PLANTAS CARNÍVORAS BR [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com] - Índice PLANTAS CARNÍVORAS BR [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com]
HomeRegistrarBuscaFAQMembrosGruposVersão SimplesEntrar
[In Habitat] Paranapiacaba - SP
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    PLANTAS CARNÍVORAS BR [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com] - Índice » in Habitat [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com] Exibir tópico anterior
Exibir próximo tópico
[In Habitat] Paranapiacaba - SP
Autor Mensagem
Paulo Minatel
Moderador
Usuário: OffLine

Mensagem [In Habitat] Paranapiacaba - SP Responder com citação
Olá Pessoal!
Neste último domingo (26/11) voltei para Paranapiacaba, depois da tentativa frustada de encontrar PCs no dia 12/11, só que diferentemente da outra vez (na qual fui ao Parque Estadual), fui à cidade. De lá, resolvemos fazer umas trilhas na mata. Ainda de manhã, fizemos uma trilha na qual vimos diversas plantas (e não-plantas Smile ) interessantes:
Vriesea hieroglyphica, uma bromélia cada vez mais rara naquela região devido à coleta ilegal

Um interessante cogumelo vermelho

Besouro

Sapinho

Estróbilos de Lycopodium, uma pteridófita

As orquídeas:
Desconhecida (por enquanto)

outra da anterior, com hastes florais mais desenvolvidas

Stellis sp.

Epidendrum sp.

Mas,... nada de carnívoras...
Foi quando, totalmente desanimado Crying or Very sad e já cansado de procurar, olhei para o lado, num barranco que parecia bastante seco e avistei uma mancha vermelha:

Não conseguia acreditar!!! Shocked Very Happy Eram muitas Drosera ascendens, crescendo num barranco no qual eu jamais procuraria...

Infelizmente, as flores já estavam fechadas, pois já eram umas 2h da tarde...

Já estava todo feliz e saltitante Laughing , quando avistei, um pouco mais adiante, umas flores róseas. Me aproximei na esperaça de que fossem flores abertas de D. ascendens, mas era apenas um Epidendrum. Mas, como já estava lá, resolvi dar uma olhada num outro barranco ao lado das flores... quando vejo diversas D. communis:

Minha missão já estava cumprida (apesar de não ter avistado nenhuma Utricularia).
Pra terminar o dia, fizemos outra trilha. No meio do caminho, a neblina tomou conta:

Caiu uma chuva fenomenal, mas mesmo assim concluimos a trilha (que mais parecia um rio!!!).
Por fim, uma foto de um riachinho (que estava mais pra um fio d`água), depois da chuva.

Foi tão bom, que já estou programando a próxima ida! 8*)

Até mais!

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

Editado pela última vez por Paulo Minatel em 03.02.2007(Sáb)15:05; num total de 1 vez
27.11.2006(Seg)16:13 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Carlos Rohrbacher
Site Admin

Mensagem Responder com citação
Olá Paulo,

lindas as fotos, finalmente encontrou as PCs Very Happy

Ah, essa orquídea pequenina de flores brancas deve ser um Phymatidium sp. (tenho um semelhante aqui em casa).

Té mais. Wink

growlist / wishlist
27.11.2006(Seg)20:30 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo Minatel
Moderador

Fala Carlos!
Valeu! Pois é, finalmente encontrei as primeiras PCs dessa temporada 2006/07! hahahaha Laughing. Muitas outras virão!!!

A orquídea é essa mesma! A primeira foto mostra uma Phymatidium tillandsoides e a segunda foto, provavelmente, um Phymatidium delicatulum.

Até mais!

Growlist e Wishlist

27.11.2006(Seg)21:41 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alex Hackmann
Site Admin

Parabéns, grande momento!

Um dia eu ainda vou fazer uma saída assim... 8*)

Forum Psicologia BR

Minhas fotos
27.11.2006(Seg)22:59 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fernando Rivadavia
Moderador

Parabens Paulo!!!!

Que bom que vc encontrou duas especies de Drosera! Temos que voltar juntos pra la, assim vc me mostra este local que vc achou e eu te mostro outros com Utricularia! ;)

Abraços, Fernando Rivadavia
02.12.2006(Sáb)16:45 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Calderon

Parabéns Paulo, belas fotos e plantas!!!
Very Happy

Queria muito faze uma busca de campo dessas!!!
huahauhauhau

teh mais

PLP
03.12.2006(Dom)12:26 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Minatel
Moderador

Fala Fernando!
Obrigado. Pena que foram só duas (e nenhuma Utric...). Quando formos para lá, veremos mais (espero)... 8*)
E, quanto a voltar pra lá (ou ir pra qualquer outro lugar), é só marcar o dia! Wink

Valeu, Pedro!

Até mais!

Growlist e Wishlist

03.12.2006(Dom)14:20 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
Destaque

Very Happy Parabens amigão, belas fotos e plantas Wink
03.12.2006(Dom)16:20 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
marcelopiresdacunha

Pessoal, não sei se notaram mas na 24ª foto de cima para baixo tem um sapo (rã ou sei la o que) escondido. Muito loca essa foto. Abraços
04.12.2006(Seg)10:21 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Minatel
Moderador

Fala pessoal!
Neste domingo, 07/01, voltei para Paranapiacaba.
Fiz uma trilha nova, uma vez que coisas novas guardam novas surpresas.
Paisagens muito bonitas e seres muito interessantes:
A estação de trem de Paranapiacaba:

A paisagem da nova trilha:

Este rio estava cheio de rãs/sapos:

Também estava cheio desse besouro, bem diferente, com pernas longas e bastante rápido, talvez de hábitos carnívoros:

Quada d`água:

Larva aquática muito estranha, do que será?:

Aranha:

Opilião:

Phymatidium tillandsioides (Orchidaceae):

MAS, nada de PCs nesta nova trilha Crying or Very sad
A solução foi voltar ao local da primeira vez e procurar mais:
Muitas Drosera ascendens:

Ohem essa, que bonitinha Laughing :

DE REPENTE, uma surpresa!!!!! Drosera ascendens var. alba!!!!!!!!!!!??????? Shocked Shocked Shocked Shocked

Calma gente!!!! Era apenas uma planta crescendo num local quase sem luz!!!! Hahahahahahhahah! Laughing Laughing Laughing Laughing

Até aí, nada de novo, os mesmos locais, as mesmas plantas... decidi então procurar num local ao lado, no qual o Fernando havia dito que havia porradas de D. communis...
Procurei, procurei e quem achou foi um amigo meu... Confused
Mas, aqui está, um barranco bem maior do que o que achei as D. communis da outra vez, mas com muito mais indivíduos (infelizmente, o burro aqui não tirou foto do barranco... Embarassed , só das plantas, prometo que não acontecerá de novo...):

Quando, avisto umas plantinhas diferentes!!!!!
Será D. viridis???? Shocked

Poxa gente! Como vocês se enganam fácil, é óbvio que são plantas crescendo em local pouco iluminado!!!! Hahahahahahahhah! Laughing Laughing Laughing

Mais uma que parece mas não é...:

Ufa...
Depois de muito procurar, nada de D. viridis... Crying or Very sad
Fica pra próxima!!! 8*)

PS.: alguém sabe o que seria esse vegetal que parece um pinheirinho ou um Lycopodium ou um musgo que aparece nas fotos das Drosera? Vide penúltima foto para exemplo.

Até mais!

Growlist e Wishlist

10.01.2007(Qua)12:30 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:    
Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    PLANTAS CARNÍVORAS BR [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com] - Índice » in Habitat [MUDAMOS PARA www.plantascarnivorasbr.com] Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: