O Fórum do Portal Gaitanet.com é dedicado a todo o tipo de conversa relacionada a harmônica de boca, sinta-se à vontade para discutir, perguntar e responder. Para acessa-lo mais rapidamente utilize o endereço: http://forum.gaitanet.com

HomeHome   FAQFAQ   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   BuscaBusca   PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar   Versão SimplesVersão Simples 

3º Jam Forum Gaitanet - Jazz
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico     - Índice -> Jam Virtual Gaitanet
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago0

Usuário: OffLine

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 8:32 am    Assunto: 3º Jam Forum Gaitanet - Jazz Responder com citação

É isso mais uma Jam, agora em ritmo (de festa,ops) de Jazz

Sim, as regras são as mesmas:

- não alterem o volume da BT.
- mandem o solo mixado em mp3 para jamgaitanet@gmail.com, com o assunto 3º Jam Gaitanet e o nick.
- coloquem o nick no nome do arquivo
- escrevam no email os equipamentos utilizados.(opcional)

Base:
É um Jazz em G7M (Sol com sétima maior) , um padrão classico de II V I ou seja, Am D7 e G7M

Como disse o Marcão:
Citação:

não ouvi essa bt ainda, mas ja adianto q tem q evitar a nota F, pois ela vai soar muito dissonante na musica. o G7M tem uma sétima maior, q é o F#, e o F seria a sétima menor.

http://www.4shared.com/audio/D_-G7Dbz/3Jam_BT_2.html

Prazo:
09/10 - Sabado (eu sei que não é 15 dias exatos mas é pra cair no fim de semana)

http://forum.gaitista.com/

Editado pela última vez por Thiago0 em Seg Set 27, 2010 3:47 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcao_cfh

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 11:27 am    Assunto: Responder com citação

opa. bt bacana. mas não é muito longa lao?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
fload

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que ela pode facilmente ser cortada marcão, quando enviei ela também achei o mesmo.

40s é uma boa ;D

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Facilitaria a mixagem se a gente não começasse exatamente com a BT, deixa rolar a música por uns segundos, quando achar um ganco bacana pra começar comece!

Não acho q seja problema cada um começar ou parar em momentos diferentes dentro da música, talvez isso crie uma naturalidade maior...

Sair um pouco dos 40s tb não.

Mas só um pouco!
ÉoSérgio!

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 11:19 am    Assunto: Responder com citação

E mudando de pau pra cacete, afinal o tom da bt é G?

Por coincidência tava lendo agora ha pouco um post do marcão falando justamente sobre essa escala. Não sei se ajuda, mas aqui vai:

Citação:
é o seguinte. pra simplificar bastante, vc vai achar musicas com basicamente dois tipos de escalas, a escala maior com sétima maior e a escala maior com sétima menor. existem muitos outros tipos de escalas, mas vamos nos focar mais nesses dois. a escala maior com sétima menor é chamada de escala dominante, q gera o acorde dominante (maior com sétima menor), e é usada no blues e em outros tipos de musica, como algumas musicas de rock e alguns estilos de musica nordestina. a escala da segunda posição é uma escala dominante, e é a setima menor uma das caracteristicas principais do blues. ja a escala natural, ou maior com sétima maior, possui uma sonoridade diferente. é usada muito em pop no geral, algumas musicas de rock, e a grande maioria dos outros estilos musicais. basicamente, na gaita essa é a escala da primeira posiçao.

a musica "vamos fugir" é uma musica de tom natural, e possui na sua escala principal a sétima maior. se vc tocar o -5 vc vai tocar a setima menor, e o som vai ser dissonante, nao vai combinar com a musica. mas o resto da escala é igual, só muda a sétima, entao da pra vc usar a escala da segunda posiçao tomando o cuidado pra nao usar a sétima menor. mesmo caso pro contrário, se vc tem uma musica em tom dominante e quiser tocar na primeira posição, só evitar a sétima maior, mas como a musica em tom dominante parece q chega a pedir q vc toque a setima menor e vc nao tem essa nota na escala, pode ser q nao fique tao legal mas vai ficar no tom.

Tive que ler isso umas três vezes pra entender mais ou menos..........

Só não sei se isso vai complicar a cabeça do pessoal...
Agora só preciso que alguém confirme se isso realmente é a mesma coisa ou se eu q to mais perdido q cego em tiroteio!
Thiago0

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

ÉoSérgio!,
Não sei se ta certo mas acho que o Marcão quis dizer ...

Tem 2 tipos de escalas maior (com setima maior e setima menor)

Dependendo da base vc tem que evitar a Sétima na hora que for improvisar:

Ex: Se vc tocar a sétima maior na gaita numa base com sétima menor vai ter um choque entre as notas e ira soar dissonante

Estou escrevendo baseado no que entendi do que o Marcão escreveu , posso estar confundindo tudo hehehe

Maxx

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

correndo Socorro naum entendi nada....

Quero participar como gravo ???

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Maxx,
Então espera um pouco que agente vai só diminuir o tempo da BT (backing track) assim que diminuir é so vc baixar e gravar a gaita

Programas para gravar tem varios, aconselho vc a procurar Audacity por ser free e bem facil de mexer

Maxx

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

só pra entender, eu posso gravar com uma gaita em C ou B só não posso usar o F na música, entendi que se usar o F fica muito agudo e trocando em miudos sai fora do ritímo da música é isso. ??

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Maxx,
Mais ou menos isso, acho que ficou muito confusa a minha tentativa de explicar o que o Marcão falou hehehe

É assim na base tem o acorde G7M então se vc usar a gaita em C tem que evitar a nota F, so essa nota, pois a nota que daria certo com esse acorde é o F#

Mas a gaita é em C, logico que como é Jazz eu não sei muito como vai sair

fload

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Bah, galera, eu tirei um sonzinho aqui e fico Muitp punk =D

Acredito que a galera não vai se perder muito.

Só tem um fato, tente evitar a nota "F", mas acredito que de para usa-la para passagens, notas dissonantes podem cair bem em alguma parte da musica ^^

o//

Use com moderação '-'

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, tá tenso aqui. Não tô entrando muito, to sumidão. Acabei não gravando pra segunda Jam, deixei pra gravar de última hora e tive que viajar na sexta acabou não dando tempo.
Dessa eu juro que participo...

Até Dezembro vou estar meio sumido galera, aparecendo só de vez enquando. Ahh e até hoje não postei a foto da camiseta que eu mandei fazer, sei que fiquei devendo. Ficou bem massa, vou tirar uma foto com a câmera do meu primo que é ótima e posto la naquele tópico assim que der.

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Eu brinquei um pouco justamente para testar a nota fá no improviso e eu não achei que ficou ruim.

Nesse improviso temos a progressão II-V-I, que no nosso tom combinado que é G fica Am-D7-G7M. Vou colocar abaixo as notas que fazem parte dos acordes mencionados:

Am: A-C-E (Tônica-Terça menor-Quinta Justa)
D7: D-F#-A-C
G7M: G-B-D-F#

Essas notas podem ser usadas durante o improviso, principalmente quando a progressão estiver no II vc usa as notas que compõem o acorde Am e assim por diante, porém isso não quer dizer que vc precise ficar preso apenas nisso, é apenas para ajudar. Agora acredito que montar a penta de cada uma dessas notas da progressão ajuda, apesar que as notas da penta são basicamente as notas do acorde. Me corrijam aí pq eu quero entender melhor, até aqui acredito estar certo, só tenho dúvida em qual escala usar em cada parte da progressão: se é uma penta maior ou menor ou blues. Abraços!!!!
fload

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente vocÊ pode usar a escala maior, em vez da penta, pq a pentatonica você não teria a 4ª e a 7ª, axo que na gaita seria complicado pensar sem essas 2 notas.

Corrigindo ali Paul, a progressão é com Am7

^^

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

bom, basicamente é o q foi dito aqui. a diferença principal das escalas natural e dominante é a sétima, q é maior na escala natural e menor na escala dominante.

nessa bt, vc pode usar gaita em G na primeira posiçao ou gaita em C na segunda posiçao. pessoalmente, prefiro gaita em C na segunda posição. o cuidado principal écom a nota F. como nota de passagem, ela pode ficar bacana, mas nao adianta insistir em usar essa nota como "nota do solo", ou seja, repousar nessa nota, segurar nela por um tempo, pq o som vai sair dissonante, independente do acorde q tiver na base. a nao ser q vc goste de dissonancia, ai é outro caso. e tomando como base as notas q o paul postou, vcs ja percebem de cara q dois dos acordes possuem um F#, se tocar o F com certeza sai dissonancia. agora no acorde Am ja nao fica tao dissonante, mas ainda fica um pouco dissonante. vai da preferencia, se vc gostou da dissonancia entao vc usa, e se nao gostou nao usa.

querem fazer um teste em usar a escala dominante numa musica escrita pra escala natural? toquem aquarela do toquinho, com gaita em C, no tom original da musica, q é em G. ou seja, esqueçam essas tablaturas q vcs acham na net, tem q tirar de ouvido mesmo. primeira coisa q vao perceber: nao tem como tocar ela numa gaita em C e mantendo o tom em G sem usar overblow, justamente por causa da setima. segunda coisa: tentem improvisar nela com uma gaita em C, vcs vao perceber q nesse tipo de musica a setima menor nao vai se encaixar, tem q usar a setima maior meso.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico     - Índice -> Jam Virtual Gaitanet Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: