PLANTAS CARNÍVORAS BR - Índice PLANTAS CARNÍVORAS BR
HomeRegistrarBuscaFAQMembrosGruposVersão SimplesEntrar
Retorno à Serra do Cipó
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Responder tópico    PLANTAS CARNÍVORAS BR - Índice » in Habitat Exibir tópico anterior
Exibir próximo tópico
Retorno à Serra do Cipó
Autor Mensagem
Nílber
Moderador
Usuário: OffLine

Mensagem Retorno à Serra do Cipó Responder com citação
Fala galera...
No final de maio quando o Fernando estava no Brasil nós tiramos um tempinho no meio das tarefas pra dar uma passadinha na Serra do Cipó.

Sái do Rio e o Paulo (Minatel) saiu de SP e nos encontramos em BH.
Partimos pro aeroporto esperar o Fernando e ele resolveu perder o vôo. rsrs
Depois de uma macarronada cáustica de pimenta e muitas horas andando com o carrinho de malas do aeroporto pra lá e pra cá, Fernando chegou e acompanhado.

Ele veio com o Todd, um amigo biólogo de uma universidade da California que está estudando Genlisea.

Juntamos as tralhas e partimos pro Cipó.
Chegamos lá já de noite e precisávamos arrumar um lugar pra dormir. Depois de umas buscas e de quererem me colocar até mesmo em um berço (haha) achamos um lugar bacana.

A idéia do primeiro dia era vagar,mas ao mesmo tempo procurar locais adequados pra Genlisea, especialmente G. repens

A primeira coisa que fizemos foi ver uma população de Drosera sp. 'Cipó' que eu e o Paulo ainda não conhecíamos.. Eita plantinha bonita.

Ali tembém havia U. simulans (deixo pro Paulo mostrar pq não consegui fotos descentes), U. pusilla (confirmam que era essa? Minha foto não tá boa) e D. hirtella. Uma foto mais ou ou menos dessa drósera.

Mais a frente encontramos D. chrysolepis

Tinha também D. tomentosa var. tomentosa e U. amethysthina roxa que deixo pro Paulo e Fernando postarem.

Andando meio sem rumo achamos uma nova população de Drosera sp. 'Shibata' e discutimos a respeito de novas observção acerca da espécie. Demais essas plantas.

Também haviam as não carnívoras ineterssantes, como essa Barbacenia

E assa fantástica Balanophoraceae, uma Langsdorffia hypogea. Adoro essa família.

Uma Vellozia de flores brancas

A falsa Dionaea - Klotzschia rhizophylla

Pra fechar o post que conta metade do primeiro dia, uma cachoeirinha de água gelada (isso depois tem história...)

Foi só pra animar,

continua....

Também devendo um sedex pro Carlos.
21.08.2009(Sex)3:08 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque

Mensagem Responder com citação
Um local maravilhoso para o desenvolvimento de Pc´s. Drosera sp. 'Shibata' com uma população boa e visualmente muito bem desenvolvida.

Minha Growlist
21.08.2009(Sex)7:03 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Dornelas
Destaque

O que me deixa intrigado é que o ambiente parece tão seco pelas fotos... ou é/estava realmete seco?
E as plantas crescem em areia pura sobre pedras?

Edit: Tem água pelo menos na foto das D. chrysolepis.. rsrsrs! Mas as outras ainda me parecem locais secos.

Editado pela última vez por Rafael Dornelas em 21.08.2009(Sex)10:49; num total de 1 vez
21.08.2009(Sex)8:38 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Vinícius Graça

Que incrível, Nílber.
Não vejo a hora de ver as outras fotos.
Parabéns.

Abraços

21.08.2009(Sex)10:36 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edirlessandro Arruda

Gostei das não carnivoras,em especial a falsa dionaea.
21.08.2009(Sex)10:47 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Maurício Ervilha
Destaque
Usuário: OnLine

A Drosera sp Shibata é muito linda. Tem algum estudo sendo feito com essa espécie para catalogá-la e dar um nome?

Abraços

21.08.2009(Sex)13:21 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
PHD Pereira
Destaque

Rafael Dornelas escreveu:
O que me deixa intrigado é que o ambiente parece tão seco pelas fotos... ou é/estava realmete seco?

Edit: Tem água pelo menos na foto das D. chrysolepis.. rsrsrs! Mas as outras ainda me parecem locais secos.

É nesse fato que me baseio para argumentar sobre a minha teoria que as Droseras tem o poder de retirar a umidade do ar, nesse tipo de ambiente é comum ter nevoa de madrugada, acredito que elas aproveitam para retirar a umidade que nescessitam...

Ah, já achei Droseras numa camada muito fina de areia, tipo 2 cm de areia e substrato sobre rochas...

Minha Grow List
21.08.2009(Sex)16:17 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nílber
Moderador

Olá,

Rafael escreveu:

Sim os ambientes muitas vezes são secos no solo, mas lembre-se que esse é o habitat natural e que....

PHD escreveu:
É nesse fato que me baseio para argumentar sobre a minha teoria que as Droseras tem o poder de retirar a umidade do ar, nesse tipo de ambiente é comum ter nevoa de madrugada, acredito que elas aproveitam para retirar a umidade que nescessitam...

exatamente por isso o ambiente só é seco na aparência. Wink
Várias espécies dependem dessa umidade pra existirem.
Vc ficaria surpreso com populações literalmente rupículas e praticamente xerófitas.

Maurício escreveu:
A Drosera sp Shibata é muito linda. Tem algum estudo sendo feito com essa espécie para catalogá-la e dar um nome?

Sim, esse é um projeto antigo do Fernando que está sendo tocado.

Vou tentar postar mais fotos hoje.

Abraços.

Também devendo um sedex pro Carlos.
21.08.2009(Sex)17:08 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Carlos Rohrbacher
Site Admin

E eu aqui, preso a trabalho e estudos. Shocked
Contagem regressiva para poder viajar mais, voltar ao Cipó está na lista.
Ah, essas chrysolepis tão vermelhas, até parecem outra coisa (D. camporupestris).
Aguardo mais fotos, ansiosamente Very Happy

growlist / wishlist

Em obras - tese em construção
21.08.2009(Sex)23:30 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Dornelas
Destaque

Nílber escreveu:
Olá,
... o ambiente só é seco na aparência. Wink
Vc ficaria surpreso com populações literalmente rupículas e praticamente xerófitas.
Vou tentar postar mais fotos hoje.
Abraços.

Entendi..
E Sim.. fiquei surpreso com as U. longifolias que encontrei crescendo nas paredes de pedra.. porém escorria água gelada constantemente nelas!

Agora, confesso que pra mim, as droseras crescendo assim em meio a pedras e areia com aspecto seco, ficam muito mais bonitas do que em musgo encharcado!
Estamos aguardando mais fotos!!

Abração..

22.08.2009(Sáb)10:16 Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:    
Responder tópico    PLANTAS CARNÍVORAS BR - Índice » in Habitat Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para: