TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!!

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

SHOW DE TRUMAN E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Filmes e as Testemunhas de Jeová
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Usuário: OffLine
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 1:46 pm    Assunto: SHOW DE TRUMAN E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Responder com citação

Nós somos simplesmente vítimas de uma Organização religiosa como as Testemunhas de Jeová, ou somos co-responsáveis por essas escolhas? Muitos de nós criticamos com ardor as táticas utilizadas pela Torre de Vigia para manipular seus adeptos (muito eficazes, vale ressaltar), mas num nível mais profundo, quantas vezes aquelas idéias nos eram agradáveis? Quantas vezes fazíamos algo que hoje repudiamos, mas que na época fazia todo um sentido para nossas vidas? Quantas vezes não defendemos com afinco questões sobre o sangue, dessassociação, repreensões, não associação com os de fora, obediência a Organização? Fizemos isso muitas vezes, e isso nos satisfazia e nos satisfez por um período de tempo.

Existe um filme chamado “Show de Trumann” onde o personagem principal está vivendo sua vida num grande cenário, onde todos os que estão em sua volta são atores e tudo está sendo transmitido ao vivo para milhões de pessoas, isto é, um grande show onde somente o ator principal (Truman) não sabe que tudo ao seu redor é ficção. Existe conscientemente por parte dos produtores do show a necessidade de criar bloqueios em Truman para que o mesmo não se aventure para o mundo afora ou então questione a realidade em que está vivendo, porque senão o show acaba. Ele tem traumas que vão desde medo intenso de água (que o impede de velejar), ou querer voar (tipo cartazes informando como é fácil cair um avião) e é bombardeado diariamente com a necessidade de nunca deixar aquele lugar em que mora e principalmente todos que fazem parte do seu círculo familiar e de amizades (todos atores, menos para Truman é claro) o impedem com desculpas e consideram suas idéias como tolice ou uma infantilidade.

CONTINUA... :arrow: :arrow:
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Estou colocando esse filme como uma espécie de auto-retrato para ex-testemunhas de Jeová, pois assim como Truman tínhamos uma realidade que de muitas forma nos era dourada, era colocada como perfeita. Tudo se encaminhava para um final feliz e tínhamos uma Organização que cuidava de todos nós. O que nos fez então querer sair dessa segurança e questionar algo? O que nos motivou? Por que não nos motivou antes? Já vimos relatos que por diversas vezes muitos de nós tivemos acessos a material dito “apóstata” e nunca isso servia como abalo, pelo contrário, muitas vezes a nossa “fé” se fortalecia ainda mais por achar que o fim realmente estava próximo. Então o que mudou, foram às matérias ditas “apóstatas” ou nosso interior sofreu uma mudança e a partir daí essas matérias começaram a fazer sentido? Eu acredito que a segunda opção é mais viável, pois primeiro a mudança deve partir de nós, o que vem em seguida são subsídios que agrupamos para dar apoio a nossa decisão.

No filme Truman comenta com o seu “amigo” que quer mudar e diz: “Nunca te dá ansiedade? Um comichão?” Ele sente uma necessidade de mudar, lutar contra algo que ele mesmo não consegue explicar, mas que está ali, dentro do seu peito, algo quer despertar, mas em seguida seu amigo lhe pergunta como que num desafio: “Quando você vai?” Truman responde defensivamente:”Não é assim tão simples. É preciso dinheiro, planejar. Não posso ir de repente”. Observe que muitas vezes nós também colocamos obstáculos para nossos sonhos. Somos responsáveis também por nossa prisão mental. Isso é exposto de forma bem sucinta quando perguntam ao diretor geral do Show: “Por que acha que Truman nunca chegou perto de descobrir a natureza real do seu mundo falseado?” O diretor responde: “Aceitamos a realidade do mundo no qual estamos presentes. É muito simples. Ele pode sair quando quiser. Se tivesse mais que uma mera ambição, se estivesse realmente determinado a descobrir a verdade não haveria maneira de detê-lo. Truman prefere sua cela”.

CONTINUA.... :arrow: :arrow:
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

O que pretendo expor aqui e acho que pode até ser motivo para uma polêmica, é que sim, a Torre de Vigia consegue ter um quase total controle de nossas vidas quando estamos dentro dessa Organização e seus métodos não diferem desses dos produtores do Show de Truman, pois tentam nos ocupar com várias reuniões na semana, congressos, pregações de casa em casa, leitura de revistas, diminuem o círculo de amizades com nossos parentes que não são Testemunhas de Jeová, nos aterrorizam com sinais de fim de mundo, nos monitoram com relatórios, um verdadeiro cerco. Tudo isso foram obstáculos que ex-testemunhas de Jeová superaram e me digam por que só depois de algum tempo resolveram mudar? Infelizmente é que anteriormente aquilo nos era proveitoso, tínhamos uma verdade pronta, acabada e quem não iria querer ter isso diante de um mundo tão misterioso e por vezes assustador? É Óbvio que iríamos lutar com unhas e dentes por essa “verdade” se alguém quisesse destruí-la. Por isso não funcionava as informações vindas de fora, seja de parentes nos alertando sobre nosso estranho comportamento, seja de ex-Testemunhas de Jeová com suas matérias impressas. A realidade é que não queríamos, não estávamos prontos para essa nova empreitada.
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Essa nova jornada seria um afastar de um todo que nos era muito íntimo, pois podia implicar em nos afastarmos de pessoas queridas, de nos afastarmos de “privilégios” dentro da Organização, de passarmos a ser vistos como indecentes e traidores, de vermos outros membros de nossa família que são TJ’s sofrerem, enfim não tínhamos ainda o compromisso com nosso interior e o principal não tínhamos a coragem de ver que certas coisas não se encaixavam, mas tudo bem, são só erros bobos, ou seja, nos auto-enganávamos. Rasul comenta: “No entanto, cada um de nós, à medida que cedemos lugar à mentira, à medida que conferimos valor ao aparente, ao superficial, reforçamos e recriamos continuamente” essa realidade que dita os limites dentro dos quais devemos viver as nossas vidas. Somos tanto vítimas como responsáveis por nossa prisão.

Truman conseguiu dar um novo rumo a sua vida, ele conseguiu ter a coragem necessária para primeiro enfrentar a si mesmo e a seus medos, só assim ele conseguiu ir contra aquela realidade em que estava, e como isso é belo no ser humano, ele decidiu sair desse jogo das aparências e voltou-se para uma nova realidade. Duvidem, porém, que essa realidade nova seja um final feliz, pois nascer de novo requer muita luta e desapego, pois o novo traz consigo novas responsabilidades que não poderemos delegar para ninguém, ou seja, somos responsáveis por nossa estrada nessa vida e nosso guia não está mais em livros ou revistas, nosso guia está no nosso coração, na nossa ânsia de saber mais, de descobrir e de principalmente perguntar!
Pierre
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Pow ... Pascoal, eu já ví este filme umas 5x e mesmo antes de você postar aqui, já analisava as semelhanças com os dogmas da ATV. O Show de Trumann, lembra muito como é a vida de uma TJ diariamente. Parece um big brother constante que não acaba :!: Realmente recomendo a todos que não viram este filme a ve-lo e analisar como estão perdendo tempo e se escravizando a organizações religiosas criadas e promovidas totalmente por homens imperfeitos e
e ''espertos'' no sentido negativo da palavra. :twisted:
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

E o pior Pierre... as falsas amizades que arranjamos dentro da Torre são enormes!!! Quando eu era TJ fazia essa pesquisa entre alguns colegas e perguntava: quantos amigos TJs vcs realmente têm?? Aqueles irmãos de verdade mesmo?

Quase todos não chegavam a cinco e olhe lá!!!! :shock:
Bereano
forista
forista

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2007 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Então, outro filme muito interessante para TJ é "A Vila". Eu assisti o filme e nem notei nada, mas vi no fórum americano a menção e fiquei espantado com as similaridades!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rutherford Jr
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sou louco pelo Show de Truman!! E sou irrequieto como ele tambem!! Eu também subí a escada e quebrei o "cenário" pintado pela Torre!! Eu visitei sites apóstas porque a Torre sem se aperceber usa um psicologia reversa!! De tanto ela insitir em os membros NÃO lerem matéria apóstata, isso vai gerar um efeito contrário em muitos!!
Só que diferente do Show de Truman, a Torre esconde os BASTIDORES dela mesma e não um mundo exterior!! E na verdade, o Truman não saiu do cenário principal para os bastidores, ele abandonou tudo por COMPLETO. Falta vcs fazerem isso, entre ficar no SHOW e nos bastidores é mais interessante ficar no Show mesmo....
Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pascoal, vc não me engana mais... agora entendi tudo. Pascoal vc é o maior marqueteiro que já vi. Rutherford Jr, não existe é uma criação de sua mente brincalhona. Só para tornar o forun engraçado.

Mas cometeu um erro. Vc exagerou demais, ninguém é tão pirado, incoerente e confuso.

O forun já é um sucesso, e sua brincadeira de dar uma de maluco contribuiu para isso .
Só que esse personagem doido que criou tem deixado todo mundo confuso com palavras como essa de cima que vc inventou. Agora chega vai...
profeta_gero
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Não eu já saquei o Rutherford é na realidade um bot que foi criado pela sociedade mais que fugiu de seu controle! Essa é a explicação mais plausivel, ele não passa de um software com muitos bugs de programação, criado inicialmente para responder perguntas em foruns de tj's mais que pirou e começou a frequentar foruns apostatas como esse, por isso que ele tem hora esta online hora não, eu suspeito que ele visita muitos foruns ao mesmo. caso resolvido! Só precisamos de um bom anti-vírus :P
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Reginaldo
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Mas eu prefiro estar nos bastidores onde tenho toda a informação e conciencia da realidade. No show toda informação é manipulada e só participavam dele atores contratados ou inocentes cativos.Creio que estou confundindo com matrix mas ambos tem muito em comum. Creio que na sociedade é assim também, com pessoas que sabem a verdade, umas procurando uma forma de sair outras hipócritas se aproveitando para dominar e oprimir pessoas. Coisa que muitos não podem no mundo real seja por incompetência ou por ser proibitivo para um cidadão ser extremamente sádico.

Mas ha também os aloprados que não tem poder, sabem a verdade mas se acomodaram nela vivem a ilusão e gostam dela pois é confortavel como uma historia de ninar, para um bebe.
Johannes
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

profeta_gero escreveu:
Não eu já saquei o Rutherford é na realidade um bot que foi criado pela sociedade mais que fugiu de seu controle! Essa é a explicação mais plausivel, ele não passa de um software com muitos bugs de programação, criado inicialmente para responder perguntas em foruns de tj's mais que pirou e começou a frequentar foruns apostatas como esse, por isso que ele tem hora esta online hora não, eu suspeito que ele visita muitos foruns ao mesmo. caso resolvido! Só precisamos de um bom anti-vírus :P

Essa é a melhor explicação para o Red Ruther! Um ChatterBot da Watchtower! :lol:

Mas agora comentando sobre o filme e nossas vidas, é um assunto complexo.

Eu já tinha lido algumas coisa apóstatas uns dois anos antes de sair da Torre, mas tive a infelicidade de ler um relato de um ancião que só falava de fofoca e nada de apostasia de verdade. Na hora eu rí e achei ridiculo o que chamavam de apostasia, e estranehi porque a STV tinha tanto medo da internet.

Não sei se isso ficou no meu subconsciente, mas o fato foi que eu comecei a perder a fé nas promessa mirabolantes (também pudera!), e bastou apenas úma página de Raymond Franz na Wikipédia (que não é um site apostata) para fazer todo meu mundo desabar.

Nunca havia sentido e penso que nunca mais vou sentir tal sensação! De ver todo seu mundo cair como um castelo de cartas! Horrivel! Eu lembro que eu esmurrava a minha mesa a cada coisa que eu descobria! Passei dias sem dormir direito, pensando em uma solução! Reli praticamente todas as publicações da STV para encontrar uma resposta, e quanto mais eu lia mais se confirmava que eu estava seguindo um mundo de fantasias!

Exige muito esforço para tudo isso, muito mesmo! Não é fácil vc se desplugar, ou enfrentar as criaturas da floresta, nada fácil!

Mas passado algum tempo fora da Torre, eu seguidamete me pergunto se eu ainda estou em um tipo de ilusão, uma mais elaborada doque a STV.

Algo muito mais complexo...

Mas por enquanto são somente devaneios meus...

De qualquer maneira eu ainda penso que vai aparecer outro coelho branco para eu seguir! Laugh

profeta_gero
novo(a) forista
novo(a) forista

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, meu sentimento foi muito similar ao seu Johannes pois, fiquei com a 'pulga atraz da orelha' O que me ajudou muito foi o fato de eu e e reginaldo meu companheiro de muitas aventuras sempre fomos um tanto críticos e começamos a rever nossos conceitos, a maneira de pensar começou a mudar .Mais confesso é um choque, é como voce descreveu, se nosso catelo de cartas começasse a desmoronar parte por parte até não restar nada em pé. É foi realmente isso que aconteceu.Tenho que confessar não é facil sair de lá, e como no filme voce vai começar a ver as falhas organizacionais, os erros nas edições, sim assim como no filme. Mais é certo, e o paralelismo entre o filme e nossas vidas lá é muito grande.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Rutherford Jr escreveu:
Eu sou louco pelo Show de Truman!! E sou irrequieto como ele tambem!! Eu também subí a escada e quebrei o "cenário" pintado pela Torre!! Eu visitei sites apóstas porque a Torre sem se aperceber usa um psicologia reversa!! De tanto ela insitir em os membros NÃO lerem matéria apóstata, isso vai gerar um efeito contrário em muitos!!
Só que diferente do Show de Truman, a Torre esconde os BASTIDORES dela mesma e não um mundo exterior!! E na verdade, o Truman não saiu do cenário principal para os bastidores, ele abandonou tudo por COMPLETO. Falta vcs fazerem isso, entre ficar no SHOW e nos bastidores é mais interessante ficar no Show mesmo....

Eu já disse uma vez para vc e continuo a repetir, sem demagogia, vc já começou a trilhar um caminho diferente da Torre faz tempo...vc pode nem se aperceber disso as vezes, mas tudo é uma questão de tempo!
E Trumann não sai do cenário para os bastidores...ela sai do cenário para a vida...e como a vida de cada um é uma trilha diferente, pode notar que o final foi perfeito...ninguém sabe o que vai acontecer!
Outro detalhe interessante é a escada que leva para fora do cenário...lembra da escada que jacó subiu nos sonhos? Pois é, chegamos ao divino de nosso ser para uma libertação! :wink:
pascoalnaib
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Reginaldo escreveu:
Pascoal, vc não me engana mais... agora entendi tudo. Pascoal vc é o maior marqueteiro que já vi. Rutherford Jr, não existe é uma criação de sua mente brincalhona. Só para tornar o forun engraçado.

Mas cometeu um erro. Vc exagerou demais, ninguém é tão pirado, incoerente e confuso.

O forun já é um sucesso, e sua brincadeira de dar uma de maluco contribuiu para isso .
Só que esse personagem doido que criou tem deixado todo mundo confuso com palavras como essa de cima que vc inventou. Agora chega vai...

Inoccent Quem eu???Inoccent

Assim não dá, vcs me matam de tanto rir!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ LIVRES!!! - Índice -> Filmes e as Testemunhas de Jeová Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: