Registrado: 28/12/05 Mensagens: 1304 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
"Expedição" para Minas Gerais - Muitas Fotos e PCs
Fala pessoal!
Eu, o Alex Melo e o Rodolfo Palis combinamos de fazer uma pequena expedição para MG ontem, dia 22.
Acordei 5 da manhã, o ônibus para Ribeirão saia às 6. Resolvi ir a pé, já que a rodoviária não fica tão longe e eu tinha 25 minutos ainda.
Quando estava a um quarteirão da rodoviária,...
vejo o maldito ônibus saido!
Saí correndo atrás, mas não consegui alcançá-lo... corri para um taxi e mandei segui-lo. Uns bons km e um preço maior que o da passagem pra RP depois, consegui interceptar o ônibus e pude seguir viagem.
Em RP, o Alex estava me esperando na rodoviária e seguimos para MG.
Divisa de SP com MG. Pra cá do rio, SP, pra lá, MG:
Essa pobre falsa coral não sobreviveu à "estrada da morte" :
Em Sacramento-MG, o Rodolfo nos esperava. Ponto de encontro (não tem erro! ):
De lá, seguimos para o primeiro ponto. Muitas plantas interessantes:
Microlicia sp. (Melastomataceae)
Cambessedesia sp. (Melastomataceae)
Colônia de aranhas sociais:
Provavelmente, Galeandra sp. (Orchidaceae)
A "leguminosa do Alex" ( )também estava lá:
A caça continuava, o local havia sido indicado pelo Fernando, mas nenhuma PC até então...
Mas, elas começaram a se mostrar. Encontramos uma pequena população de D. hirtella var. lutescens:
Elas estavam florescendo!:
Mas era uma população pequena... continuamos a procurar...
Rodolfo e Alex, procurando:
Foi quando encontramos uma população enooorme! Milhares de plantas! Muitas com flores abertas!
Algumas maravilhas escondem perigos! Esterhazya macrodonta (Orobanchaceae), uma hemiparasita de raízes:
A maravilhosa haste "peluda"!!!
Mais plantas:
As maravilhosas flores:
Um espetáculo à parte, macros!
Olhem essa, que magnífica!
As outras spp. começaram a aparecer:
U. triloba
U. subulata
Avistei umas pequenas flores amarelas, me aproximei e vi: Genlisea filiformis!
As minúsculas rosetas:
Flor:
Continuamos nossa busca.
Quero me mudar pra lá!
Uma vista geral do primeiro habitat:
Continuando a busca, mais hirtellas!
U. triloba
Mais Genlisea filiformis!
U. triloba
D. hirtella var. lutescens crescendo quase dentro d'água:
Mais uma Orchidaceae:
O Rodolfo adorou essa orquídea! Mas, poxa, Rodolfo, você está olhando a planta errada! Olhe quantas hirtellas ali do lado! (hahahahaha! já vi isso antes!)
G. filiformis crescendo no meio do riacho!
hirtellas:
UFA! Depois de muito procurar, é hora de ir pra outro lugar! Saldo:
1 Drosera, 1 Genlisea, 2 Utricularia!
Uma pose para comemorar nossas descobertas!
Na ordem: Paulo, Rodolfo e Alex:
Seguimos dalí para outro local.
Muitas descobertas ainda estavam por vir!
Continua no próximo episódio!
_________________ Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico
Episódio 2!
Novo local, distante do anterior.
"Moita" de Mimosa sp.
Esse segundo local era muito bonito também:
Encontramos umas Utrics. bem legais:
U. subulata
Eriocaulaceae
Drosera communis:
Essa aqui, eu nem tinha dado muita atenção, mas depois fiquei pensando... tava muito estranho...
Ela era bem maior que as communis, além de ter a haste bem, mas bem mais grossa, fora o fato de que era bem achatada... será D. sp. "vermelha achatada"
Agora fiquei "encafifado"!
Encontramos também essa interessantíssima planta, ela se assemelha muito com D. intermedia, mas os botões são bem diferentes, lembram os de communis. Não vimos nenhuma flor aberta...
Foi batizada como D. sp. "incommunis".
Botões:
Mais fotos da planta:
Muitas:
Fomos à procura das Utrics. Elas ficavam alí do lado:
Habitat:
Utricularia subulata
Utricularia tricolor
A magnífica Utricularia hispida:
Utricularia trichophylla
Utricularia subulata
A Utricularia cucculata era um espetáculo à parte, realmente linda!
Abrindo:
Aberta:
Wow! Esse local era incrível! Muitas e muitas spp.!
Saldo:
2, talvez 3 Drosera
1 Genlisea (filiformis)
6 ou 7 Utricularia (tinha U. nana, mas não vi...)
Seguimos para nossa útima parada. Um verdadeiro mar de Genlisea repens!
Mas, infelizmente, não tirei boas fotos desse local... G. repens
Não vi nenhuma flor... mas o Alex disse ter visto e fotografado. Depois ele posta, junto das fotos dele!
A D. sp. "incommunis" também estava lá!
Utricularia nana (desculpem pela péssima foto...)
E, para terminar, o peixe do Alex. Depois ele fala o nome, porque eu esqueci!
Saimos de lá, deixamos o Rodolfo em casa e, depois de muitos "vira à esquerrrda e segue toda vida" , conseguimos sair de Uberaba (ô coisa difícil!) e seguir para RP.
O último ônibus para São Carlos saia de RP às 20:30. Saimos de Uberaba já com quase certeza de que não chegaríamos a tempo... teria que voltar pra SC no dia seguinte... mas, com uma sorte mais que desgraçada, conseguimos chegar em Bonfim Paulista, uma cidade ao lado de RP pela qual o ônibus passava e eu consegui chegar em casa ontem mesmo!
Ufa! Foi um dia realmente cheio! Devo ter percorrido quase 1000 km!
Mas, bom, acho que é tuuuuudo isso!
Foi muito bom! Devíamos combinar algo de novo!
Quero agradecer ao Alex, pelo convite e porque sem ele eu não teria chegado lá e muito menos teria voltado pra cá ontem mesmo. Muito obrigado!
E ao Rodolfo, por ter nos levado aos locais! Muito obrigado!
Até mais!
Biólogo - Botânico
Editado pela última vez por Paulo Minatel em 04.07.2007(Qua)18:53; num total de 1 vez
23.01.2007(Ter)13:09
Jean Pierre Destaque Usuário: OffLine
Registrado: 29/12/05 Mensagens: 812 Localização: Porto Alegre-RS
Bem legal!
23.01.2007(Ter)13:19
Nílber Moderador Usuário: OffLine
Registrado: 30/12/05 Mensagens: 2063 Localização: Nova Friburgo, RJ
Vindo de vcs.. magnifico como sempre!
Que saldo hein...
Essa D. "incommunis" creio que seja D. communis mesmo..
PARABENS voces:!:
Abracos...
_________________ SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Também devendo um sedex pro Carlos.
23.01.2007(Ter)15:00
Carlos Rohrbacher Site Admin Usuário: OffLine
Registrado: 02/01/06 Mensagens: 4285 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Paulo, Alex e Rodolfo...
parabéns!!!
São plantas belíssimas, as Drosera hirtella peludas, a Utricularia hispida, Utricularia cucculata e essa D. "incomunis" parece muito a D. grantsaui que encontrei com o Fernando, vamos esperar por ele para identificar essa belezinha 8*)
Fala Nilber!
Obrigado!
Eu duvido que seja D. communis.
Muitas características não batem, como o número superior de flores por haste e o tamanho. Aguardo morfologia da flor e sementes para confirmar, mas communis eu acho que não é, mesmo sendo essa espécie uma das mais variáveis.
Fora o fato de que ocorria junto à D. communis "original", não havendo certeza da ocorrência de possíveis hibridos.
Enviei fotos pro Fernando pra ele opinar.
Obrigado, Alex e Jean!
Biólogo - Botânico
Fala Carlos!
Obrigado!
Acho que não é D. grantsaui também, não... essa espécie possui peciolos "peludos" e número reduzido de flores por haste, não Fora que o limbo (lâmina) é alongado, como o de capensis...
Correção: tinha escrito "peciolo alongado", quando na verdade queria dizer "limbo alongado". Está corrigido.
Biólogo - Botânico
Registrado: 01/02/06 Mensagens: 2430 Localização: San Francisco, California, USA
Nossa, quantas fotos!!!
To babando aqui pessoal!! Adorei! Em breve coloco as minhas do weekend com o Nilber nas serras de Nova Friburgo. Vimos mtas coisas legais tbm! ;)
Bom, vamos lá, por onde começo? Vamos com a D.sp. "incommunis" (adorei o nome, hahaha!). Como escrevi no tópico do Rodolfo, esta planta atualmente chama-se D.communis tbm, mas nada impede dela ser separada como outra espécie, subespécie, variedade... Eu não boto a mão no fogo ainda pois há tanta variação de D.communis por ai... Apenas duas destas eu consegui por enqto delimitar como "taxons" diferentes: a D.viridis e a tal da D.sp."communis flat-red" (ainda não publicada). Mas concordo que é evidência fortíssima encontrar duas formas diferentes de D.communis crescendo juntas e não se misturando, mostrando que são geneticamente isoladas e portanto ótimas candidatas a virarem taxons diferentes. Agora qual delas representa D.communis "tipo"?
Aliás, uma pergunta: quão próximo estavam estas duas D.communis? Lado a lado? Alguns metros de distância? Alguns km?
Olhando a tua D.communis "possivel flat-red", desculpe mas acho que não é ela não. Como só havia uma planta assim, isto é mais sugestivo de que seja uma D.communis anormalmente robusta. Se a inflorescência fosse peluda eu te diria que é o híbrido com D.h.lutescens...
Vamos às Utrics amarelas... Cara, eu olho as fotos do Rodolfo e acho que é uma espécie, depois olho as tuas e acho que é outra, hehehe! Teria que ver mais fotos ou ver as plantas ao vivo... Mas vamos tentar. A U.sp.1 (as 3 fotos) parece U.triloba, a U.sp.2 parece U.subulata, a U.sp. no segundo local parece ser U.subulata tbm (talvez U.nervosa?), a U.sp.X parece ser U.subulata (talvez U.triloba), U.sp.W parece U.subulata, e a U.sp.Y é a U.trichophylla (parente proximo de U.subulata, U.triloba, U.nervosa, U.nigrescens e U.flaccida), que sempre cresce assim debaixo d'água, porém fixa no solo lodoso.
Ufa! Que mais? parabens por tantas U.cucullata e G.filiformis! Adorei a foto de U.hispida. Ah, e veja se para de gastar teu tempo fotografando estes outros matos NÃO-carnívoros, hahahahahaha!!!
Abraços e parabens,
Fernando Rivadavia
P.S. Voltando à D.sp."incommunis", lembre-se de que a maioria das espécies novas não são plantas que jamais foram vistas por ninguem, e sim plantas que todos estão vendo mas ninguém está VENDO, se é que me entende... A maioria das espécies novas que descobri (muitas, mas infelizmente poucas publicadas por enqto...) não foram vistas pela 1a vez no campo e sim em herbários!
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir à página 1, 2, 3, 4, 5Próximo
Página 1 de 5
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum