Registrado: 28/12/05 Mensagens: 1304 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Habitat? - Itirapina, Torrinha e Brotas - SP
Fala pessoal!
Aproveitei o feriado para, enfim, procurar pcs no brejo que o Fernando havia indicado. Mesmo com o clima de chuva, peguei meu tênis mais velho e fui me enfiar no brejo atrás das pcs.
O brejo, ao lado do pedágio de Itirapina:
A vegetação do brejo:
Uma desconhecida muito bonita:
Uma interessante Eriocaulaceae:
Outra:
Uma conhecida (alguém lembra?), agora identificada: Mayaca sellowiana:
Contudo, depois de tantas plantas interessantes, cadê as pcs??? CADÊ?:
Depois de muita procura, o saldo é nulo :
Bom, na verdade tinha umas U. gibba (=nada) , das quais não consegui boas fotos...
Mesmo assim, voltarei em breve para continuar a caça...
Mas ainda havia esperança para o feriado. A caça continuou em Torrinha. Novo brejo, será que agora vai?:
Uma planta interessante:
Uma Bromeliaceae:
Um sapinho:
Masss...
Saldo nulo novamente...
O negócio é apreciar a paisagem e os fungos...
Próxima parada:
Fungos:
Liquem:
Fungo??? Fungo liquenizado??? Ser encontrado num lugar relativamente escuro, alguém sabe o que é?:
Libélula:
Centopéia:
É, vai ficar pra próxima... 8*)
Até mais!
_________________ Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico
Registrado: 01/02/06 Mensagens: 2430 Localização: San Francisco, California, USA
E aí Paulo?
Pena que vc só encontrou U.gibba! Acho que deve ser a época do ano, que não é das melhroes p/ carnívoras... Ou quem sabe as coisas mudaram por lá e as PCs se extinguiram? Afinal, já fazem uns 7-8 anos que eu estive por lá... Mas vou torcer p/ que não seja isto e sim que vc andou pelos lugares errados, hehehe! ;)
Ah, e não esquece de nos contar sobre tua ida (hoje!) para Paranapiacaba! Encontrou D.ascendens onde eu te indiquei??
Abraços,
Fernando Rivadavia
11.11.2006(Sáb)16:40
Paulo Minatel Moderador Usuário: OffLine
Fala Fernando!
Pois é... espero que seja a época mesmo. Voltarei a procurar por lá no começo do ano que vem.
Quanto à D. ascendens...
Eu procurei que nem um doido, mas nenhum sinal... nem dela nem de qualquer outra espécie de Drosera e Utricularia... a Prof. Estela Plastino (conhece?) me disse que em outros anos ela viu Droseras no acostamento na frente da reserva, mas eu fui procurar com ela e nada... vai ficar pro dia 26. Quem sabe nesse dia eu encontro até mesmo a D. viridis, que você classificou .
Até mais!
Biólogo - Botânico
Registrado: 01/02/06 Mensagens: 2430 Localização: San Francisco, California, USA
Olá Paulo!
Vc não tá tendo sorte, heim? Cara, D.ascendens parece ser assim mesmo, aparecendo do nada a cada poucos anos quando podam a vegetação nos barrancos nas laterais da estrada. Inclusive isto parece acontecer com D.viridis tbm. Nos últimos anos não tenho visto nenhuma D.viridis no local onde as descobri originalmente em ~1990.
Abraços,
Fernando Rivadavia
13.11.2006(Seg)21:35
Paulo Minatel Moderador Usuário: OffLine
Fala pessoal!
Continuando minha saga com o objetivo de encontrar PCs no "quintal de casa", voltei a Itirapina neste sábado, num novo local (distante do anterior), no qual, finalmente encontrei as Drosera communis! 8*)
Infelizmente, as fotos não ficaram nada boas... (a pessoa que me levou até lá estava extremamente apressada e nem me deixou explorar melhor o local ) mas em breve estarei lá de novo, tirando fotos decentes.
As plantas foram observadas na beira de um lago, porém, razoavelmente distantes da água, num local um pouco mais seco, por isso, estavam bastante feias e quase que totalmente encobertas pela areia...
Uma coisa que achei interessante em alguns exemplares foi a ausência de tricomas no peciolo, os quais são característicos dessa espécie... (a confirmar com mais precisão...)
Aí vão as fotos:
E aquela planta que eu não aguento mais encontrar (U. gibba) :
Até mais!
Biólogo - Botânico
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3Próximo
Página 1 de 3
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum