam angustiadas dentro de uma denominação religiosa, a não darem as costas a outras tantas expulsas, execradas, difamadas e com a auto-estima dilacerada. Agradecer por com sua sinceridade, por vezes com sua revolta, por vezes com seu ódio, fazer com que eu pudesse enxergar um ponto de equilíbrio para minhas emoções, pois só com os erros e excessos é que aprendemos a achar o equilíbrio.
Agradeço a eles o tempo que dedicam aos forasteiros, aos gentios do seu círculo de amizades, mas que com seus textos nos tornam irmanados na dor e na arte de superar todos os traumas e cicatrizes deixadas pela Torre.
Agradeço a todos que se mostram antes de tudo voluntários na divulgação de informações que há muito tempo eram escondidas, trancadas a sete chaves, informações que eram retidas como que na Idade Média ou Idade das Trevas. Como o mito da caverna, estávamos todos na escuridão e sempre existe aquele que diz: não é bem assim! O que sai da Caverna, o que se liberta de um jugo opressor é sempre incompreendido no começo, mas que seria de nós sem essa voz contestadora, sem essa voz que clama no deserto de pessoas que não se interessam mais pelo o que acontece ao nosso redor.
Agradeço a todos que possuem a chama ardente da justiça no coração, que não conseguem ficar calados frente a pequenas, insignificantes questões, pois mais na frente esse será primordial para grandes desafios!
Agradeço a todos que não conseguem ver o mundo somente de forma acinzentada e que não perderam a capacidade de se indignar perante injustiças. Se não existissem tais pessoas, as pedras clamariam?
Agradeço a todos que de alguma forma tentam construir uma nova visão de mundo, mesmo que com isso tenham que destruir sua antiga visão, que se alargaram no campo das idéias, que se humanizaram frente as diferenças, que se solidarizaram frente as angústias do próximo, que souberam o que é o amor observando como é nocivo o ódio aos outros, que descobriram o valor das cores, mesmo vivendo numa época descolorida, que descobriram a dar valor as pessoas a partir do momento em que se auto-descobriram. _________________ Estamos de mudança...acessem:
Enviada: Ter Out 16, 2007 10:18 pm Assunto:
Cada um segue sua vida e por vezes as trilhas são diferentes, é muito ruim pensar assim, mais é a realidade! Estava numa Especialização e a nossa turma era muito unida, e uma vez coloquei para minha instrutora que eu gostaria que aquilo ali permanecesse depois do curso e ela me disse isso acima citado: cada um vai tomar um rumo, o importante foi o compartilhamento que tivemos agora.
Acredito que muitas Ex-TJs que não gostam da “militância”, termo muito pejorativo também, pois parece coisa obrigada ou mandada por alguém, tem a necessidade de rever ou mesmo reorganizar sua vida. Eu chamo isso de auto-exílio. A sensação de que saindo da Torre vc está livre é a mesma e enganadora do que vc entrar na TJs e achar que vai se salvar duma destruição e que vai ser o escolhido de Deus.
Eu concordo amplamente com esse auto-exílio direcionado, consciente....tem uma época em que a distância pode acalmar o pensamento, eu mesmo fiquei 3 anos sem contato com a Internet, depois de muito me envolver com os ditos apóstatas....estava desgastado mentalmente, não queria mais falar de Torre, queria viver minha vida!
Agora eu discordo amplamente em que diz que expor erros (quaisquer que sejam) é uma forma de não se libertar ou mesmo perca de tempo. A militância (mais uma vez o termo) é essencial para novos encontros futuros, mais pessoas virão e isso não é simplesmente uma necessidade de expor frustrações, muitos já superaram isso, é simplesmente uma questão de princípios. A vida acaba sendo algo cíclico, e essa retomada de assuntos vai ser feita em algum momento no futuro e desculpem: eunão quero me eximir disso.
Quando estava na Torre era um marionete, e vez por outra quando me soltavam das cordinhas, eu ainda assim fazia tudo de novo. Agora com toda uma informação que me levou a ser liberto da Torre e não só disso, pois as conquistas se expandiram, conseguimos fazer críticas bem maiores do que simplesmente do mundo TJteano, agora que me vejo com uma capacidade crítica aguçada, me viro para essas questões? Cuidar da minha vida é o mesmo que querer achar que vivemos sozinhos no mundo e isso não funciona, tudo nos afeta! Se existe muita violência nós também somos culpados, se existe corrupção, nós também somos culpados....então me diga o que é estar livre da Torre? Será que não percebemos que nossa luta é constante, e que esses temas vão sempre repassar nas nossas vidas?
Agora sou ateu, agora sou protestante, agora sou isso.....será que saímos da Torre simplesmente para virarmos outros rótulos? O que fazer de nossa liberdade para um mundo melhor? Eu ainda acredito no diálogo e acredito na informação...quando observo uma ex-tj se tornar mais humana e menos fundamentalista frente a vida, pra mim isso é de uma alegria indescritível....assim minha militância é TJ, é pela vida, é pela solidariedade....elas não se excluem...elas são uma só, nós é que temos a mania de querer dividir tudo. _________________ Estamos de mudança...acessem:
Poxa Pascoal, gostei muito de tudo que falou.
Quem viu eu e a Telma, no passado, sabe que tudo que passamos melhorou nós como humanos. Ainda me choco com a facilidade de uma TJ ser fria com o resto da humanidade.
É uma programação que suprime sentimentos naturais, mesmo em familiares.
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3, 4Próximo
Página 1 de 4
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum