TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

Mente "apostata" versus mente TJ.
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Apostasia: Mito ou Realidade?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aribagachi
forista
Usuário: OffLine
forista

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 6:47 pm    Assunto: Mente "apostata" versus mente TJ. Responder com citação

Gostaria de levantar uma questão interessante, que creio ainda não ter sido abordada por ninguém.

O que, em termos de mentalidade, difere um “apóstata” de uma TJ fiel ?

1- Maior capacidade de raciocínio (QI) por parte dos chamados “apóstatas”?
2- Maior coragem para enfrentar o que há por vir caso venha a sair da sociedade?
3- Maior sinceridade ou humildade para reconhecer que “errou”, não importando o tempo perdido?

Particularmente tenho notado que a maioria das TJ (tanto as com quem convivi como as que conheço no orkut) apresentam uma certa debilidade em suas linhas de raciocínio, e ainda com o agravante de conter uma maior quantidade de erros de português (não de digitação) do que as pessoas de um modo geral. Não posso afirmar que isso seja coincidência ou que a inteligência seja um fator importante nesse aspecto, mas creio que tenha sua participação nessa questão.

E vocês? O que acham?
forista
forista

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

As duas últimas alternativas me parecem mais razoáveis. Ainda assim, prefiro ficar com a argumentação de Ray Franz :

"O que controla é o conceito, a premissa na qual se fundamenta todo o movimento ... É essa premissa - a qual alega que Deus deve tratar com humanos através de uma organização e que seu rei Jesus Cristo escolheu a organização da Torre de Vigia para esta função - que impede a muitas pessoas de ver onde reside o verdadeiro problema. Como diz o ditado, 'não podem ver a floresta por causa das árvores.' As Testemunhas podem ver as incoerências e injustiças isoladamente, a falsidade de muitos ensinos, a natureza sinuosa de muitos dos argumentos, o espírito não cristão de muitos dos métodos. Mas não podem ver em que resulta tudo isto e qual é o total da soma. Vêem as partes mas não vêem o todo..." - Crise de Consciência, páginas 416, 418.

Feliz aquele que pôde ver a "floresta" ...
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nietzsche disse: O que é o oposto da verdade? É a convicção!
Pois é, a pessoa alia o seu modo de ver o mundo numa ideologia...se essa "verdade" virar convicção e dogma, a capacidade de transcender o óbvio já estará danificada e deturpada! O comodismo é outro ponto para fazer uma pessoa não ir atrás de novas perguntas.... Get Lost
Aribagachi
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 7:30 am    Assunto: Responder com citação

Mas ai entra outra questão, senhores.

Grande parte das TJ já pertenceram a outra religião (como a católica).
Se é assim, então temos como premissa que são dotados de um raciocínio crítico, o que os motivou a mudar de religião, certo?

Assim sendo, então porque não adotar a mesma linha de raciocínio com sua religião atual; testemunhas-de-jeová?

Ou teriam as fieis TJ um raciocínio crítico, mas não tão crítico como um "apóstata"?

Também esqueci de mencionar o "QE" quociente emocional (que poderia resumir as duas últimas alternativas).

Talvez o "apóstata" tenha tanto o QI como o QE elevados, o que os motivaria e encorajaria a tomar a mais difícil de todas as decisões; romper seus laços com a Torre de Vigia.

Seria isso?
Visitante

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:30 am    Assunto: Re: Mente "apostata" versus mente TJ. Responder com citação

Aribagachi escreveu:

1- Maior capacidade de raciocínio (QI) por parte dos chamados “apóstatas”?

2- Maior coragem para enfrentar o que há por vir caso venha a sair da sociedade?

3- Maior sinceridade ou humildade para reconhecer que “errou”, não importando o tempo perdido?

Como eu conheço ambos os lados, tenho que concordar com suas conclusões, Aribagachi.

A grande maioria dos TJ's não sabem nada sobre assuntos doutrinais fundamentais como 1914, por exemplo.

Eu aposto todas minhas fichas que em 1000 TJ's, apenas uma consegue explanar o assunto de forma básica sem a ajuda de nenhuma publicação.

Essa doutrina é um verdadeiro show de acrobacias e malabarismos com textos biblicos e argumentos falaciosos.

E por incrivel que pareça é a doutrina fundamental das TJ's, e elas mal sabem do que se trata...

Os apóstatas tem oque se chama de honestidade intelectual, e isso é um fator decisivo em comparação com as ignorantes e obtusas TJ's.
Bereano
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:55 am    Assunto: Responder com citação

Todos nós somos ignorantes e/ou obtusos em algum aspecto. Dentro ou fora da Torre. Quem se liberta da Torre, não está livre de ficar vítima de outro conceito. Não acredito que quem sai da Torre tem mais inteligência, apenas teve oportunidade.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Drika
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Aribagachi escreveu:

Se é assim, então temos como premissa que são dotados de um raciocínio crítico, o que os motivou a mudar de religião, certo?

Mas se a pessoa passou da católica (citando seu exemplo) para as TJ, então ela não teve capacidade de raciocínio, coragem e sinceridade ou humildade tb?

Talvez cada caso seja individual, cada um com suas próprias razões.
Uns nasceram lá dentro, outros mudaram de religião e algo nas TJ os atraiu, talvez o falso amor cristão que qdo posto em prova geralmente mostra que não é tanto amor assim.
Acho que cada individuo TJ sentiu-se atraido por algo pessoal, e cada um tem sua própria razão para estar la dentro.
Drika
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Alias, em relação a ter coragem eu concordo, pq qtas religiões fazem com quem sai o que as TJ fazem?
Sim, é preciso ter coragem, principalmente quem tem mto a perder com a saída (familia)
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Bereano escreveu:
Todos nós somos ignorantes e/ou obtusos em algum aspecto. Dentro ou fora da Torre. Quem se liberta da Torre, não está livre de ficar vítima de outro conceito. Não acredito que quem sai da Torre tem mais inteligência, apenas teve oportunidade.

Me refiro a ignorância em relação à Torre...

O fator não é somente inteligência, mas sim honestidade intelectual, coragem e acima de tudo, iniciativa.

E quanto a oportunidade, se você tiver 10 reais, você pode passar mais de 5 horas em uma LAN HOUSE bem confortavel e sossegado e ficar a par de todos os fatos da "verdade".

Isso se você não tiver um computador em casa, na escola, no trabalho, na casa da tia, na casa do amigo...

A oportunidade está na ponta dos dedos, e toda TJ sabe que existe muita coisa sobre a Torre na internet.

Quem quer se "certificar de todas as coisas", não pode dar a desculpa de que não tem oportunidade.

Existem sites ótimos sobre os fatos das TJ's. Pesquisas praticamnete prontas (que uma pessoa sozinha poderia levar anos para fazer), onde o único trabalho que alguém pode ter é de ler e conferir as informações dentro da própria Torre.

Não há desculpa de que "não tem oportunidade"...

Editado pela última vez por Johannes em Qua Out 10, 2007 9:11 am; num total de 1 vez
Francisco
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 9:09 am    Assunto: Responder com citação

eu ficaria com a questao da coragem e a honestidade intelectual.

Com relação a dissidência, quando maior foi a confiança, maior é o choque de descubrir os erros grotescos da torre.

Uns amadurecem, outros apenas sobrevivem.

E os que nem sequer sobrevivem acabam voltando para a Matrix.

http://extestemunhasdejeova.net/
Drika
forista
forista

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Então provavelmente "acomodação" seja a palavra certa.
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Aribagachi escreveu:
Mas ai entra outra questão, senhores.

Assim sendo, então porque não adotar a mesma linha de raciocínio com sua religião atual; testemunhas-de-jeová?

Ou teriam as fieis TJ um raciocínio crítico, mas não tão crítico como um "apóstata"?

Também esqueci de mencionar o "QE" quociente emocional (que poderia resumir as duas últimas alternativas).

Talvez o "apóstata" tenha tanto o QI como o QE elevados, o que os motivaria e encorajaria a tomar a mais difícil de todas as decisões; romper seus laços com a Torre de Vigia.

Seria isso?

Bem, isso se deve a algo que a Torre tem de atrativo para uma determinada "clientela" religiosa. Ela é mais racional e menos fanática quando observamos seus ritos (reuniões). Não existe pastores estridentes e nem cobrança a olhos vistos de dinheiro. Quanto aos dogmas a Torre vai de encontro a algumas teses da cristandade, fazendo num primeiro momento a pessoa ter a ilusão que tudo lá é diferente. Conseguindo essa confiança do adepto, ele acha estar na "única" religião correta e aí começa o preocesso de doutrinamento e de acomodação! Smile
Alessandra
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Bereano escreveu:

Concordo com o Bereano. Isso não tem muito a ver com inteligencia. Tem a ver com maneiras diferentes de encarar os conceitos. Tem gente lá que realmente acredita, pela fé, em tudo aquilo. São pessoas sinceras, tementes ao jeová deles. Embora eu ache a fé algo totalmente irracional, não creio que uma pessoa seja burra por pertencer a essa ou aquela religião. Isso é rótulo, coisa que eu detesto. O que eu acho que pega é a falta de questionamento. Não serem muito interessados em lógica.
Visitante

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Creio que posso dar um exemplo recente de como na mente TJ é um apostata comparado a algo grave como adultério... bem adultério parece na mente deles ser muito mais leve.

Digo isso pois agora que me tornei oficialmente "apostata", uma pessoa muito próxima começou a pegar pesado pelo MSN, falava de mim, mas para a Telma, só que eu estava do lado. Deixei quieto... por hora.
Depois mandei um e-mail, até porque a pessoa agora me bloqueou no orkut.
Já que ela estava me apontando o dedo no nariz, confesso que deu para sentir o mau cheiro, e foi isso que deixei claro. A distinta pessoa a não muito tempo atraz andou em parafuso pois transou em uma chácara com o patrão, ficou grávida e não sabia se o filho era do marido ancião ou do patrão "Don Juan" 9 meses orando para Jeová que o filho fosse "escurinho" como o marido. Por fim deu sorte, sem duvida é do marido.
Passou o tempo, ela não foi desassociada, só o marido perdeu o privilegio, ela ficou de "castigo" um tempo. Agora é "santa" de novo e aponta o dedo para mim com gosto. O ponto é que eu lembrei ela de quão santa ela é, e que ela deveria guardar o dedinho de volta de onde tirou.
Ela ficou um pouco brava(na verdade possessa) e disse que : (atenção aos valores)o que ela fez é menor do que eu virei.
Taí um pouco da mente TJ.
Alessandra
Moderador(a)
Moderador(a)

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe discordar, Reginaldo, mas acho que vc está falando de pessoas e não de crenças. Eu penso que ou destruímos a seita, ou semeamos ódio contra pessoas. Essa pessoa citada já pensa assim. E faz parte de uma seita que a favorece nos julgamentos. Pronto. Merda feita.

Entendem? É contra a Seita!! É contra o CR!!! Não contra donas de casas maledicentes...

ops, minha opnião, ok?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Apostasia: Mito ou Realidade? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: